Jump to content

Pergunta

Postado

Em um vídeo recente, URGENTE: TAXA SELIC EM 14,25% O PONTO DE VIRADA..., Raul mostra a carteira dele com +60% de renda fixa! Eu duvido que isso esteja de acordo com as metas deles, pensando que ele seria um investidor mais arrojado. Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

  • Brabo 1

Recommended Posts

  • 1
Postado
8 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Muito obrigado pela preleção, @Eddy Paulini!

Compreendo todos esses pontos e só queria sua opinião sobre mais um ponto, já abusando da boa vontade. De fato fazer mudanças no caminho é arriscado, mas suponha que eu esteja disposto a assumir esse risco. Não me enquadre como tolo ainda. Tem mais um ponto que eu omiti no contexto da minha pergunta, que é o fato de Benjamim Graham defender a alteração dessa metas.

Resumidamente, ele diz para não se expor a mais que 75% e não menos que 25% em RV, que o ideal é escolher uma proporção em que nos sintamos confortáveis. Além de que, durante períodos de rentabilidade elevada na RF, podemos alterar a alocação para obtermos melhores resultados. Não é que ele diga que DEVEMOS fazer isso, mas ele disse que essa é uma estratégia viável para um investidor defensivo. (O investidor inteligente, capítulo 4: A política geral de investimentos: o investidor defensivo. Página. 114).

Será que não tem uma flexibilização para essa metas que nós estipulamos visando um melhor resultado?

 

Entendi seu raciocínio. Mas vamos nos lembrar que a estratégia de Graham do preço justa é diferente da nossa do buy and hold. 

Temos aportes regulares (mensais no caso e para alguns colegas que já possuem determinados valores, principalmente de proventos recebidos no mês, fazem até dois aportes), temos uma carteira mais diversificada incluindo outros ativos que podem não se enquadrar na estratégia de Graham (criptos e ETFs, por exemplo), salvo engano a estratégia de Graham incluía uma reserva de oportunidade, algo que também vai contra o que acreditamos onde até mesmo nos baseamos em matemática que mostra que uma reserva de oportunidade pode ser prejudicial para a fase de acúmulo de patrimônio e entendo que o cerne das estratégias são diferentes: Graham visa preço, claro envolvendo outros aspectos mas o foco final que dá a chave para tomada de decisão é o preço; para nós com aportes constantes, o preço é uma das coisas que menos importa. Com certeza você já deve ter lido por aqui (digo isso pois sei que você lê muito os tópicos e respostas da comunidade como um todo) que no longo prazo dentro do buy and hold, o preço se torna irrelevante. Naturalmente teremos um bom preços médio investindo em boas empresas que tem a tendência de longo prazo as cotações acompanharem os lucros e resultados. E por fim, até deixo o ponto de reflexão de que existem boas empresas que dentro dos conceitos de preços pecam. Pergunto: valeria a pena deixar de lado boas empresas por conta de preço?

Não estou dizendo que a estratégia de Graham é ruim. Muito pelo contrário. Se fosse ruim, não teríamos ele como um nome de referência no mercado financeiro. 

Sendo assim, não acho coeso uma comparação entre essas duas estratégia e uma mescla delas a nível de fazer mudanças bruscas (que é o que considero essa mudança de percentuais via emocional) que mexem nas raízes do que seguimos. Os exemplos que citei acima não é julgamento do que é certo ou errado. Entenda como um exercício de analise sobre o que cada estratégia propõe.

Algumas flexibilizações talvez até sejam válidas para alguns. Por exemplo, há quem inclua perguntas mais voltadas ao valuation no diagrama para calibrar mais ou menos compras de acordo com preço (preços de Graham ou Bazin, P/L, P/VP, por exemplo). Apesar de eu achar que não faz sentido, é uma possibilidade que pode trazer seus riscos, assim como as mudanças de percentuais também. Só que nas mudanças de percentuais, entendemos como um risco maior. Pois a cada mudança, consequentemente estamos afetando nossos objetivos. Idem ao que exemplificamos antes: se eu já teria o suficiente em 10% de ativos internacionais (ou qualquer outra classe de ativos), porque me expor além disso? Isso somado a todos os outros pontos também citados a realidade que temos no momento, volume de patrimônio, fase de vida, todos os fatores mais que estão atrelado com nossos objetivos.

