Jump to content

  • 0

KLABIN, SUZANO ou IRANI?


Vitor Aguiar E Silva

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Boa... vou tentar fazer esse exercício... aí mando aqui pra vocês corrigirem!!!

Ninguém vai corrigir não... 🤣🤣

Não tem certo ou errado, só vamos palpitar aqui ou acolá, no máximo... Rsss

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Lá vai, minha humilde tentativa de cumprir a promessa de exercício da análise das empresas (mesmo estando ainda no módulo 3 - então deem um desconto ao sardinha recém saído das "fraldas investimentícias": 

@Felipe Braz Sant'anna @Flavio Prado @Erik Shine @Edison Paulini @Fabio Curvelano

 @Henrique Magalhães  @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia @Karolmara Paula Nunes

 

BREVE APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO DAS EMPRESAS:

IRANI (RANI3): Empresa que atua no setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco na produção de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis. Sua cadeia de produção abrange de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis, com foco em papel kraft para embalagens. Além disso, sua operação verticalmente integrada oferece embalagens industriais e resinas usadas em diferentes processos produtivos. Embora tenha forte atuação no setor de papel e celulose, sua principal atuação não está no mercado de commodities, e sim na produção de embalagens. Lembrando que suas operações florestais próprias fornecem matéria-prima para todas as unidades industriais mantendo posição estratégica no mercado. Posicionada como medium cap, a empresa possui um impacto significativo no mercado brasileiro, com diversas unidades industriais e florestais.

KLABIN (KLBN11): É uma das maiores empresas do setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco em soluções sustentáveis, possui operação verticalizada, que abrange desde o cultivo de florestas até a produção de papéis e embalagens, garantindo um ciclo completo e sustentável de produção. Adota tecnologias inovadoras como a utilização de biomassa para a geração de energia, alinhando suas operações aos princípios de eficiência energética e baixo impacto ambiental. Com mais de 20 unidades industriais no Brasil, além de filiais em outros países, a Klabin é considerada uma large cap, caracterizada por sua estrutura e capacidade produtiva.

SUZANO (SUZB3): É uma empresa nacional de eixo florestal, com principal atividade em produtos produzidos a partir da plantação de eucalipto, como a fabricação e comercialização de celulose e papel. A companhia está no mercado desde 1924 e conseguiu no ano 2000 alcançar a posição mundial de uma das maiores companhias do ramo. Atualmente, os itens de seu catálogo são fornecidos em todo país, além de exportar papel e celulose para mais de 80 países, dispondo de escritórios na Europa, na América do Norte e na Ásia. A empresa dispõe de mais de 35 mil colaborados e chega ao lar de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Em 2018, a empresa anunciou a fusão com a companhia Fibria, que até aquele momento era considerada a maior produtora de celulose do mundo.

 

EXERCÍCIO DE ANÁLISE COMPARATIVA:

Ao fazer uma análise comparativa das empresas, poderia destacar os seguintes tópicos:

1. IRANI = médium cap

2. KLABIN = large cap (intermediária)

3. Suzano = large cap (uma das maiores empresas do setor no mundo)

No momento avaliado (15/11/2024):

- P/L: Klabin apresenta a relação “Preço sobre o Lucro” mais atrativa das 3 empresas: Klabin (12,28), seguida por Irani (13,19) e Suzano (18,05), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo lucro da Klabin em relação às demais.

-P/VP: Irani apresenta a relação “Preço sobre o valor patrimonial” mais atrativa das 3 empresas: Irani (1,32). Suzano (1,82) e Klabin (2,54), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo patrimônio da empresa Irani em relação às demais.

- EV/EBITDA: Quanto custaria a orgamização da empresa depois de descontado seu caixa. Permite fazer uma comparação simples e direta entre as 3 empresas do mesmo setor: SUZANO (3,33); IRANI (3,64); KLABIN (4,17). OBS: quanto maior o valor, mais caro o investidor está pagando pela empresa em relação ao seu EBITDA.

- DY: No quesito rendimento por ação, a IRANI apresenta um DY de 7,63%, em comparação com um DY de 6,41% da Klabin e um DY de apenas 1,95% da Suzano. Tal condição mostra maior disposição das empresas IRANI e KLABIN em distribuir seus proventos em comparação à empresa SUZANO.

-P/ATIVO: Em relação ao preço sobre o total de ativos, a situação das 3 empresas é bastante similiar: Klabin (0,43), Irani (0,48) e Suzano (0,49), demonstrando que para todas as 3 empresas o valor das suas ações está menor que o preço dos seus próprios ativos, em uma proporção bem semelhante.

- MARGEM EBTIDA: Marcador que mede a produtividade e serve para comparar a lucratividade operacional entre empresas do mesmo setor. Nesse quesito a SUZANO (51,92%) apresente vantagem considerável em relação a KLABIN (32,22% e IRANI (28,61%))

- MARGEM LÍQUIDA: Quanto da receita é convertida em lucro: KILABIN (10,93%); SUZANO (9,59% e IRANI (7,90%).

- DÍVIDA LÌQUIDA/PL: Avalia a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras, quanto menor o valor, menos endividada está a empresa: IRANI (0,86), SUZANO (1,70); KLABIN (2,90)

- DL/EBITDA: Quanto maior o valor, maior a carga de dívida da empresa: IRANI (2,36), SUZANO (3,12); KLABIN (4,76)

- PASSIVOS/ATIVOS: Medida que apresenta quando a empresa está endivida em relação aos seus ativos. Valores menores que 1 são considerados saudáveis e quanto menor o valor, melhor é a situação financeira da empresa: IRANI 0,64), SUZANO (0,73); KLABIN (0,80)

- LÍQ. CORRENTE: Mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo, usando apenas seus ativos correntes: IRANI (2,87), KLABIN (2,30), SUZANO (2,17);

- ROE: Retorno sobre o patrimônio líquido, mede o retorno sobre o capital próprio de uma empresa. Quanto maior esse valor, maior é o retorno que os investidores estão recebendo dos seus investimentos: KLABIN (20,66%), IRANI (10,02%), SUZANO (10,08%);

- CAGR RECEITA 5 ANOS: Mede o crescimento de receita de uma empresa, considerando os 4 últimos trimestres em comparação ao período de 5 anos atrás  KLABIN (12,94%), IRANI (12,06%), SUZANO (10,88%);

 

CONCLUSÕES: Apesar de serem empresas do mesmo setor (papel e celulole), com enfoque em embalagens e outros produtos usados em diversos processos produtivos. É possível perceber perfis diferentes nas empresas, onde a empresa IRANI seria a menor delas, apresentando alguns atrativos como margem para crescimento, menor P/VP, Maior DY, menores relações de dívida, todavia, com todas as dificuldades inrerentes a ser uma empresa mid cap, tendo menos investidores e menos capital para buscar concretizar o tal potencial de crescimento.

A empresa KLABIN, que considero estar numa posição intermediária de tamanho entre as outras duas (IRANI e SUZANO), já é uma empresa large cap, com  grande numero de investidores, grande volume diário de investimentos, possui maior facilidade de capitalização junto ao mercado para implementar seus projetos de expansão, inovação e crescimento. Paga um DY relativamente próximo do valor da IRANI, com um P/L mais atrativo, uma margem líquida maior e um ROE de valor praticamente o dobro das outras duas empresas, apesar de um CAGR Receitas 5 anos bem similar entre todas as 3 empresas.

A empresa SUZANO, por ser a maior e mais antiga das três, apresenta algumas peculiaridades. Pelo seu tamanhão e por já estar estabelecida há muito tempo, possui menor margem de crescimento em comparação às outras duas. No mesmo rumo, opta por pagar menor DY aos seus investidores. Todavia, tem o melhor P/EBITDA, melhor MARGEM EBITDA e MELHOR MARGEM BRUTA entre todas as 3 emporesas comparadas, apresentando valores consistentes de margem líquida e endividamento em parâmetros bem saudáveis, controlados e comparáveis às outras duas empresas, mesmo sendo uma empresa bem maior e que movimenta um fluxo de capital também consideravelmente maior que as demais.

 

image.png.b5dd99a3e010df18bda86d490f1869a6.png

 

image.png.76988cbc00302eeaf5702613d2030322.png

 

Enfim.

Qual a melhor? Não sei... acredito que tenha 1 pra cada perfil de carteira... ou até 1 perfil de carteira para as 3...

Fiquem a vontade para criticar, corrigir, acrescentar, opinar...

É a minha primeira análise newbie por aqui... sei que tenho muita coisa pra aprender e lapidar!

Abraços.

 

Fontes dos números:

image.png.242d41cd2fdf3bbcf7752426b6f147fc.png

Rapaz, para uma análise "newbie", começou bem. Uma análise bem feitinha.

Por ora o que vou acrescentar são duas coisinhas:

-  você vai melhorar muito com o módulo 4 indo um pouco mais a fundo no que já colocou que está no caminho. Aliás, parabéns por isso!

- uma curiosidade sobre o tamanho da empresa (small cap, mid cap, etc). Na verdade não existe um consenso universal sobre este tema. Cada lugar tem suas ponderações sobre o que considerar sobre o tamanho de uma empresa e número como parâmetro para tal. Aqui na AUVP o nosso consenso é que empresas de menos de 10 bi de valor de mercado são small caps, de 10 bi até 50 bi são mid caps e acima de 50 bi são large caps (ou também chamado de blue chips).

 

Legal os estudos, amigo!

Bora seguir neles e avançar cada vez mais nos estudos  =)

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Vitor Aguiar E Silva disse:

Lá vai, minha humilde tentativa de cumprir a promessa de exercício da análise das empresas (mesmo estando ainda no módulo 3 - então deem um desconto ao sardinha recém saído das "fraldas investimentícias": 

@Felipe Braz Sant'anna @Flavio Prado @Erik Shine @Edison Paulini @Fabio Curvelano

 @Henrique Magalhães  @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia @Karolmara Paula Nunes

 

BREVE APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO DAS EMPRESAS:

IRANI (RANI3): Empresa que atua no setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco na produção de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis. Sua cadeia de produção abrange de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis, com foco em papel kraft para embalagens. Além disso, sua operação verticalmente integrada oferece embalagens industriais e resinas usadas em diferentes processos produtivos. Embora tenha forte atuação no setor de papel e celulose, sua principal atuação não está no mercado de commodities, e sim na produção de embalagens. Lembrando que suas operações florestais próprias fornecem matéria-prima para todas as unidades industriais mantendo posição estratégica no mercado. Posicionada como medium cap, a empresa possui um impacto significativo no mercado brasileiro, com diversas unidades industriais e florestais.

KLABIN (KLBN11): É uma das maiores empresas do setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco em soluções sustentáveis, possui operação verticalizada, que abrange desde o cultivo de florestas até a produção de papéis e embalagens, garantindo um ciclo completo e sustentável de produção. Adota tecnologias inovadoras como a utilização de biomassa para a geração de energia, alinhando suas operações aos princípios de eficiência energética e baixo impacto ambiental. Com mais de 20 unidades industriais no Brasil, além de filiais em outros países, a Klabin é considerada uma large cap, caracterizada por sua estrutura e capacidade produtiva.

SUZANO (SUZB3): É uma empresa nacional de eixo florestal, com principal atividade em produtos produzidos a partir da plantação de eucalipto, como a fabricação e comercialização de celulose e papel. A companhia está no mercado desde 1924 e conseguiu no ano 2000 alcançar a posição mundial de uma das maiores companhias do ramo. Atualmente, os itens de seu catálogo são fornecidos em todo país, além de exportar papel e celulose para mais de 80 países, dispondo de escritórios na Europa, na América do Norte e na Ásia. A empresa dispõe de mais de 35 mil colaborados e chega ao lar de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Em 2018, a empresa anunciou a fusão com a companhia Fibria, que até aquele momento era considerada a maior produtora de celulose do mundo.

 

EXERCÍCIO DE ANÁLISE COMPARATIVA:

Ao fazer uma análise comparativa das empresas, poderia destacar os seguintes tópicos:

1. IRANI = médium cap

2. KLABIN = large cap (intermediária)

3. Suzano = large cap (uma das maiores empresas do setor no mundo)

No momento avaliado (15/11/2024):

- P/L: Klabin apresenta a relação “Preço sobre o Lucro” mais atrativa das 3 empresas: Klabin (12,28), seguida por Irani (13,19) e Suzano (18,05), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo lucro da Klabin em relação às demais.

-P/VP: Irani apresenta a relação “Preço sobre o valor patrimonial” mais atrativa das 3 empresas: Irani (1,32). Suzano (1,82) e Klabin (2,54), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo patrimônio da empresa Irani em relação às demais.

- EV/EBITDA: Quanto custaria a orgamização da empresa depois de descontado seu caixa. Permite fazer uma comparação simples e direta entre as 3 empresas do mesmo setor: SUZANO (3,33); IRANI (3,64); KLABIN (4,17). OBS: quanto maior o valor, mais caro o investidor está pagando pela empresa em relação ao seu EBITDA.

- DY: No quesito rendimento por ação, a IRANI apresenta um DY de 7,63%, em comparação com um DY de 6,41% da Klabin e um DY de apenas 1,95% da Suzano. Tal condição mostra maior disposição das empresas IRANI e KLABIN em distribuir seus proventos em comparação à empresa SUZANO.

-P/ATIVO: Em relação ao preço sobre o total de ativos, a situação das 3 empresas é bastante similiar: Klabin (0,43), Irani (0,48) e Suzano (0,49), demonstrando que para todas as 3 empresas o valor das suas ações está menor que o preço dos seus próprios ativos, em uma proporção bem semelhante.

- MARGEM EBTIDA: Marcador que mede a produtividade e serve para comparar a lucratividade operacional entre empresas do mesmo setor. Nesse quesito a SUZANO (51,92%) apresente vantagem considerável em relação a KLABIN (32,22% e IRANI (28,61%))

- MARGEM LÍQUIDA: Quanto da receita é convertida em lucro: KILABIN (10,93%); SUZANO (9,59% e IRANI (7,90%).

- DÍVIDA LÌQUIDA/PL: Avalia a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras, quanto menor o valor, menos endividada está a empresa: IRANI (0,86), SUZANO (1,70); KLABIN (2,90)

- DL/EBITDA: Quanto maior o valor, maior a carga de dívida da empresa: IRANI (2,36), SUZANO (3,12); KLABIN (4,76)

- PASSIVOS/ATIVOS: Medida que apresenta quando a empresa está endivida em relação aos seus ativos. Valores menores que 1 são considerados saudáveis e quanto menor o valor, melhor é a situação financeira da empresa: IRANI 0,64), SUZANO (0,73); KLABIN (0,80)

- LÍQ. CORRENTE: Mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo, usando apenas seus ativos correntes: IRANI (2,87), KLABIN (2,30), SUZANO (2,17);

- ROE: Retorno sobre o patrimônio líquido, mede o retorno sobre o capital próprio de uma empresa. Quanto maior esse valor, maior é o retorno que os investidores estão recebendo dos seus investimentos: KLABIN (20,66%), IRANI (10,02%), SUZANO (10,08%);

- CAGR RECEITA 5 ANOS: Mede o crescimento de receita de uma empresa, considerando os 4 últimos trimestres em comparação ao período de 5 anos atrás  KLABIN (12,94%), IRANI (12,06%), SUZANO (10,88%);

 

CONCLUSÕES: Apesar de serem empresas do mesmo setor (papel e celulole), com enfoque em embalagens e outros produtos usados em diversos processos produtivos. É possível perceber perfis diferentes nas empresas, onde a empresa IRANI seria a menor delas, apresentando alguns atrativos como margem para crescimento, menor P/VP, Maior DY, menores relações de dívida, todavia, com todas as dificuldades inrerentes a ser uma empresa mid cap, tendo menos investidores e menos capital para buscar concretizar o tal potencial de crescimento.

A empresa KLABIN, que considero estar numa posição intermediária de tamanho entre as outras duas (IRANI e SUZANO), já é uma empresa large cap, com  grande numero de investidores, grande volume diário de investimentos, possui maior facilidade de capitalização junto ao mercado para implementar seus projetos de expansão, inovação e crescimento. Paga um DY relativamente próximo do valor da IRANI, com um P/L mais atrativo, uma margem líquida maior e um ROE de valor praticamente o dobro das outras duas empresas, apesar de um CAGR Receitas 5 anos bem similar entre todas as 3 empresas.

A empresa SUZANO, por ser a maior e mais antiga das três, apresenta algumas peculiaridades. Pelo seu tamanhão e por já estar estabelecida há muito tempo, possui menor margem de crescimento em comparação às outras duas. No mesmo rumo, opta por pagar menor DY aos seus investidores. Todavia, tem o melhor P/EBITDA, melhor MARGEM EBITDA e MELHOR MARGEM BRUTA entre todas as 3 emporesas comparadas, apresentando valores consistentes de margem líquida e endividamento em parâmetros bem saudáveis, controlados e comparáveis às outras duas empresas, mesmo sendo uma empresa bem maior e que movimenta um fluxo de capital também consideravelmente maior que as demais.

 

image.png.b5dd99a3e010df18bda86d490f1869a6.png

 

image.png.76988cbc00302eeaf5702613d2030322.png

 

Enfim.

Qual a melhor? Não sei... acredito que tenha 1 pra cada perfil de carteira... ou até 1 perfil de carteira para as 3...

Fiquem a vontade para criticar, corrigir, acrescentar, opinar...

É a minha primeira análise newbie por aqui... sei que tenho muita coisa pra aprender e lapidar!

Abraços.

 

Fontes dos números:

image.png.242d41cd2fdf3bbcf7752426b6f147fc.png

Achei Legal essa Analise!! Uma Pergunta aqui para Voce...

Qual delas Vc Recomenda e Porque???

Vou deixar bem Claro que sua Resposta pode influenciar a minha decisão Sr @Vitor Aguiar E Silva

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/11/2024 at 18:43, Vitor Aguiar E Silva disse:

Qual vocês preferem? E porque?

Cara, você fez a pergunta, ai você voltou e fez uma baita analise mega foda, agora pare de nos torturar e diga qual foi a escolhida. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Todos estão curiosos aqui, querendo saber qual foi a empresa vencedora. kkkkkkkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Resposta meramente pessoal ok? Eu iria de Klabin, apesar de Suzano e Irani serem boas empresas também. Vou explicar o porque:

1° Valor de Cotação da Klabin menor. As suas quedas nos ultimos meses ja foram justificadas por um investimento interno na empresa para uma Inovação setorial. E por ser a Empresa mas antiga no mercado. Apesar de não ser a mais antiga na B3, quantas crises ela nao sobreviveu, quantos altos e baixos, e ela contunia inovando. Ultimo balanço ja mostrou q ela ja vai devolver uma resposta positiva aos acionistas. Entao por momento, valores, e aposta na Inovação eu iria de klabin. lembrando que é o momento de comprar Klabin.. minha aposta é que ela valorizara absurdamente.

 

2° Suzano - Boa empresa, estavel, acho caro no 'valor' nao sei se valeria a pena, por mais que seja uma estratégia buy and hold eu acho que optar por aquelas que pode se comprar na baixa, tendo uma convicçao que certamente valorizará eria melhor. mas é otima.

 

3° Se quiser apostar na Irani, não avaliei os valores muito de perto, dei uma pincelada parece boa, e encontra em um momento de queda, de repente é uma boa investida  se la for uma empresa que tem justificativa para os ultimos fechamentos negativos, estiver em crescimento, comprar na baixar é uma aposta.

Mas de todas eu Iria de Klabin com certeza.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Gabriel Silva De Brito disse:

Cara, você fez a pergunta, ai você voltou e fez uma baita analise mega foda, agora pare de nos torturar e diga qual foi a escolhida. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Todos estão curiosos aqui, querendo saber qual foi a empresa vencedora. kkkkkkkkkkk

Fala Gabriel... eu tinha perguntado primeiro... era pra ser uma pergunta informal... ver qual o pessoal mais gosta, tipo um papo de boteco...

