Jump to content

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Até que achei bom essa troca, sempre que ia aportar me batia a duvida 2035 é perto demais dos meus objetivos de aposentadoria e 2045 já estava um pouco além de quando quero.
2040 caiu como uma luva, mas isso é muito pessoal, cada um aporta pensando em suas metas/objetivos de vida.
Apesar de continuar aportando em RV, aproveitando as quedas recentes, começarei a comprar 2040 visando minha aposentadoria!

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hour ago, Heitor Pedrosa disse:

Até que achei bom essa troca, sempre que ia aportar me batia a duvida 2035 é perto demais dos meus objetivos de aposentadoria e 2045 já estava um pouco além de quando quero.
2040 caiu como uma luva, mas isso é muito pessoal, cada um aporta pensando em suas metas/objetivos de vida.
Apesar de continuar aportando em RV, aproveitando as quedas recentes, começarei a comprar 2040 visando minha aposentadoria!

Fala Heitor,

Não compro pra levar até o final não, eu particularmente acho que não vale a pena... compro pra fazer marcação a mercado mesmo, por isso gosto dos mais longo, pois são mais sensíveis a MM

• Brabo 1
  • 0
Postado

Ah sim, ai eu concordo contigo kkkkkk

7 horas atrás, Marcelo R disse:

Fala Heitor,

Não compro pra levar até o final não, eu particularmente acho que não vale a pena... compro pra fazer marcação a mercado mesmo, por isso gosto dos mais longo, pois são mais sensíveis a MM

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite, pessoal! Sou novo por aqui e aproveito o thread para tirar algumas dúvidas sobre o Tesouro IPCA+ 2045:

• Minha estratégia era investir em Tesouro Direto com foco em marcação a mercado. Agora que o Tesouro IPCA+ 2045 não está mais sendo oferecido diretamente pelo Tesouro Direto, entendo que ele só está disponível no mercado secundário. Isso altera de alguma forma a dinâmica de precificação? Um título ainda disponível no Tesouro tende a ter menos volatilidade do que um que foi ‘descontinuado’? Fiquei com essa dúvida, pois acumulei bastante posição nesse título e não sabia que ele poderia deixar de ser ofertado.
  • Eu costumava acompanhar a variação do preço pelo site oficial do Tesouro, filtrando por operação de ‘resgate’ e pelo título ‘Tesouro IPCA+ 2045’. No entanto, percebi que o gráfico não está mais atualizado — a última data exibida é 31/01/2025. Como vocês estão monitorando a variação de preço atualmente?

image.png.681a2d69d778af95e654c5b6f1f2add3.png

• 0
Postado
2 horas atrás, Fernando Pascua García disse:

Boa noite, pessoal! Sou novo por aqui e aproveito o thread para tirar algumas dúvidas sobre o Tesouro IPCA+ 2045:

• Minha estratégia era investir em Tesouro Direto com foco em marcação a mercado. Agora que o Tesouro IPCA+ 2045 não está mais sendo oferecido diretamente pelo Tesouro Direto, entendo que ele só está disponível no mercado secundário. Isso altera de alguma forma a dinâmica de precificação? Um título ainda disponível no Tesouro tende a ter menos volatilidade do que um que foi ‘descontinuado’? Fiquei com essa dúvida, pois acumulei bastante posição nesse título e não sabia que ele poderia deixar de ser ofertado.
  • Eu costumava acompanhar a variação do preço pelo site oficial do Tesouro, filtrando por operação de ‘resgate’ e pelo título ‘Tesouro IPCA+ 2045’. No entanto, percebi que o gráfico não está mais atualizado — a última data exibida é 31/01/2025. Como vocês estão monitorando a variação de preço atualmente?

image.png.681a2d69d778af95e654c5b6f1f2add3.png

Oi Fernando,

Primeiro, não me leve a mal, mas investir em títulos do Tesouro visando marcação a mercado, para mim, não é a melhor estratégia...

De toda forma, se não estou em erro, você pode verificar a precificação entrando no próprio site do Tesouro Direto e vendo seus investimentos.

Agora não consigo te mostrar exatamente onde verificar isso porque no momento em que posto esta resposta o site do Tesouro está em manutenção. Mas ao acessar, você verá a lista dos seus investimentos, e no lado esquerdo haverá um ícone no qual você pode clicar e obter a situação atual dos seus títulos. Por ali você vai conseguir ver como está a situação - se ele está rendendo mais ou menos do que o esperado.

Por fim, tomo a liberdade de compartilhar as minhas notas em relação à aula de marcação a mercado, no sentido de compreender o melhor momento para realizar lucros usando essa oportunidade:

• O critério mais importante para uma possível antecipação é o chamado custo de oportunidade.
  • Será necessário fazer as contas para verificar quanto o título ainda vai render para verificar se compensa considerando-se os títulos atualmente oferecidos.
  • Exemplo:
    • O investidor comprou um título que vence em 78 meses.
    • Já se passaram 24 meses.
    • Sobram 54 meses para o título render.
    • Neste momento dos 24 meses, o investidor calcularia quanto o título está valendo atualmente em relação ao período que falta (usando a calculadora de juros compostos).
    • Em seguida, o investidor verificaria se há algum título agora que pagaria mais do que o título original pagaria ao final do seu prazo.
    • Se valer a pena, é possível fazer a marcação a mercado.
  • Considerar sempre o valor líquido para fazer a antecipação.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 05/02/2025 at 07:32, Marcelo R disse:

Eu estava aportando neste danadinho…

e adivinha, já era kkk

Entraram outros no lugar, esse não tem mais.

Agora é sentar e esperar a ratoeira desarmar ! (Marcaçãozinha a mercado)

Marcelo, será que o tesouro demora a subir? 
To na fissura de aportar, mas a menos de 14% não animei.

• 0
Postado
6 horas atrás, Cézar Busato disse:

Marcelo, será que o tesouro demora a subir? 
To na fissura de aportar, mas a menos de 14% não animei.

Acredito que já passou a fase... já esta tudo precificado... especular assim é um perigo kkkk

• Criar novo...