Jump to content
  • 3

Faço emprestimos para pessoas fisicas (agiotagem)

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá galera, queria tirar uma duvida aqui com vocês.
tenho um negocio beeeem informal, e gostaria de uma ajuda. rs

Tenho, aproximadamente, 30 anos e tenho um bom emprego, sou Funcionário público e tudo mais. 

Minha renda comprovada é de 6k, porem eu ganho, aproximadamente 26k só de juros.

ah, vale ressaltar que a maioria das pessoas que pegam comigo sao clientes a anos, grande parte sao pessoas amigas e as que nao são, sao indicaçoes desses amigos.

enfim, faço isso a uns dez anos, nao corro atras de calote, deixo pra la porque pra mim nao compensa, pq o lucro acaba cobrindo esses furos. o que acontece e que a pessoa que da o calote eu nao ajudo mais.

enfim, ( desabafei) XD

Meu medo é que como agora vao ter essas fiscalizações no pix e no cartao de credito, nao sei o que fazer, pq esses 26k eu, simplesmente, nao declaro e nem tinha pretenção, mas agora com essa coisa toda estou com medo...

aah, e se caso eu quiser declarar? o que posso fazer?

Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
12 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

eu declararia q eu era garoto de programa, acho q pra justificar eh mais facil ahuaha

e já fica com o nome de uns 3 peixes grandes da tua região na ponta da língua.

se na malha fina te pedirem detalhes, diz que os clientes são 1, 2 .. e acabou as perguntas, ta dispensado. 🤣

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Lucas Cruz Wottrich disse:

Ai ferrou né amigo kk não tem como deixar de emprestar dinheiro pra mãe quando ela precisa

Verdade... estava brincando... mãe é mãe... rs

11 horas atrás, Wagner Pereira Fortunato disse:

Auvp que se cuide, pois um caboco desse lançar um curso vai ter concorrencia viu

vão ter que criar o Módulo 9 - agiotagem

• HAHAHAHA 2
Link para compartilhar

• 0
On 08/01/2025 at 12:30, Marco Antonio Yamamoto disse:

mas ele cobra 20% a.m.

🫣

20% ao mês duplica o dinheiro em quase 4 meses (3.8017 meses) , daria pra contar basicamente 4 meses de juro real. E ele já deve ter uma clientela diversificada pra pulverizar o risco.

Entendo perfeitamente o cara não cobrar já que ele diz que é conhecido ou indicado de conhecido.

Até um tanto injusto isso de o cara emprestar e não agredir pra cobrar ser ilegal, é basicamente um banco só que cobrando mais juro kkkj.

Link para compartilhar

• 0

Eu sabia que podia emprestar. Mas após esse post descobri que só pode emprestar a uma taxa de 12% ao ano. Aí é sacanagem do governo, não paga o risco. Não deveria ser proibido. Ninguém é obrigado a nada. O agiota não vai a sua casa bater na porta te obrigando a pegar dinheiro emprestado. E existe sim agiota que não bate e não mata. 😂

Editado por Rafael Antunes Teixeira Silva
Link para compartilhar

• 0

Muito legal seu relato! Rolou uma leve identificação, salvo a escala, né!

Minha família sempre teve o hábito de se emprestar dinheiro com juros. Eu era criança e lembro do meu pai e tios fazendo as contas. A tradição dita 1,5% a.m.

Não temos histórico de calotes, apenas algumas renegociações quando as pessoas se apertam.

Sempre fui regrado e desde que comecei a trabalhar, sempre tive uma reservinha. Em 2014, recém-formado, meu pai perguntou se eu não poderia emprestar 7k para um tio. Desde então, viciei.

É uma maneira de ajudar, sem explorar. É mais rentável pra quem empresta e mais barato pra quem toma emprestado.

Hoje, mais experiente, tomo a liberdade de enviar o dinheiro com um leve conselho. No fundo, eu preferia não ganhar esse dinheiro e que as pessoas fossem mais regradas ou organizadas, mas não acho ruim ganhar essa taxa.

Já aconteceu de a pessoa atrasar ou se atrapalhar nas contas. Quando acontece, a gente acaba renegociando, com um prazo mais elástico e uma taxinha um pouco maior. Eu adoto a medida educativa de +0,5% a.m. por vacilo.

Uma coisa que eu aprendi é que na maioria das vezes é para aquisição de algum bem "supérfluo" (tomando a liberdade de fazer um juízo de valor). Coisas que poderiam ser adiadas. Um carro novo, uma reforma para estética e outros pequenos luxos.

Outra boa vazão é fluxo de caixa para empresas pequenas. Neste caso, sai muito mais barato pra quem toma, do que as alternativas convencionais, e quando é empresa praticamente não tem atrasos.

Nas poucas vezes que forma emergências reais, de saúde ou algo mais sério, não tive coragem de cobrar juros (embora eu ache que uma taxa básica seja justa).

Compartilhem mais dicas! Estou gostando!!

Link para compartilhar

• -1

Basicamente, dinheiro/cheque/btc/ouro ....

Com dinheiro barulho acabou, com cheque você abre uma Mei e acerta isso com seu contador, ou manda os caras comprarem Bitcoin e transferir direto para sua Cold Wallet ...

Com Ouro e boa amizade com um vendedor , dá para acertar isso também...

Fora isso, já que você deixa as dívidas para lá, vou dar um jeito de descobrir quem é você , pegar um empréstimo, jogar em uma boa aplicação e não te pagar .. melhor investimento, se fosse tesouro selic, já seria 112,5% de lucro nessa operação, rs ...

Brincadeiras à parte, antes que alguém mande me prender, a melhor opção é parar de emprestar e aplicar esse dinheiro... vai dar menos grana, com um risco menor e sem dor de cabeça para você.

• HAHAHAHA 3
Link para compartilhar

• Criar novo...