Pessoal, no segundo semestre de 2023 eu concluí a AUVP e no final de janeiro de 2024 fiz meu primeiro aporte de acordo com o que aprendi no curso. Considerando também o que eu tinha investido antes (eu tinha um pouco em ações/ FIIs e um pouco em renda fixa), hoje, após um ano investindo de forma consistente, seguindo bem o diagrama e, acima de tudo, não vendendo e sim reinvestindo os ganhos, aqui está minha carteira, desconsiderando minha reserva de emergência:
Total em patrimônio: Saí de pouco mais de R$ 7 mil investidos para R$ 72.236,34 na data de hoje.
Renda fixa: 54% (R$ 39.607,89)
* CDB Pós fixado
* CDB Pré fixado
Renda variável (ações e fiis): 29.3% (R$ 21.184,82)
Ações
Bens Industriais
Weg (42%)
Financeiro
ITSA (15%)
ITUB(14%)
Consumo não ciclico
ABEV3 (14%)
Seguros
PSSA3(8%)
Energia
EGIE3(7%)
FIIs
Tijolo
VISC11 (54%)
PVBI11
Papel
MXRF11 (4%)
Exterior: 8% (R$ 5.757,20)
EFTs
IVV(86%, EUA)
VEA(14%, todo o mundo, exceto EUA)
Cripto: 7.9%% (R$ 5.686,43)
100% em Bitcoin
Meus objetivos iniciais seriam ter 50% em renda fixa e o restante nas demais classes de ativos durante o primeiro ano. Agora vou diminuir minha exposição em renda fixa até chegar em 35% e aumentar as demais, principalmente cripto e ações (entrar em outros setores perenes como agua e saneamento, além de diversificar mais em financeiro e energia).
Uma observação aqui em relação a weg é que eu já comprava dela antes de começar a investir de forma mais pragmática, então os aportes que eu ja tinha + a valorização dela acabou deixando ela com tanto peso na minha carteira, mas já fazem meses que não aporto mais, conforme o diagrama manda.
Gostaria da visão de vocês em relação a esse meu primeiro ano de carteira.
Pergunta
Ricardo Silva
Pessoal, no segundo semestre de 2023 eu concluí a AUVP e no final de janeiro de 2024 fiz meu primeiro aporte de acordo com o que aprendi no curso. Considerando também o que eu tinha investido antes (eu tinha um pouco em ações/ FIIs e um pouco em renda fixa), hoje, após um ano investindo de forma consistente, seguindo bem o diagrama e, acima de tudo, não vendendo e sim reinvestindo os ganhos, aqui está minha carteira, desconsiderando minha reserva de emergência:
Total em patrimônio: Saí de pouco mais de R$ 7 mil investidos para R$ 72.236,34 na data de hoje.
Renda fixa: 54% (R$ 39.607,89)
Renda variável (ações e fiis): 29.3% (R$ 21.184,82)
Exterior: 8% (R$ 5.757,20)
Cripto: 7.9%% (R$ 5.686,43)
Meus objetivos iniciais seriam ter 50% em renda fixa e o restante nas demais classes de ativos durante o primeiro ano. Agora vou diminuir minha exposição em renda fixa até chegar em 35% e aumentar as demais, principalmente cripto e ações (entrar em outros setores perenes como agua e saneamento, além de diversificar mais em financeiro e energia).
Uma observação aqui em relação a weg é que eu já comprava dela antes de começar a investir de forma mais pragmática, então os aportes que eu ja tinha + a valorização dela acabou deixando ela com tanto peso na minha carteira, mas já fazem meses que não aporto mais, conforme o diagrama manda.
Gostaria da visão de vocês em relação a esse meu primeiro ano de carteira.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
2
2
1
DIAS POPULARES
3/Fev
6
4/Fev
5
1/Fev
4
5/Fev
1
Top Posters For This Question
Ricardo Silva 5 posts
Eddy Paulini 2 posts
Matheus P S 2 posts
Breno Costa Aguiar Rodrigues 1 post
DIAS POPULARES
3/Fev 2025
6 posts
4/Fev 2025
5 posts
1/Fev 2025
4 posts
5/Fev 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Ricardo Silva
Pessoal, no segundo semestre de 2023 eu concluí a AUVP e no final de janeiro de 2024 fiz meu primeiro aporte de acordo com o que aprendi no curso. Considerando também o que eu tinha investido antes (e
Ricardo O
Eddy Paulini
Bom dia, @Ricardo Silva ! Caraca, que legal. Parabéns! É um excelente avanço! Sua carteira na minha visão está boa. Tem uma diversificação interessante! Os adendos que eu deixaria s
Posted Images
15 respostas para essa pergunta
Recommended Posts