Mas aí, falaram pra eu inverter a pergunta... estudar um pouco... e vir com mais embasamento para dar para o pessoal opinar...

Eu não escolhi nenhuma das três ainda... vou esperar terminar o curso... hahahahah

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Bruno Rangel disse:

Achei Legal essa Analise!! Uma Pergunta aqui para Voce...

Qual delas Vc Recomenda e Porque???

Vou deixar bem Claro que sua Resposta pode influenciar a minha decisão Sr @Vitor Aguiar E Silva

Muita responsa, Sr. Bruno!!!!

Espera eu terminar o curso... senão a chance de eu "recomendar" algo não muito satisfatório... é grande!!!! Hahaha...

Antes de eu fazer esse pequeno estudo, eu tinha propensão a escolher a Irani, pensando no maior DY e em maior espaço para crescimento (por ser uma mid cap)... mas depois de analisar as 3 confesso que fiquei com mais dúvidas do que respostas... porque no fundo as empresas menores estão mais expostas aos riscos né... e eu não sei se já tenho segurança, conhecimento e estômago para seguir por esse caminho (antes de terminar o curso e ganhar um pouco de experiência real fazendo investimentos)...

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Vitor Aguiar E Silva muito legal a análise e a evolução que você teve. Veja que interessante que você fez uma análise fundamentalista e que, ao decorrer do curso, você irá aprofundar em outros aspectos, que eu diria que são muito mais complexos. Por isso demora-se tanto para escolher uma empresa para se tornar sócio.

Só um adendo nesse setor e que na minha opinião é essencial para o futuro é a questão de investimento em desenvolvimento, pesquiva, inovação. E também que se tem algum lugar que as medidas de sustentabilidade podem realmente gerar algo, também é nesse setor (e não ser apenas um enfeite dos relatórios). 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/11/2024 at 14:34, Vitor Aguiar E Silva disse:

Lá vai, minha humilde tentativa de cumprir a promessa de exercício da análise das empresas (mesmo estando ainda no módulo 3 - então deem um desconto ao sardinha recém saído das "fraldas investimentícias": 

@Felipe Braz Sant'anna @Flavio Prado @Erik Shine @Edison Paulini @Fabio Curvelano

 @Henrique Magalhães  @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia @Karolmara Paula Nunes

 

BREVE APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO DAS EMPRESAS:

IRANI (RANI3): Empresa que atua no setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco na produção de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis. Sua cadeia de produção abrange de papéis recicláveis e embalagens sustentáveis, com foco em papel kraft para embalagens. Além disso, sua operação verticalmente integrada oferece embalagens industriais e resinas usadas em diferentes processos produtivos. Embora tenha forte atuação no setor de papel e celulose, sua principal atuação não está no mercado de commodities, e sim na produção de embalagens. Lembrando que suas operações florestais próprias fornecem matéria-prima para todas as unidades industriais mantendo posição estratégica no mercado. Posicionada como medium cap, a empresa possui um impacto significativo no mercado brasileiro, com diversas unidades industriais e florestais.

KLABIN (KLBN11): É uma das maiores empresas do setor de materiais básicos e subsetor de madeira e papel, com foco em soluções sustentáveis, possui operação verticalizada, que abrange desde o cultivo de florestas até a produção de papéis e embalagens, garantindo um ciclo completo e sustentável de produção. Adota tecnologias inovadoras como a utilização de biomassa para a geração de energia, alinhando suas operações aos princípios de eficiência energética e baixo impacto ambiental. Com mais de 20 unidades industriais no Brasil, além de filiais em outros países, a Klabin é considerada uma large cap, caracterizada por sua estrutura e capacidade produtiva.

