Jump to content
  • 0

Isso é preocupante?

Dione Zeviani

Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Você pode conferir se seu email ou senha foram vazados em listas públicas no Have I Been Pwned

É bem comum acontecer isso, infelizmente. E nessas listas fala o que seu foi vazado, como CPF, Nome, Email, Senha entre outros. Essa plataforma já dá uma noção boa para você do que foi vazado, de onde e quando, e você pode colocar um alerta para avisar quando vai ser vazado novamente. 

Olha um exemplo do meu email principal:
image.png.637c67c569837a04808af265e3a430d1.png

O que eu recomendo para evitar te prejudicar é parar de usar a mesma senha para tudo, e de preferência usar um gerenciador de senha como o BitWarden, o da Google, o da Samsung. Eu uso o BitWarden no pc e smartphone. 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Gustavo Guedes disse:

Você pode conferir se seu email ou senha foram vazados em listas públicas no Have I Been Pwned

É bem comum acontecer isso, infelizmente. E nessas listas fala o que seu foi vazado, como CPF, Nome, Email, Senha entre outros. Essa plataforma já dá uma noção boa para você do que foi vazado, de onde e quando, e você pode colocar um alerta para avisar quando vai ser vazado novamente. 

Olha um exemplo do meu email principal:
image.png.637c67c569837a04808af265e3a430d1.png

O que eu recomendo para evitar te prejudicar é parar de usar a mesma senha para tudo, e de preferência usar um gerenciador de senha como o BitWarden, o da Google, o da Samsung. Eu uso o BitWarden no pc e smartphone. 

@Gustavo Guedes eu, particularmente, não gosto de entrar nestes sites e colocar meus dados para que sejam verificados, pois estou confirmando um dado para uma plataforma que não conheço.

Vira e mexe recebo e-mail falando para entrar em tal site e verificar se houve vazamento de CPF, ou de telefone, ou de e-mail. Deleto na hora.

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Gustavo Guedes eu, particularmente, não gosto de entrar nestes sites e colocar meus dados para que sejam verificados, pois estou confirmando um dado para uma plataforma que não conheço.

Vira e mexe recebo e-mail falando para entrar em tal site e verificar se houve vazamento de CPF, ou de telefone, ou de e-mail. Deleto na hora.

Entendo perfeitamente, e isso é compreensível. Porém, eu confio no Have I Been Pwned porque é uma ferramenta bem conhecida e recomendada. Além disso, não exige cadastro. Se você pesquisar pelo nome dele no Google Notícias, verá que muitos sites respeitados e confiáveis recomendam o uso dessa plataforma para verificar esse tipo de situação.

Como não exige cadastro, o que ele faz basicamente é verificar se o seu texto aparece em uma base de dados pública que eles já coletaram. Depois, ele informa quais dados foram encontrados e o que há disponível (sem exibir a o dado, mesmo que tenham). Você pode verificar qualquer texto por lá.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Esse aí n tem erro. Ele já tem todos os seus dados, vc n tá confirmando nada.

Ele basicamente compara teus emails com bases que já vazaram. 

O q o Serasa vende eh a mesma coisa, só tão capitalizando mesmo pq sempre tem quem comprei.

Não precisa ter medo de confirmar se sua conta tá nesses sites, os dados já vazaram e eles já tem todas as suas senhas. Troquei  elas, ative mfa e segue a vida

Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Dione Zeviani disse:

Eu andei vendo o meu Serasa e apareceu isso: 

Devo me preocupar? Ou é só pra pegar dinheiro das pessoas?Screenshot_2024-12-23-23-49-15-516_br_com.serasaexperian.consumidor.jpg.a7996f7988b34873bd2d11ee7b8223ac.jpg

O app usa uma isca, para pegar seu dinheiro. Rs

Mas o ideal é se tempos em tempos mudar a senha e/ou usar a verificação de 2 fatores para o que for possível usar, fora que tem alguns autenticadores, que geram código randômicos, uso por exemplo autenticdor da Microsoft, Google também tem, de qualquer sorte o que mais acontece por aí é vazamento de dados, fora a venda dos dados propriamente dito, então é se manter alerta, evitar clicar em links desconhecidos, no fim melhor duvidar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Uso essa ferramenta do Serasa apenas pq incluí no meu cartão do B T G black gratuitamente, de resto, não tem muito o que você fazer uma vez que os dados são expostos na internet depois de algum vazamento, simplesmente feijoada.

A única coisa que vc pode fazer é o básico de segurança online msm, evitar clicar em links desconhecidos, emails, etc. Utilizar um gerenciador de senhas e ativar autenticação de dois ou três fatores nas principais contas, etc

Editado por Petrus Bento
Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

É o próprio serasa

Link para compartilhar

• Criar novo...