Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala pessoal! 

Passando para deixar uma crítica para as narrativas que foram ensinadas para nossa população. Já invisto a algum tempo e algumas pessoas começaram a perceber meus hábitos diferentes e a perguntar sobre o assunto. Quando eu digo que invisto em Renda Variável (ações), praticamente todos que perguntam se ofendem 😂 É muito difícil, para pessoas que não acompanham as empresas, entenderem que as empresas não são só números em uma tela, mesmo em se tratando de empresas que elas veem a vida toda (grandes bancos, por exemplo). 

Por isso que estou curtindo muito conhecer e fazer parte da comunidade AUVP... 

Quem mais já passou por essa experiência? Como vocês se viram nesses momentos? (para não mandar ninguém para aquele lugar 🤣)

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, Óliver Wachholz disse:

Fala pessoal! 

Passando para deixar uma crítica para as narrativas que foram ensinadas para nossa população. Já invisto a algum tempo e algumas pessoas começaram a perceber meus hábitos diferentes e a perguntar sobre o assunto. Quando eu digo que invisto em Renda Variável (ações), praticamente todos que perguntam se ofendem 😂 É muito difícil, para pessoas que não acompanham as empresas, entenderem que as empresas não são só números em uma tela, mesmo em se tratando de empresas que elas veem a vida toda (grandes bancos, por exemplo). 

Quem mais já passou por essa experiência? Como vocês se viram nesses momentos? (para não mandar ninguém para aquele lugar 🤣)

Oi Óliver,

No meu caso específico, o pessoal com quem falei (e que não entende do assunto) teve reações diversas. Alguns ficaram surpresos, outros acharam que estou louco, e outros disseram que eu ia perder dinheiro, e por aí vai...

Pessoalmente, eu simplesmente sorrio e aceno, seguindo a filosofia dos pinguins de Madagascar, hehehe... Não esquento muito a cabeça não. E como, na maioria das vezes, as pessoas não querem ir além do que veem na superfície, também não faço muita questão de "forçar" o tema... Sendo bem sincero, me dedico a quem tem interesse genuíno na coisa.

• Brabo 3
Postado
2 horas atrás, Óliver Wachholz disse:

Fala pessoal! 

Salve,

eu tive situações bem mistas também, por muita sorte quando comecei, estive em um meio que me incentivou bastante a começar o investimento. Mas muitas pessoas que falava sobre isso me "olhavam de cara feia". Mas como foi comentando, eu sempre prefiro o "sorria e acene", pois tem muita gente que eu conheço ainda diz que renda variável é cassino, que só serve pra perder dinheiro, etc. E tem muitos casos que não vale o esforço de tentar explicar como funciona.

Mas realmente, investir muda nossos hábitos para melhor

• Brabo 1
Postado
2 horas atrás, Óliver Wachholz disse:

Fala pessoal! 

tive a oportunidade de trabalhar nos EUA onde (alguns) avós dão ações de empresas de presente para os netos, eu mesmo comprei uma ação da DIsney (da edição emitida em papel, ao portador) pra fazer um quadro e colocar no quarto do filho que nasceu quando estávamos lá...

serviu também como uma espécie de "lembrete" pois eventualmente voltariamos pra ca e me comprometi a tentar passar para ele (e depois a filha que veio) uma visão mais ampla de investimentos quando estivessem maiores, hoje eles tem 17 e 14 anos e já começaram a "investir" nos ativos mais basicos de enteder em conta de adolescente pra primeiro aprender o basico

sobre a população, as narrativas, o que falam quando comento sobre investimentos etc já desisti de dar bola pra isso ou mesmo tentar ajudar, vejo que em alguns circulos existe ate um "preconceito" sobre isso.... ou seja, se quiser conselho de alguém pega de alguém que já saiba o que está fazendo ou que já tenha feito aquilo na prática, o resto é melhor ignorar totalmente ou só dar risada

• Brabo 1
Postado (edited)

Eu evito no geral comentar sobre finanças com pessoas que não são realmente próximas, me limito a dizer que "tenho alguns investimentos" quando é o caso.

Com amigos mais próximos eu até comento uma coisa ou outra, mas as pessoas tem uma visão muito prejudicada da renda variável por causa dos traders e como os traders são retratados na mídia tradicional - faz parecer com que só existe essa forma de investir e de que é algo inalcançável. É literalmente a descrição da primeira aula do curso, Saindo da Caverna.

Editado por Wesley Carvalho
  • Brabo 1
Postado

Compartilho da visão dos colegas, é um gasto de energia atoa tentar "converter" as pessoas pra esse mundo só porque nós achamos incrível e que vai fazer bem a elas... Se alguém se interessar genuinamente pelo assunto é um grande prazer dar um resumo simples e indicar onde elas possam procurar mais conhecimento.

Para amigos realmente próximos eu emprestei livros sobre o assunto, caso desperte neles o interesse de seguir em frente a gente vai mostrando aos poucos, indicando a AUVP etc.

Infelizmente o assunto "bets" é mais acessível do que investimentos na bolsa no nosso contexto atual.

• Brabo 1
Postado

Eu não comento com ninguém sobre investimentos. Estou em um contexto que possivelmente seria ironizada ou considerada doida, por pura ignorância mesmo. Por aqui ninguém sabe o que são investimentos, a maioria nem tem hábito de colocar dinheiro na poupança - gastam tudo que ganham.

• Brabo 1
Postado

Eu antigamente achava que para ganhar dinheiro com ações era somente fazendo trade (compra e venda). Achava que era algo arriscado e que não valia a pena, que só quem ganhava eram os grandes investidores.

Quando um conhecido vinha falar dos ganhos que teve com RV, me parecia que o cara sempre estava contando só metade a história (a parte boa) e não contabilizava as perdas direito.

Com o tempo fui conhecendo mais e atualmente cerca de 50% dos meus investimentos estão em RV.

• Brabo 1
Postado
11 horas atrás, Óliver Wachholz disse:

Fala pessoal! 

ovation.gif.276081cf298f561eed5a8fd6131955bb.gif

• Brabo 1
  • Criar novo...