Jump to content
  • 0

CDB Acumula?

Vinicius Costa De Abreu

Pergunta

Fala rapaziada, tenho uma duvida, quando eu compro um titulo de renda fixa prefixado de varios anos de duração ele acumula? por exemplo a partir do segundo ano a rentabilidade seria sobre o valor do titulo + o que ele rendeu no primeiro ano? e assim por diante? ou a rentabilidade é padrão sobre o valor do titulo que eu comprei em todos os anos de duração?

• Brabo 3
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

Fala rapaziada, tenho uma duvida, quando eu compro um titulo de renda fixa prefixado de varios anos de duração ele acumula? por exemplo a partir do segundo ano a rentabilidade seria sobre o valor do titulo + o que ele rendeu no primeiro ano? e assim por diante? ou a rentabilidade é padrão sobre o valor do titulo que eu comprei em todos os anos de duração?

Juros compostos, sempre.

Sempre em cima do que já rendeu até então.

(Edit) Escrevi sempre pq não me recordo de nenhum investimento em que incidam juros simples, nem faz muito sentido na verdade. Mas vai que tem e eu não conheço... dos produtos e ativos que conheço, nunca ouvi falar

Editado por Francisco Viégas Vianna
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde,

Se a rentabilidade for para o vencimento será juros compostos, ou seja juros sob juros, se for com rentabilidade mensal, trimestral ou semestral, corre juros sobre juros até o pagamento desses rendimentos, voltando a render somente sobre o valor do titulo, pois o rendimento já foi pago a você.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

Fala, @Vinicius Costa De Abreu!

Com certeza, os juros compostos, na renda fixa atuam diariamente (dias úteis) um exemplo simples seria:

R$ 10.000,00 num título de 12%a.a. rende 1% ao mês e aproximadamente 0,03% ao dia, sendo assim
no primeiro dia seria 0,03% de R$ 10.000,00 = R$ 3,00
no segundo dia seria 0,03% de R$ 10.003,00 e assim por diante.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
51 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

O título prefixado ele rende o juros nominal do que foi comprado. Ele não tem efeito de juros compostos. Já os títulos pós fixado tem efeito de juros compostos ano a ano. Ja que a taxa é variável. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
58 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

@Vinicius Costa De Abreu como disseram os colegas, todos os títulos de renda fixa rendem juros compostos, independente se são prefixados ou pós fixados. A rentabilidade é diária (dias úteis), ou seja, todos os dias você tem a sua rentabilidade somada ao saldo do dia anterior, e assim até o vencimento, então é juros compostos.

E para aqueles que têm cupons de pagamentos ao longo do período, quando você receber o cupom o seu saldo vai ser diminuído e a rentabilidade será sobre o novo saldo, por este motivo, na fase de construção de patrimônio não recomendamos este tipo de título, pois teremos que reinvestir o valor do cupom e pode ser que não tenhamos títulos com a mesma rentabilidade daquele título que pagou o cupom.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Karoly Hunkar disse:

O título prefixado ele rende o juros nominal do que foi comprado. Ele não tem efeito de juros compostos. Já os títulos pós fixado tem efeito de juros compostos ano a ano. Ja que a taxa é variável. 

@Karoly Hunkar não é porque o título é prefixado que ele não rende juros compostos. 

O Mercado padronizou mostrar a rentabilidade da Renda Fixa como rentabilidade anual, independente se o título vai vencer daqui a 3 meses ou daqui a 3 anos, sempre será mostrada a rentabilidade do título em percentual anual. Creio que por este motivo você tenha achado que não é juros compostos. Independente se é pré ou pós a rentabilidade após o aporte sempre será diária, ou seja, a rentabilidade contratada será convertida em rentabilidade diária e aplicada sobre o saldo do dia anterior, portanto jutos compostos em todos os tipos de títulos de renda fixa.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Karoly Hunkar não é porque o título é prefixado que ele não rende juros compostos. 

O Mercado padronizou mostrar a rentabilidade da Renda Fixa como rentabilidade anual, independente se o título vai vencer daqui a 3 meses ou daqui a 3 anos, sempre será mostrada a rentabilidade do título em percentual anual. Creio que por este motivo você tenha achado que não é juros compostos. Independente se é pré ou pós a rentabilidade após o aporte sempre será diária, ou seja, a rentabilidade contratada será convertida em rentabilidade diária e aplicada sobre o saldo do dia anterior, portanto jutos compostos em todos os tipos de títulos de renda fixa.

Ta certo. Bom demais 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...