Jump to content
  • 0

Perguntas do diagrama do Cerrado, resolvi mudar.

Pergunta

Boa Noite. Galera depois de um ano estudando e vendo a minha fase de vida, aposentadoria ano que vem.  Resolvi mudar um pouco as perguntas do Diagrama. Adaptei as perguntas que mais se assemelhasse aos meus interesses e a situação de vida. Segurança e eficiência.

TEMPO DE MERCADO    -    Empresa com mais de 30 anos de fundação

INDICADOR DE EFICIÊNCIA -  Empresa nunca deu prejuízo (ano fiscal) 

INDICADOR DE EFICIÊNCIA     -       Empresa com lucro nos últimos 20 trimestres (5 anos) 

INDICADOR DE EFICIÊNCIA   -  Empresa apresentou crescimento de receita nos últimos 5 anos 

INDICADOR DE EFICIÊNCIA   - Empresa apresentou crescimento de lucros nos últimos 5 anos 

DIVIDENDO    -   Empresa pagou +5% de dividendos/ano nos últimos 5 anos 

INDICADOR DE VALUATION -  Empresa possui ROE historicamente acima de 10 (considere anos anteriores)

INDICADOR DE VALUATION – Empresa possui um PVP abaixo de 5

ENDIVIDAMENTO - Empresa possui dívida menor que o patrimônio.

ENDIVIDAMENTO – Divida liquida/Ebitida menor que 2 nos últimos 5 anos

LIQUIDEZ  - Empresa possui liquidez diária acima de R$ 2M 

AVALIAÇÃO EXTERNA - Como é avaliada na AUVP analítica? AZULIM SIM VERDIM NÃO. Amarelo e vermelho nem deveria estar aqui. 

Por favor!  quem poder opinar eu agradeço. 

• Brabo 4
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa noite, @Francelio Bezerra Severino !

Antes de mais nada, muito legal a iniciativa com relação a mudança das perguntas! Mostra um nível de confiança no que aprendeu e está replicando. Parabéns!

Dando um pitaquinho aqui, na minha visão tem perguntas que parecem mais de caráter eliminatório do que classificatório de riscos.

Por exemplo: 

2 horas atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

INDICADOR DE EFICIÊNCIA -  Empresa nunca deu prejuízo (ano fiscal) 

Dado nossas premissas de análises de empresas, uma empresa que não tenha lucros consistentes já sequer entraria na carteira.

Além disso, algumas perguntas parecem ficar meio redundantes.  A pergunta anterior com a pergunta abaixo, por exemplo:

2 horas atrás, Francelio Bezerra Severino disse:

INDICADOR DE EFICIÊNCIA     -       Empresa com lucro nos últimos 20 trimestres (5 anos) 

Perguntas sobre a liquidez, endividamento, DY (já que está para se aposentar o que também é uma coisa boa de se ler!) e o ROE, acho muito coerentes.

Espero que ajude a pensar um pouco!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Olá @Francelio Bezerra Severino,

Concordo com o amigo @Edison Paulini: algumas destas perguntas parecem mais ser de exclusão do que de classificação.

Na minha visão, você poderia separar da seguinte maneira:

• Critérios de exclusão:
    • TEMPO DE MERCADO: Empresa com menos de 30 anos de fundação.
    • INDICADOR DE EFICIÊNCIA: Empresa já apresentou prejuízo (ano fiscal).
    • DIVIDENDO: Empresa não pagou consistentemente +5% de dividendos/ano nos últimos 5 anos.
    • ENDIVIDAMENTO: Empresas com dívida maior que o patrimônio.
    • AVALIAÇÃO EXTERNA (AUVP): Empresas classificadas como "vermelho" ou "amarelo" devem ser excluídas.
    • ENDIVIDAMENTO: Dívida líquida/EBITDA menor que 2 nos últimos 5 anos.
    • LIQUIDEZ: Empresa com liquidez diária acima de R$ 2M.
  • Perguntas para o Diagrama do Cerrado:
    • INDICADOR DE EFICIÊNCIA: Empresa com lucro nos últimos 20 trimestres.
    • INDICADOR DE EFICIÊNCIA: Crescimento de receita nos últimos 5 anos.
    • INDICADOR DE EFICIÊNCIA: Crescimento de lucros nos últimos 5 anos.
    • INDICADOR DE VALUATION: ROE historicamente acima de 10.
    • INDICADOR DE VALUATION: PVP abaixo de 5.

Claro que isto é só uma sugestão/exemplo de classificação das suas próprias perguntas. Você pode reorganizá-las como considerar melhor. Veja se isso faz sentido no contexto da sua estratégia de investimento.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Matheus Passos Silva disse:

Critérios de exclusão:

TEMPO DE MERCADO: Empresa com menos de 30 anos de fundação.

INDICADOR DE EFICIÊNCIA: Empresa já apresentou prejuízo (ano fiscal).

DIVIDENDO: Empresa não pagou consistentemente +5% de dividendos/ano nos últimos 5 anos.

ENDIVIDAMENTO: Empresas com dívida maior que o patrimônio.

AVALIAÇÃO EXTERNA (AUVP): Empresas classificadas como "vermelho" ou "amarelo" devem ser excluídas.

ENDIVIDAMENTO: Dívida líquida/EBITDA menor que 2 nos últimos 5 anos.

LIQUIDEZ: Empresa com liquidez diária acima de R$ 2M.

Bom Dia. Agradeço as observações. Algumas destas perguntas que considerou critérios de exclusão estão na própria matriz do Diagrama, ou seja as perguntas de origem que o diagrama já indica. Exemplo 30 anos de fundação e  Dívida líquida/EBITDA menor que 2 nos últimos 5 anos. Não considerei estas como critérios de exclusão. 

Quanto a avaliação externa, realmente amarelo e vermelho não entra. Mas azulin e verde é para diferenciar uma bem avaliada externamente e outra que recebeu indicação que pode ser estudada.

Já o critério de liquidez ser excludente estou estudando ainda. 

Editado por Francelio Bezerra Severino
Correção deve-se a não olhar o que se tem na carteira para montar as perguntas.
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Francelio Bezerra Severino !

Antes de mais nada, muito legal a iniciativa com relação a mudança das perguntas! Mostra um nível de confiança no que aprendeu e está replicando. Parabéns!

Dando um pitaquinho aqui, na minha visão tem perguntas que parecem mais de caráter eliminatório do que classificatório de riscos.

Por exemplo: 

Dado nossas premissas de análises de empresas, uma empresa que não tenha lucros consistentes já sequer entraria na carteira.

Além disso, algumas perguntas parecem ficar meio redundantes.  A pergunta anterior com a pergunta abaixo, por exemplo:

Perguntas sobre a liquidez, endividamento, DY (já que está para se aposentar o que também é uma coisa boa de se ler!) e o ROE, acho muito coerentes.

Espero que ajude a pensar um pouco!

Bom Dia! Obrigado pela observações, analisando realmente tem algumas vi alguma redundância, vamos corrigir os rumos destas. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...