Jump to content
  • 0

Como Descobrir oque é o investimento ?

Arthur França

Pergunta

Olá sardinhas. Recentemente eu tava conversando com a minha mãe e ela pediu para eu olhar oque ela tem no banco da Sicredi(Por onde tem a conta salario e onde ela acostumou a guardar dinheiro) e no aplicativo eu não entendi oque era, assisti novamente algumas aulas do modulo 3( conclui a pouco tempo e pensei que tinha deixado passar), mas ainda não entendi. Basicamente o investimento está como "Renda Fixa", mas não tem nome, não se chama CDB,LCi,Tesouro, nada, só aparece "Renda Fixa Sicredi" e não aparece qual a taxa, só diz que está atrelado ao CDI, mas não diz o percentual, fiz as contas das rentabilidade dos meses quem o dinheiro ficou parado sem ela aportar mais e percebi que tinha mês que rendia ~70%, as vezes menos de 60% as vezes mais de 80%, mas sempre abaixo do CDI e muitas vezes acima da poupança. Oque seria isso ? Ela também me falou que o pessoal da Unimed(onde ela trabalha) recebe "Sobras" da Sicredi dependendo de quanto tem na Sicredi, então fiquei ainda mais confuso, é uma renda fixa que não tem nome de algo que conheço, rende variações do CDI e ainda paga anualmente uma "Sobra" dependendo do lucro da empresa e de quanto o cliente tem investido. Seria tipo um "Fundo ou ETF" de renda fixa? Teria uma forma de eu descobrir oque é ? Pois pedi para ela perguntar ao gerente e ele só falou "Não se preocupe, o dinheiro está seguro na renda fixa, mas não falou oque é.

• Brabo 1
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Arthur França Boa tarde Arthur, dando uma olhada no próprio site da Sicredi, no prfil de investidor eles detalham melhor doq poderia ser isso (https://www.sicredi.com.br/site/blog/investimentos/perfil-do-investidor/), vou pegar por exemplo o perfil conservador e podemos achar essa descrição:

"Por isso, os investimentos para pessoas conservadoras precisam ser mais seguros e estáveis. Por exemplo, as aplicações em Poupança, depósito a prazo, LCA e Fundos de Investimento de Renda Fixa de muito baixo ou baixo risco. Como não há grande volatilidade em relação ao valor aportado, eles se adéquam melhor aos conservadores."

Então acredito que esse "Renda Fixa Sicredi" seja nada mais doq um fundo de investimento com diversos produtos ali dentro considerando o benchmark sendo o CDI.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Arthur França disse:

Olá sardinhas. Recentemente eu tava conversando com a minha mãe e ela pediu para eu olhar oque ela tem no banco da Sicredi(Por onde tem a conta salario e onde ela acostumou a guardar dinheiro) e no aplicativo eu não entendi oque era, assisti novamente algumas aulas do modulo 3( conclui a pouco tempo e pensei que tinha deixado passar), mas ainda não entendi. Basicamente o investimento está como "Renda Fixa", mas não tem nome, não se chama CDB,LCi,Tesouro, nada, só aparece "Renda Fixa Sicredi" e não aparece qual a taxa, só diz que está atrelado ao CDI, mas não diz o percentual, fiz as contas das rentabilidade dos meses quem o dinheiro ficou parado sem ela aportar mais e percebi que tinha mês que rendia ~70%, as vezes menos de 60% as vezes mais de 80%, mas sempre abaixo do CDI e muitas vezes acima da poupança. Oque seria isso ? Ela também me falou que o pessoal da Unimed(onde ela trabalha) recebe "Sobras" da Sicredi dependendo de quanto tem na Sicredi, então fiquei ainda mais confuso, é uma renda fixa que não tem nome de algo que conheço, rende variações do CDI e ainda paga anualmente uma "Sobra" dependendo do lucro da empresa e de quanto o cliente tem investido. Seria tipo um "Fundo ou ETF" de renda fixa? Teria uma forma de eu descobrir oque é ? Pois pedi para ela perguntar ao gerente e ele só falou "Não se preocupe, o dinheiro está seguro na renda fixa, mas não falou oque é.