SUZANO (SUZB3): É uma empresa nacional de eixo florestal, com principal atividade em produtos produzidos a partir da plantação de eucalipto, como a fabricação e comercialização de celulose e papel. A companhia está no mercado desde 1924 e conseguiu no ano 2000 alcançar a posição mundial de uma das maiores companhias do ramo. Atualmente, os itens de seu catálogo são fornecidos em todo país, além de exportar papel e celulose para mais de 80 países, dispondo de escritórios na Europa, na América do Norte e na Ásia. A empresa dispõe de mais de 35 mil colaborados e chega ao lar de mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Em 2018, a empresa anunciou a fusão com a companhia Fibria, que até aquele momento era considerada a maior produtora de celulose do mundo.

 

EXERCÍCIO DE ANÁLISE COMPARATIVA:

Ao fazer uma análise comparativa das empresas, poderia destacar os seguintes tópicos:

1. IRANI = médium cap

2. KLABIN = large cap (intermediária)

3. Suzano = large cap (uma das maiores empresas do setor no mundo)

No momento avaliado (15/11/2024):

- P/L: Klabin apresenta a relação “Preço sobre o Lucro” mais atrativa das 3 empresas: Klabin (12,28), seguida por Irani (13,19) e Suzano (18,05), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo lucro da Klabin em relação às demais.

-P/VP: Irani apresenta a relação “Preço sobre o valor patrimonial” mais atrativa das 3 empresas: Irani (1,32). Suzano (1,82) e Klabin (2,54), ou seja, esta-se pagando mais barato pelo patrimônio da empresa Irani em relação às demais.

- EV/EBITDA: Quanto custaria a orgamização da empresa depois de descontado seu caixa. Permite fazer uma comparação simples e direta entre as 3 empresas do mesmo setor: SUZANO (3,33); IRANI (3,64); KLABIN (4,17). OBS: quanto maior o valor, mais caro o investidor está pagando pela empresa em relação ao seu EBITDA.

- DY: No quesito rendimento por ação, a IRANI apresenta um DY de 7,63%, em comparação com um DY de 6,41% da Klabin e um DY de apenas 1,95% da Suzano. Tal condição mostra maior disposição das empresas IRANI e KLABIN em distribuir seus proventos em comparação à empresa SUZANO.

-P/ATIVO: Em relação ao preço sobre o total de ativos, a situação das 3 empresas é bastante similiar: Klabin (0,43), Irani (0,48) e Suzano (0,49), demonstrando que para todas as 3 empresas o valor das suas ações está menor que o preço dos seus próprios ativos, em uma proporção bem semelhante.

- MARGEM EBTIDA: Marcador que mede a produtividade e serve para comparar a lucratividade operacional entre empresas do mesmo setor. Nesse quesito a SUZANO (51,92%) apresente vantagem considerável em relação a KLABIN (32,22% e IRANI (28,61%))

- MARGEM LÍQUIDA: Quanto da receita é convertida em lucro: KILABIN (10,93%); SUZANO (9,59% e IRANI (7,90%).

- DÍVIDA LÌQUIDA/PL: Avalia a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras, quanto menor o valor, menos endividada está a empresa: IRANI (0,86), SUZANO (1,70); KLABIN (2,90)

- DL/EBITDA: Quanto maior o valor, maior a carga de dívida da empresa: IRANI (2,36), SUZANO (3,12); KLABIN (4,76)

- PASSIVOS/ATIVOS: Medida que apresenta quando a empresa está endivida em relação aos seus ativos. Valores menores que 1 são considerados saudáveis e quanto menor o valor, melhor é a situação financeira da empresa: IRANI 0,64), SUZANO (0,73); KLABIN (0,80)

- LÍQ. CORRENTE: Mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo, usando apenas seus ativos correntes: IRANI (2,87), KLABIN (2,30), SUZANO (2,17);

- ROE: Retorno sobre o patrimônio líquido, mede o retorno sobre o capital próprio de uma empresa. Quanto maior esse valor, maior é o retorno que os investidores estão recebendo dos seus investimentos: KLABIN (20,66%), IRANI (10,02%), SUZANO (10,08%);

