Jump to content
  • 0

Carteira apenas em renda fixa🤔?

Alex Sabai Da Silva

Pergunta

Tenho 42 anos, casado, pai de duas filhas, servidor público enfermeiro dois empregos (Pai do Chris kkkk), por iniciar nos investimentos já mais maduro tenho muito receio é medo de errar,  sou hiper-conservador, seria possível montar uma carteira apenas com renda fixa sem exposições a volatilidade? É viável?

Editado por Alex Sabai Da Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
3 horas atrás, Alex Sabai Da Silva disse:

Tenho 42 anos, casado, pai de duas filhas, servidor público enfermeiro dois empregos (Pai do Chris kkkk), por iniciar nos investimentos já mais maduro tenho muito receio é medo de errar,  sou hiper-conservador, seria possível montar uma carteira apenas com renda fixa sem exposições a volatilidade? É viável?

@Alex Sabai Da Silva entendo sua preocupação, e sim é possível, somos o pais dos juros (e também da inflação), então a seleção de títulos deve ser bem pensada.

Lembrando em em RF, vc tem proteção do FGC de 250 mil  x Instituição x 1 CPF, limitado a 1MIlhao de garantias FGC, logo estando dentro deste limite (e sendo bem conservador) é bem tranquilo, mas ultrapassando este limite, ai Tesouro (mais seguro ainda), e tomar cuidado em alocacoes que não sejam pra longo prazo, em titulos que possam sofrer marcação a mercado.

Mas o modulo 03 vai ajudar muito neste entendimento. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
31 minutes ago, Alex Sabai Da Silva disse:

Olá Alex,

Eu imagino que seja sim possível. Não cravo um "com certeza" porque vou deixar os mais experientes opinarem.

No entanto, mesmo você sendo "hiper-conservador" como você disse, acho que você poderia repensar essa estratégia.

Não sei em que parte do curso você está, mas quando você terminar o curso verá que tem bastante coisa segura em outras áreas que não a renda fixa.

Acho que vale a pena você se aprofundar e vai ver que dá para lidar com renda variável mesmo sendo conservador.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá Alex, saudações!

Sim, você consegue uma carteira apenas em renda fixa, inclusive diversificada. 

Mas se seu horizonte de investimento é longo, digo, além dos 15 anos, então nesse cenário a renda variável supera a renda fixa em ganhos, isso segundo os autores sugeridos pela AUVP, como Fisher, Graham e Siegel. 

Siga os ensinamentos de Raul e equipe em relação à escolha de empresas e você vai ter ganhos reais acima da renda fixa no longo prazo.

Ah sim, renda fixa não é tão fixa assim, vide marcação a mercado!

Outra coisa, a bolsa está bem descontada atualmente, penso que em um ciclo baixista. Logo após um ciclo baixista sucede um altista, conforme ciclos anteriores relatados pelos autores que citei e outros acadêmicos.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Bom dia! sim, é possivel... tem como diversificar entre titulos privados e publicos tanto indexados ao CDI quanto à inflação buscando segurança.

Mas deixa eu tentar só pontuar uma situação: existem empresas que são tão seguras ou até mais seguras que bancos, principalmente à questão de risco sistêmico e cenários de hiperinflação.

Em nivel de segurança se tiver pensando exclusivamente nisso: titulos publicos IPCA> titulos publicos CDI/SELIC>Titulos privados / empresas perenes com longo historico de lucros consistentes independente do cenário.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Eu estou no mesmo barco, sou super conservadora. Levei 1 ano e meio para conseguir comprar a primeira ação. Só consegui na verdade depois do video abaixo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Veja esse gráfico, do livro: Investindo em ações no longo prazo : o guia indispensável do
investidor do mercado financeiro, de Jeremy J. Siegel, pagina 116.

Perceba que após 10 anos aproximadamente, as ações oscilam menos que os títulos e tesouro para baixo e após 15 anos as ações superam os títulos e tesouro em ganhos reais não há mais retornos negativos com ações.

image.png.245878e4ecdd12f59200c3e6eb0a60c2.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...