 

Espero que agregue mais ao tema!

  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
14 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Não é uma comparação por sí. Mas sim um ponto de estudo. Se o Raul que é o Raul, está investindo tanto em renda fixa, o que é que podemos aprender ou buscar entender com isso? Que está melhor investir em RF do que RV? Que o mercado de RV não está muito promissor? Quem sabe?

O que eu busco entender é se devíamos nos ater à ideia do contrafluxo. Nós deveríamos estar investindo pesado em RV, já que é a renda fixa que está sendo procurada nesse momento. Mesmo assim, vemos o Raul com uma carteira de RF maior que de RV e uma carteira gorda, nós sabemos.

minha carteira é 40% renda fixa, 20% variavel, 20% internacional 16% fundos imobiliarios e 4% bitcoin, tambem administro a carteira da minha esposa com 60% em renda fixa, isso nós deixa dormir tranquilo sem se preocupar com as variaçoes de mercado.

mas concordo com você, as vezes me parecem que as pessoas tem medo de falar sobre a estrategia principamente quando cita algum ativo especifico do Raul, a resposta é sempre a mesma " esse ativo faz sentido ao Raul, mas não necessariamente faz sentido a sua estrategia" , oxi mas o que ele espera quando investe em um ativo ? não é o crecimento ? que as açoes se valorizem ao longo do tempo ? como ele mesmo diz "sou um liberal safado" , então como aluno quero entender porque faz sentido a ele e não para outras pessoas, seria o valuention ? a ação valeria mais a pena lá atráz agora nem tanto, o setor da empresa hoje tem mais concorrencia.

claro que tudo isso de forma didatica, basta apenas dizer "isso não é uma recomendação de compra ou venda" 

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
20 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

as vezes me parecem que as pessoas tem medo de falar sobre a estrategia principamente quando cita algum ativo especifico do Raul, a resposta é sempre a mesma " esse ativo faz sentido ao Raul, mas não necessariamente faz sentido a sua estrategia" , oxi mas o que ele espera quando investe em um ativo ?

Concordo plenamente com esse trecho...o sentido aqui é ganhar dinheiro ou no mínimo não perder...o questionamento é válido no sentindo de entender o pq daquilo...tipo se invisto muito em renda fixa deve ser pq já estou vivendo de renda e não quero expor demais as flutuações do mercado ou pq já estou podre de rico...se invisto em determinada ação é pq enxergo crescimento dela ao longos dos anos ou pq é ótima pagadora de dividendos e é isso que quero...se invisto em um etf chinês deve ser pq acredito que a China vai continuar crescendo e ser a grande potência mundial...se invisto em etf de renda fixa americana deve ser pq quero dolarizar meu patrimônio sem se expor as variações da renda variável...se invisto em FIi deve ser pq quero proventos mensais...e por aí vai.

Esse negócio de faz sentido na estratégia de fulano, não faz na de cicrano não ajuda muito no debate que é qual o sentido e não se faz ou não sentido, claro que ninguém vai saber qual o sentido na estratégia de outra pessoa, mas o questionamento é justamente para criar o debate.

  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Em um vídeo recente, URGENTE: TAXA SELIC EM 14,25% O PONTO DE VIRADA..., Raul mostra a carteira dele com +60% de renda fixa! Eu duvido que isso esteja de acordo com as metas deles, pensando que ele seria um investidor mais arrojado. Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

Se não estou enganado, ele disse que essa proporção subiu porque iria fazer uma compra de um imóvel e aí estava reservando esse dinheiro....acho que foi isso.

  • Brabo 2
  • 0
Postado

Ainda que não seja para comprar um imóvel, extremamente plausível pessoa na situação dele ter mais renda fixa.

