Jump to content
  • 0

Favoritas no setor de energia

Thomaz De Camargo Da Dalt

Pergunta

Quais são as favoritas de voces? Engie? Energisa? CEMIG? 

Depois da provocação a minha análise:

Vamos lá. Tentando analisar as empresas do setor. se começamos a filtrar por P/L, observamos a CEMIG com um diferencial. 

image.png.03c760b0316377978ad153bed29f2944.png

Se observamos no P/VP. Observamos a ISA como diferencial. Visto que ENEL, com as situações de queda de energia em SP acho que baixa a confiabilidade. Observamos que no ROE também a CEMIG se diferencia de forma muito robusta. Apesar da EQUATORIAL ter um ROE interessante. Acho que o PVP e PL mostra que tem outras a um peço mais assevível. 

image.png.d9b010314f770e0469c6ee6cdb6b9a69.png

Se olhamos o DY observamos a CEMIG e a TAESA. A TAESA também acho que está com o PL maior. Demonstrando que talvez o preço esteja com outras empresas mais convidativas. 

A ENGIE não aparece sob nenhum destes filtros. 

Quando nos aproximamos da CEMIG, ISA:

Observamos que ambas as empresas são muito interessantes. sendo que a CEMIG tem números interessantes. Mas a ISA me parece mais descontada. via PVP. a preocupação, Ambas com TAG ALONG 80%

image.png.c1510e9775c342b54e2172703a230820.png

Editado 33 minutos atrás por Thomaz De Camargo Da Dalt

Editado por Thomaz De Camargo Da Dalt
  • Brabo 1
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

Quais são as favoritas de voces? Engie? Energisa? CEMIG? 

Eu acho a CEMIG interessante, e separei a NEO pra dar uma olhada. Porém preciso ver qual certinho em quais áreas elas atuam entre geração, transmissão e distribuição, não me aprofundei tanto nisso ainda.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Joao Antonelli disse:

Eu acho a CEMIG interessante, e separei a NEO pra dar uma olhada. Porém preciso ver qual certinho em quais áreas elas atuam entre geração, transmissão e distribuição, não me aprofundei tanto nisso ainda.

Amigo, cuidado com Cemig também por conta de tag along.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Mesmo sem tag along? Ou você possui as ações ON mesmo com a liquidez mais baixa?

TRPL4, ou ISAE4 agora, mesmo sem tag along, eu deixo ela na carteira porque foi a primeira ação que eu comprei, depois que li ''O Rei dos Dividendos'' do Barsi.

É uma posição pequena e eu deixo na carteira só pra me lembrar de como foi o começo mesmo

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vamos lá. Tentando analisar as empresas do setor. se começamos a filtrar por P/L, observamos a CEMIG com um diferencial. 

image.png.9b6b736260ddd28cd35bab2f91a16c0b.png

Se observamos no P/VP. Observamos a ISA como diferencial. Visto que ENEL, com as situações de queda de energia em SP acho que baixa a confiabilidade. Observamos que no ROE também a CEMIG se diferencia de forma muito robusta. Apesar da EQUATORIAL ter um ROE interessante. Acho que o PVP e PL mostra que tem outras a um peço mais assevível. 

image.png.5c78723c8627f3d23ed5b76fdb872c71.png

Se olhamos o DY observamos a CEMIG e a TAESA. A TAESA também acho que está com o PL maior. Demonstrando que talvez o preço esteja com outras empresas mais convidativas. 

Observamos que ambas as empresas são muito interessantes. sendo que a CEMIG tem números interessantes. Mas a ISA me parece mais descontada. via PVP. a preocupação, Ambas com TAG ALONG 80%

image.png.363d2194a3e1c62a5b832b117a4643b3.png

image.png

Editado por Thomaz De Camargo Da Dalt
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
Just now, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

Vamos lá. Tentando analisar as empresas do setor. se começamos a filtrar por P/L, observamos a CEMIG com um diferencial. 

image.png.9b6b736260ddd28cd35bab2f91a16c0b.png

Se observamos no P/VP. Observamos a ISA como diferencial. Visto que ENEL, com as situações de queda de energia em SP acho que baixa a confiabilidade. Observamos que no ROE também a CEMIG se diferencia de forma muito robusta. Apesar da EQUATORIAL ter um ROE interessante. Acho que o PVP e PL mostra que tem outras a um peço mais assevível. 

image.png.5c78723c8627f3d23ed5b76fdb872c71.png

Observamos que ambas as empresas são muito interessantes. sendo que a CEMIG tem números interessantes. Mas a ISA me parece mais descontada. via PVP.

image.png.363d2194a3e1c62a5b832b117a4643b3.png

image.png

@Flavio Prado, de seu feedback

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Joao Antonelli disse:

É 80% não é?

Nas ações ordinárias tem mas a liquidez é muito baixa. Acontece o mesmo na ISAE (antiga TRPL).

O free float das ações ON acabam mostrando que a empresa não está afim de novos sócios e não oferece proteção aos seus investidores minoritários mesmo normalmente oferecendo um prêmio maior no quesito dividendos nas ações PN.

Não é errado investir mas na minha opinião não vale muito a pena.

PS: não é recomendação.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Eddy Paulini disse:

Nas ações ordinárias tem mas a liquidez é muito baixa. Acontece o mesmo na ISAE (antiga TRPL).

O free float das ações ON acabam mostrando que a empresa não está afim de novos sócios e não oferece proteção aos seus investidores minoritários mesmo normalmente oferecendo um prêmio maior no quesito dividendos nas ações PN.

Entendo,o setor de energia é um campinho chatinho de escolher.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Eddy Paulini disse:

tem alguma empresa com TAG ALONG legal?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Eddy Paulini disse:

ISAE4 não é ON ?? ...

Editado por Marcelo R
Link para compartilhar

• 0
50 minutes ago, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

Acho que o PVP e PL mostra que tem outras a um peço mais assevível. 

Não use apenas estes indicadores ,  veja indicativo de endividamento , investimentos , lucros consistentes , veja as maiores do setor , tag along … você está tentando achar a mais barata apenas , nem sempre isso quer dizer que é um bom negócio , a engie por exemplo é uma baita empresa pra se estudar e ten múltiplos um pouco mais diferentes destas , mas eu particularmente acho empresa melhor e a tenho em carteira , … só pvp e pl pode te levar a erros 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Thomaz De Camargo Da Dalt disse:

tem alguma empresa com TAG ALONG legal?

Engie, taesa, copel, Energisa, CPFL.

Tem várias pra pesquisar.

Inclusive fazendo um complemento ao nosso amigo @Henrique Magalhães, utilize as métricas que é ensinado na AUVP para avaliar empresas viáveis para estudo: 10 anos de lucros consistentes (não necessariamente crescentes), tag along no mínimo de 80% e dívida controlada.

Qualquer empresa de qualquer setor que for estudar que peque em um destes requisitos, já nem vale muito a pena dar atenção.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...