Fabio Alves Joia Postado 16 de Março Postado 16 de Março (edited) Boa noite pessoal, uma dúvida sobre aluguel de ações! Já tenho ações faz 3 anos, mas nunca coloquei para alugar. O valor recebido já vem com o desconto do IR ou tem que gerar DARF e pagar no mês subsequente ao recebimento? Realmente vale a pena fazer esta operação? Patrimônio de +/- 200k investido em ações. Editado 16 de Março por Fabio Alves Joia 2
1 Post popular Flavio Prado Postado 17 de Março Post popular Postado 17 de Março 12 horas atrás, Fabio Alves Joia disse: Boa noite pessoal, uma dúvida sobre aluguel de ações! Já tenho ações faz 3 anos, mas nunca coloquei para alugar. O valor recebido já vem com o desconto do IR ou tem que gerar DARF e pagar no mês subsequente ao recebimento? Realmente vale a pena fazer esta operação? Patrimônio de +/- 200k investido em ações. @Fabio Alves Joia resumindo o tema. - Você que é o doador (dono das ações) não precisa fazer nada. O IR e taxas cobradas no aluguel são todas recolhidas pela Corretora, e você recebe o valor líquido creditado na sua conta na Corretora, portanto não tem DARF para pagar. - Qualquer valor de carteira vale a pena deixar habilitada o aluguel de ações. - O Doador não perde nenhum direito sobre as ações, ou seja, recebe os dividendos, os direitos a subscrições etc. - O lançamento na declaração anual do IRPF é simples. É um lançamento com o valor que vem no informe de rendimento gerado pela B3. Espero ter ajudado. 6 5
0 Pablo Rickson Postado 17 de Março Postado 17 de Março (edited) 1 hour ago, Fabio Alves Joia disse: Boa noite pessoal, uma dúvida sobre aluguel de ações! Já tenho ações faz 3 anos, mas nunca coloquei para alugar. O valor recebido já vem com o desconto do IR ou tem que gerar DARF e pagar no mês subsequente ao recebimento? Realmente vale a pena fazer esta operação? Patrimônio de +/- 200k investido em ações. Oi, Boa noite Boa noite! Sobre aluguel de ações, aqui estão os pontos principais: Imposto de Renda: O IR não é retido na fonte para quem recebe os rendimentos do aluguel. Ou seja, você precisa gerar um DARF e pagar até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento. A alíquota é de 15% sobre os rendimentos. Vale a pena? Com R$ 200k investidos, se suas ações tiverem alta demanda para aluguel, você pode ganhar algo em torno de 1% a 3% ao ano (ou até mais, dependendo do papel) e vale lembrar que também não são todas as ações que serão alugadas, é mais as que estão no índice Ibovespa e uma ou outra, mas a maioria não é alugada. Editado 17 de Março por Pablo Rickson 2
0 Jaimson Bispo Postado 17 de Março Postado 17 de Março Não sabia que precisava gerar DARF, em sendo assim, o valor pra quem não tem muito dinheiro investido é tão irrisório que nem compensa. 1
0 Post popular Marcelo R Postado 17 de Março Post popular Postado 17 de Março 12 minutes ago, Jaimson Bispo disse: Não sabia que precisava gerar DARF, em sendo assim, o valor pra quem não tem muito dinheiro investido é tão irrisório que nem compensa. Não precisa, já vem tudo descontado 5
0 Marcelo R Postado 17 de Março Postado 17 de Março 9 horas atrás, Pablo Rickson disse: Oi, Boa noite Boa noite! Sobre aluguel de ações, aqui estão os pontos principais: Imposto de Renda: O IR não é retido na fonte para quem recebe os rendimentos do aluguel. Ou seja, você precisa gerar um DARF e pagar até o último dia útil do mês seguinte ao recebimento. A alíquota é de 15% sobre os rendimentos. Vale a pena? Com R$ 200k investidos, se suas ações tiverem alta demanda para aluguel, você pode ganhar algo em torno de 1% a 3% ao ano (ou até mais, dependendo do papel) e vale lembrar que também não são todas as ações que serão alugadas, é mais as que estão no índice Ibovespa e uma ou outra, mas a maioria não é alugada. O IR é retido na fonte, pelo menos os aluguéis das minhas ações já vem descontado o IR e a corretagem. Na prática sobra um valor irrisório… 4
0 Jaimson Bispo Postado 17 de Março Postado 17 de Março 3 minutes ago, Marcelo R disse: Não precisa, já vem tudo descontado Ah, bom! Então é só declarar mesmo os valores na declaração anual. 4
0 Post popular Pablo Rickson Postado 17 de Março Post popular Postado 17 de Março 1 hour ago, Marcelo R disse: O IR é retido na fonte, pelo menos os aluguéis das minhas ações já vem descontado o IR e a corretagem. Na prática sobra um valor irrisório… errei, fui muleque, desculpe 1 3 1 1
0 Thiago M Borges Postado 17 de Março Postado 17 de Março se não fosse retido na fonte a maioria das pessoas nem gerar darf conseguiria... o valor é muito baixo, para conseguir emitir. 2
0 Anderson Vicenzi Postado 17 de Março Postado 17 de Março Pessoal, em qual sessão declaro os aluguéis de ações? e relacionado ao CNPJ da B3 ou da própria empresa do papel (Ex: ABEV3) 1
0 Pablo Rickson Postado 17 de Março Postado 17 de Março 49 minutes ago, Anderson Vicenzi disse: Pessoal, em qual sessão declaro os aluguéis de ações? e relacionado ao CNPJ da B3 ou da própria empresa do papel (Ex: ABEV3) CNPJ da B3 Abre o Aplicativo IR-> Rendimentos sujeitos a tributações exclusivas-> Novo-> Rendimentos e aplicações financeiras O valor que pede é o relacionado ao quanto você recebeu em alugueis de ações.
0 Victor Cavinato Moura Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás On 17/03/2025 at 09:38, Flavio Prado disse: @Fabio Alves Joia resumindo o tema. - Você que é o doador (dono das ações) não precisa fazer nada. O IR e taxas cobradas no aluguel são todas recolhidas pela Corretora, e você recebe o valor líquido creditado na sua conta na Corretora, portanto não tem DARF para pagar. - Qualquer valor de carteira vale a pena deixar habilitada o aluguel de ações. - O Doador não perde nenhum direito sobre as ações, ou seja, recebe os dividendos, os direitos a subscrições etc. - O lançamento na declaração anual do IRPF é simples. É um lançamento com o valor que vem no informe de rendimento gerado pela B3. Espero ter ajudado. Boa noite, Sou novato no aluguel de ações, comecei a fazer isso em 2024 e agora chegou a hora de fazer a declaração do IR. Pesquisei aqui no fórum a respeito de uma dúvida, sobre como declarar "Reembolso de empréstimos de ativos - 2024", que encontrei no extrato consolidado da B3, e o mais perto que cheguei foi nessa resposta, então resolvi seguir por aqui. 1) A parte mencionada na explicação, "- O lançamento na declaração anual do IRPF é simples. É um lançamento com o valor que vem no informe de rendimento gerado pela B3." eu já fiz. Achei o informe da B3 e lancei os valores referentes ao aluguel das ações 2) Dúvida que restou, como eu lanço esses reembolsos? Eu entendi que eles somam os proventos que eu deveria ter recebido, mas pelo fato das ações estarem declaradas, a B2 me reembolsou. Como tem a discriminação de referente a qual ticker é o reembolso, estou na dúvida se eu faço um lançamento único com a totalidade dos reembolsos ou se eu deveria somar esses valores aos proventos que eu recebi nos meses em que não tinha as ações alugadas. Agradeço antecipadamente se tiverem alguma dica. Eu tentei procurar no google, mas só achei explicações até essa parte de pegar o extrato da B3.
0 Rafael Antunes Teixeira Silva Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás 6 minutes ago, Victor Cavinato Moura disse: Boa noite, Sou novato no aluguel de ações, comecei a fazer isso em 2024 e agora chegou a hora de fazer a declaração do IR. Pesquisei aqui no fórum a respeito de uma dúvida, sobre como declarar "Reembolso de empréstimos de ativos - 2024", que encontrei no extrato consolidado da B3, e o mais perto que cheguei foi nessa resposta, então resolvi seguir por aqui. 1) A parte mencionada na explicação, "- O lançamento na declaração anual do IRPF é simples. É um lançamento com o valor que vem no informe de rendimento gerado pela B3." eu já fiz. Achei o informe da B3 e lancei os valores referentes ao aluguel das ações 2) Dúvida que restou, como eu lanço esses reembolsos? Eu entendi que eles somam os proventos que eu deveria ter recebido, mas pelo fato das ações estarem declaradas, a B2 me reembolsou. Como tem a discriminação de referente a qual ticker é o reembolso, estou na dúvida se eu faço um lançamento único com a totalidade dos reembolsos ou se eu deveria somar esses valores aos proventos que eu recebi nos meses em que não tinha as ações alugadas. Agradeço antecipadamente se tiverem alguma dica. Eu tentei procurar no google, mas só achei explicações até essa parte de pegar o extrato da B3. O valor referente aos Juros sobre capital próprio e Dividendos recebidos pelo Doador deverão ser lançados na sua Declaração Anual de Ajuste no quadro “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no item 26 (“Outros”). A fonte pagadora dos rendimentos é a B3. Os juros sobre o capital próprio (JCP) e os dividendos são pagos pela companhia aberta ao tomador e são reembolsados ao doador pela B3. Vale observar que, no caso dos juros sobre o capital próprio (JCP), o IR é recolhido pela companhia aberta em nome do tomador. 1
Pergunta
Fabio Alves Joia
Boa noite pessoal, uma dúvida sobre aluguel de ações! Já tenho ações faz 3 anos, mas nunca coloquei para alugar.
O valor recebido já vem com o desconto do IR ou tem que gerar DARF e pagar no mês subsequente ao recebimento?
Realmente vale a pena fazer esta operação? Patrimônio de +/- 200k investido em ações.
Editado por Fabio Alves JoiaTop Posters For This Question
3
2
2
1
DIAS POPULARES
17/Mar
11
11/Mai
2
16/Mar
1
Top Posters For This Question
Pablo Rickson 3 posts
Marcelo R 2 posts
Jaimson Bispo 2 posts
Henrique Magalhães 1 post
DIAS POPULARES
17/Mar 2025
11 posts
11/Mai 2025
2 posts
16/Mar 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Fabio Alves Joia resumindo o tema. - Você que é o doador (dono das ações) não precisa fazer nada. O IR e taxas cobradas no aluguel são todas recolhidas pela Corretora, e você recebe o valor líqu
Pablo Rickson
errei, fui muleque, desculpe
Marcelo R
Não precisa, já vem tudo descontado
Posted Images
13 respostas para essa pergunta
Recommended Posts