Jump to content
  • 0

A queda do preço das ações prejudica efetivamente uma empresa?


Marcelo Allan De Melo Silva

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Marcelo Allan De Melo Silva disse:

A queda do preço das ações prejudica efetivamente uma empresa?
Explico.
Se a Nubank faz um IPO para arrecadar dinheiro e vende 1.000.000 de ações por 20 reais, ela arrecada 20M e esse dinheiro vai para o caixa da empresa. Mas se depois de alguns anos as ações caem para 10 reais, a empresa em sí perde algo com isso? Os ativos, os lucros e as operações continuam iguais, certo? Porque se alguém venda a ação por 10 ou 50 reais esse dinheiro não entra mais no caixa da empresa, só circula entre os acionistas.
Diante desse cenário, pergunto: A queda do preço das ações prejudica efetivamente uma empresa?

Bom dia, @Marcelo Allan De Melo Silva !

Apenas complementando as respostas dos nossos amigos.

Após a captação de recursos, o preço por ação não vai afetar diretamente os lucros da empresa. O impacto é mais no valor de mercado que tem parte constituída pelo capital social mas isso não afeta por exemplo, um LPA (Lucro Por Ação) que usa como base de cálculo a quantidade de ações em circulação e não o preço delas.

Logo, está correta sua afirmação que os lucros não sofrem alterações diretas pois o capital já foi captado e utilizado de alguma maneira.

Na prática o que vai mais afetar a empresa no quesito preço dos ativos será sua liquidez pois como você mesmo disse, a circulação das ações é feita no mercado entre  outros investidores. Mas indefere sobre sua operação e eficiência.

 

Espero que agregue um pouco mais ao tema!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

@Marcelo Allan De Melo Silva, Um complemento nas respostas dos colegas acima, a queda no mercado secundário, não afeta diretamente a empresa, a queda nas ações afetam a credibilidade da empresa, afinal para o público em geral que veem o jornal e a notícia é qua a empresa X está em queda, a notícia vira que a empresa está quebrando, o que pode gerar algum grau de dano. A grande questão do mercado secundário é que no IPO só é disponibilizado ao mercado uma parte da empresa, o restante da empresa normalmente se mantêm sob propriedade do fundador da empresa e de seus gestores, que tem seu patrimônio atrelado ao valor das ações, portanto eles tem como objetivo manter ou aumentar o valor no mercado secundário, além claro de que essa empresa apresente lucro para os rendimentos, o que geralmente aumenta a cotação das empresas saudáveis.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...