 

Alocação renda variável X renda fixa depende de alguns fatores primordiais como a necessidade de tomada de risco, nesse caso, ele como empreendedor já tem o risco de negocio em boa parte de seu patrimônio, além disso, ele já disse ter dinheiro o suficiente para viver o resto da vida sem fazer mais nada se quisesse. Esses fatores fazem tranquilamente uma pessoa na posição dele assumir posição mais conservadora!

  • Brabo 3
  • 0
Postado
13 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Em um vídeo recente, URGENTE: TAXA SELIC EM 14,25% O PONTO DE VIRADA..., Raul mostra a carteira dele com +60% de renda fixa! Eu duvido que isso esteja de acordo com as metas deles, pensando que ele seria um investidor mais arrojado. Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

Bom dia Ademilton

Após atingir a liberdade financeira, como no caso do Raul, não há nada de errado em ter uma carteira menos arrojada, muito pelo contrário. É muito melhor proteger o patrimônio já alcançado do que tentar arriscar mais e correr mais risco de perdas.

Risco para jovem em fase de crescimento patrimonial é aceitável. Eles tem o tempo a seu favor para corrigir "cagadas" nas carteiras ao longo do tempo. Já os mais velhos um erro na mão pode significar não atingir a meta no prazo que gostaria.

O Raul já falou algumas vezes que na Consultoria existem vários clientes muito mais preocupados em não perder do que acumular mais.

Ótima semana

  • Brabo 4
  • 0
Postado
Just now, Ademilton Carvalho disse:

Em um vídeo recente, URGENTE: TAXA SELIC EM 14,25% O PONTO DE VIRADA..., Raul mostra a carteira dele com +60% de renda fixa! Eu duvido que isso esteja de acordo com as metas deles, pensando que ele seria um investidor mais arrojado. Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

eu vi em algum vídeo ele comentando que ta se preparando pra marcação a mercado. 

  • Brabo 1
  • 0
Postado

Pessoal,

 

um pouco mais de observação nisso. Não é interessante compararmos nossa carteira com a de ninguém. A estratégia dele, é a q faz mais sentido pra ele hj. Não necessariamente fará pra nós. Se fosse fácil, era só todo mundo copiar a carteira do Warren Buffet e tava todo mundo rico.

 

São fatores bem mais complexos. 

 

Se seu perfil indica uma carteira com mais renda fixa, não há nenhum problema nisso. O que não devemos fazer é trocar as metas do Diagrama a cada notícia ou por causa de ver a carteira de alguém.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
On 07/04/2025 at 08:21, Antonio Victor Costa disse:

Pessoal,

 

um pouco mais de observação nisso. Não é interessante compararmos nossa carteira com a de ninguém. A estratégia dele, é a q faz mais sentido pra ele hj. Não necessariamente fará pra nós. Se fosse fácil, era só todo mundo copiar a carteira do Warren Buffet e tava todo mundo rico.

 

São fatores bem mais complexos. 

 

Se seu perfil indica uma carteira com mais renda fixa, não há nenhum problema nisso. O que não devemos fazer é trocar as metas do Diagrama a cada notícia ou por causa de ver a carteira de alguém.

Não é uma comparação por sí. Mas sim um ponto de estudo. Se o Raul que é o Raul, está investindo tanto em renda fixa, o que é que podemos aprender ou buscar entender com isso? Que está melhor investir em RF do que RV? Que o mercado de RV não está muito promissor? Quem sabe?

O que eu busco entender é se devíamos nos ater à ideia do contrafluxo. Nós deveríamos estar investindo pesado em RV, já que é a renda fixa que está sendo procurada nesse momento. Mesmo assim, vemos o Raul com uma carteira de RF maior que de RV e uma carteira gorda, nós sabemos.

  • 0
Postado
32 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Não é uma comparação por sí. Mas sim um ponto de estudo. Se o Raul que é o Raul, está investindo tanto em renda fixa, o que é que podemos aprender ou buscar entender com isso? Que está melhor investir em RF do que RV? Que o mercado de RV não está muito promissor? Quem sabe?

