Jump to content
  • 0

Venda de apartamento

Pergunta

Boa tarde!

Minha mãe tem 68 anos, mora no Rio de Janeiro e está querendo vender o apartamento dela para se mudar de cidade, porque está com muito medo da violência. Ela vai vender ele até mais barato pq não vai reformar para vender e quer vender rápido. Daí com isso ela pretende comprar outro apartamento bem mais barato numa cidade pequena e o que sobrar que deve ser em torno de 300.000 quero investir para ela, pq ela tem somente um salário de aposentadoria que é muito pequeno (4.500 por mês)... Mas pela idade, para ela não compensa investimentos de prazo muito longo... O que vocês me sugerem fazer com esse dinheiro? Pensei em investir uma parte (mas não sei quanto também) no Tesouro Direto e o restante não sei ainda... Mas estou aberta a sugestões.. Agradeço desde já!

• Brabo 4
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, com esse patrimônio provavelmente já compensaria ter uma consultoria mais especializada para tratar no detalhe disso, mas pelo que percebo por ela já estar na fase de viver de renda se for algo que precisa ser seguro acredito que o mais viável seriam títulos do tesouro ipca + com pacote de juros semestrais. Pegando os titulos corretos ela iria receber em 4 meses do ano e ir se organizando. Se aguentar um pouco de variação tem gente que gosta de se encher de fundos imobiliários de tijolos daqueles mais clássicos mesmo pra pagar algo por volta de 0,8% a.m.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Boa tarde!

Minha mãe tem 68 anos, mora no Rio de Janeiro e está querendo vender o apartamento dela para se mudar de cidade, porque está com muito medo da violência. Ela vai vender ele até mais barato pq não vai reformar para vender e quer vender rápido. Daí com isso ela pretende comprar outro apartamento bem mais barato numa cidade pequena e o que sobrar que deve ser em torno de 300.000 quero investir para ela, pq ela tem somente um salário de aposentadoria que é muito pequeno (4.500 por mês)... Mas pela idade, para ela não compensa investimentos de prazo muito longo... O que vocês me sugerem fazer com esse dinheiro? Pensei em investir uma parte (mas não sei quanto também) no Tesouro Direto e o restante não sei ainda... Mas estou aberta a sugestões.. Agradeço desde já!

@Luisa Carneiro Vianna Duarte se fosse com a minha mãe eu faria o mesmo, buscaria um imóvel para comprar, porém estudaria bem, pesquisaria bem a cidade, para ver se ela iria gostar de morar lá, e depois partiria para compra. 

Com relação ao valor, é complicado dar sugestão. O Tesouro Selic 2029 seria o mais indicado para deixar o valor. Não tem marcação a mercado significativo, tem liquidez diária e está rendendo bem agora.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Boa tarde!

Complementando a resposta do @Flavio Prado, @Luisa Carneiro Vianna Duarte (será que temos algum parentesco?)

me parece que uma questão relevante na história é a renda da sua mãe. Então imagino que a idéia é usar esses 300k pra melhorar a renda dela.

supondo isso, acho que vcs tem uma decisão importante, pq a meu ver, das duas uma:

1) ela vai usar esse dinheiro aos poucos e vai consumir essa reserva (ex: 2000 reais por mes, vai durar ai por alto uns 150-170 meses, ou seja, 10 a 15 anos. Essa não me parece uma boa escolha, pq sua mãe pode viver mais 20, 25, etc, e o patrimonio será totalmente consumido, correndo risco de ficar numa situação complicada lá na frente, além de não conseguir compensar inflação.

