Comecei a aportar em ativos internacionais recentemente, gostaria de opiniões sobre a minha escolha de ETFs para montar a carteira.
Selecionei esses três ETFs: QQQM, RPV e VNQ.
A minha ideia foi selecionar um ETF com muita exposição em empresas de tecnologia (QQQM), pois na minha carteira nacional eu não tenho esse setor.
Escolhi o RPV, pois ele aumenta a diversificação selecionando empresas do S&P500 que apresentam características de "valor puro", consequentemente a sopreposição dele com o QQQM é muito baixa. ETFs do S&P500 na minha opinião tem muita sobreposição com o QQQM.
O VNQ aumenta ainda mais a diversificação me expondo ao setor imobiliário.
Minha estratégia faz sentido ou estou complicando desnecessariamente? Talvez seja melhor substituir o RPV por VOO (ou outro ETF do S&P500) mesmo tendo mais sobreposição com o QQQM ? Gostaria de opiniões sobre essa questão. Aportei pouco por enquanto, então vai ser tranquilo corrigir / rebalancear o que for necessário.
Pergunta
Matheus Mendes Silva Barboza
Comecei a aportar em ativos internacionais recentemente, gostaria de opiniões sobre a minha escolha de ETFs para montar a carteira.
Selecionei esses três ETFs: QQQM, RPV e VNQ.
A minha ideia foi selecionar um ETF com muita exposição em empresas de tecnologia (QQQM), pois na minha carteira nacional eu não tenho esse setor.
Escolhi o RPV, pois ele aumenta a diversificação selecionando empresas do S&P500 que apresentam características de "valor puro", consequentemente a sopreposição dele com o QQQM é muito baixa. ETFs do S&P500 na minha opinião tem muita sobreposição com o QQQM.
O VNQ aumenta ainda mais a diversificação me expondo ao setor imobiliário.
Minha estratégia faz sentido ou estou complicando desnecessariamente? Talvez seja melhor substituir o RPV por VOO (ou outro ETF do S&P500) mesmo tendo mais sobreposição com o QQQM ? Gostaria de opiniões sobre essa questão. Aportei pouco por enquanto, então vai ser tranquilo corrigir / rebalancear o que for necessário.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
16/Jan
2
17/Jan
2
15/Jan
1
Top Posters For This Question
Flavio Prado 1 post
Eddy Paulini 1 post
Matheus Mendes Silva Barboza 1 post
Leandro Henrique Soares 1 post
DIAS POPULARES
16/Jan 2025
2 posts
17/Jan 2025
2 posts
15/Jan 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Matheus Passos Silva
Fala xará, Sua estratégia de diversificação internacional com os ETFs QQQM, RPV e VNQ demonstra um planejamento cuidadoso para equilibrar setores e estilos de investimento. No entanto, tenho
Flavio Prado
@Matheus Mendes Silva Barboza como disse o @Matheus Passos Silva, a escolha dos 3 ETFs me parecem bem OK para a estratégia que você colocou, e a troca do RPV pelo VOO aumentaria a correlação com o QQQ
Leandro Henrique Soares
Aproveitando o assunto, onde consigo ver a correlação dos etfs internacionais? Vi que tem um comparador no etf.com, mas é pago.
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts