Jump to content
  • 0

Pontuação na renda fixa

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Para gerenciar sua carteira de renda fixa de maneira eficiente, como no caso de CDBs, Tesouro Direto ou debêntures, LCI, LCAs, você pode adotar uma estratégia de pontuação com base em critérios que refletem tanto o risco quanto o retorno do investimento. Por exemplo, em um primeiro critério a ser considerado você pode checar a rentabilidade esperada. Quanto maior a taxa de juros ou rendimento do investimento, maior pode ser a pontuação, especialmente se esses rendimentos se ajustarem ao seu perfil de risco. Investimentos com retornos mais altos geralmente merecem uma pontuação mais favorável, mas é importante lembrar que esse retorno deve estar alinhado ao seu apetite por risco. Quando estamos falando de renda fixa, temos um risco mais baixo, mas o risco ainda existe.

O prazo de vencimento também impacta na pontuação. Investimentos de curto prazo, com vencimento abaixo de um ano, podem ser pontuados de maneira diferente dos de longo prazo, já que eles oferecem mais previsibilidade em um cenário de taxa de juros volátil. O tempo até o vencimento pode afetar sua flexibilidade e, consequentemente, o risco do investimento. Também considero importante avaliar os prazos de acordo com seus objetivos para estes investimentos. Por exemplo, se você pensa em trocar de carro em dois anos, você pode ter um investimento de curto prazo voltado para este objetivo. Já investimentos pensando em um cenário de liberdade financeira, aposentadoria, podem ser títulos mais longos.

Eu, sinceramente, não gosto de títulos muito longos, títulos de longo prazo são mais sensíveis às flutuações das taxas de juros. Quando as taxas de juros aumentam, os preços dos títulos de longo prazo tendem a cair mais do que os de curto prazo. Isso acontece porque, como o título ficará "preso" por um período mais longo, o investidor não conseguirá aproveitar uma possível alta nas taxas de juros nos anos seguintes, e o valor presente dos pagamentos futuros do título diminui. Eu prefiro aproveitar, em alguns momentos a marcação a marcado ou o próprio vencimento dos títulos para reinvestir em ativos melhores no período. Além disso, nossos objetivos podem se alterar de tempos em tempos. Mas, eu, por exemplo, gosto de fazer uma gestão mais ativa da minha carteira, isso vai de pessoa para pessoa.

Por fim, é crucial considerar o risco de crédito. Quando o investimento é vinculado a um emissor específico, como no caso de CDBs ou debêntures, é necessário avaliar o risco de "calote" (default) da empresa emissora. Títulos emitidos pelo governo, como o Tesouro Direto, têm um risco de crédito muito menor, o que lhes confere uma pontuação mais alta (por exemplo, uma nota 10). Já os investimentos com maior risco de crédito, como debêntures de empresas com saúde financeira instável, tendem a ter uma pontuação mais baixa. Por isso, também vale a pena (e muito) prestar atenção em títulos prometendo rentabilidade muito alta, se estão entregando as garantias necessárias para cumprir o pagamento.

Com esses critérios em mente, você pode atribuir uma pontuação aos seus investimentos de renda fixa, o que facilita a comparação e ajuda na gestão da sua carteira. Além disso, o diagrama do cerrado ajuda demais nesse trabalho.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Bom questionamento @Andrea Regina Rodrigues Carvalho, como nossa colega já disse é algo meio pessoal e depende da forma como você avalia os produtos da RF, mas os quesitos de rentabilidade, segurança e prazo são os principais que levo em conta para decidir a pontuação e não deixar tão subjetivo.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigada Edson.

Eu estava pensando em considerar, além do risco, as oportunidades. Mas complica, não é? Cheguei a pensar em bolar uma assistente de IA que avaliasse cada título em particular e pontuar conforme as tendências econômicas do momento  EX: Se estimativa do mercado é uma subida dos juros, então, Um Tesouro prefixado com juros menor pontuaria mais baixo. 

Estou ensandecida, querendo complicar e achar pelo em ovo 😵‍💫 🤪

Muito obrigada pela ajuda e por me ajudar a colocar o pé no chão e não complicar algo que não é necessário. 

Valeu um montão 🤪

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Andrea Regina Rodrigues Carvalho disse:

Eu estava pensando em considerar, além do risco, as oportunidades. Mas complica, não é? Cheguei a pensar em bolar uma assistente de IA que avaliasse cada título em particular e pontuar conforme as tendências econômicas do momento  EX: Se estimativa do mercado é uma subida dos juros, então, Um Tesouro prefixado com juros menor pontuaria mais baixo. 

@Andrea Regina Rodrigues Carvalho na minha opinião isso seria realmente complicar algo sem necessidade  😅

Quando o diagrama fizer a sugestão de aportes, você não conseguirá investir nos mesmos títulos em vista que a taxa muda diariamente. Na prática você acabará pegando valor indicado pelo diagrama na sugestão de aporte em renda fixa e fará uma avaliação sobre qual título tem de melhor para investir no mercado. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...