Jump to content
  • 0

Como se encontrar?

Convidado Anônimo

Pergunta

Já ouviu ou leu a frase “pra quem não tem caminho, qualquer um basta”?

Pois é, atualmente me encontro nesse dilema, 28 anos, não consigo desenvolver uma conversa, sobrevivendo de bicos fingindo que está tudo bem e tentando entender pra onde ir, o que fazer…

Não sei no que sou bom, gosto de ajudar os outros dentro do possível, tento me manter positivo mas sempre parece que falta algo, estou tentando trabalhar como TI em casa para coisas básicas pelo menos mas não entendo como me fazer conhecido se não consigo conversar ou me vender. Na minha cabeça eu sempre me vejo mal, sem futuro e como um fracasso.

Tentei procurar emprego mas quase não conheço  pessoas na cidade onde moro, pois estava aqui pela minha avó, agora ainda estou por causa do meu namorado, e aqui os empregos são a maioria por indicação.

Empregos online nunca me chamaram.

Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pois é, atualmente me encontro nesse dilema, 28 anos, não consigo desenvolver uma conversa, sobrevivendo de bicos fingindo que está tudo bem e tentando entender pra onde ir, o que fazer…

Não sei no que sou bom, gosto de ajudar os outros dentro do possível, tento me manter positivo mas sempre parece que falta algo, estou tentando trabalhar como TI em casa para coisas básicas pelo menos mas não entendo como me fazer conhecido se não consigo conversar ou me vender. Na minha cabeça eu sempre me vejo mal, sem futuro e como um fracasso.

Tentei procurar emprego mas quase não conheço  pessoas na cidade onde moro, pois estava aqui pela minha avó, agora ainda estou por causa do meu namorado, e aqui os empregos são a maioria por indicação.

Anônimo, você tem formação superior ou técnica? Fez algum curso? Uma opção talvez seja dar uma olhada nos cursos do Senac. Eles têm uma gama enorme de cursos e talvez algum lhe interesse.

De que cidade você é e em qual cidade está? Tem perfil no Linkedin? Aqui na Comunidade temos uma quantidade enorme de pessoas e talvez possa rolar algo online, é questão de fazer um post ofertando seu expertise.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anonimo, não é o fim do mundo, vamos organizar isso com calma.

Que cidade/região seria? Você já faz bicos com TI hoje, é formado na área?

Empregos Online vão exigir profissionais com mais senioridade, justamente por que precisam de menos supervisão, até lá tem que fazer como os INCAS e MAIAS faziam, procurar presencial, justamente para voce adquirir esta habilidade de se comunicar, trabalhar em equipe, entender a dinamica de uma empresa, esta experiencia tem que ser vivida e te dara mais confiança.

Cada um tem seu ponto de partida, não é uma corrida de sprint, é uma maratona, comece com pequenos passos.

diga um poucos mais para que possamos entender e opinar , para ver se conseguimos te ajudar de alguma forma.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Flavio Prado disse:

Anônimo, você tem formação superior ou técnica? Fez algum curso? Uma opção talvez seja dar uma olhada nos cursos do Senac. Eles têm uma gama enorme de cursos e talvez algum lhe interesse.

De que cidade você é e em qual cidade está? Tem perfil no Linkedin? Aqui na Comunidade temos uma quantidade enorme de pessoas e talvez possa rolar algo online, é questão de fazer um post ofertando seu expertise.

Tenho curso de auxiliar administrativo contabil que fiz em Montevideo no uruguai, tenho um curso interminado  de tecnico de Informatica para a internet que faltou só fazer o trabalho de conclusão de curso.

Minha cidade é muito pequena e nem usa plataformas para buscar empregados.

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Que cidade/região seria? Você já faz bicos com TI hoje, é formado na área?

Moro na divisa entre Brasil e Uruguai, no Rio Grande do Sul stl. Nao sou formado, fiz um tecnico pela internt de manutenção de computadores (terminado) e um técnico de informatica para internet que faltou eu fazer o trabalho final de curso.

Eu vejo vagas de Informatica na minha cidade mas me acho incapaz de qualquer coisa, me acho mediocre demais, quando eu tento eu falho e fico me martelando sempre.

Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Moro na divisa entre Brasil e Uruguai, no Rio Grande do Sul stl. Nao sou formado, fiz um tecnico pela internt de manutenção de computadores (terminado) e um técnico de informatica para internet que faltou eu fazer o trabalho final de curso.

Eu vejo vagas de Informatica na minha cidade mas me acho incapaz de qualquer coisa, me acho mediocre demais, quando eu tento eu falho e fico me martelando sempre.

