Jump to content
  • 1

Minha mãe viúva, redes sociais e uma dose de preocupação

Convidado Anônimo

Pergunta

Nossa mãe tem quase 60 anos e ficou viúva há uns 3 anos, depois de um casamento de 47 anos. Ela veio de uma criação mais antiga e rígida, sempre foi muito boazinha e até ingênua em algumas situações. Depois que meu pai faleceu, ela começou a mexer nas redes sociais, principalmente o TikTok, coisa que antes ela nem sabia usar, mal sabia mexer em celular, e agora esta com um Iphone15 zero bala.

Somos três filhos e, como ela mora sozinha, a gente tenta ficar de olho. No começo, ela começou a viajar em excursões (estas de terceira idade), o que achamos ótimo. Aí, em uma dessas viagens, ela conheceu um motorista de ônibus que parecia ser “gente boa”. Só que o cara apareceu na cidade dela do nada, pediu pra ficar na casa dela, e foi ficando... Ficando e abusando!

O que aconteceu? Ele começou a dar aulas de direção pra minha mãe, cobrava por isso, mas ainda assim estava dormindo de graça lá na casa dela, ganhando jantar, passeios pagos, passagem, e — a gente desconfia — até dinheiro emprestado. Minha mãe começou a inventar umas histórias de que tinha feito PIX pra conta errada, o que deixou tudo ainda mais estranho.

O pior: esse cara pegou o carro da minha mãe e sumiu por uns 8 dias. Além disso, ele ainda postava foto no TikTok na maior folga, lá na casa dela, como se tivesse um caso com ela. A gente ficou desesperado, conversamos com ela, mas foi difícil abrir os olhos dela. Por sorte, depois que o carro dela deu perda total, ele desapareceu.

A gente achou que a novela tinha acabado, mas aí veio a segunda temporada... Minha mãe começou a conversar com outro homem, um nordestino que conheceu no TikTok. Ele parecia simples, humilde, dizia que queria recomeçar a vida do zero com ela e até falou em conhecer a família.

Só que, na semana do Natal, o cara apareceu na casa dela com mala e tudo, sem avisar ninguém (só ela sabia). O “recomeço do zero” virou história pra boi dormir, porque ele chegou pra ficar mesmo. Minha mãe pagou a passagem dele, já bancou uma viagem pra Balneário Camboriú, e ele tá lá, todo folgado, aproveitando a boa vida na casa dela. "NOIS VAI DESCE, VAI DESCE..."

A gente tá com muito medo. Não sabemos nada sobre o cara, o que ele quer de verdade, nem se ele é confiável. Minha mãe tá sozinha com esse completo desconhecido, que já começou a mudar o discurso e, ao que parece, tá se aproveitando da boa condição dela.

E aí, o que vocês acham? Estamos exagerando ou realmente tem cara de golpe? Como lidar com isso sem brigar com minha mãe, mas tentando protegê-la?

Link para compartilhar

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Nossa mãe tem quase 60 anos e ficou viúva há uns 3 anos, depois de um casamento de 47 anos. Ela veio de uma criação mais antiga e rígida, sempre foi muito boazinha e até ingênua em algumas situações. Depois que meu pai faleceu, ela começou a mexer nas redes sociais, principalmente o TikTok, coisa que antes ela nem sabia usar, mal sabia mexer em celular, e agora esta com um Iphone15 zero bala.

Somos três filhos e, como ela mora sozinha, a gente tenta ficar de olho. No começo, ela começou a viajar em excursões (estas de terceira idade), o que achamos ótimo. Aí, em uma dessas viagens, ela conheceu um motorista de ônibus que parecia ser “gente boa”. Só que o cara apareceu na cidade dela do nada, pediu pra ficar na casa dela, e foi ficando... Ficando e abusando!

O que aconteceu? Ele começou a dar aulas de direção pra minha mãe, cobrava por isso, mas ainda assim estava dormindo de graça lá na casa dela, ganhando jantar, passeios pagos, passagem, e — a gente desconfia — até dinheiro emprestado. Minha mãe começou a inventar umas histórias de que tinha feito PIX pra conta errada, o que deixou tudo ainda mais estranho.

O pior: esse cara pegou o carro da minha mãe e sumiu por uns 8 dias. Além disso, ele ainda postava foto no TikTok na maior folga, lá na casa dela, como se tivesse um caso com ela. A gente ficou desesperado, conversamos com ela, mas foi difícil abrir os olhos dela. Por sorte, depois que o carro dela deu perda total, ele desapareceu.

A gente achou que a novela tinha acabado, mas aí veio a segunda temporada... Minha mãe começou a conversar com outro homem, um nordestino que conheceu no TikTok. Ele parecia simples, humilde, dizia que queria recomeçar a vida do zero com ela e até falou em conhecer a família.

Só que, na semana do Natal, o cara apareceu na casa dela com mala e tudo, sem avisar ninguém (só ela sabia). O “recomeço do zero” virou história pra boi dormir, porque ele chegou pra ficar mesmo. Minha mãe pagou a passagem dele, já bancou uma viagem pra Balneário Camboriú, e ele tá lá, todo folgado, aproveitando a boa vida na casa dela. "NOIS VAI DESCE, VAI DESCE..."

A gente tá com muito medo. Não sabemos nada sobre o cara, o que ele quer de verdade, nem se ele é confiável. Minha mãe tá sozinha com esse completo desconhecido, que já começou a mudar o discurso e, ao que parece, tá se aproveitando da boa condição dela.

E aí, o que vocês acham? Estamos exagerando ou realmente tem cara de golpe? Como lidar com isso sem brigar com minha mãe, mas tentando protegê-la?

O cara deu perda total no carro dela e ficou por isso mesmo? 

Não tem como um de vocês ir passar uns dias na casa dela p/ ver como o cara reage, nem que seja o fim de semana? Ou, de repente irem os três... certeza que ele vai ficar tremer na base, vai ver que ela não tá sozinha no mundo.

Sua mãe é nova e tem o direito de refazer a vida dela, mas pelo seu relato, infelizmente, esses caras querem é boa vida mesmo. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

O pessoal já disse muita coisa legal, vou tentar acrescentar algumas ideias...

Primeira coisa, Tik Tok é zuado demais pra ela estar usando isso pra encontrar companhia, talvez devesse tentar de alguma forma mostrar outras formas e redes pra ela.

Não sei se ela curte filme, e no atual momento nem sei se daria pra ela assistir sozinha, mas tem um monte de documentário baseado em historias reais ! 

Não sei como é o relacionamento de vocês com ela, e quanto de abertura tem pra falar... enfim é complicado demais mesmo

Vocês são os 3 homens ? mulheres ? casados ? moram na mesma cidade dela ?

Este primeiro caso que deu tudo errado já deveria servir de alerta pra ela ! uma pena que mesmo dando tudo errado ela não entendeu nada...

Realmente vocês vão ter que dar muito apoio pra ela e ficar próximos, pro cara ver que ela não esta sozinha no mundo e que tem gente por perto e de olho

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Situação complicada mesmo, porém até então o cara não fez nada de errado, ele, provavelmente, não apareceu do nada, deve ter sido convidado. 

Agora o que pode ser feito é o que já foi citado, vcs chegarem junto, começarem a passar mais tempo na cada dela e como já dito,se tivessem como passar um fim de semana na casa dela todos juntos, principalmente se forem homens, talvez assustasse um pouco o indivíduo.

Mas, pelo que percebi vcs têm "investigado" esses cara muito superficialmente, pq no primeiro só descreveu o cara como "motorista de ônibus", o segundo como "nordestino", esses detalhes não implicam os caras serem golpistas e se eles estão na redes sociais é mais fácil de tentar aprofundar a investigação sobre essas pessoas, se forem mesmo golpistas, esses perfis devem ser falsos.

Agora um detalhe é que a mãe de vocês casou realmente muito cedo, praticamente criança, pq ela ficou 47 anos casada, mais 3 de viúva e ainda vai fazer 60.  🤔

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
22 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, que perigo deixar um cara assim do nada dentro de casa... E essa mudança de discurso pra mim é que já entrega como golpe.

Temos aqui uma colega da família que já passou por situações semelhantes. Não querendo desanimar, mas sempre dava treta no final. É fdp aproveitador mesmo das condições da pessoa que muitas vezes na inocência mesmo, vai na onda e acaba mal a história.

Francamente não acho que esteja exagerando e talvez colocar o cara pra correr seria uma boa. A sua mãe vai ficar brava, chateada? Com certeza. Mas é pro bem dela e da família eu diria. 

Idoso realmente volta a ser a criança não tem jeito. Falo pois tenho a minha mãe aqui de 70 anos. A teimosia as vezes aparece. Mas pelo menos ainda não apareceu nenhum corno pra encher o saco  😅

Mas é isso. Assim como criança que esperneia quando a vontade dela não é feita mas é para o bem dela, com gente de mais idade não é muito diferente. Não sei se você é filho único, mas além de você, veja com outros parentes, primos, irmãos dela, qualquer pessoa. Se geral começar a plantar umas ideias sobre essa situação na cabeça dela, quem sabe. Livre e espontânea pressão!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Lavine M. disse:

O cara deu perda total no carro dela e ficou por isso mesmo? 