2) Investir bem e de forma segura esse dinheiro pra conseguir gerar por mes até mais que esses 2k, e mantendo (e até crescendo o patrimonio). Me parece muito melhor. O Thiago falou da consultoria e eu acho que seria bem utiil pra vcs. Pra esse tipo de rendimento vc teria que investir em algumas poucas ações muito sólidas e pagadoras de dividendos, acredito que bons FIIs tbm seriam uma boa, mas com a maior parte na renda fixa

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Passei por uma situação parecida com os meus pais, a pouco tempo. (nem tanto a relação de mudança de imóvel, mas com relação aos investimentos). Eles caíram, por azar, na mão de uma "Ex Gerente de Bancão" que foi para uma famosa corretora de 2 letras, que por coicidência (ou não) esse bancão foi sócio. Bem resumindo: Empurraram um investimento de 150k para meus pais, em tesouro IPCA 2035, na época + 3,5%. Olha a malandragem... 2035 para idosos de quase 80 anos. Bem, voltando a sua solicitação de conselho, duas sugestões acima que creio serem Razoáveis. A primeira, conservadora, Tesouro Selic. A segunda mais arrojada, mas não menos importante e muito oportuna para seu caso é a sugestão do @Francisco Viégas Vianna, em escolher bons fundos imobiliários, que renderão gratificantes pagamentos mensais como complemento à aposentadoria, com a alta possibilidade de manter o principal protegido. Eu que atualmente estou nos meus 55 anos, já estou direcionando parte dos meus investimentos para renda passiva (a quase 03 anos) e estou bem satisfeito com o resultado. E agora que resolvi entrar na AUVP, estou convencido que fui acertivo em algumas das minhas decisões e vou poder melhorar muito nas outras que não foram tão boas... Espero ter ajudado. Certamente aparecerão outros bons conselhos. Mas... vc está no caminho certo!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Fabiano Guerra Andreatta disse:

Passei por uma situação parecida com os meus pais, a pouco tempo. (nem tanto a relação de mudança de imóvel, mas com relação aos investimentos). Eles caíram, por azar, na mão de uma "Ex Gerente de Bancão" que foi para uma famosa corretora de 2 letras, que por coicidência (ou não) esse bancão foi sócio. Bem resumindo: Empurraram um investimento de 150k para meus pais, em tesouro IPCA 2035, na época + 3,5%. Olha a malandragem... 2035 para idosos de quase 80 anos. Bem, voltando a sua solicitação de conselho, duas sugestões acima que creio serem Razoáveis. A primeira, conservadora, Tesouro Selic. A segunda mais arrojada, mas não menos importante e muito oportuna para seu caso é a sugestão do @Francisco Viégas Vianna, em escolher bons fundos imobiliários, que renderão gratificantes pagamentos mensais como complemento à aposentadoria, com a alta possibilidade de manter o principal protegido. Eu que atualmente estou nos meus 55 anos, já estou direcionando parte dos meus investimentos para renda passiva (a quase 03 anos) e estou bem satisfeito com o resultado. E agora que resolvi entrar na AUVP, estou convencido que fui acertivo em algumas das minhas decisões e vou poder melhorar muito nas outras que não foram tão boas... Espero ter ajudado. Certamente aparecerão outros bons conselhos. Mas... vc está no caminho certo!

Seu relato é interessante porque estou vendo uma onda de influencers criando um clima de "pânico" na Internet, mas imagino que, apesar da queda nas cotações de alguns fundos, os dividendos continuam os mesmos.

Imagino que para quem é buy & hold é só aguardar a mudança de ciclo. 

Esta é a sua percepção também?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
37 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Seu relato é interessante porque estou vendo uma onda de influencers criando um clima de "pânico" na Internet, mas imagino que, apesar da queda nas cotações de alguns fundos, os dividendos continuam os mesmos.

Imagino que para quem é buy & hold é só aguardar a mudança de ciclo. 

Esta é a sua percepção também?