O que eu busco entender é se devíamos nos ater à ideia do contrafluxo. Nós deveríamos estar investindo pesado em RV, já que é a renda fixa que está sendo procurada nesse momento. Mesmo assim, vemos o Raul com uma carteira de RF maior que de RV e uma carteira gorda, nós sabemos.

Fala Ademilton, tudo bem?

Então, tem dois pontos aí. Um é o ponto que o Antonio bem comentou. A carteira do Raul é a carteira do Raul, ele está em uma fase que nós (na grande maioria, acredito) não estamos, que é já ter um patrimônio já consolidado e, talvez, suficiente para ele. Se você for pensar a longo prazo, nós que estamos construindo patrimônio, talvez seja muito mais "vantajoso" você arriscar uma parte do seu patrimônio em RV devido ao potencial de valorização que ela fornece. Como já falado algumas vezes pelo Raul, a bolsa (Brasileira aqui, ok?) em teoria está barata e com excelentes empresas sendo vendidas abaixo ou próximo ao VP delas. Vejo como oportunidades que sabe-se lá quando que acontecerão novamente. O problema é: QUANDO que virá o retorno. Pode ser semana que vem, pode ser um ano, podem ser dez anos. A curto prazo sem dúvidas RF é "garantida". 

Resumindo: Vejo que o ideal para nós, ainda construindo patrimônio, é balancear a carteira mesmo.  Um pouco de RF, um pouco de RV. Dessa forma a gente obtém o melhor dos dois mundos, aproveitando a bonança da RF agora e se preparando para colher no futuro com a valorização da RV.  

  • Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Gustavo Rodrigues De Toledo disse:

Fala Ademilton, tudo bem?

Então, tem dois pontos aí. Um é o ponto que o Antonio bem comentou. A carteira do Raul é a carteira do Raul, ele está em uma fase que nós (na grande maioria, acredito) não estamos, que é já ter um patrimônio já consolidado e, talvez, suficiente para ele. Se você for pensar a longo prazo, nós que estamos construindo patrimônio, talvez seja muito mais "vantajoso" você arriscar uma parte do seu patrimônio em RV devido ao potencial de valorização que ela fornece. Como já falado algumas vezes pelo Raul, a bolsa (Brasileira aqui, ok?) em teoria está barata e com excelentes empresas sendo vendidas abaixo ou próximo ao VP delas. Vejo como oportunidades que sabe-se lá quando que acontecerão novamente. O problema é: QUANDO que virá o retorno. Pode ser semana que vem, pode ser um ano, podem ser dez anos. A curto prazo sem dúvidas RF é "garantida". 

Resumindo: Vejo que o ideal para nós, ainda construindo patrimônio, é balancear a carteira mesmo.  Um pouco de RF, um pouco de RV. Dessa forma a gente obtém o melhor dos dois mundos, aproveitando a bonança da RF agora e se preparando para colher no futuro com a valorização da RV.  

Fala, Gustavo, tudo ótimo por aqui.

Eu acredito que não estamos sendo muito sensatos aqui. Não há razão para o Raul estar tão posicionado em RF. Pelo menos nenhuma de longo prazo ou que envolva o atual momento da vida dele.

Eu sei que não sou dono da vida dele, tudo isso são 'deduções', porém muito mais sensatas que qualquer um desses motivos apresentados no post.

Vamos pensar aqui sobre os seus pontos e apenas um dos que mais me chamou atenção até agora, compra de um imóvel.

Raul, que tempos atrás, investia 400 mil somente na carteira pública do canal e em uma tacada só, estaria precisando montar um coxão financeiro para comprar um imóvel? Que imóvel seria esse? A casa branca? Ele estaria pensando em comprar um Fundo imobiliário inteiro? Outro argumento, digamos que ele queira realmente comprar um imóvel (porém acredito que seria mais uma fazenda). E esse imóvel custasse algo como algumas dezenas de milhões. Nunca que ele investiria tanto em um único imóvel!

