Jump to content
  • -1

ETFs Internacionais

Micheli C. Zequim

Pergunta

Bom dia!

Estou começando a experimentar investimentos internacionais, faz aproximadamente um ano que terminei os módulos e nunca havia praticado esses investimentos, fui procurar o ETF IVV no BTG internacional, fiquei em dúvida como escolher. Dei uma pesquisada e obtive a seguinte resposta: 

Resumo das diferenças principais:

Localização e Moeda: IVV é negociado em USD nos EUA, IVVB11 em BRL no Brasil, IVVM em GBP na Europa (Reino Unido) e IVVD em EUR na Europa (Luxemburgo).

Tributação: A tributação sobre os dividendos varia conforme a localização do ETF, com o IVV sendo sujeito a retenção nos EUA e os outros ETFs podendo ter diferentes tratamentos fiscais conforme o país do investidor.

Acessibilidade: Para investidores brasileiros, o IVVB11 pode ser mais conveniente, já que é listado na B3. Já para investidores europeus, os ETFs IVVM e IVVD podem ser mais vantajosos.

Escolher entre eles depende de onde o investidor reside, sua moeda preferida de negociação e as implicações fiscais associadas a cada tipo de ETF.

Alguém poderia me dar algumas dicas por gentileza? 

obs: não encontrei IVVB11

IVV.jpeg

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

ele serve sim, por varios motivos.

1. se a pessoa nao tem dinheiro/conta la fora
2. vc ganha baseado em 2 fatores. 1 - cambio, diferenca entre real/dolar e 2 - valor das acoes das empresas americanas

ai vai da estrategia, da pra fazer um monte de cambalacho

se vc investir apenas no ivv e nunca trazer o dinheiro de volta, teoricamente vc nao ganha na desvalorizacao do real frente ao dolar

eu tenho ambos, o ivvb11 eu uso pra dar um boost na carteira aqui do brasil e la fora eu nao pretendo trazer a grana pra ca, entao invisto no IVV tb (no meu caso eh o VOO mas whatever) pra que um dia se eu precisar fazer um giro de carteira la fora, eu ja tenha uma grana separada la

edit: escrevi de um modo bem simples ta....eh versao de padaria tudo isso acima

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Micheli C. Zequim disse:

Muito obrigada Eddy, estou começando a entender após sua colaboração. Se compreendi corretamente, como meu objetivo é começar a dolarizar um poco minha carteira o IVVB11 não servirá, preciso optar por outro ETF no caso IVV, a primeira opção do print. Seria isso mesmo?

Olá Micheli,

Acho que você precisa se fazer duas questões:

1. Qual seu objetivo ao investir no exterior?
  2. Onde você pretende usufruir a sua renda?

Entendo que estas perguntas são importantes pelo seguinte.

Para o ponto 1, se o seu objetivo principal é dolarizar seus investimentos e obter renda em dólar, optar por um ETF como o IVV é mais alinhado. Investir no IVV permite que você diversifique sua carteira em ativos internacionais enquanto ganha com a valorização do dólar frente ao real e com o desempenho do índice S&P 500. Isso é especialmente relevante se você busca proteção cambial ou pretende construir um patrimônio em moeda forte, usado globalmente.

Para o ponto 2, se você pretende utilizar os rendimentos de forma contínua no Brasil, pode fazer mais sentido investir no IVVB11. Contudo, como o IVVB11 é precificado em reais, ele não oferece a mesma proteção contra flutuações cambiais ou riscos relacionados à moeda brasileira. Essa escolha pode ser válida caso você ainda esteja estruturando sua carteira ou tenha planos de curto prazo que priorizem conveniência e simplicidade no mercado nacional.

Além desses pontos, investir no exterior oferece outros benefícios importantes:

• Diversificação geográfica: Ao investir em mercados internacionais, você reduz a sua exposição ao risco do Brasil, já que não está dependendo apenas da economia e das políticas do país. Isso pode tornar sua carteira mais resiliente a crises e oscilações econômicas.
  • Acesso a setores e empresas globais: Você ganha acesso a setores da economia e empresas que talvez não estejam listadas na bolsa brasileira, como as grandes empresas de tecnologia dos EUA ou empresas de outros países, ampliando as suas oportunidades de investimento e diversificando seu risco.
  • Proteção contra a inflação: Historicamente, o dólar se mostrou uma moeda mais estável e que acompanha mais de perto a inflação do que o real. Investir em ativos dolarizados pode ajudar a proteger o seu poder de compra no longo prazo.

É importante ressaltar que o IVV é apenas um dos ETFs que você pode escolher para investir no exterior. Existem outros ETFs com o mesmo racional, que seguem o índice S&P 500 ou outros índices globais, que podem oferecer taxas de administração menores, o que significa que uma maior parcela da sua rentabilidade fica no seu bolso.. Você pode dar uma olhada no VOO ou SPY (dentre outros), ou aqueles que seguem índices regionais e globais, como o MSCI World. Recomendo que você pesquise e compare as diferentes opções disponíveis para encontrar aquela que melhor se adequa aos seus objetivos e tolerância ao risco.

Por fim, lembre-se também de considerar os custos associados ao investimento internacional, como taxas de corretagem, remessa de valores e eventuais implicações tributárias no Brasil e no exterior. Isso pode impactar sua decisão.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
17 horas atrás, Micheli C. Zequim disse:

Muito obrigada Eddy, estou começando a entender após sua colaboração. Se compreendi corretamente, como meu objetivo é começar a dolarizar um poco minha carteira o IVVB11 não servirá, preciso optar por outro ETF no caso IVV, a primeira opção do print. Seria isso mesmo?

Bom dia, @Micheli C. Zequim !

Sim, seria isso mesmo. Apenas para firmar aqui o entendimento,

Veja que o IVVB11 é investido em reais. Por mais que ele replique o desempenho de um índice americano, o que estará oscilando na prática para você é um montante em reais. Logo, não estamos dolarizando o nosso patrimônio.

Já o IVV é investir diretamente em dólares. Logo, as oscilações serão dadas em cima da moeda estrangeira. Aqui o patrimônio estará diretamente em dólares e vai crescer no longo prazo em dólares também.

Se tiver mais dúvidas, manda aí pra gente  =)

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...