Jump to content
  • 0

Ajuda com o diagrama (Novo aporte)

Anderson Vicenzi

Pergunta

Bom dia pessoal, defini a meta da minha carteira inicialmente sendo:

50% Renda fixa

20% Ações nacionais

10% Ações internacionais

10% Fundos Imobiliários

5% Reits

5% Cripto

Atualmente tenho em carteira renda fixa(80%), todas com notas no diagrama, cripto (5%), todas com notas, fundos imobiliários (4%) todos com notas e 5% em ações nacionais que faltando definir as notas;

Simulando um aporte de 5 mil, como todos os ativos com notas já estão com % acima do definido em carteira, a alocação neste momento é de 100% em FIIs... Aí que vem minha dúvida>

O diagrama sugere comprar 41 cotas distribuídas em 3 FIIs nota 6 de 6 (que são mais caros), 1 cota em nota 4 de 6 de um FII com valor não tão caro, e outras 85 cotas distribuídas em 4 fundos de nota 2 de 6 que o valor da cota está barato.

Queria entender a lógica desses percentuais que o diagrama sugere, por exemplo, investir 4 cotas de 150 reais ou 100 cotas de 6,00

Grato desde já

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
28 minutes ago, Anderson Vicenzi disse:

Complementando, estou no modulo 6

Turma 20 no módulo 6, tá estranho isso ai kk

Mas enfim o diagrama vai fazer você investir nos ativos até eles atingirem a meta que você estipulou. Nesse caso vai ignorar a renda fixa e por conta da atual baixa da cotação dos FII vai te fazer aportar em peso.

E futuramente sempre que um ativo estiver mais descontado seu aporte terá preferência para ele.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
33 minutes ago, Anderson Vicenzi disse:

Bom dia pessoal, defini a meta da minha carteira inicialmente sendo:

50% Renda fixa

20% Ações nacionais

10% Ações internacionais

10% Fundos Imobiliários

5% Reits

5% Cripto

Atualmente tenho em carteira renda fixa(80%), todas com notas no diagrama, cripto (5%), todas com notas, fundos imobiliários (4%) todos com notas e 5% em ações nacionais que faltando definir as notas;

Simulando um aporte de 5 mil, como todos os ativos com notas já estão com % acima do definido em carteira, a alocação neste momento é de 100% em FIIs... Aí que vem minha dúvida>

O diagrama sugere comprar 41 cotas distribuídas em 3 FIIs nota 6 de 6 (que são mais caros), 1 cota em nota 4 de 6 de um FII com valor não tão caro, e outras 85 cotas distribuídas em 4 fundos de nota 2 de 6 que o valor da cota está barato.

Queria entender a lógica desses percentuais que o diagrama sugere, por exemplo, investir 4 cotas de 150 reais ou 100 cotas de 6,00

Grato desde já

Bom dia, @Anderson Vicenzi !

Apenas complementando nossos amigos @Sergio Tanaka e @Daniel Van der Veen Santos.

O diagrama tem como objetivo trazer um equilibrio na sua carteira deixando ela dentro das suas metas estabelecidas. Como seu objetivo na renda fixa é 50% da carteira nessa classe de ativo e ela já está 30% acima, o diagrama entende que existe um desequilíbrio. Então, ele automaticamente vai ir calibrando nas classes que ainda não estão dentro das metas.

Talvez este seu questionamento também venha por pensar que existem oportunidades na renda fixa como boas taxas de prefixados e IPCA+ e querer aportas nelas (quase um efeito FOMO) e o diagrama não está deixando. Muito comum aparecer gente pensando assim no cenário em que estamos  😅

Aqui vale pensar o seguinte. Se quiser dar uma burlada no diagrama e aporta um pouco ainda em renda fixa, até pode. Mas entenda que quanto mais fizer isso, mais vai demorar para sua carteira ficar dentro dos percentuais estabelecidos. Logo, mais tempo o diagrama ficará direcionando aportes na renda variável e deixando a renda fixa de lado.

Espero que ajude!

Link para compartilhar

• 0

Respondendo, sim fiquei qse 2 anos sem conseguir focar nos estudos e retomei alguns meses atrás.. por isso turma 20 no modulo 6...

Entendi que a carteira precisa ser balanceada e justamente por isso ele vai jogar tudo em FIIs (como comentei na pergunta inicial, os demais já estão acima ou dentro do perceitual de meta).

A duvida é mais especificamente nos 100% do aporte em FII, como ele define 100 cotas pra uma nota 2 e 30 pra uma nota 6.. 

As notas 2 realmente tem um preço bem menor.. quero entender o que faz o diagrama escolher 30 cotas de nota 2 ao invés de 5 cotas nota 6 se o valor seria praticamente o mesmo

Editado por Anderson Vicenzi
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...