Valesca Postado 7 de Dezembro Compartilhar Postado 7 de Dezembro Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Rodolfo Antonici Postado 8 de Dezembro Compartilhar Postado 8 de Dezembro @Valesca De Campos Mendes existem algumas razões: 1. Margens apertadas: o que eles vendem é padronizado, por exemplo: um iPhone vai ser um iPhone, não importa se você está comprando na Magalu ou na Ponto, logo a alta concorrência do setor os força a brigar pelo menor preço, já que não existe o que eles possam agregar de valor. 2. Reposição de estoque: imagine que a Magalu compre o produto por 1.000, venda por 1.200, ela lucrou 200 certo? Não exatamente, entre a compra e a venda o preço no fornecedor pode ter sido reajustado para 1.300, logo ela vendeu em um "prejuízo" de 100. 3. Pagamento à prazo: se o cliente opta por parcelar ela é obrigada a levar em consideração o fluxo de pagamento do cliente à prazo versos a reposição de estoque à vista, isso gera um fluxo de caixa negativo no curto período ou fazer a antecipação com o banco, o que inclui taxas. 4. Alta complexidade: no varejo existe uma complexidade logística entre manter lojas abastecidas, entregas e envelhecimento do estoque, isso tudo gera custos, que espremem as margens. 5. Direitos do consumidor: quando um cliente abre um produto e devolve, ele deixa de ser novo e passa a ser vendido no modelo open box. Coloque todo o restante que o CDC coloca de imposição e toda essa operação fica cara. 6. Ciclos econômicos: o varejo brasileiro depende diretamente da taxa de juros para que as pessoas façam seus parcelamentos, então o varejo sempre passa por uma alta variação de faturamento. 7. Falta de controle: muito parecido com as cias aéreas, o varejo controla muito pouco de toda a sua operação, os preços dos produtos ao varejista são definidos pelo fabricante, o aluguel da loja/galpão é controlado pelo dono o imóvel, da logística por gasolina e terceiros, no final sobra pouco sobre o controle do varejo para espremer algum lucro. Isso não quer dizer que não vale ser dono de uma empresa de varejo, porque os cargos que você ocupa dentro da empresa tem remunerações altas, no entanto o que sobra para o acionista é migalha 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Louise Valença Postado 7 de Dezembro Compartilhar Postado 7 de Dezembro Olá, Nunca estudei o setor de forma mais aprofundada, mas provavelmente é devido a elevada concorrência, baixa barreira de entrada (facilidade para abertura de loja ou e-commerce), sensível a economia (taxas de juros elevadas, acarreta em menos vendas), e provavelmente tem vários outros. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Ricardo O Postado 8 de Dezembro Compartilhar Postado 8 de Dezembro On 06/12/2024 at 21:42, Valesca De Campos Mendes disse: Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva? As vendas parceladas e a baixa margem de lucro 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 8 de Dezembro Compartilhar Postado 8 de Dezembro On 06/12/2024 at 21:42, Valesca De Campos Mendes disse: Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva? @Valesca De Campos Mendes assim como a @Louise Valença nunca estudei o Setor, pois não creio que seja que exista alguma empresa saudável rsrs Pensando nas lojas de varejo, eles basicamente oferecem todos os mesmos produtos, então o que vale é preço e aí lasca rsrsrs Sofrem com variação do dólar, pois vendem à prazo em Reais e precisam comprar num prazo bem mais curto e muitas vezes com dólar mais caro. E a margem vai sendo espremida. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Debora Paes Postado 8 de Dezembro Compartilhar Postado 8 de Dezembro Acredito que o principal desafio seja a alta competitividade(produtos chineses) e os altas cargas tributárias. Na época em que estudava em outra plataforma fazíamos um estudo em Magalu com análise técnica(que inclusive nesse curso percebi que a fundamentalista é o que realmente faz a diferença, mas voltando a sua pergunta o mercado brasileira sofre muito oscilação e impacto do governo e econômico, nunca foi um setor que eu investe. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Valesca Postado 9 de Dezembro Author Compartilhar Postado 9 de Dezembro 16 horas atrás, Rodolfo Antonici disse: @Valesca De Campos Mendes existem algumas razões: 1. Margens apertadas: o que eles vendem é padronizado, por exemplo: um iPhone vai ser um iPhone, não importa se você está comprando na Magalu ou na Ponto, logo a alta concorrência do setor os força a brigar pelo menor preço, já que não existe o que eles possam agregar de valor. 