Sobre seus pontos. Qual a fase que o Raul está? Ele disse recentemente que já não precisaria trabalhar há muitos anos e que existem outras razões para uma pessoa querer continuar trabalhando e crescendo. Se ele estivesse realmente em uma fase conservadora ele já nem estaria mais trabalhando. Outra coisa, não há negocio melhor que empresas lucrativas, ele mesmo disse isso. Se ele quer deixar um legado para frente, para seus descendentes, ele estaria criando uma posição no mercado de ações. Já teve um vídeo que ele disse em um tom jocoso que um dia acabaria lá na WEG como um acionista relevante, isso comprando de pouco em pouco.

Agora, eu vou dizer o que eu concluí com esse post, matutando um pouco aqui as ideias. Ou a renda fixa esteja muito atrativa para que valha apena alterar as metas nesse curto prazo e ajustar a carteira aos poucos daqui para frente. Ou o nosso sábio Investidor sardinha está nadando em tanto dinheiro que já está difícil a alocação de dinheiro.

Obrigado pela força, com a opinião de vocês eu consegui chegar nesse entendimento. Ainda está no campo das possibilidades, mas esse nem era o ponto que eu queria chegar. Eu estava mais interessado nessa alteração da % das metas.

 

  • 0
Postado
On 06/04/2025 at 16:48, Ademilton Carvalho disse:

Em um vídeo recente, URGENTE: TAXA SELIC EM 14,25% O PONTO DE VIRADA..., Raul mostra a carteira dele com +60% de renda fixa! Eu duvido que isso esteja de acordo com as metas deles, pensando que ele seria um investidor mais arrojado. Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

Raul já é multimilionário, cara. Espera-se de uma pessoa assim um foco em preservação de capital. Não faz sentido se sujeitar a alta volatilidade em prol de mais e mais. Isso ele já corre o risco nas empresas da economia real dele.

  • Brabo 1
  • 0
Postado
7 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Fala, Gustavo, tudo ótimo por aqui.

Eu acredito que não estamos sendo muito sensatos aqui. Não há razão para o Raul estar tão posicionado em RF. Pelo menos nenhuma de longo prazo ou que envolva o atual momento da vida dele.

Eu sei que não sou dono da vida dele, tudo isso são 'deduções', porém muito mais sensatas que qualquer um desses motivos apresentados no post.

Vamos pensar aqui sobre os seus pontos e apenas um dos que mais me chamou atenção até agora, compra de um imóvel.

Raul, que tempos atrás, investia 400 mil somente na carteira pública do canal e em uma tacada só, estaria precisando montar um coxão financeiro para comprar um imóvel? Que imóvel seria esse? A casa branca? Ele estaria pensando em comprar um Fundo imobiliário inteiro? Outro argumento, digamos que ele queira realmente comprar um imóvel (porém acredito que seria mais uma fazenda). E esse imóvel custasse algo como algumas dezenas de milhões. Nunca que ele investiria tanto em um único imóvel!

Sobre seus pontos. Qual a fase que o Raul está? Ele disse recentemente que já não precisaria trabalhar há muitos anos e que existem outras razões para uma pessoa querer continuar trabalhando e crescendo. Se ele estivesse realmente em uma fase conservadora ele já nem estaria mais trabalhando. Outra coisa, não há negocio melhor que empresas lucrativas, ele mesmo disse isso. Se ele quer deixar um legado para frente, para seus descendentes, ele estaria criando uma posição no mercado de ações. Já teve um vídeo que ele disse em um tom jocoso que um dia acabaria lá na WEG como um acionista relevante, isso comprando de pouco em pouco.

Agora, eu vou dizer o que eu concluí com esse post, matutando um pouco aqui as ideias. Ou a renda fixa esteja muito atrativa para que valha apena alterar as metas nesse curto prazo e ajustar a carteira aos poucos daqui para frente. Ou o nosso sábio Investidor sardinha está nadando em tanto dinheiro que já está difícil a alocação de dinheiro.

Obrigado pela força, com a opinião de vocês eu consegui chegar nesse entendimento. Ainda está no campo das possibilidades, mas esse nem era o ponto que eu queria chegar. Eu estava mais interessado nessa alteração da % das metas.