@Arthur França como disse o @Lucas Lourenço Dal Ri, provavelmente seja um Fundo de Investimentos exclusivo que eles fazem a gestão. Entra em contato com o Suporte deles e pede o extrato da conta, a carteira da "Renda Fixa Sicredi". e a rentabilidade dos últimos anos. Vamos ver o que eles respondem.

A Sicredi é uma cooperativa e por este motivo ela recebe estas "sobras", que nada mais é que uma distribuição de parte do lucro que tiveram.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Arthur França disse:

Sicredi, como Sicob sao coperativas, voce paga uma manutencao de conta, mas pode ser uma integralizacao

Sicoob, voce pode pagar 15 reais por mes sem integralizar ou 25 reais por mes integralizando.

Inegralizar quer dizer aportar na cooperativa, aumentar a sua participacao, o que voce integraliza vai para a conta capital, e dependendo do valor que voce tem seria o percentual que voce recebe dos lucros apos a apuracao anual (mas tambem poderia ser prejuizo, nunca vi, mas nao quer dizer que nao possa vir a ter)

O dinheiro da conta caital, voce so resgata ao encerrar a conta, e apos a balanço anual, no Sicoob seria em março, entao, independente do mes que voce encerre a conta, voce recebe o dinheiro só em março.

Sicredi deve ser algo parecido, o Sicredi vem originalmente do SUL mas esta numa agressiva expansão pelo Brasil.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Fecho com @Lucas Lourenço Dal Ri e @Flavio Prado. Em palavras mais coloquiais, na prática bancos cooperativos como é o caso do Sicredi possuem uma espécie de capitalização que é um fundo de renda fixa e o cliente se torna um "acionista" do banco. Não seria exatamente este o termo mais adequado, mas não consigo achar outro melhor para te dar como explicação. Isso é necessário para abrir a conta, este dinheiro fica no fundo e vai rendendo mais ou menos como uma conta poupança um pouco mais e a participação nos resultados anualmente se não me engano. Minha mãe possui uma conta semelhante também 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Arthur França como disse o @Lucas Lourenço Dal Ri, provavelmente seja um Fundo de Investimentos exclusivo que eles fazem a gestão. Entra em contato com o Suporte deles e pede o extrato da conta, a carteira da "Renda Fixa Sicredi". e a rentabilidade dos últimos anos. Vamos ver o que eles respondem.

A Sicredi é uma cooperativa e por este motivo ela recebe estas "sobras", que nada mais é que uma distribuição de parte do lucro que tiveram.

Eu tava pensando na possibilidade de ser um fundo mesmo, mas achei estranho o aplico não estar com nome "Fundo" em nenhuma parte quando vi e no geral minha mãe já não tava querendo continuar com isso justamente pela falta de informações, minha mãe já tinha falado com eles antes sobre isso e meio que não tinha atenção a explicar oque é e fora que ao meu ver se em anos não ganham nem do CDI, só um tesouro selic já faz mais sentido que continuar nesse estilo não é ? Conclui o modulo 3 a uma semana apenas, mas só de explicar a diferença do tesouro direto, CDB,LCI,LCA... ela achou bem melhor eu ajudar a investir em renda fixa, mesmo que não seja "como os profissionais" só pelo fato de que eu dei mais informações sobre Renda Fixa em um dia doque o gerente dela deu em 10 anos de conta.

Ae no caso eu ainda sim deveria entrar em contato com o suporte para saber questões legais? ou pelo fato de, provavelmente, ser um fundo de Renda Fixa não teria problema sacar e mandar para uma corretora, visto que no aplicativo existe a opção de sacar e inclusive fala o imposto que será pago.

Desde já agradeço @Lucas Lourenço Dal Ri, @Flavio Prado, @Ricardo Ochoa Pachas e @Joel Attilio Frcasso pela disposição em me ajudar. Vlw galera.

Editado por Arthur França
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Arthur França disse:

Ae no caso eu ainda sim deveria entrar em contato com o suporte para saber questões legais? ou pelo fato de, provavelmente, ser um fundo de Renda Fixa não teria problema sacar e mandar para uma corretora, visto que no aplicativo existe a opção de sacar e inclusive fala o imposto que será pago.

@Arthur França acho que vale sim o contato com o Suporte para entender o produto, e inclusive pedir informações sobre o resgate, se há alguma penalidade ou perda, quanto tempo demora para o crédito do valor etc.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...