2. Reposição de estoque: imagine que a Magalu compre o produto por 1.000, venda por 1.200, ela lucrou 200 certo? Não exatamente, entre a compra e a venda o preço no fornecedor pode ter sido reajustado para 1.300, logo ela vendeu em um "prejuízo" de 100. 3. Pagamento à prazo: se o cliente opta por parcelar ela é obrigada a levar em consideração o fluxo de pagamento do cliente à prazo versos a reposição de estoque à vista, isso gera um fluxo de caixa negativo no curto período ou fazer a antecipação com o banco, o que inclui taxas. 4. Alta complexidade: no varejo existe uma complexidade logística entre manter lojas abastecidas, entregas e envelhecimento do estoque, isso tudo gera custos, que espremem as margens. 5. Direitos do consumidor: quando um cliente abre um produto e devolve, ele deixa de ser novo e passa a ser vendido no modelo open box. Coloque todo o restante que o CDC coloca de imposição e toda essa operação fica cara. 6. Ciclos econômicos: o varejo brasileiro depende diretamente da taxa de juros para que as pessoas façam seus parcelamentos, então o varejo sempre passa por uma alta variação de faturamento. 7. Falta de controle: muito parecido com as cias aéreas, o varejo controla muito pouco de toda a sua operação, os preços dos produtos ao varejista são definidos pelo fabricante, o aluguel da loja/galpão é controlado pelo dono o imóvel, da logística por gasolina e terceiros, no final sobra pouco sobre o controle do varejo para espremer algum lucro. Isso não quer dizer que não vale ser dono de uma empresa de varejo, porque os cargos que você ocupa dentro da empresa tem remunerações altas, no entanto o que sobra para o acionista é migalha Muito obrigado, consegui entender claramente por essa ótica 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Daniele Vilela Postado 9 de Dezembro Compartilhar Postado 9 de Dezembro On 06/12/2024 at 21:42, Valesca De Campos Mendes disse: Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva? A margem líquida no setor de varejo dificilmente é positiva devido a vários fatores estruturais que impactam diretamente a lucratividade. O varejo, de forma geral, opera com margens brutas relativamente baixas, já que a competição no setor é acirrada, obrigando as empresas a manterem preços competitivos para atrair e fidelizar clientes. Isso reduz a capacidade de repassar custos ao consumidor final. Além disso, os custos operacionais no varejo são elevados, por exemplo, aluguéis de pontos comerciais, despesas com logística e transporte, folha de pagamento, marketing e tecnologia (especialmente com o crescimento do ecommerce). Esses custos fixos e variáveis são difíceis de reduzir sem comprometer a qualidade do serviço ou a experiência do cliente. Outro fator é o impacto da carga tributária que é alta no nosso país. Impostos sobre mercadorias e serviços pesam bastante no setor varejista, afetando diretamente a lucratividade. Além da alta dependência de capital de giro que também é uma característica do setor. Empresas de varejo precisam manter estoques para atender à demanda e, muitas vezes, oferecem condições de pagamento facilitadas aos clientes, enquanto arcam com prazos curtos para pagamento a fornecedores. Isso pode gerar uma pressão adicional sobre o fluxo de caixa, especialmente em momentos de alta inflação ou juros elevados, aumentando as despesas financeiras. Em geral, empresas que conseguem reverter essa tendência geralmente têm modelos operacionais extremamente eficientes ou operam em nichos de maior valor agregado. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Valesca
Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva?
Link para compartilhar
Share on other sites
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
8/Dez
4
7/Dez
2
9/Dez
2
Top Posters For This Question
Valesca 2 posts
Flavio Prado 1 post
Ricardo O 1 post
Louise Valença 1 post
DIAS POPULARES
8/Dez 2024
4 posts
7/Dez 2024
2 posts
9/Dez 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Rodolfo Antonici
@Valesca De Campos Mendes existem algumas razões: 1. Margens apertadas: o que eles vendem é padronizado, por exemplo: um iPhone vai ser um iPhone, não importa se você está comprando na Magalu ou
Valesca
Qual a razão da margem líquida no varejo dificilmente ser positiva?
Flavio Prado
@Valesca De Campos Mendes assim como a @Louise Valença nunca estudei o Setor, pois não creio que seja que exista alguma empresa saudável rsrs Pensando nas lojas de varejo, eles basicamente oferec
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts