Jump to content
  • 0

INDICAÇÃO INVESTIMENTO COM LIQUIDES DIARIA

Pergunta

Bom dia galera, 

Vendi uma casa e estou com 200mil na poupança. No momento estou em processo de aquisição de um terreno e pretendo usar esse dinheiro para começar a construir nesse terreno aproximadamente na metade de 2025.

Desses 200mil, 50 vão para entrada do terreno e o saldo gostaria deixar investido rendendo algo melhor que a poupança até junho de 2025 onde pretendo tirar para iniciar a construção. 

Poderiam me indicar boas opções de investimentos? Pensei num LCI ou LCA pela isenção do IR, ou um CDB com liquides diária, para caso eu decida iniciar a construir antes de junho de 2025. 

Agradeço a ajuda.

• Brabo 2
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 minutes ago, Rafael Felipe Domingues Vieira disse:

Bom dia galera, 

Vendi uma casa e estou com 200mil na poupança. No momento estou em processo de aquisição de um terreno e pretendo usar esse dinheiro para começar a construir nesse terreno aproximadamente na metade de 2025.

Desses 200mil, 50 vão para entrada do terreno e o saldo gostaria deixar investido rendendo algo melhor que a poupança até junho de 2025 onde pretendo tirar para iniciar a construção. 

Poderiam me indicar boas opções de investimentos? Pensei num LCI ou LCA pela isenção do IR, ou um CDB com liquides diária, para caso eu decida iniciar a construir antes de junho de 2025. 

Agradeço a ajuda.

Bom dia, @Rafael Felipe Domingues Vieira !

LCIs e LCAs não são todas que possuem liquidez diária. Muitas terão a liquidez somente no vencimento mas é uma opção que pode compensar dado justamente a isenção. Mas atente-se também aos prazos de vencimentos de LCIs e LCAs que agora são respectivamente de 12 e 9 meses o que pode não casar com a data de uso nos seus planos.

Agora para liquidez e consequentemente segurança do dinheiro, o primeiro lugar que vamos pensar é no tesouro Selic por praticamente não sofrer da marcação a mercado, liquidez garantida pelo governo e segurança pelo mesmo. Depois podemos pensar sim em CDBs de liquidez diária que rendam pelo menos 100% do CDI.

Espero que ajude!!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Rafael Felipe Domingues Vieira disse:

Bom dia galera, 

Agradeço a ajuda.

Sou da mesma opinião do @Edison Paulini apenas reveja sua reserva de emergência, se está em dia, ou se precisa ainda de um aporte mais seguro. Com isso, uma parte na reserva de emergência e o restante nas opções que foram te passado

Editado por Karoly Hunkar
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
48 minutes ago, Rafael Felipe Domingues Vieira disse:

Bom dia galera, 

Agradeço a ajuda.

Com um prazo curto assim eu acho que botaria no tesouro selic mesmo, vai te render alguma coisa (embora vc vá pegar uma aliquota de 22% nos rendimento, provavelmente). 

Deixaria lá principalmente pq vai que aparece uma boa oportunidade de economizar nessa empreitada aí? Fechar um bom preço com um fornecedor ou alguma coisa do tipo.... se vc ficar travado até essa data não vai poder aproveitar esse tipo de oportunidade.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

Com um prazo curto assim eu acho que botaria no tesouro selic mesmo, vai te render alguma coisa (embora vc vá pegar uma aliquota de 22% nos rendimento, provavelmente). 

Deixaria lá principalmente pq vai que aparece uma boa oportunidade de economizar nessa empreitada aí? Fechar um bom preço com um fornecedor ou alguma coisa do tipo.... se vc ficar travado até essa data não vai poder aproveitar esse tipo de oportunidade.

é verdade. Pode surgir algo que valha a pena fazer antes. isso que estava com receio. De travar e perder alguma oportunidade.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Rafael Felipe Domingues Vieira disse:

Pensei num LCI ou LCA pela isenção do IR

@Rafael Felipe Domingues Vieira complementando os colegas, não necessariamente um título isento de IR sempre renderá mais que um título que tenha IR. Precisa fazer as contas. Claro que se você optar por outro título que não seja o Tesouro Selic.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Rafael Felipe Domingues Vieira disse:

Bom dia galera, 

Agradeço a ajuda.

Cara, acho que no geral seria Tesouro Selic ou CDB liquidez diaria, hoje mesmo apareceu um LCA no inter pagando 86% do CDI ( na calculadora de Renda Fixa do investidor sardinha teoricamente ele ta pagando 0,94% a mais que o tesouro selic que tava hoje, considerando 5 meses), mas caso não esteja mais disponivel, acho valido colocar no tesouro selic mesmo e não procurar tanto algo que renda um pouco a mais e vá te dar mais dor de cabeça, visto que é sua moradia.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Levantando outra questão sobre o tesouro selic, é o investimento mais seguro do país, mesmo que 200mil sejam cobertos pelo FGC, se vc colocar em um LCI/LCA e acontecer da empresa quebrar por algum motivo pode demorar um pouco a mais pra conseguir pegar o dinheiro.

acho que devidas as circunstâncias é a melhor opção (e tá rendendo legal, 10,75% ao ano) provavelmente vai pagar o IR de 22%, mas mesmo assim 8,4% o que é mais que a poupança e mais que o IPCA.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Enzo Erbert disse:

Levantando outra questão sobre o tesouro selic, é o investimento mais seguro do país, mesmo que 200mil sejam cobertos pelo FGC, se vc colocar em um LCI/LCA e acontecer da empresa quebrar por algum motivo pode demorar um pouco a mais pra conseguir pegar o dinheiro.

acho que devidas as circunstâncias é a melhor opção (e tá rendendo legal, 10,75% ao ano) provavelmente vai pagar o IR de 22%, mas mesmo assim 8,4% o que é mais que a poupança e mais que o IPCA.

TOP. Vou de tesouro SELIC mesmo. Assim fico seguro e melhor que na poup. O Objetivo não é ganhar horrores de dinheiro, mas sim proteger o dinheiro ao mesmo tempo que rendo mais que a poupança e tenho liquides para casos de oportunidades que possam aparecer. 

Vlw a todos pelas dicas, vcs são feras

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...