Jump to content
  • 0

Minha carteira após 1 ano investindo (de forma consistente)

Ricardo Silva

Pergunta

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

@Eddy Paulini valeu pelas dicas, Eddy!  Com relação a Itaú/Itaúsa foi mais por conta da Itaúsa ter outras empresas além do banco. No caso do setor financeiro, eu estou ciente da correlação, mas tem banco que tá muito descontado e eu vejo como oportunidade (tipo Bradesco), principalmente na questão da regularidade dos dividendos (eu estou com 33 anos, mas tenho uma meta de chegar a um determinado valor anual de dividendos o mais rápido possível). 

Para energia, eu quero me expor a mais de um subsetor (uma empresa forte em transmissão e outra em geraçao,por exemplo), mas tanto em energia quanto financeiro eu só vou pegar outras empresas após ter apostado bem em saneamento e mais algum outro setor que ainda não decidi.

• Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar

• 0
On 01/02/2025 at 12:48, Henrique Magalhães disse:

@Ricardo Silva parabéns pela organização e pelo cuidado que iniciar com poucos ativos (e diversificando), você entendeu como funciona … agora é seguir aportando, e conforme achar viável ir adicionando mais ativos … mas achei a carteira bem elaborada pra 1 ano!  Lembrando que teremos décadas fazendo isso. Só vai cara , está começando bem ! 

Muito obrigado, Henrique!
Rumo aos 100K hehe

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

Muito legal sua carteira, queria eu ter esta organização - minha sugestão, colocar um FII de logistica nesta carteira.

Boa! Estou avaliando alguns mesmo :)

Pra mim foi muito complicado me organizar, mas seguindo a recomendação do diagrama facilita demais

Editado por Ricardo Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Achei boa a carteira. Eu buscaria diversificar mais os ativos. 

Só um adendo: No longo prazo da renda fixa, os títulos com vencimentos mais longos como IPCA+ por exemplo tendem a ser melhor que CDBs pois o prazo menor (do CDB) leva a mais giro, pagamento de spread e corretagem e etc. Títulos longos além da rentabilidade maior e possibilitam a marcação a mercado.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Muito bom parabens, e gosto de como ta enxuta. 

Completando oque a galera já falou
ITAU ITAUSA, e inclusive Porto Seguro, meioq  são correlacionadas

ITAUSA é dona de 38% de Itaú e Itaú é dono de 43% de portoSeguros

Teu setor financeiro é praticamente a mesma empresa. Não é um erro ter os tickers desde q tenha uma logica bem definida

Mas olha só o fato de vc ter basicamente Itau e WEG de ativo, talvez valha a pena dar uma diversificada sim 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 horas atrás, Ricardo Silva disse:

Rumo aos 100K hehe

Quando chegar aqui pode comprar cerveja e fazer churras pra comemorar hahah

Brincadeira a parte, é um marco importante. Você vai ver uma mudança brusca de como o seu dinheiro começa a trabalhar muito mais rápido do que antes deste marco!

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
On 31/01/2025 at 21:40, Ricardo Silva disse:

Pessoal, no segundo semestre de 2023 eu concluí a AUVP e no final de janeiro de 2024 fiz meu primeiro aporte de acordo com o que aprendi no curso. Considerando também o que eu tinha investido antes (eu tinha um pouco em ações/ FIIs e um pouco em renda fixa), hoje, após um ano investindo de forma consistente, seguindo bem o diagrama e, acima de tudo, não vendendo e sim reinvestindo os ganhos, aqui está minha carteira, desconsiderando minha reserva de emergência:

Total em patrimônio: Saí de pouco mais de R$ 7 mil investidos para R$ 72.236,34 na data de hoje.

