Jump to content
  • 0

Carteira de ETFs Internacionais (QQQM + RPV + VNQ)

Pergunta

Comecei a aportar em ativos internacionais recentemente, gostaria de opiniões sobre a minha escolha de ETFs para montar a carteira. 

Selecionei esses três ETFs: QQQM, RPV e VNQ. 

A minha ideia foi selecionar um ETF com muita exposição em empresas de tecnologia (QQQM), pois na minha carteira nacional eu não tenho esse setor. 

Escolhi o RPV, pois ele aumenta a diversificação selecionando empresas do S&P500 que apresentam características de "valor puro", consequentemente a sopreposição dele com o QQQM é muito baixa. ETFs do S&P500 na minha opinião tem muita sobreposição com o QQQM. 

O VNQ aumenta ainda mais a diversificação me expondo ao setor imobiliário. 

Minha estratégia faz sentido ou estou complicando desnecessariamente? Talvez seja melhor substituir o RPV por VOO (ou outro ETF do S&P500) mesmo tendo mais sobreposição com o QQQM ? Gostaria de opiniões sobre essa questão. Aportei pouco por enquanto, então vai ser tranquilo corrigir / rebalancear o que for necessário. 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
14 horas atrás, Matheus Mendes Silva Barboza disse:

Comecei a aportar em ativos internacionais recentemente, gostaria de opiniões sobre a minha escolha de ETFs para montar a carteira. 

A minha ideia foi selecionar um ETF com muita exposição em empresas de tecnologia (QQQM), pois na minha carteira nacional eu não tenho esse setor. 

Escolhi o RPV, pois ele aumenta a diversificação selecionando empresas do S&P500 que apresentam características de "valor puro", consequentemente a sopreposição dele com o QQQM é muito baixa. ETFs do S&P500 na minha opinião tem muita sobreposição com o QQQM. 

Minha estratégia faz sentido ou estou complicando desnecessariamente? Talvez seja melhor substituir o RPV por VOO (ou outro ETF do S&P500) mesmo tendo mais sobreposição com o QQQM ? Gostaria de opiniões sobre essa questão. Aportei pouco por enquanto, então vai ser tranquilo corrigir / rebalancear o que for necessário. 

Fala xará,

Sua estratégia de diversificação internacional com os ETFs QQQM, RPV e VNQ demonstra um planejamento cuidadoso para equilibrar setores e estilos de investimento.

No entanto, tenho uma consideração a fazer sobre substituir o RPV pelo VOO. Lembre-se de que o VOO replica o S&P 500, que inclui uma ampla gama de setores, incluindo tecnologia. Há uma sobreposição significativa entre o VOO e o QQQM. Por exemplo, aproximadamente 84% das holdings do QQQM também estão no VOO, enquanto apenas cerca de 17% das holdings do VOO estão no QQQM.

Ou seja, substituir o RPV pelo VOO aumentaria a exposição a empresas de grande capitalização, mas também elevaria a sobreposição com o QQQM, reduzindo a diversificação pretendida.

Por isso acho que sua estratégia atual com QQQM, RPV e VNQ é sólida, proporcionando exposição a diferentes setores e estilos de investimento com mínima sobreposição. Manter o RPV em vez de substituí-lo pelo VOO mantém a diversificação entre crescimento e valor, alinhando-se com seus objetivos de investimento.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Matheus Mendes Silva Barboza disse:

@Matheus Mendes Silva Barboza como disse o @Matheus Passos Silva, a escolha dos 3 ETFs me parecem bem OK para a estratégia que você colocou, e a troca do RPV pelo VOO aumentaria a correlação com o QQQM, então talvez não seja tão interessante, não que tenha algo errado, só mesmo a correlação maior.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 16/01/2025 at 10:40, Flavio Prado disse:

@Matheus Mendes Silva Barboza como disse o @Matheus Passos Silva, a escolha dos 3 ETFs me parecem bem OK para a estratégia que você colocou, e a troca do RPV pelo VOO aumentaria a correlação com o QQQM, então talvez não seja tão interessante, não que tenha algo errado, só mesmo a correlação maior.

Aproveitando o assunto, onde consigo ver a correlação dos etfs internacionais? Vi que tem um comparador no etf.com, mas é pago. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...