Geisel Costa Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro Olá. Sou novo por aqui e tenho essa dúvida. Gostaria de saber a opinião dos colegas neste assunto. Tenho 45 anos e sou funcionário publico (minha esposa tbm). Como não comecei a investir mais novo, pensei de colocar nossa casa a venda e morar de aluguel, mas fico em dúvida se isso vale a pena ou não. Pq quando uso a CALCULADORA SARDINHA ela não me dá essa noção (ou não estou sabendo usá-la...kkkk). Mas pelo que entendi, ela faz o comparativo entre se é melhor alugar e investir ou começar um financiamento e investir, mas não tem opção para quem quer vender e morar de aluguel. Hoje meu imovel vale aprox. 750k e eu teria de abater 200k do financiamento, então eu ficaria com 550k + 100k que já tenho investido. Penso que se eu vendesse, com o dinheiro investido a 8% ao ano (pra ser pé no chão, como diz o Raul), eu teria 4.3k/mês, sendo que o valor do aluguel de um apto para minha família, na cidade onde moro, ficaria em torno de 3k com o condominio incluso. Além disso, eu não teria o valor do financiamento para pagar todos os meses, que é no valor de 2k. Em resumo, eu teria 3.3k para investir todos os meses, além do que tenho investido atualmente. Então quero saber de vcs, essa conta faz sentido ou tem alguma coisa que eu estou deixando passar e não estou levando em consideração??? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 9 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 9 de Janeiro Além da matemática tem outros aspectos. É o único imóvel da família? Iria vender só pra se capitalizar ou pensa em mudar de cidade num curto-médio prazo? o imóvel tem algum problema ou algo que te incomoda? sem fazer conta, só faria sentido pra mim se fosse vender para comprar um menor e mais barato, e aí se capitalizar na diferença. vender se for o único imóvel pra viver de aluguel e ter que ficar na mão de um locatário? eu não faria. mas é como comecei a resposta, tem mais do que só matemática numa decisão dessas. 8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Geisel Costa Postado 9 de Janeiro Author Compartilhar Postado 9 de Janeiro @Matheus Passos Silva, não sei se leu tudo, mas eu digo na postagem que a calculadora não dá o que eu preciso para fazer o cálculo. Ainda assim, obg pela disposição 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro 9 horas atrás, Geisel Costa disse: Olá. Sou novo por aqui e tenho essa dúvida. Gostaria de saber a opinião dos colegas neste assunto. Tenho 45 anos e sou funcionário publico (minha esposa tbm). Como não comecei a investir mais novo, pensei de colocar nossa casa a venda e morar de aluguel, mas fico em dúvida se isso vale a pena ou não. Pq quando uso a CALCULADORA SARDINHA ela não me dá essa noção (ou não estou sabendo usá-la...kkkk). Mas pelo que entendi, ela faz o comparativo entre se é melhor alugar e investir ou começar um financiamento e investir, mas não tem opção para quem quer vender e morar de aluguel. Hoje meu imovel vale aprox. 750k e eu teria de abater 200k do financiamento, então eu ficaria com 550k + 100k que já tenho investido. Penso que se eu vendesse, com o dinheiro investido a 8% ao ano (pra ser pé no chão, como diz o Raul), eu teria 4.3k/mês, sendo que o valor do aluguel de um apto para minha família, na cidade onde moro, ficaria em torno de 3k com o condominio incluso. Além disso, eu não teria o valor do financiamento para pagar todos os meses, que é no valor de 2k. Em resumo, eu teria 3.3k para investir todos os meses, além do que tenho investido atualmente. Então quero saber de vcs, essa conta faz sentido ou tem alguma coisa que eu estou deixando passar e não estou levando em consideração??? Bom dia, @Geisel Costa ! Eu particularmente vou muito na linha do nosso amigo @Mikhail Koslowski. Tem um cunho pessoal nessa decisão e deixar seu único imóvel para se beneficiar financeiramente na minha opinião é uma decisão ruim. Ainda mais se você tem família. Financeiramente a conta pode até fechar. Mas aqui eu ressaltaria dois pontos. O primeiro é ter cuidado com com este ímpeto de querer compensar um tempo perdido. Entendo