Fala pessoal, até vi que tem alguns tópicos sobre isso, mas ainda não consegui achar a melhor forma pra mim então resolvi criar esse.
A primeira dúvida é: como dividir a renda fixa no diagrama?
Por um tempo eu dividi por tipo de investimento e por indíce, então ficava mais ou menos assim:
Tesouro prefixado
Tesouro IPCA+
Tesouro selic
CDB prefixado
CDB IPCA
CDB SELIC
E assim por diante. O problema dessa abordagem é que acaba fragmentando demais o aporte, então ficam valores muito pequenos pra cada tipo de ativo. Aí tentei mudar e agora agrupei somente por tipo, então está assim:
Tesouro direto (IPCA, SELIC e prefixado): nota 10
LCIs, LCAs e CDBs: nota 8
CRIs, CRAs e Debêntures: nota 3
Mas daí, surgem dois problemas: o primeiro é que resolvi rever a aula de contrafluxo hoje, e nela o Raul usa de exemplo na carteira a divisão por índice (então teria um investimento para IPCA, outro pra prefixado e assim por diante). Dividindo como estou fazendo hoje, eu acabaria perdendo o "benefício" de escolher o tipo de índice que seria o melhor seguindo o contrafluxo do momento. E o segundo problema é que CRIs, CRAs e debêntures, pela nota mais baixa, sempre indicam aportes pequenos, entre 100 e 300 reais (pois meus aportes nunca passam de R$3.000,00), e simplesmente não há esse tipo de investimento nesse valor. O que eu tenho feito é deixar de investir neles, e colocar o valor equivalente no tesouro ou em CDBs/LCIs/LCAs, pensando que essa descompensação vá fazer com que o diagrama aumente a sugestão de aportes em CRIs/CRAs até que chegue em um valor possível de investir, mas não sei se estou fazendo certo.
Então, resumindo:
Como organizar a renda fixa no diagrama? Alguém está usando um método que tem dado certo faz tempo?
Como fazer nesse caso da baixa recomendação de CRIs e CRAs? E será que vale a pena, dado o risco, deixá-los no diagrama?
E uma terceira dúvida: os CDBs e os LCIs/LCAs são tão mais arriscados do que o Tesouro que não compense simplesmente investir neles, dado a maior rentabilidade, do que continuar aportando no Tesouro?
Pergunta
Allan Wild Jerke
Fala pessoal, até vi que tem alguns tópicos sobre isso, mas ainda não consegui achar a melhor forma pra mim então resolvi criar esse.
A primeira dúvida é: como dividir a renda fixa no diagrama?
Por um tempo eu dividi por tipo de investimento e por indíce, então ficava mais ou menos assim:
E assim por diante. O problema dessa abordagem é que acaba fragmentando demais o aporte, então ficam valores muito pequenos pra cada tipo de ativo. Aí tentei mudar e agora agrupei somente por tipo, então está assim:
Mas daí, surgem dois problemas: o primeiro é que resolvi rever a aula de contrafluxo hoje, e nela o Raul usa de exemplo na carteira a divisão por índice (então teria um investimento para IPCA, outro pra prefixado e assim por diante). Dividindo como estou fazendo hoje, eu acabaria perdendo o "benefício" de escolher o tipo de índice que seria o melhor seguindo o contrafluxo do momento. E o segundo problema é que CRIs, CRAs e debêntures, pela nota mais baixa, sempre indicam aportes pequenos, entre 100 e 300 reais (pois meus aportes nunca passam de R$3.000,00), e simplesmente não há esse tipo de investimento nesse valor. O que eu tenho feito é deixar de investir neles, e colocar o valor equivalente no tesouro ou em CDBs/LCIs/LCAs, pensando que essa descompensação vá fazer com que o diagrama aumente a sugestão de aportes em CRIs/CRAs até que chegue em um valor possível de investir, mas não sei se estou fazendo certo.
Então, resumindo:
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
1
1
DIAS POPULARES
9/Dez
5
Top Posters For This Question
Allan Wild Jerke 3 posts
Flavio Prado 1 post
Eddy Paulini 1 post
DIAS POPULARES
9/Dez 2024
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa noite, @Allan Wild Jerke ! A verdade é que não tem regra. De fato existem as duas abordagens que seriam fazer lançamentos mais agrupados ou lançar título por título. Cada um tem seus prós e
Flavio Prado
@Allan Wild Jerke como disseram os colegas, não existe certo ou errado. O que precisa avaliar é o que faz mais sentido para você. Quando você coloca a primeira lista dividido por tipo e índice, e
Allan Wild Jerke
Fala pessoal, até vi que tem alguns tópicos sobre isso, mas ainda não consegui achar a melhor forma pra mim então resolvi criar esse. A primeira dúvida é: como dividir a renda fixa no diagrama?
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts