Jump to content

Pergunta

Postado

Fala rapaziada , boa tarde , espero que estajam tendo um bom final de semana 

Durante algumas pesquisas minhas na AUVP analítica , me deparo com os papeis da KLABIN e me veio uma dúvida 

Sempre observei durante muitos vídeos do Raul  falar tão bem sobre a KLABIN , porém não quero seguir uma linha de somente comprar o que os outros falam bem e procurei análisar os números da empresa.

É apartir disso que me deparei com a seguinte dúvida , analisando os números dela não vi nada demais , pelo contrário , os números me decepcionaram bastante , principalmente em relação ao lucro nos últimos anos, ainda mais com o P/VP nas alturas em que ela se encontra ( 4,6) . Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

• Brabo 2

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
17 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Fala rapaziada , boa tarde , espero que estajam tendo um bom final de semana 

Durante algumas pesquisas minhas na AUVP analítica , me deparo com os papeis da KLABIN e me veio uma dúvida 

Sempre observei durante muitos vídeos do Raul  falar tão bem sobre a KLABIN , porém não quero seguir uma linha de somente comprar o que os outros falam bem e procurei análisar os números da empresa.

É apartir disso que me deparei com a seguinte dúvida , analisando os números dela não vi nada demais , pelo contrário , os números me decepcionaram bastante , principalmente em relação ao lucro nos últimos anos, ainda mais com o P/VP nas alturas em que ela se encontra ( 4,6) . Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

Bom dia, @Gabriel Mauricio Penna !

Apenas complementando nossos amigos.

Vamos começar reforçando que a Klabin é uma empresa que tem um risco relativamente alto. Isso porque sua exposição com uma commodity e também as oscilações de dólar impactam inevitavelmente nos números da empresa bem como em suas expectativas quando falamos de seus indicadores de valutaion como P/L e P/VP. 

É o tipo de empresa que na minha opinião precisamos olhar com ais atenção. Se estudarmos as médias do setor ela está dentro e até um pouco acima em alguns quesitos. Por exemplo, crescimento de receitas o que pode ser um bom sinal levando em consideração os endividamentos que a empresa veio fazendo em expansão. Porém, isso como dito gera um endividamento. 

Olhando o histórico da empresa (pensando inclusive que é uma empresa secular que passou por diversos ciclos de mercado) ela pode ser considerada resiliente. Mas que claramente passa por momentos de turbulência registrando prejuízos inclusive. Isso é quando se aumentam os riscos da empresa o que também é fator de atenção.

Eu não diria que é uma empresa que cabe em qualquer estratégia. E as que cabem, considero como uma parte da pimentinha da carteira.

E por fim, é sempre válido entender em uma empresa o que ela se comprometeu a fazer e o resultado disso. Por exemplo, nos guidances da empresa para agora em 2025 é uma diminuição dessa alavancagem. Ponto importante para acompanhamento bem como é válido interpretar os históricos anteriores, os investimentos e endividamentos e como isso vem sendo refletido.

Espero que agregue ao tema!

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Gabriel Mauricio Penna disse:

Por isso vim aqui saber a opnião dos senhores com relção a KLABIN e se eu estou deixando escapar algo  

Chegou a ver o RI, os investimentos realizados e os em andamento (uma ampliação enorme ), o que invariávelmente impacta nos resultados atuais , e entendendo também que eles trabalham com uma comoddite (e estas tem seus ciclos )

olhou estes detalhes também ? 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

A Klabin de Fato é uma empresa extraordinaria, o seu business parece Perene embora tambem opere com Comoditie, Altissimo poder de Produçāo e geração de receita.

Mas a Pergunta a se fazer é:

"A Klabin com toda sua Capacidade e Perenidade, é um bom investimento e ou uma boa empresa para se investir?

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Mano, por que tanta gente têm essa dúvida? Klabin é uma das minhas empresas favoritas, a esse preço eu estou aproveitando. Te recomendo a pesquisar o nome dela aqui e ver outras discussões e dúvidas que já foram sanadas. Como exemplo essa que eu falei sobre alavancagem da empresa:

De quebra, vai mais um link de um post 

• Brabo 4
  • Criar novo...