perfeitamente essa sensação e ela é muito comum entre todos nós. Eu mesmo comecei a investir quando tinha 27 anos e me arrependia por não ter começado antes pois um grande amigo já investia e me incentivava a tal. Só que eu nunca dei bola pois detestava falar de dinheiro. Óbvio que me arrependi. E nesse arrependimento a chance de tomar decisões não muito boas são grandes. O segundo ponto é medir o risco. Acha realmente viável ceder a segurança de uma casa que você chama de sua mesmo para ficar nas mãos de um terceiro que pode pedir a casa, dar azia para achar outra, negociar, mudar, etc? Não tem decisão certa ou errada. Mas acho importante você ponderar estes pontos na sua decisão. É importante ver os dois lados da moeda. Espero que ajude a refletir! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sergio Tanaka Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro a conta eh bem essa porem tem outro ponto parcelas de financiamento elas diminuem parcelas de aluguel aumentam inicialmente aluguel é bom demais, mas vai chegar num ponto onde a conta inverte. faca uns calculos tb financiando um apto barato pra vc ver a diferenca dos valores ao longo dos anos eu sou fanzasso de aluguel, mas nao vou entrar na discussao se vale ou nao a pena pq isso é a vida de cada um mesmo 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro 13 horas atrás, Geisel Costa disse: Olá. Sou novo por aqui e tenho essa dúvida. Gostaria de saber a opinião dos colegas neste assunto. Tenho 45 anos e sou funcionário publico (minha esposa tbm). Como não comecei a investir mais novo, pensei de colocar nossa casa a venda e morar de aluguel, mas fico em dúvida se isso vale a pena ou não. Pq quando uso a CALCULADORA SARDINHA ela não me dá essa noção (ou não estou sabendo usá-la...kkkk). Mas pelo que entendi, ela faz o comparativo entre se é melhor alugar e investir ou começar um financiamento e investir, mas não tem opção para quem quer vender e morar de aluguel. Hoje meu imovel vale aprox. 750k e eu teria de abater 200k do financiamento, então eu ficaria com 550k + 100k que já tenho investido. Penso que se eu vendesse, com o dinheiro investido a 8% ao ano (pra ser pé no chão, como diz o Raul), eu teria 4.3k/mês, sendo que o valor do aluguel de um apto para minha família, na cidade onde moro, ficaria em torno de 3k com o condominio incluso. Além disso, eu não teria o valor do financiamento para pagar todos os meses, que é no valor de 2k. Em resumo, eu teria 3.3k para investir todos os meses, além do que tenho investido atualmente. Então quero saber de vcs, essa conta faz sentido ou tem alguma coisa que eu estou deixando passar e não estou levando em consideração??? para a parte financeira, pode usar a calculadora, seguindo as seguintes premissas: você tem 550 para dar de entrada (que seria o que já foi pago) valor do aluguel, taxa de reajuste, etc. mas mesmo que financeiramente chegue próximo, você NÃO deve vender, pois o valor da parcela do financiamento decrescente, e o seu aluguel pode subir sem limites, pode ser que peçam para sair... etc... a não ser que, considere que o imóvel que tem é grande demais (ou com despesas demais, condomínio caro, longe do trabalho, longe de lazer, etc...) e optar por fazer uma "redução", morar num apartamento (ou casa) mais econômica, ou aparecer uma oportunidade de comprar uma casa/ap mais barato... de qualquer modo, NÃO deve ficar sem imóvel próprio. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Thiago Moreira Borges Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro Sigo na mesma linha de raciocínio do @Ricardo O e demais colegas... o aluguel é reajustado seguindo índices perversos e financiamento é praticamente estático (price) ou decrescente (SAC). Em menos de 8~10 anos esses valores vão se inverter e você vai começar a perder dinheiro entre outros fatores de risco que estamos suscetíveis nesse brasilzão. Um bom motivo pra vender essa casa seria ganhar dinheiro com ela mas comprando outro lugar pra sua segurança. Quer arriscar mesmo assim? coloca esse dinheiro que você ganharia na venda no tesouro selic e quando chegar num ponto critico ou vier a necessidade ou oportunidade de comprar outro lugar tu tenha a liquidez de pegar esse montante e comprar outro lugar. Eu não arriscaria em nenhum outro tipo de ativo, seja de renda fixa ou renda variável pra fazer isso. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabio Curvelano Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro 15 horas atrás, Geisel Costa disse: Então quero saber de vcs, essa conta faz sentido ou tem alguma coisa que eu estou deixando passar e não estou levando em consideração??? Você ficaria em paz com isso? Vai pensando sobre até chegar no MOD04 sobre FII's e fecha a conta 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Caffarate Zuanazzi Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro Boa tarde @Geisel Costa Na minha singela opinião, acredito que valeria a pena só se fosse para adquirir um imóvel de menor valor para investir a diferença, ou você imagina trocar de cidade em um futuro. Ter o seu imóvel é uma segurança que lá no final da vida você será extremamente grato. Estar em mãos de Locadores/Imobiliárias (trabalho no ramo imobiliário, seja com aluguel e vendas) e é bem complicado. Os índices são sempre incógnitas e sempre tende a aumentar o valor do compromisso locatício, como já informado aqui. Já as parcelas do seu financiamento tendem a diminuir. E, se conseguir amortizar com o tempo no prazo, que é uma forma de investimento ao meu ver, pode ser extremamente vantajoso. Fora isso, acredito que como seu financiamento é mais antigo, você está com uma taxa de juros melhor que as atuais. Entendo que hoje a renda fixa é extremamente atraente para esse tipo de situação. Muitas vezes sou questionado na rua aqui na minha cidade com dúvidas parecidas como essa. Opinião pessoal: Eu não trocaria o conforto da minha casa própria para ficar a mercê de situações que fogem do meu controle. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Lanzarin Melati Postado Terça-feira às 11:35 Compartilhar Postado Terça-feira às 11:35 Opinião de quem ainda mora de aluguel pois ainda não conseguiu comprar ap/casa própria: -Aluguel sobe todo ano (o céu é o limite no longo prazo); -No aluguel, o que gastar com manutenção (pintura e etc) que sempre tem que fazer, desaparece e não fica com você, muito menos valoriza; -Fazer mudanças de imóvel que sempre acontece quando mora de aluguel é bem complicado, estraga alguma coisa (você terá moveis sob medida?), demanda tempo, gera um custo e os estragos são difíceis de prever (experiencia de quem já fez). -Insegurança no aluguel (pode ser despejado). Se você tem família/filhos: se acontecer algo e te mandarem sair do imóvel, onde vocês podem ir morar de um dia para o outro? -Se tiver algum problema de saúde e a sua renda ou da sua família diminuir - sempre tem que calcular esse risco - como ficaria sua situação em um imóvel alugado? -Não da para contar com regularidade de 8% a.a. e muito menos que você irá receber constantemente (mensalmente para pagar o aluguel) os 4.3k que você planejou. Independente do que for, FII, Ações, etc...pode e geralmente ocorrem imprevistos, muitos... -Você já tem uma estabilidade muito acima da média, o suprassumo do brasileiro pelo que relatou: você e sua esposa são funcionários públicos, casa própria quase quitada...provavelmente deve ter um carro ou dois. Seu imóvel é bem localizado? Proporciona para você tranquilidade e sossego? Faz sentido abrir mão de toda essa segurança que você tem? Tanto financeira quanto emocional? O emocional influencia em momentos de crise financeira, saúde ou de uma pandemia por exemplo. Porém tem um fator que eu gosto de falar sempre que converso sobre o assunto: No aluguel, se aparecer algum vizinho louco ou alguma construção que vá prejudicar sua moradia você pode sair e procurar algo melhor com relativa facilidade....se o imóvel for seu, pode demorar para conseguir vender/comprar outro ou pode perder algum valor se por exemplo alguém construir um prédio colado onde você mora e você vai ter menos sol, talvez problemas com umidade e etc... 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts