Jump to content

Recommended Posts

Postado
On 30/03/2025 at 00:41, Vitor Vicente disse:

Olá, sou programador e recentemente conseguir me posicionar no mercado internacional, o que aumentou bem minha renda em comparação o que ganhava no Brasil, porém sei que ainda falta muito mais a conquistar. O problema é que estou meio incerto quanto ao futuro estou buscando me desenvolver mais rapidamente para ter mais dinheiro para aportar. Porém como disse já estou aos 30 e não tenho nenhum portfólio significativo ainda estou em tempo? atualmente meu custo de vida é 8~10k o resto eu guardo como reserva de emergência pois sabemos q na área de programação tudo pode e do dia pra noite o mundo muda e se perde tudo..... Consigo separar uns 1.2~1.5 por mês para investir em renda variável, quanto a meus sonhos (estou na Aula 05 - Modulo 01):

- Casa própria bem grande (o terreno custa certa de 1.5 milhão)

- Renda para viver de uns 25 por mês

Parabéns!

O mais difícil você já faz! Que é não gastar tudo, parece bobagem, mas a tendência da maioria das pessoas é ir aumentando os gastos ao invés de guardar dinheiro.

Falo pela minha experiência, o que foi realmente revolucionário na minha vida, foi ter uma reserva de emergência, rende menos, não empolga, mas tranquilizou minha vida.

Depois de concluir o curso, e talvez revisita-lo várias vezes, pois é muito assunto, o negócio é montar um diagrama bem alinhado com seus asseios, escolher bem as empresas e meter cacete no aporte, com a reserva lá quietinha, trazendo aquela segurança que só o dinheiro na conta te proporciona. 
Está segurança é o que vai te permitir a aportar mesmo nas tempestades, pega aqueles 3-4 meses que a bolsa afunda, que parece que os bancos vão quebrar e segue no aporte, depois da reserva feita o aporte mensal não é um volume de dinheiro absurdo na carteira aí o aporte mesmo com a frauda cheia não vai ser nenhum absurdo, porém são os períodos que trazem os ganhos.

Vou criar um cenário pra elucidar a minha visão.
Custo de 10 mil mês, 1 ano de salário na reserva= 120 mil

Como você não é um monge e vai gastar com estudo e placa de vídeo, vamos criar um aporte de 12 mil por mês, 10% do patrimônio ao mês, pode aportar com a bolsa no desespero, porque pra você não dá nada e se der, não te quebra, desta forma vai poder comprar ótimas empresas a bons preço sem ficar a madrugada pensando nisso! Bolsa, cripto, Cdb do Masters… tudo que é coisa que tenha um pouco mais de risco, porque de maneira diluída, nada vai representar muito mais que 3-4% da sua carteira no início, e depois vai representar menos ainda.

Passado 5 anos o resultado é enorme, pelo único motivo de você ter comprado todos os papéis em ótimos momentos de compra e péssimos momentos para o mercado.

Está hoje é a minha visão dos investimentos, tranquilidade pelo simples fato da carteira ter lastro. 
Espero ter ajudado

Postado
10 horas atrás, Vitor Vicente disse:

Então, Henrique metade eu já estou guardando como reserva de emergência, como eu disse o setor de software é muito volátil.

Vitor ainda sim sua conta não está fechando ! Ou a renda de 25k eh algo que você quer ou já está ganhando ??

cenario se estiver ganhando 25k

25% 7500,00

total dos seus custos 10.000,00

ainda existe. 7500,00 sobrando 

E você comenta em investir 1500 

talvez você não tenha sido claro na sua questão !

vamos supor que o cenário acima seja o real. 

logo você como dev e sujeito a oscilações , para ter uma ótima segurança e tranquilidade , precisa de 12 x seu custos de 10k, logo uma RE de 120k 

se estiver sobrando estes 7500 é ele for pra reserva , em menos de 2 anos você fecha a reserva . 

acredito que os números que você expôs ou estão incorretos ou está faltando alguma coisa !

a reserva não precisa ser montada com 100% do seu dinheiro …. Até por que você desanimaria … e se até os 30 viveu sem a reserva , vai montando ela , a cada mês que aumentar 10k vai te dar uma puta segurança já 

e como você parece estar bem focado na carteira de dev , duvido que você fique sem emprego , só pela forma como você está tratando seu desenvolvimento , acho improvável você ficar sem emprego ! O setor é volátil sim , trabalho nele também , mas bons profissionais sempre ficam com alguma renda mesmo nas crises!

mas tente por todos números , ficou estranho 

• Criar novo...