- CAGR RECEITA 5 ANOS: Mede o crescimento de receita de uma empresa, considerando os 4 últimos trimestres em comparação ao período de 5 anos atrás  KLABIN (12,94%), IRANI (12,06%), SUZANO (10,88%);

 

CONCLUSÕES: Apesar de serem empresas do mesmo setor (papel e celulole), com enfoque em embalagens e outros produtos usados em diversos processos produtivos. É possível perceber perfis diferentes nas empresas, onde a empresa IRANI seria a menor delas, apresentando alguns atrativos como margem para crescimento, menor P/VP, Maior DY, menores relações de dívida, todavia, com todas as dificuldades inrerentes a ser uma empresa mid cap, tendo menos investidores e menos capital para buscar concretizar o tal potencial de crescimento.

A empresa KLABIN, que considero estar numa posição intermediária de tamanho entre as outras duas (IRANI e SUZANO), já é uma empresa large cap, com  grande numero de investidores, grande volume diário de investimentos, possui maior facilidade de capitalização junto ao mercado para implementar seus projetos de expansão, inovação e crescimento. Paga um DY relativamente próximo do valor da IRANI, com um P/L mais atrativo, uma margem líquida maior e um ROE de valor praticamente o dobro das outras duas empresas, apesar de um CAGR Receitas 5 anos bem similar entre todas as 3 empresas.

A empresa SUZANO, por ser a maior e mais antiga das três, apresenta algumas peculiaridades. Pelo seu tamanhão e por já estar estabelecida há muito tempo, possui menor margem de crescimento em comparação às outras duas. No mesmo rumo, opta por pagar menor DY aos seus investidores. Todavia, tem o melhor P/EBITDA, melhor MARGEM EBITDA e MELHOR MARGEM BRUTA entre todas as 3 emporesas comparadas, apresentando valores consistentes de margem líquida e endividamento em parâmetros bem saudáveis, controlados e comparáveis às outras duas empresas, mesmo sendo uma empresa bem maior e que movimenta um fluxo de capital também consideravelmente maior que as demais.

 

image.png.b5dd99a3e010df18bda86d490f1869a6.png

 

image.png.76988cbc00302eeaf5702613d2030322.png

 

Enfim.

Qual a melhor? Não sei... acredito que tenha 1 pra cada perfil de carteira... ou até 1 perfil de carteira para as 3...

Fiquem a vontade para criticar, corrigir, acrescentar, opinar...

É a minha primeira análise newbie por aqui... sei que tenho muita coisa pra aprender e lapidar!

Abraços.

 

Fontes dos números:

image.png.242d41cd2fdf3bbcf7752426b6f147fc.png

@Vitor Aguiar E Silva,

Parabéns por sua excelente análise, mas com certeza a conclusão do módulo 4 vai te trazer ainda mais dúvidas... Rsss.

Particularmente não possuo nenhuma das 3 na minha carteira, porque reputo "apimentadas" essas empresas, inclusive por serem cíclicas e tal, e aí se for pra apimentar mesmo, prefiro logo uma "Carolina reaper" do q uma "dedo-de-moça" rssss.

Mas como promessa é dívida, darei meu "pitaco" sobre isso tudo...

Dentre essas incorporaria klabin na carteira:

1. E a mais antiga e experimentou muitas crises, tem uma boa história;

2. Fez altos investimentos nos últimos anos com o projeto puma, oq aumentou sua dívida, que ainda é equilibrada, mas está visivelmente focada em resultados futuros;

3. Margem líquida melhor do q seus pares, demonstrando melhor proveito de sua margem bruta menor;

4. Melhor ROE do q os pares, demonstrando tb conseguir mais com menos, pois é o dobro dos pares ;

5. Possível crescimento maior no longo prazo, devido aos investimentos, além de cagr melhor numericamente ;

Em suma, creio que seja isso meu caro!

Lembrando que não é recomendação de compra ou venda, apenas um "pitaco" mesmo...

E parabéns novamente pela análise. Apesar de "newbie", eh bastante boa para quem não avançou no módulo pertinente às análises de ações e balanços. 👏🏼👏🏼

Bora pra cima 🚀

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
Grafia
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...