Jump to content
  • 0

Perguntas do Diagrama para FII de Tijolo.

Francelio Bezerra Severino

Pergunta

Boa Noite. considerando análise de risco em relação aos fundo de tijolos, elaborei as seguintes perguntas no diagrama. 

1 Critérios de Eliminação

Monoativo              SOMENTE UM IMÓVEL                     

Monoinquilino        SOMENTE UM INQUILINO             

Renda inconstante  LUCROS inconstantes                  

Taxa de Administração Alta             acima de 2%      

2. Perguntas

image.png.09c20017f0dab6dbdd44893a31b3db62.png

image.png.4a246c259b60aaaa8c5bb88300355691.png

Gostaria que avaliassem as perguntas se fazem sentido. Estou refazendo algumas perguntas. estou pretendo substituir a pergunta de taxa de administração pelo tempo dos imóveis, já que consomem mais com manutenção, porém é dificílimo achar todos estes dados no RI do FII. 

Editado por Francelio Bezerra Severino
  • Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Vamos lá.

Primeiro acredito que você deve fazer uma pergunta sobre diversificação de inquilinos e outra de diversificação de imóveis. Por mais que isso seja um critério de exclusão para você, acredito que um FII que tenha mais que 10 ativos é melhor do que um que tenha menos. E um FII que tenha uma concentração menor que 20% em único inquilino seja melhor que o inverso. Só ver o caso do TRBL. Um imóvel tinha 40% da área e foi interditado. 40% da renda parou de cair nos cofres agora em outubro de 24. Dessa maneira você não exclui o FII, mas aporta valores diferentes dependendo da sua segurança.

Em relação as demais perguntas, acredito que são válidas. Faria duas alterações:
1) A pergunta de crescimento é delicada. Só é válido se você considerar realmente o que entrou no fundo e não o dividendo. Isso porque pode ter lucro de venda de imóveis no meio dos dividendos que pode alterar essa renda e o dividendo. Ou seja, não poderia considerar isso para o crescimento de renda, senão não faria sentido. Se não considerar até acho válido, mas daria bastante trabalho para achar tudo isso.

2) Na pergunta sobre dividendo, acho legal na teoria, mas tenho 2 observações. Primeiro também tem que considerar se esse dividendo tem lucro de venda, porque senão não faz sentido. Dividendo é facilmente mascarado assim. Só ver FIIs de shoppings que ficaram 2 anos pagando dividendo mais elevados e agora a renda está caindo. Segundo, se realmente considerar os 5 últimos anos você consegue minimizar o que falei anteriormente, mas ai não pode usar 8% como métrica que nem usou na pergunta. Realmente vai ter que selecionar uns 5 FIIs pelo menos de cada setor e fazer a comparação manualmente. Pois esses 8% vão depender de muitos fatores, até fatores macro como taxa de juros futura.

Espero ter ajudado :D

Editado por Renan Romanini Budin
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Francelio Bezerra Severino disse:

Boa Noite. considerando análise de risco em relação aos fundo de tijolos, elaborei as seguintes perguntas no diagrama. 

1 Critérios de Eliminação

Monoativo              SOMENTE UM IMÓVEL                     

Monoinquilino        SOMENTE UM INQUILINO             

Renda inconstante  LUCROS inconstantes                  

Taxa de Administração Alta             acima de 2%      

2. Perguntas

image.png.09c20017f0dab6dbdd44893a31b3db62.png

image.png.4a246c259b60aaaa8c5bb88300355691.png

Gostaria que avaliassem as perguntas se fazem sentido. Estou refazendo algumas perguntas. estou pretendo substituir a pergunta de taxa de administração pelo tempo dos imóveis, já que consomem mais com manutenção, porém é dificílimo achar todos estes dados no RI do FII. 

@Francelio Bezerra Severino os critérios de eliminação e as perguntas OK. Só corrigiria a primeira P/VP não é "pagamento", ele é o valor que o FII está sendo negociado.

Link para compartilhar

• 0

Olá! Nas minhas pesquisas também estou considerando algumas informações para estimar a liquidez. Na minha opinião, liquidez é um fator importante, mesmo que seja para um investimento longo prazo. Faria sentido meu raciocínio?

Por exemplo, penso que podemos avaliar a liquidez sob 3 aspectos
1) Quantidade de cotas emitidas
2) Quantidade de cotistas
3) Quantidade de cotas negociadas na média por mês (ou valor médio negociado por mês)
4) VP do fundo.

Mesmo que muitas cotas tenham sido emitidas, se elas estiverem na mão de poucos cotistas, não haverá liquides. E se o VP for baixo, talvez seja difícil comprar ou depois vender as cotas.

Link para compartilhar

• Criar novo...