Bom dia, Anônimo!

Me desculpe ser meio duro com você, mas com esses pensamentos de se achar medíocre, incapaz e tudo mais, isso não vai te levar a lugar nenhum que preste.

Só vai te puxar pra trás e aí que não vai ter saída mesmo.

Sei que parece papo de coach ou talvez até meio óbvio o que vou falar, mas você precisa tirar fora esse olhar. Sei que não é feito de uma hora pra outra, sei que não é fácil e sei que talvez até irite escutar (ou ler) isso, mas se incomoda é porque no fundo você sabe que é verdade.

Como o pessoal disse, você pode investir mais em conhecimento, em estudos e começar a procurar empregos das antigas, ou seja, no presencial. Isso pode te ajudar inclusive com as questões de comunicação que comentou anteriormente.

Tem muita coisa que dá pra ser feito. Mas pensar que você é incapaz te coloca uma venda que até o que estiver na frente do nariz você deixa de enxergar. E isso é fato.

Faça primeiro de tudo um exercício sobre o que você quer para sua vida. Você quer trabalhar com TI? Se imagina fazendo isso nos próximos 10 ou 15 anos? Se sim, com que cargo? Fazendo o que exatamente? Depois disso, podemos traçar aí seus passos para que isso alcançado. Ver as rotas para isso, ver quais cursos são legais de se fazer, se é interessante planejar uma mudança de cidade, de rotina, enfim.

Ou se por ventura TI não é sua área de fato almejada, o que te dificulta em se encontrar? É estes pensamentos ruins aí? Ou uma falta de dedicação mesmo em algo? Ou uma mistura dos dois pois você acaba se limitando?

Considere também se você não precisa de apoio psicológico. É uma coisa tão normal e que pode ajudar a te dar um norte.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Voce nao faz nenhuma atividade presencial, amigos, algum esporte, qq coisa.

veja bem voce fez 2 cursos onlines, ja parou pra pensar que as vezes fazer um curso, mesmo que seja so por fazer presencial para te fazer ser visto e notado, e reduzir esta questao de se achar menos? vera que as outras pessoas passam por este memso medo, cada um em um grau.

Me formei em 1999 em tecnologia da informação, e só fui atuar em 2004 (me achava ruim de mais pq quase todos meus amigos ingressaram na aera ainda enquanto estavam na faculdade - mas segui fazendo o que eu podia , com o o que eu tinha em maos, e isso me ajudou a seguir outro caminho, no caso consultoria, aliei experiencias administrativa com a parte de logica, sistemas etc, hoje isso agregou muito pra mim, porem na epoca eu me achava menos que os outros.

o Eddy frisou bem, este pensamento so vai te empurrar pra um lado ruim. Entenda que todo mundo tem dificuldade em algum grau e nao precisamos ficar nos comparando.

falhar faz parte, tente de novo, mas sai um pouco do portao de casa, vai fazer um curso presencial, seja qual for, voce precisa ver ao vivo como as coisas são.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 13/03/2025 at 01:29, Convidado Anônimo disse:

Parece que você está enfrentando um período difícil, mas o fato de estar buscando respostas e tentando encontrar um caminho já é um grande passo. Você falou que gosta de ajudar os outros, isso pode ser um indicativo de onde encontrar propósito. Talvez a chave seja unir essa vontade com uma habilidade que possa ser desenvolvida.

Aqui estão algumas sugestões práticas:

Faça um teste vocacional ou de personalidade para identificar seus pontos fortes e áreas de interesse.

Pense em atividades que já te fizeram sentir útil ou realizado.

Construção de habilidades

Se você tem interesse na área de TI, invista em conhecimento ténico. Há infinitos cursos gratuitos ou bem baratos em plataformas como Alura, Udemy ou Coursera. Primeiro pegue uma base forte de lógica e orientação a objetos, depois os caminhos ficaram mais claros.

Conforme for avançando, crie um portfólio simples, mesmo que seja um blog ou um GitHub com pequenos projetos.

Em um primeiro momento você pode buscar oportunidades menos convencionais. Sites como Upwork, Workana e Fiverr permitem que você atue como freelancer para o mundo todo.

Se a ideia é conseguir uma renda rápida, foque em habilidades práticas, como suporte técnico, criação de sites simples ou automação de processos. O uso da IA pode facilitar muito. 

Networking e presença online. Se não conhece muitas pessoas na cidade, crie conexões online.
Participe de grupos no LinkedIn, Discord ou fóruns especializados.

Ofereça ajuda gratuitamente no começo para criar experiência e visibilidade.

Trabalhe a sua autopercepção. Essa visão negativa de si mesmo pode estar te travando. Tente trabalhar sua autoestima com pequenas vitórias diárias e, se possível, busque apoio psicológico.

Liste suas conquistas e coisas que você já superou. Isso ajuda a enxergar progresso.

É normal se sentir perdido às vezes, mesmo para quem já tem uma carreira consolidada. O importante é ter consciência da situação atual e dar o primeiro passo, mesmo pequeno.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 13/03/2025 at 11:27, Convidado Anônimo disse:

mediocre demais, quando eu tento eu falho e fico me martelando sempre

ser medíocre é completamente diferente de ser AMADOR. 

Todo mundo começa como: curioso, depois vira amador. Então você já está pelo menos no nível 2.

Além de alto estima como foi citado anteriormente, de nada adianta também se achar o profissional quando se é amador. Porque ai você também acaba decepcionando, então eu tentaria me formar por aí mesmo, onde você tem uma certa linha de conforto. Não tem problema em aprender a nadar na beira da piscina, sabe?

Acho que o foda de TI é que é a nova "faculdade de adm"... quando não se sabia o que fazer: se fazia adminstração.

Hoje todo mundo tá fazendo TI porque admira o estilo de vida de alguns profissionais, mas sem ajuda é dificil você conseguir algo legal em menos de 5 anos. Então seja mais paciente com você também

Link para compartilhar

• 0

primeira coisa mude sua mentalidade sobre vc mesmo, não vai ser fácil mais é o primeiro passo a ser feito para tudo o que for fazer dar certo no final. Ja fui parecido me senti um inútil, ate eu conseguir por sorte um emprego onde tive oportunidades de explorar minhas capacidades, o que mudou minha cabeça foi conversar e me abrir com alguém (não era um profissional da área mais foi a mão amiga que me ajudou). 

Link para compartilhar

• 0

Olá Anônimo,

Espero que encontre bem! Aqui daria alguns conselhos que espero que lhe sirvam.

Primeiramente, pare de trazer esta negatividade a sua vida afirmando que não sabe em que é bom ou que não sabe o que fazer, oras, você chegou até aqui, por bem ou por mal, você chegou! Olhe os méritos e tudo aquilo que lhe trouxe até onde está. 

Segundo, se quer ser quer ser visto, tem de se expor, não há milagres e ninguém vai até você te tirar a força da cadeira (se aparecer alguém assim, chame a polícia), portanto, exponha-se em situações, ainda que constrangedoras no primeiro momento, mas que te faça criar conexões... uma ida ao mercado, uma academia, parque, bares..., busque um lugar que ao menos se sinta confortável para facilitar esta abertura. Procure por temas em comum... O fato de estar em uma cidade pequena e mais afastada de grandes polos, não necessariamente não te trará oportunidades para começar.

Terceiro, em relação a profissão, ainda há tempo para mudar, se reinventar, buscar novas experiências, pode ser que hoje a informática te traga o básico para manter o sustento, mas pode ser que se encontre em algo diferente, busque conhecimento, especialização, alguma área de maior afinidade.

E por último, mas não menos importante, busque terapia e um profissional que te provoque o despertar, que te faça entender todos os seus medos, as raízes de toda sua estima, garanto que te abrirá os olhos para tanta coisa boa.

Um abraço!

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Olá anêmono, 

Primeiramente: busque ajuda psicológica. Você parece estar passando por um período sombrio do qual é muito difícil sair sozinho. Quase todos aqui já falaram isso, mas você precisa de fato fazer disso uma prioridade. Este é o primeiro passo pra você sair de onde você está, e só você pode tomá-lo. FAÇA-O. AGORA. Não deixe para procurar um profissional da psicologia amanhã, pare de ler essa mensagem, procure no Google alguém aí da sua cidade e mande uma mensagem no whatsapp da clínica perguntando como funciona para marcar uma consulta. Ainda tá aqui? Vou te ajudar, CLIQUE AQUI agora!

Feito? Feito! E agora?

Você diz que quer tentar "alguma coisa em TI", mas o que, exatamente? A área de TI é, como comentaram, a nova "adm", onde as pessoas não sabem ao certo o que fazer dentro da área, mas soa bem então parece uma opção. Eu trabalho com tecnologia há pelo menos uma década, já estive em diversos papéis desde formatador de computador, suporte técnico de sistemas, QA (nome chique para testador), desenvolvedor de software. Me pergunte o que quiser, ou se quiser dar mais detalhes pode mandar uma mensagem privada aqui que te te dou umas dicas. É nois.

Link para compartilhar

• Criar novo...