Renda fixa: 54% (R$ 39.607,89)

•  * CDB Pós fixado
  •  * CDB Pré fixado

Renda variável (ações e fiis): 29.3% (R$ 21.184,82)

• Ações
    • Bens Industriais
      • Weg (42%)
    • Financeiro
      • ITSA (15%)
      • ITUB(14%)
    • Consumo não ciclico
      • ABEV3 (14%)
    • Seguros
      • PSSA3(8%)
    • Energia
      • EGIE3(7%)
  • FIIs
    • Tijolo
      • VISC11 (54%)
      • PVBI11
    • Papel
      • MXRF11 (4%)

Exterior: 8% (R$ 5.757,20)

• EFTs
    • IVV(86%, EUA)
    • VEA(14%, todo o mundo, exceto EUA)

Cripto: 7.9%% (R$ 5.686,43)

• 100% em Bitcoin

Meus objetivos iniciais seriam ter 50% em renda fixa e o restante nas demais classes de ativos durante o primeiro ano. Agora vou diminuir minha exposição em renda fixa até chegar em 35% e aumentar as demais, principalmente cripto e ações (entrar em outros setores perenes como agua e saneamento, além de diversificar mais em financeiro e energia).

Uma observação aqui em relação a weg é que eu já comprava dela antes de começar a investir de forma mais pragmática, então os aportes que eu ja tinha + a valorização dela acabou deixando ela com tanto peso na minha carteira, mas já fazem meses que não aporto mais, conforme o diagrama manda.

Gostaria da visão de vocês em relação a esse meu primeiro ano de carteira.

Primeiramente meus parabéns pela carteira, e como diria o amigo @Eddy Paulini, deixando meus centavinhos de contribuição, já que o MXRF11 é um fundo de papel será que não seria interessante você mesmo investir nos títulos de renda fixa? Principalmente por conta da taxa de ADM 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 01/02/2025 at 02:40, Ricardo Silva disse:

Pessoal, no segundo semestre de 2023 eu concluí a AUVP e no final de janeiro de 2024 fiz meu primeiro aporte de acordo com o que aprendi no curso. Considerando também o que eu tinha investido antes (eu tinha um pouco em ações/ FIIs e um pouco em renda fixa), hoje, após um ano investindo de forma consistente, seguindo bem o diagrama e, acima de tudo, não vendendo e sim reinvestindo os ganhos, aqui está minha carteira, desconsiderando minha reserva de emergência:

Total em patrimônio: Saí de pouco mais de R$ 7 mil investidos para R$ 72.236,34 na data de hoje.

•  * CDB Pós fixado
  •  * CDB Pré fixado

• Ações
    • Bens Industriais
      • Weg (42%)
    • Financeiro
      • ITSA (15%)
      • ITUB(14%)
    • Consumo não ciclico
      • ABEV3 (14%)
    • Seguros
      • PSSA3(8%)
    • Energia
      • EGIE3(7%)
  • FIIs
    • Tijolo
      • VISC11 (54%)
      • PVBI11
    • Papel
      • MXRF11 (4%)

• EFTs
    • IVV(86%, EUA)

• 100% em Bitcoin

Meus objetivos iniciais seriam ter 50% em renda fixa e o restante nas demais classes de ativos durante o primeiro ano. Agora vou diminuir minha exposição em renda fixa até chegar em 35% e aumentar as demais, principalmente cripto e ações (entrar em outros setores perenes como agua e saneamento, além de diversificar mais em financeiro e energia).

Uma observação aqui em relação a weg é que eu já comprava dela antes de começar a investir de forma mais pragmática, então os aportes que eu ja tinha + a valorização dela acabou deixando ela com tanto peso na minha carteira, mas já fazem meses que não aporto mais, conforme o diagrama manda.

Oi Ricardo,

Primeiro, parabéns pela sua carteira e pela organização.

O que eu teria a acrescentar os amigos já colocaram.

Mas tem um ponto que quero reforçar, que é a exposição a criptos, já que você disse que pretende aumentar essa exposição.

Eu não sou contra aumentar desde que você saiba o que está fazendo (e me parece que sim rsrsrs).

