Jump to content
  • 0

Proteção FGC

Aliel Baciega Roschel

Pergunta

Olá investidores

A proteção do FGC é de 1mi, sendo 250mil por instituição (valor no vencimento)

Mesmo que eu tenha 2mi investidos em RF, sendo que nenhum instituição passa de 250mil, ainda assim é um investimento super seguro, já que toda as instituições cuja soma passe de 1mi teriam que quebrar no período de 5 anos, certo? Ou há uma regra do tipo para quem tem mais de 1 mi investido não pode usar o FGC?

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Aliel Baciega Roschel disse:

Olá investidores

A proteção do FGC é de 1mi, sendo 250mil por instituição (valor no vencimento)

Mesmo que eu tenha 2mi investidos em RF, sendo que nenhum instituição passa de 250mil, ainda assim é um investimento super seguro, já que toda as instituições cuja soma passe de 1mi teriam que quebrar no período de 5 anos, certo? Ou há uma regra do tipo para quem tem mais de 1 mi investido não pode usar o FGC?

Carência de 4 anos caso use o beneficio.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Estou em dúvida sobre isso e sobre o comentário que o Raul fez no vídeo da aula 13 (bedêntures). Ele disse que depois dos R$ 1.000.000,00 a pessoa já tem mais interesse em debêntures pois o valor já ultrapassa a garantia do FGC. Fiquei em dúvida aqui. Como o limite é de 250k por instituição, se a pessoa aplicar em várias instituilções, digamos 10, o limite não seria R$ 2.500.000? 

Claro que se várias quebrarem no período de 4 anos e, por azar, sejam as 4 das 10 escolhidas, a garantia se foi. Seria este o pensamento que gerou o comentário?

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Hamilton Tenório Da Silva disse:

Estou em dúvida sobre isso e sobre o comentário que o Raul fez no vídeo da aula 13 (bedêntures). Ele disse que depois dos R$ 1.000.000,00 a pessoa já tem mais interesse em debêntures pois o valor já ultrapassa a garantia do FGC. Fiquei em dúvida aqui. Como o limite é de 250k por instituição, se a pessoa aplicar em várias instituilções, digamos 10, o limite não seria R$ 2.500.000? 

Claro que se várias quebrarem no período de 4 anos e, por azar, sejam as 4 das 10 escolhidas, a garantia se foi. Seria este o pensamento que gerou o comentário?

Bom dia, @Hamilton Tenório Da Silva !

O FGC além de dar a garantia de cobertura de até 250 mil por instituição e ele cobre um limite de 1 milhão por CPF. 

Seguindo o seu exemplo a risca. Vamos imaginar então que foi investido R$250.000 em títulos de 10 instituições/emissores diferentes. A primeira instituição quebra, você recebe 250 mil. A segunda, a terceira e a quarta quebram e você também recebe os 250 de cada uma. Só que aqui o FGC já cobriu o limite de 1 milhão para você. Se as demais quebrarem, você não tem o direito de receber.

Você só poderia receber algum valor novamente depois de 4 anos da quebra da primeira empresa. 

O FGC tem este limite de 1 milhão por CPF renováveis a cada 4 anos.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Hamilton Tenório Da Silva disse:

Você terá a garantia de até quatro instituições financeiras em um período de até quatro anos. O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) existe como uma medida de segurança tanto para os bancos quanto para os investidores. Historicamente, poucos bancos fecharam suas portas de forma definitiva; a maioria deles foi incorporada por outras instituições financeiras. Um exemplo disso é o Banco Panamericano, que foi absorvido pelo BTG Pactual, assim como o Banco Nacional.

Ao considerar a compra de um Certificado de Depósito Bancário (CDB), é essencial analisar alguns aspectos do banco emissor, pelo banco data, de suas operações e o índice de Basileia, que mede a adequação de capital das instituições financeiras. Isso pode oferecer uma camada extra de segurança para o seu investimento. Para que ocorra uma crise que leve a um colapso financeiro significativo, seria necessário um cenário de extrema gravidade.

Além disso, é importante lembrar que o FGC garante a proteção de depósitos até o limite de R$ 250.000 por CPF e por instituição. Portanto, sempre analise a saúde financeira da instituição antes de investir. A principal finalidade da AUVP é ensinar como investir de maneira mais segura e consciente.

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Aliel Baciega Roschel!

A proteção do FGC é de 250 mil por instituição e 1 milhão por CPF renováveis depois de 4 anos.

Vamos imaginar então que você tem 4 vidas semelhante a um jogo.

Quando uma instituição quebra, você gasta uma vida para ter a cobertura do FGC que vai te cobrir até 250 mil nessa instituição. Ou seja, não importa se o valor não bateu os 250 mil, a vida vai ser usada para resgatar o valor aplicado + juros rendidos. Agora, você só vai poder resgatar essa vida que usou em 4 anos.

Seguindo nessa analogia, você teria ainda 3 vidas para usar e só depois de 4 anos recuperaria a primeira vida.

Espero que tenha ficado claro!

E se ainda restaram dúvidas é só dizer!

Interessante, esse entendimento me acendeu uma luz que muda tudo.

Eu estava atirando para todo lado com CDB's de 1000-10000 reais para pegar rendimentos altos, no entanto, isso não é viável já que posso gastar uma vida com uma aplicação aplicação 1000 reais e depois não ter uma vida para gastar em uma aplicação de 250 mil.

Agora vejo que vale mais a pena aplicar valores mais altos e em poucos instituições em RF com FGC mesmo que a rentabilidade seja menor. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Aliel Baciega Roschel disse:

Eu estava atirando para todo lado com CDB's de 1000-10000 reais para pegar rendimentos altos, no entanto, isso não é viável já que posso gastar uma vida

Na realidade pode sim.

O limite do FGC é de 250k por instituição/conglomerado e 1M por CPF.

sempre que acionar o FGC eles vão diminuir do limite total a quantidade que foi solicitada, e essa quantidade só volta a integrar o seu limite depois de 4 anos.

não são 4 usos ou 4 eventos.

são 4 anos para que aquele valor volte a compor o seu limite.

então se amanhã você acionar o FGC pra receber 100k, seu novo limite pelos próximos 4 anos será 900k, e continua no máximo 250k por instituição/conglomerado.

e a data exata, segundo o FGC:

"A contagem do período de 4 anos se inicia na data da liquidação ou intervenção em instituição financeira onde o investidor detenha valor garantido pelo FGC"

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...