Quem deu o PT foi minha propria mãe, ela bateu o carro no pilar da garagem e enfim um estrago geral (seguro salvou ela), mas isso acabou eliminando a necessidade do cara ir la com desculpas de dar aula, e eu mesmo ja tinha dado um chega pra lá nele

12 horas atrás, Lavine M. disse:

Não tem como um de vocês ir passar uns dias na casa dela p/ ver como o cara reage, nem que seja o fim de semana? Ou, de repente irem os três... certeza que ele vai ficar tremer na base, vai ver que ela não tá sozinha no mundo.

meus 2 irmaos moram na mesma cidade estao sempre por lá mas ela mora sozinha na chacara .. o primeiro cara eu consegui fazer isso, o segundo eu nao vi ainda, e de certa forma culpo ela por ter deixao entrar em casa, mas é minha mãe e nao quero ver ela sofrer, e nem ser lesada.

Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Jaimson Bispo disse:

Agora um detalhe é que a mãe de vocês casou realmente muito cedo, praticamente criança, pq ela ficou 47 anos casada, mais 3 de viúva e ainda vai fazer 60.  🤔

evitei colocar dados precisos, ela tem perto dos 68 ja e foi casada com a mesma pessoa por 47 anos

Link para compartilhar

• 0
On 09/01/2025 at 07:54, Convidado Anônimo disse:

É tenso, mas ela ainda tem capacidade mental de decidir, não tem muito o que fazer, mas sim monitorar, difícil nesse momento dizer faça isso ou aquilo, de um lado ela tá aproveitando a vida, sem perceber que tá sendo explorada e infelizmente o ser humano tem a capacidade de se aproveitar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 09/01/2025 at 10:52, Daniele Vilela disse:

Anônimo, que novela mexicana!Não tá parecendo exagero, não. A história tem todo o roteiro de golpe: cara aparecendo do nada, indo morar na casa da sua mãe sem cerimônia, ela bancando passagem, viagem, comida... é preocupante, pra dizer o mínimo. O problema é que, pelo jeito, ela tá carente e quer acreditar no lado bom das pessoas. Depois de tantos anos casada, é normal ela querer companhia, mas essa ingenuidade pode custar caro. Esses caras são ligeiros, sabem o que dizer e como agir pra ganhar a confiança de pessoas vulneráveis.

Agora, sobre como lidar sem brigar... missão delicada! Aqui vão umas ideias:

Conversa franca e carinhosa: reúnam os três filhos e conversem com ela. Mostrem que estão preocupados com a segurança dela, mas sem atacar ou julgar diretamente. Algo do tipo: "Mãe, a gente só quer te proteger, porque hoje em dia tem muita gente mal-intencionada, e sua felicidade é o mais importante pra gente."

Perguntas estratégicas: tentem entender melhor quem é esse cara. Perguntem de onde ele veio, o que ele faz, por que ele não tem onde morar... Só com essas perguntas já dá pra perceber se a história faz sentido ou se tá furada.

Investigação discreta: pesquisem sobre ele. Dá pra olhar as redes sociais, ver se ele tem algum histórico suspeito... Se ele for do tipo golpista profissional, pode ser que já tenha "currículo" por aí.

Apoio emocional: talvez sua mãe precise de mais companhia e atividades pra não se sentir tão sozinha. Incentivem ela a continuar nas excursões (só sem trazer souvenir humano pra casa kkkkkkkkkkkkk). Podem até sugerir que ela conheça pessoas em lugares mais seguros, como grupos de terceira idade ou coisas do tipo.

Plano de emergência: deixem claro que, se algo der errado, ela pode contar com vocês. Às vezes, essas situações só se resolvem quando o "cara" apronta e a ficha cai.

O mais importante é ela perceber que vocês estão do lado dela, sem julgamentos, mas também sem deixar esses caras fazerem a festa. No fim das contas, amor e diálogo é o melhor a se fazer.

Obs: vivona e viveno.

E acrescento mais: pesquise os antecedentes criminais

Pelo que você descreveu, ela está carente. Será que ela não tem amigos antigos, gente com quem possa ter uma relação de amizade e confiança e, quem sabe, até encontrar entre esses amigos um amor de verdade? Ou talvez ela possa conhecer pessoas novas na região onde mora, não pela internet.

Ou será que ela só está querendo passar o rodo? (com todo o respeito) kkkkk

Mas entendo sua preocupação. Pais idosos não são fáceis de serem convencidos. Geralmente acham que a gente não sabe o que está dizendo (ainda enxergam a gente como crianças), e que eles sabem porque são vividos. E golpista é o que não falta. Ainda bem que minha mãe viúva não quer nem papo com macho kkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...