Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre Titulos Tesouro+IPCA

Jonatas Celso Munhoz

Pergunta

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
26 minutes ago, Jonatas Celso Munhoz disse:

então não compensa comprar fracionado pra aumentar o valor do titulo, a rentabilidade acaba não compensando correto? muito obrigado pela explicação @Matheus Passos Silva, a próxima vez eu irei juntar um determinado valor e fazer a compra tudo de uma única vez, para nao ter 'interferencia' na rentabilidade.

Bom dia!

Nesse caso, não é vantajoso esperar, mesmo vc tendo títulos diferentes, é mais vantajosos ir comprando, se vc tivesse esperado em seu exemplo,vc teria comprado 3900 em um título a uma taxa de IPCA+5,76.

E do jeito que vc comprou vc pegou um título de 3400 a IPCA+6 e outro de 500 a IPCA+5,76...foi muitoooo melhor 

O problema de esperar é que vc não sabe o que vai acontecer com a taxa.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Jonatas Celso Munhoz disse:

Galerinha, me ajuda ai, confesso que renda fixa não é o que me atrai, mas também é necessário ter uma parte da carteira de maneira segura e estável, pensando nisso comprei um Titulo IPCA+6%2029, alguns dias depois tentei comprar uma fração e estava IPCA+5,76% comprei uma fração, em fim, a minha pergunta EH:

Quando eu vou adicionando mais valores ao mesmo TITULO, mesmo com a mudança do percentuais, esse valor Agrega ou è Somado separadamente.

ex: Um titulo de R$3.400,00  ao adicionar mais 500,00 dias depois Esse valor agrega a R$3.900,00 ou é considerado titulos diferentes do mesmo crédito

Bom dia, @Jonatas Celso Munhoz !

Apenas complementando a reposta do nossos amigos.

Lembre-se que cada compra é um título diferente. Até porque a taxa oferecida muda diariamente seja para qual título for.

Logo, independente que você compre todo dia um tesouro prefixado, por exemplo, cada dia você comprará um título novo. Imagine que a compra é de um bilhete numerado. Cada dia você terá um bilhete com um número de identificação diferente. 

A mesma regra vale para as outras categorias do tesouro.

1 hour ago, Jonatas Celso Munhoz disse:

então não compensa comprar fracionado pra aumentar o valor do titulo, a rentabilidade acaba não compensando correto? muito obrigado pela explicação @Matheus Passos Silva, a próxima vez eu irei juntar um determinado valor e fazer a compra tudo de uma única vez, para nao ter 'interferencia' na rentabilidade.

Cada título comprado vai oferecer para você no vencimento a taxa contratada. Ou seja, levando até o vencimento nada muda o que não faria diferença comprar vários títulos.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 27/10/2024 at 06:23, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Jonatas Celso Munhoz,

Serão títulos diferentes do mesmo crédito, ou do mesmo tipo de título.

Quando você acessa o site do Tesouro Direto, você verá os investimentos agrupados pelo mesmo tipo (no caso, IPCA+), mas ao entrar nos detalhes você verá os dois investimentos separados um do outro.

Então sim, você terá um total de R$ 3.900, mas como dois investimentos separados: um de R$ 3.400 sendo remunerado a 6% e outro de R$ 500 sendo remunerado a 5,76%.

Espero ter ajudado!

Tem a média da taxa também. Logo com o devido peso relacionado a quantia investida. 

Editado por Israel Costa
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Jonatas Celso Munhoz !

Apenas complementando a reposta do nossos amigos.

Lembre-se que cada compra é um título diferente. Até porque a taxa oferecida muda diariamente seja para qual título for.

Logo, independente que você compre todo dia um tesouro prefixado, por exemplo, cada dia você comprará um título novo. Imagine que a compra é de um bilhete numerado. Cada dia você terá um bilhete com um número de identificação diferente. 

A mesma regra vale para as outras categorias do tesouro.

Cada título comprado vai oferecer para você no vencimento a taxa contratada. Ou seja, levando até o vencimento nada muda o que não faria diferença comprar vários títulos.

Espero que agregue ao tema!

Ai eu tenho uma dúvida - comprando em dias diferntes, sim vai ser outro titulo - até tem taxa diferente etc.

Suponho que se eu fizer duas compras no mesmo dia, ainda serão titulos diferentes, pq - na minha cabeça pelo menos, são ordens diferentes - como pedidos / compras diferentes - meu pensamento procede ??

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Carlos Matos disse:

Ai eu tenho uma dúvida - comprando em dias diferntes, sim vai ser outro titulo - até tem taxa diferente etc.

Suponho que se eu fizer duas compras no mesmo dia, ainda serão titulos diferentes, pq - na minha cabeça pelo menos, são ordens diferentes - como pedidos / compras diferentes - meu pensamento procede ??

@Carlos Matos nunca tentei, porém pela lógica serão títulos diferentes, pois são ordens de compra diferentes.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Jonatas Celso Munhoz disse:

Galerinha, me ajuda ai, confesso que renda fixa não é o que me atrai, mas também é necessário ter uma parte da carteira de maneira segura e estável, pensando nisso comprei um Titulo IPCA+6%2029, alguns dias depois tentei comprar uma fração e estava IPCA+5,76% comprei uma fração, em fim, a minha pergunta EH:

Quando eu vou adicionando mais valores ao mesmo TITULO, mesmo com a mudança do percentuais, esse valor Agrega ou è Somado separadamente.

ex: Um titulo de R$3.400,00  ao adicionar mais 500,00 dias depois Esse valor agrega a R$3.900,00 ou é considerado titulos diferentes do mesmo crédito

@Jonatas Celso Munhoz mais uma informação para complementar, cada aporte é individual e o IR será calculado com base na data de compra de cada aporte, ou seja, pode acontecer de em um resgate antecipado (parcial ou total) você ter alíquotas diferentes em cada data de aporte.

Outra informação interessante nos títulos do Tesouro Direto, ele é o único título de renda fixa que você efetivamente consegue comprar várias vezes o mesmo título, ou seja, serão títulos do mesmo vencimento, porém com rentabilidades diferentes, porém quando você compra vários títulos do mesmo Tesouro você está pagando preços diferentes, porém quando você olha no Portal do Tesouro Direto você verá que todos estes títulos do mesmo Tesouro estarão com o mesmo preço, isto se dá pela marcação a mercado, pois se você quiser vender antes do vencimento o preço que será pago é o preço a mercado, e não o preço corrigido pela rentabilidade contratada. No entanto se você levar até o vencimento o que valerá será a rentabilidade contratada em cada aporte.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
45 minutes ago, Carlos Matos disse:

@Carlos Matos essa informação também ficarei devendo pois nunca testei  ;/

Mas também penso que pela lógica as rentabilidades podem ser diferentes inclusive no dia.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Jonatas Celso Munhoz disse:

são titulos diferentes

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Jonatas Celso Munhoz disse:

Então me corrija se estiver pensando errado, esses 'titulos fracionados' de pouco valor compensa resgatar e aportar em maior valor? perder 5 anos pra ter uma rentabilidade baixa.. nm vale a pena. correto?

@Jonatas Celso Munhoz não sei se entendi certo sua dúvida.

A rentabilidade até o vencimento será a taxa contratada na aquisição do título e ela incidirá sobre o valor aportado independente seja este valor baixo ou alto.

Além disso, resgates antecipados de tesouro IPCA+ e prefixados correm o risco da marcação a mercado e um resgate marcado para baixo, pode gerar inclusive perda de capital.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 27/10/2024 at 10:45, Carlos Matos disse:

inclusive no dia de compra ? isso é algo que não tinha passado pela minha cabeça 

Boa tarde, @Carlos Matos !

Trazendo aqui a confirmação dessa dúvida.

Sim, inclusive no dia da compra. Dei uma acompanhada aqui. Observando aqui uns título do tesouro IPCA+ inclusive, entre a manhã e a tarde de hoje houveram variações pequenas em média uns 0,03%. Foi pouca coisa realmente mas a mudança acontece.

Acredito que possam haver momento que as variações sejam um pouquinho mais bruscas tanto pra mais como pra menos, mas ela de fato acontecem incluindo no mesmo dia.

@Flavio Prado fica aí a curiosidade também  =)

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...