Jump to content
  • 1

Minha mãe viúva, redes sociais e uma dose de preocupação

Convidado Anônimo

Pergunta

Nossa mãe tem quase 60 anos e ficou viúva há uns 3 anos, depois de um casamento de 47 anos. Ela veio de uma criação mais antiga e rígida, sempre foi muito boazinha e até ingênua em algumas situações. Depois que meu pai faleceu, ela começou a mexer nas redes sociais, principalmente o TikTok, coisa que antes ela nem sabia usar, mal sabia mexer em celular, e agora esta com um Iphone15 zero bala.

Somos três filhos e, como ela mora sozinha, a gente tenta ficar de olho. No começo, ela começou a viajar em excursões (estas de terceira idade), o que achamos ótimo. Aí, em uma dessas viagens, ela conheceu um motorista de ônibus que parecia ser “gente boa”. Só que o cara apareceu na cidade dela do nada, pediu pra ficar na casa dela, e foi ficando... Ficando e abusando!

O que aconteceu? Ele começou a dar aulas de direção pra minha mãe, cobrava por isso, mas ainda assim estava dormindo de graça lá na casa dela, ganhando jantar, passeios pagos, passagem, e — a gente desconfia — até dinheiro emprestado. Minha mãe começou a inventar umas histórias de que tinha feito PIX pra conta errada, o que deixou tudo ainda mais estranho.

O pior: esse cara pegou o carro da minha mãe e sumiu por uns 8 dias. Além disso, ele ainda postava foto no TikTok na maior folga, lá na casa dela, como se tivesse um caso com ela. A gente ficou desesperado, conversamos com ela, mas foi difícil abrir os olhos dela. Por sorte, depois que o carro dela deu perda total, ele desapareceu.

A gente achou que a novela tinha acabado, mas aí veio a segunda temporada... Minha mãe começou a conversar com outro homem, um nordestino que conheceu no TikTok. Ele parecia simples, humilde, dizia que queria recomeçar a vida do zero com ela e até falou em conhecer a família.

Só que, na semana do Natal, o cara apareceu na casa dela com mala e tudo, sem avisar ninguém (só ela sabia). O “recomeço do zero” virou história pra boi dormir, porque ele chegou pra ficar mesmo. Minha mãe pagou a passagem dele, já bancou uma viagem pra Balneário Camboriú, e ele tá lá, todo folgado, aproveitando a boa vida na casa dela. "NOIS VAI DESCE, VAI DESCE..."

A gente tá com muito medo. Não sabemos nada sobre o cara, o que ele quer de verdade, nem se ele é confiável. Minha mãe tá sozinha com esse completo desconhecido, que já começou a mudar o discurso e, ao que parece, tá se aproveitando da boa condição dela.

E aí, o que vocês acham? Estamos exagerando ou realmente tem cara de golpe? Como lidar com isso sem brigar com minha mãe, mas tentando protegê-la?

Link para compartilhar

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Nossa mãe tem quase 60 anos e ficou viúva há uns 3 anos, depois de um casamento de 47 anos. Ela veio de uma criação mais antiga e rígida, sempre foi muito boazinha e até ingênua em algumas situações. Depois que meu pai faleceu, ela começou a mexer nas redes sociais, principalmente o TikTok, coisa que antes ela nem sabia usar, mal sabia mexer em celular, e agora esta com um Iphone15 zero bala.

Somos três filhos e, como ela mora sozinha, a gente tenta ficar de olho. No começo, ela começou a viajar em excursões (estas de terceira idade), o que achamos ótimo. Aí, em uma dessas viagens, ela conheceu um motorista de ônibus que parecia ser “gente boa”. Só que o cara apareceu na cidade dela do nada, pediu pra ficar na casa dela, e foi ficando... Ficando e abusando!

O que aconteceu? Ele começou a dar aulas de direção pra minha mãe, cobrava por isso, mas ainda assim estava dormindo de graça lá na casa dela, ganhando jantar, passeios pagos, passagem, e — a gente desconfia — até dinheiro emprestado. Minha mãe começou a inventar umas histórias de que tinha feito PIX pra conta errada, o que deixou tudo ainda mais estranho.

O pior: esse cara pegou o carro da minha mãe e sumiu por uns 8 dias. Além disso, ele ainda postava foto no TikTok na maior folga, lá na casa dela, como se tivesse um caso com ela. A gente ficou desesperado, conversamos com ela, mas foi difícil abrir os olhos dela. Por sorte, depois que o carro dela deu perda total, ele desapareceu.

A gente achou que a novela tinha acabado, mas aí veio a segunda temporada... Minha mãe começou a conversar com outro homem, um nordestino que conheceu no TikTok. Ele parecia simples, humilde, dizia que queria recomeçar a vida do zero com ela e até falou em conhecer a família.

Só que, na semana do Natal, o cara apareceu na casa dela com mala e tudo, sem avisar ninguém (só ela sabia). O “recomeço do zero” virou história pra boi dormir, porque ele chegou pra ficar mesmo. Minha mãe pagou a passagem dele, já bancou uma viagem pra Balneário Camboriú, e ele tá lá, todo folgado, aproveitando a boa vida na casa dela. "NOIS VAI DESCE, VAI DESCE..."

A gente tá com muito medo. Não sabemos nada sobre o cara, o que ele quer de verdade, nem se ele é confiável. Minha mãe tá sozinha com esse completo desconhecido, que já começou a mudar o discurso e, ao que parece, tá se aproveitando da boa condição dela.

E aí, o que vocês acham? Estamos exagerando ou realmente tem cara de golpe? Como lidar com isso sem brigar com minha mãe, mas tentando protegê-la?

O cara deu perda total no carro dela e ficou por isso mesmo? 

Não tem como um de vocês ir passar uns dias na casa dela p/ ver como o cara reage, nem que seja o fim de semana? Ou, de repente irem os três... certeza que ele vai ficar tremer na base, vai ver que ela não tá sozinha no mundo.

Sua mãe é nova e tem o direito de refazer a vida dela, mas pelo seu relato, infelizmente, esses caras querem é boa vida mesmo. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

O pessoal já disse muita coisa legal, vou tentar acrescentar algumas ideias...

Primeira coisa, Tik Tok é zuado demais pra ela estar usando isso pra encontrar companhia, talvez devesse tentar de alguma forma mostrar outras formas e redes pra ela.

Não sei se ela curte filme, e no atual momento nem sei se daria pra ela assistir sozinha, mas tem um monte de documentário baseado em historias reais ! 

Não sei como é o relacionamento de vocês com ela, e quanto de abertura tem pra falar... enfim é complicado demais mesmo

Vocês são os 3 homens ? mulheres ? casados ? moram na mesma cidade dela ?

Este primeiro caso que deu tudo errado já deveria servir de alerta pra ela ! uma pena que mesmo dando tudo errado ela não entendeu nada...

Realmente vocês vão ter que dar muito apoio pra ela e ficar próximos, pro cara ver que ela não esta sozinha no mundo e que tem gente por perto e de olho

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Situação complicada mesmo, porém até então o cara não fez nada de errado, ele, provavelmente, não apareceu do nada, deve ter sido convidado. 

Agora o que pode ser feito é o que já foi citado, vcs chegarem junto, começarem a passar mais tempo na cada dela e como já dito,se tivessem como passar um fim de semana na casa dela todos juntos, principalmente se forem homens, talvez assustasse um pouco o indivíduo.

Mas, pelo que percebi vcs têm "investigado" esses cara muito superficialmente, pq no primeiro só descreveu o cara como "motorista de ônibus", o segundo como "nordestino", esses detalhes não implicam os caras serem golpistas e se eles estão na redes sociais é mais fácil de tentar aprofundar a investigação sobre essas pessoas, se forem mesmo golpistas, esses perfis devem ser falsos.

Agora um detalhe é que a mãe de vocês casou realmente muito cedo, praticamente criança, pq ela ficou 47 anos casada, mais 3 de viúva e ainda vai fazer 60.  🤔

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, que perigo deixar um cara assim do nada dentro de casa... E essa mudança de discurso pra mim é que já entrega como golpe.

Temos aqui uma colega da família que já passou por situações semelhantes. Não querendo desanimar, mas sempre dava treta no final. É fdp aproveitador mesmo das condições da pessoa que muitas vezes na inocência mesmo, vai na onda e acaba mal a história.

Francamente não acho que esteja exagerando e talvez colocar o cara pra correr seria uma boa. A sua mãe vai ficar brava, chateada? Com certeza. Mas é pro bem dela e da família eu diria. 

Idoso realmente volta a ser a criança não tem jeito. Falo pois tenho a minha mãe aqui de 70 anos. A teimosia as vezes aparece. Mas pelo menos ainda não apareceu nenhum corno pra encher o saco  😅

Mas é isso. Assim como criança que esperneia quando a vontade dela não é feita mas é para o bem dela, com gente de mais idade não é muito diferente. Não sei se você é filho único, mas além de você, veja com outros parentes, primos, irmãos dela, qualquer pessoa. Se geral começar a plantar umas ideias sobre essa situação na cabeça dela, quem sabe. Livre e espontânea pressão!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Lavine M. disse:

O cara deu perda total no carro dela e ficou por isso mesmo? 

Quem deu o PT foi minha propria mãe, ela bateu o carro no pilar da garagem e enfim um estrago geral (seguro salvou ela), mas isso acabou eliminando a necessidade do cara ir la com desculpas de dar aula, e eu mesmo ja tinha dado um chega pra lá nele

12 horas atrás, Lavine M. disse:

Não tem como um de vocês ir passar uns dias na casa dela p/ ver como o cara reage, nem que seja o fim de semana? Ou, de repente irem os três... certeza que ele vai ficar tremer na base, vai ver que ela não tá sozinha no mundo.

meus 2 irmaos moram na mesma cidade estao sempre por lá mas ela mora sozinha na chacara .. o primeiro cara eu consegui fazer isso, o segundo eu nao vi ainda, e de certa forma culpo ela por ter deixao entrar em casa, mas é minha mãe e nao quero ver ela sofrer, e nem ser lesada.

Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Agora um detalhe é que a mãe de vocês casou realmente muito cedo, praticamente criança, pq ela ficou 47 anos casada, mais 3 de viúva e ainda vai fazer 60.  🤔

evitei colocar dados precisos, ela tem perto dos 68 ja e foi casada com a mesma pessoa por 47 anos

Link para compartilhar

• 0
On 09/01/2025 at 07:54, Convidado Anônimo disse:

É tenso, mas ela ainda tem capacidade mental de decidir, não tem muito o que fazer, mas sim monitorar, difícil nesse momento dizer faça isso ou aquilo, de um lado ela tá aproveitando a vida, sem perceber que tá sendo explorada e infelizmente o ser humano tem a capacidade de se aproveitar.

Link para compartilhar

• Criar novo...