Mas a minha preocupação vai mais no sentido de que muitas vezes as pessoas veem aquelas valorizações deliciosas de 20%-30% em um dia, mas se esquecem de que as quedas são também grandinhas.

Basta ver o que ocorreu ontem... Uma quedinha bem gostosa, e não é todo mundo que tem estômago pra isso rsrsrs.

Um último ponto é a escolha das moedas, mas acredito que você esteja tranquilo em relação à isso dada a análise cuidadosa que você parece estar fazendo em relação à sua carteira.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Ricardo,

Primeiro, parabéns pela sua carteira e pela organização.

O que eu teria a acrescentar os amigos já colocaram.

Mas tem um ponto que quero reforçar, que é a exposição a criptos, já que você disse que pretende aumentar essa exposição.

Eu não sou contra aumentar desde que você saiba o que está fazendo (e me parece que sim rsrsrs).

Mas a minha preocupação vai mais no sentido de que muitas vezes as pessoas veem aquelas valorizações deliciosas de 20%-30% em um dia, mas se esquecem de que as quedas são também grandinhas.

Basta ver o que ocorreu ontem... Uma quedinha bem gostosa, e não é todo mundo que tem estômago pra isso rsrsrs.

Um último ponto é a escolha das moedas, mas acredito que você esteja tranquilo em relação à isso dada a análise cuidadosa que você parece estar fazendo em relação à sua carteira.

Espero ter ajudado!

Obrigado, Matheus!
Cara, sobre a exposição em cripto e aquela quedinha de ontem.... então, eu fiquei tao feliz com a queda que aproveitei pra comprar mais e ainda abri uma cerveja pra comemorar kkkkk

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0

•  * CDB Pós fixado
  •  * CDB Pré fixado

• Ações
    • Bens Industriais
      • Weg (42%)
    • Financeiro
      • ITSA (15%)
      • ITUB(14%)
    • Consumo não ciclico
      • ABEV3 (14%)
    • Seguros
      • PSSA3(8%)
    • Energia
      • EGIE3(7%)
  • FIIs
    • Tijolo
      • VISC11 (54%)
      • PVBI11
    • Papel
      • MXRF11 (4%)

• EFTs
    • IVV(86%, EUA)

• 100% em Bitcoin

Boa noite, @Ricardo Silva. Parabéns pela evolução e disciplina.

•  * CDB Pós fixado
  •  * CDB Pré fixado

Não há exposição em IPCA+ na sua carteira? Acho que estamos em um bom monento para IPCA+, posto que as taxas estão, historicamente, em valores que costumam garantir ótimos retornos aos investidores.

Financeiro

• ITSA (15%)
  • ITUB(14%)

Nesse ponto de ações, acho só importante você observar a correlação. Apesar de comprar ITSA não ser a mesma coisa que comprar ITAÚ, mais de 80% do resultado de itausa provém de Itaú, então as empresas são diretamente muito correlacionadas, ficando, dessa forma, 30% das ações dependendo, basicamente, do mesmo resultado, só olhar na comparação de rentabilidade das duas. O gráfico é basicamente um espelho.

itauxitausa.png.fbf7d74154d7cbe45dd6568b67c07920.png

Acho que, pelo momento de mercado, muito favorável a renda fixa, eu ainda não diminuiria minha posição. Como você não tem IPCA+, olharia para esse ativos também. 

Acho louvável sua disciplina em se manter disciplinado na sua estratégia. Mais uma vez, parabéns.

Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Ricardo Silva disse:

Obrigado, Matheus!
Cara, sobre a exposição em cripto e aquela quedinha de ontem.... então, eu fiquei tao feliz com a queda que aproveitei pra comprar mais e ainda abri uma cerveja pra comemorar kkkkk

Oi Ricardo,

Cara, bom que você aproveitou...

Eu tava no trabalho, em um monte de reuniões seguidas, e não consegui usufruir 😭

E pra completar, ainda tinha feito meu DCA semanal no sábado, antes da queda 😭😭

Enfim, faz parte!

• HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• Criar novo...