Jump to content

Pergunta

Postado

Fala rapaziada , boa tarde , espero que estajam tendo um bom final de semana 

Durante algumas pesquisas minhas na AUVP analítica , me deparo com os papeis da KLABIN e me veio uma dúvida 

Sempre observei durante muitos vídeos do Raul  falar tão bem sobre a KLABIN , porém não quero seguir uma linha de somente comprar o que os outros falam bem e procurei análisar os números da empresa.

É apartir disso que me deparei com a seguinte dúvida , analisando os números dela não vi nada demais , pelo contrário , os números me decepcionaram bastante , principalmente em relação ao lucro nos últimos anos, ainda mais com o P/VP nas alturas em que ela se encontra ( 4,6) . Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
17 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Fala rapaziada , boa tarde , espero que estajam tendo um bom final de semana 

Durante algumas pesquisas minhas na AUVP analítica , me deparo com os papeis da KLABIN e me veio uma dúvida 

Sempre observei durante muitos vídeos do Raul  falar tão bem sobre a KLABIN , porém não quero seguir uma linha de somente comprar o que os outros falam bem e procurei análisar os números da empresa.

É apartir disso que me deparei com a seguinte dúvida , analisando os números dela não vi nada demais , pelo contrário , os números me decepcionaram bastante , principalmente em relação ao lucro nos últimos anos, ainda mais com o P/VP nas alturas em que ela se encontra ( 4,6) . Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

Bom dia, @Gabriel Mauricio Penna !

Apenas complementando nossos amigos.

Vamos começar reforçando que a Klabin é uma empresa que tem um risco relativamente alto. Isso porque sua exposição com uma commodity e também as oscilações de dólar impactam inevitavelmente nos números da empresa bem como em suas expectativas quando falamos de seus indicadores de valutaion como P/L e P/VP. 

É o tipo de empresa que na minha opinião precisamos olhar com ais atenção. Se estudarmos as médias do setor ela está dentro e até um pouco acima em alguns quesitos. Por exemplo, crescimento de receitas o que pode ser um bom sinal levando em consideração os endividamentos que a empresa veio fazendo em expansão. Porém, isso como dito gera um endividamento. 

Olhando o histórico da empresa (pensando inclusive que é uma empresa secular que passou por diversos ciclos de mercado) ela pode ser considerada resiliente. Mas que claramente passa por momentos de turbulência registrando prejuízos inclusive. Isso é quando se aumentam os riscos da empresa o que também é fator de atenção.

Eu não diria que é uma empresa que cabe em qualquer estratégia. E as que cabem, considero como uma parte da pimentinha da carteira.

E por fim, é sempre válido entender em uma empresa o que ela se comprometeu a fazer e o resultado disso. Por exemplo, nos guidances da empresa para agora em 2025 é uma diminuição dessa alavancagem. Ponto importante para acompanhamento bem como é válido interpretar os históricos anteriores, os investimentos e endividamentos e como isso vem sendo refletido.

Espero que agregue ao tema!

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Cara depende um pouco dos preceitos que você vai estabelecer e da escola de investimentos que você segue. Se pra ti preço importa, Klabin está cara e portanto ela vai falhar na maior parte dos indicadores. Como nosso amigo ali disse, com o novo aporte que eles fizeram para compra do banco de florestas o endividamento subiu muito. Ela também vai falhar no critério do Bazin por dividendos projetivos, do mesmo jeito que hoje ela atinge números ruins de acordo com Graaham. Não sei analisar de acordo com Gordon ainda rs.

Na contramão, você poderá vislumbrar nela um potencial de crescimento de dividendos, já que temos uma empresa estruturada que diminuiu o payout devido a elevação do CAPEX. Seus produtos são disseminados,  possuem escala e há uma dose de inovação nas demadas. Hoje ela possui uma operação muito mais estabelecida, não tão dependente da celulose e suas oscilações, além de sua operação não sofrer com as altas do dolar. Sobre o P/VP, teria de ser observado em relação aos pares setoriais e tudo mais. Você pode ver que em todos do Raul sobre ela, um dos indicadores que ele mais comenta é sobre o teste no tempo (é uma empresa com 200 anos quase de história).

Então essa análise vai depender do teu viés. Ela não será um cavalo de corrida, mas podemos dizer que é um baio de trabalho muito bom rs

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

Chegou a ver o RI, os investimentos realizados e os em andamento (uma ampliação enorme ), o que invariávelmente impacta nos resultados atuais , e entendendo também que eles trabalham com uma comoddite (e estas tem seus ciclos )

olhou estes detalhes também ? 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

A Klabin de Fato é uma empresa extraordinaria, o seu business parece Perene embora tambem opere com Comoditie, Altissimo poder de Produçāo e geração de receita.

Mas a Pergunta a se fazer é:

"A Klabin com toda sua Capacidade e Perenidade, é um bom investimento e ou uma boa empresa para se investir?

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Mano, por que tanta gente têm essa dúvida? Klabin é uma das minhas empresas favoritas, a esse preço eu estou aproveitando. Te recomendo a pesquisar o nome dela aqui e ver outras discussões e dúvidas que já foram sanadas. Como exemplo essa que eu falei sobre alavancagem da empresa:

De quebra, vai mais um link de um post 

• Brabo 4
  • Criar novo...