Exatamente. O valor da cota até pode cair, nestes ciclos. Mas os dividendos continuam "pingando" todo mês, de forma consistente, se os ativos são bons. O segredo está justamente em aproveitar este ciclo e conseguir identificar o momento do "contrafluxo", até para novos aportes.  E falo com certa experiência. (Não domínio, pois tenho muito ainda a aprender, mas falo da experiência entre perdas e ganhos) Tive a paciência, de mesmo com pouco conhecimento e assumindo alguns erros, estudar e investir em FII's desde 2019 onde nem pensava ainda viver desta renda. Investindo também em ações e fundos de investimentos de renda variável de bancões (felizmente nestes fundos, não foram dos piores, mas já estou me livrando dessas encrencas aos poucos, kkkk).  Não só resisti a crise da pandemia, mas fui dos contras e enquanto estavam todos vendendo, não só tive "estômago" para aguentar, como ainda aproveitei para remar contra a crise e mesmo com mais intuição do que razão, arrisquei comprar aproveitando a baixa, acreditando na qualidade dos ativos e neste movimento cíclico.  Mas nem sempre foram flores... já dei bastante cabeçadas antes disso. Por sorte ainda na época que fui CLT, onde os ganhos fixos compensavam alguns tropeços, muitas vezes como você citou, por conta de seguir opiniões destes influencers...  Hoje vivo basicamente de renda passiva. Parte de locação de imóveis que adquiri, outra parte de investimentos. E digo: o caminho do estudo e aprendizado no começo é árduo, porém compensador. A persistência no conhecimento dá o retorno. Já comecei a colher, mas... tenho muito ainda que aprender. E agora aqui, no pouco tempo que frequento, já posso dizer que este aprendizado está acelerando de forma exponencial. Mas voltando ao tema do tópico, para não divagar muito... rssss, acima de tudo, temos que além de saber investir bem e aproveitar estes ciclos, saber identificar qual investimento é o mais adequado as nossas necessidades. Cada caso é um caso e as vezes, o que funciona para um, não serve para outro.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Situaçao semelhante aqui na minha familia.
Estou no inicio dos meus estudos em relacao a investimentos entao seguiremos um caminho um pouco mais conservador no primeiro ano e meio ou dois.
Com a venda dos imoveis tem que pagar imposto de renda e na  compra de outro imovel tambem tem que pagar impostos. Somente nestes impostos iniciais ja vai uma lapada pesada. Sendo assim ,  decidimos alugar um imovel um poucquinho mais modesto por um ano e meio e aplicar boa parte do $$ da venda.
Vamos dar uma boa pulverizada em CDBs e LCAs. Tem muito titulo bom com periodos de 1 ano e dois anos. 
Pelos meus calculos vai ser possivel ter uma rentabilidade real de 10%AA nesse periodo. E com esse rendimento vamos partir para a compra do imovel que ela deseja com um pouco mais de tempo pra analisar melhor as oportunidades no local que ela escolher.

Pelo menos por aqui essa parece ser a nossa melhor opcao até eu conseguir evoluir nos estudos e tomar decisoes mais sofisticados pro futuro.

Editado por Marco Lomiler
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 29/10/2024 at 12:31, Luisa Carneiro Vianna Duarte disse:

Boa tarde!

@Luisa Carneiro Vianna Duarte, os colegas já deram várias teses de investimentos, todas válidas. 

Vou colocar uma outra variável na equação: a percepção de segurança da sua mãe. 

Se ela for super moderna e curtir a ideia do mercado, com noção de riscos e tudo o mais, é uma situação. Se ela for mais conservadora, a situação é outra.

Lembre-se que uma boa alocação depende do perfil do investidor e do momento do ciclo de vida. Então faça essa análise com o olhar DELA, e respeite o resultado, mesmo que ele seja uma opção hiper conservadora. E se as opções parecerem muito ruins (tipo poupança), a convença a migrar para o TD-selic e a ajude a estimar o quanto ela pode sacar mensalmente. 

Por fim, lembre-se que a única função real do dinheiro é ser transformado em felicidade. Uma pessoa de 68 precisa de um bom plano de saúde, uma assinatura da netflix, uma academia de ginástica perto de casa e uns trocados pra sair e viajar com a família e amigos.

Carteira de investimentos (per si) só traz felicidade pra quem é jovem ou pra quem é assessor/consultor de investimentos. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...