Jump to content
  • 0

Investimento para reserva de emegencia.

Pergunta

👏..... Então vamos lá...... (desculpem não resisti ao plágio)

Hoje tenho uma reserva de emrgencia relativamente interessante, dividida entre 2 bancos.

- Nubank na caixinha 100% CDI - Não sinto segurança no Nubank

-Santander  em CDB 102%CDI (vencimento 27) - Sempre acho que bancão estão querendo me roubar.

Tenho pensado e estudado as melhores opções para realocar essa reserva de emergencia e estou cogitando trazer para o BTG (AUVP)

Gostaria de saber se teriam sugestões para me fazer, talvez mais de um investimento mas ambos na plataforma.

Desde já agradeço!

• Brabo 3
Link para compartilhar

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Fala Thiago!

Vlw a resposta!

Mas deixar em conta corrente acaba que o valor desvaloriza no final!

Estou procurando alternativas para algum investimento simples, com algum rendimento (superando a inflação já está legal) com liquidez diária.

De qualquer forma obrigado por compartilhar sua estratégia!

Abraço

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
53 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Regis Edgar Castilho Junior antes de mais nada vale lembrar que reserva de emergência não é investimento e não devemos pensar em rentabilidade, e sim devemos pensar/priorizar disponibilidade.

A sugestão que damos aqui na AUVP ESCOLA é que tenha metade no Tesouro Selic 2029 (ou vencimento mais longo no momento), uma parte na conta do bancão, podendo estar em CDB de liquidez diária com baixa automática para a conta, e 1 ou 2 meses em espécie em casa. Esta seria a distribuição bem conservadora e segura.

Se o CDB do Santander for de liquidez diária e com baixa automática para a conta corrente, me parece OK. O Nubank temos nossas restrições, pois se der um pau no aplicativo e você não conseguir fazer transferência e nem sacar, não tem agência física para ir sacar e reclamar.

54 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Regis Edgar Castilho Junior antes de mais nada vale lembrar que reserva de emergência não é investimento e não devemos pensar em rentabilidade, e sim devemos pensar/priorizar disponibilidade.

A sugestão que damos aqui na AUVP ESCOLA é que tenha metade no Tesouro Selic 2029 (ou vencimento mais longo no momento), uma parte na conta do bancão, podendo estar em CDB de liquidez diária com baixa automática para a conta, e 1 ou 2 meses em espécie em casa. Esta seria a distribuição bem conservadora e segura.

Se o CDB do Santander for de liquidez diária e com baixa automática para a conta corrente, me parece OK. O Nubank temos nossas restrições, pois se der um pau no aplicativo e você não conseguir fazer transferência e nem sacar, não tem agência física para ir sacar e reclamar.

Obrigado pelo help de sempre Flavio!

Cara saberia me explicar o motivo de deixar um valor desses em espécie em casa? Me parece arriscado!

Vou conferir o tesouro selic, mas acha que talvez LCI ou LCA de curto prazo não seria mais interessante nesse caso?

Novamente agradeço 

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Eu tenho CDB resgate diário no Sofisa Direto, que paga 110% do CDI e pode ser resgatado a qualquer dia. 
Não é útil para emergências de final de semana ou coisas assim, aí eu contaria com o cartão de crédito ou cheque especial mesmo.
Mas para o que é urgente (mas não desesperador) eu acredito que seja uma boa opção.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Vai aí uma pergunta polêmica e nunca testei pra saber da realidade. Pergunta : se tiver dinheiro na conta corrente de um banco digital (C6 bank, Inter ou Nubank) o aplicativo fora do ar eu posso retirar dinheiro no caixa 24 horas ? Eu preciso testar isso🔥 👀🔥

Editado por Lucas Ferro
Corrigir nomes(inter e Nubank)
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Regis Edgar Castilho Junior disse:

Muito obrigado Hamilton,

um colega havia me comentado sobre esse CDB.

Tem que abrir conta na SOFISA né?

Talvez valha a pena!

Abraço

Sim, eu tenho conta lá, só com o CDB, mais nada. Como é para reserva, não mexo.
Eu também tenho no Banco Paulista, nas mesma situação.
E estou avaliando o BMG, que tem um CDG progressivo, ou seja, quanto mais tempo deixar, mais % sobre o CDI você tem. Se a ideia é não mexer, pode valer a pena.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Lucas Ferro disse:

Vai aí uma pergunta polêmica e nunca testei pra saber da realidade. Pergunta : se tiver dinheiro na conta corrente de um banco digital (C6 bank, Internet ou Nunbank) o aplicativo fora do ar eu posso retirar dinheiro no caixa 24 horas ? Eu preciso testar isso🔥 👀🔥

Se for um saque normal, da conta, acredito que sim. Só se o banco caiu inteiro que não daria.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 03/12/2024 at 16:12, Hamilton Tenório Da Silva disse:

CDB resgate diário no Sofisa Direto, que paga 110% do CDI

Uma das minhas opções além da poupança e tesouro. Faço a separação em 3 partes. Tesouro pela Segurança, CDB Sofisa para eventuais problemas no Tesouro e Poupança para eventuais problemas no Sofisa. Acho improvável das problema nos três ao mesmo tempo 🤣. Ainda assim, pretendo trazer uma parte para papel e guardar em casa 

• Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar

• 0
On 02/12/2024 at 15:53, Regis Edgar Castilho Junior disse:

👏..... Então vamos lá...... (desculpem não resisti ao plágio)

Hoje tenho uma reserva de emrgencia relativamente interessante, dividida entre 2 bancos.

- Nubank na caixinha 100% CDI - Não sinto segurança no Nubank

-Santander  em CDB 102%CDI (vencimento 27) - Sempre acho que bancão estão querendo me roubar.

Tenho pensado e estudado as melhores opções para realocar essa reserva de emergencia e estou cogitando trazer para o BTG (AUVP)

Gostaria de saber se teriam sugestões para me fazer, talvez mais de um investimento mas ambos na plataforma.

Desde já agradeço!

A reserva de emergência é a base da saúde financeira, e a escolha de onde mantê-la deve equilibrar segurança, liquidez e rendimento, priorizando a facilidade de acesso aos recursos quando necessário. Conforme o pessoal já falou, ele não é tratado como investimento, mas para atender alguma necessidade emergencial, por isso a importância da liquidez e acesso rápido ao valor.

Concordo na questão pontuada do Nubank de talvez não seja a melhor opção de se manter a reserva, em relação ao Santander, com CDB a 102% do CDI, oferecendo liquidez diária, atenderia a função da reserva.

Eu optaria por deixar um mês (em média) dos custos fixos em espécie em algum lugar seguro. Uma parte você pode deixar em um bancão, como Santander com liquidez diária (eu deixo 2 meses de custos fixos) e o restante no Tesouro SELIC é a escolha mais segura para reservas de emergência. Ele tem liquidez diária (D+1) e está vinculado ao governo, oferecendo a garantia máxima do mercado.

Em resumo:

- Alocar uma parte no Tesouro SELIC, como o núcleo mais seguro da reserva.

- Outra parte em um CDB de liquidez diária que renda acima de 100% do CDI (bancão)

- Outra parte em espécie (para uma emergência mais "urgente" (imagine cai o sistema bancário - ex: houve um dia que o sistema PIX estava fora do ar na parte da manhã ou acontece algo que não te permita transferir ou sacar). E o Tesouro fica fora de final de semana.

EU faço dessa forma, mas veja sua realidade. De todo modo, é bom ter diversas opções para resolver caso precise de acesso a sua reserva.

Link para compartilhar

• Criar novo...