 


cara, desapega disso

imagine vc daqui uns anos, vc acha q vai estar seguindo 100% a estrategia q vc segue hj? obvio q nao
tempos mudam, a cabeça muda, objetivos mudam, a vida te prega peças

relaxa
 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
16 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Não é uma comparação por sí. Mas sim um ponto de estudo. Se o Raul que é o Raul, está investindo tanto em renda fixa, o que é que podemos aprender ou buscar entender com isso? Que está melhor investir em RF do que RV? Que o mercado de RV não está muito promissor? Quem sabe?

O que eu busco entender é se devíamos nos ater à ideia do contrafluxo. Nós deveríamos estar investindo pesado em RV, já que é a renda fixa que está sendo procurada nesse momento. Mesmo assim, vemos o Raul com uma carteira de RF maior que de RV e uma carteira gorda, nós sabemos.

Então Ademilton, mas ai querendo ou nao voce esta querendo aprender ou espelhar uma estrategia de quem tem um outro perfil e outro tamanho de patrimonio (alias que ja vive de renda mesmo ha muito tempo).

Durante a fase de construção o que manda é sua estratégia e % de classes que definiu... eu vi este video e nao é neste que ele mostra a carteira, mas ele explica o racional da renda fixa e variavel, e sempre devemos lembrar que os videos no canal nao sao tao profundo como as lives, ja que no Youtube o objetivo é atrair publico e novos clientes.

 

So por curiosidade, teve um tempo ai que o Raul vendeu BTC (ele ate comentou isso em live e insta se nao me engano), e ele ja mencionou muitas vezes que tem BTC ha muito tempo, ou seja, eu entendo que um movimento parcial de venda de bTC dele  (e ele vendeu quando estava beirando 105 mil USD), gere um valor de caixa gigantesco . . . e mesmo aqui na comunidade ele postou acho que mes passado um aporte de 500 mil em acoes... Me parece que que a foto que vc tem da carteira dele não esta 100% correta nao

Editado por Henrique Magalhães
  • Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Então Ademilton, mas ai querendo ou nao voce esta querendo aprender ou espelhar...

Então, Henrique. Não discordo sobre a parte sobre aprender, estou de fato buscando conhecimentos aqui e acredito que sempre há algo a se aprender com qualquer coisa. Agora, espelhar está longe do meu objetivo.

On 06/04/2025 at 16:48, Ademilton Carvalho disse:

Então as metas foram alteradas ou ele só não tá seguindo o diagrama? Isso só é possível pois ele é um investidor muito grande ou podemos pensar de maneira similar?

Como eu disse no post anterior, na tentativa de direcionar para o real topico da minha dúvida, estou buscando saber se podemos alterar as metas visando o cenário atual. Tal qual parece ter sido feito pelo Raul. E, para dizer a verdade, poderia ter sido qualquer outro sardinha relevante aqui da comunidade e eu estaria levantando a mesma dúvida.

Podemos alterar as metas?

11 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Me parece que que a foto que vc tem da carteira dele não esta 100% correta nao

E nem é meu objetivo estar 100% correto. E, dizendo mais, você só reforçou a imagem que eu tinha e descrevi. O Raul é um investidor arrojado, tanto que possui BTC a ponto de vender e tambem investe pesado em RV(500mil nesse caso).

 

  • 0
Postado
15 horas atrás, Sergio Tanaka disse:


cara, desapega disso

imagine vc daqui uns anos, vc acha q vai estar seguindo 100% a estrategia q vc segue hj? obvio q nao
tempos mudam, a cabeça muda, objetivos mudam, a vida te prega peças

relaxa
 

Eu nunca disse isso, meu nobre. Eu to interessado no agora. Uma dúvida simples: podemos alterar as metas de acordo com cenária. Dobra-las de acordo com a economia? Dá prox. vez eu faço a pergunta sem contexto algum. Porque o vontade do povo de mudar o foco.

Agradeço as tentativas de verdade, suas palavras são sabias, mas estou realmente frustado aqui.

  • Brabo 1
  • 0
Postado
19 horas atrás, Leandro Ferreira Leite disse:

mas concordo com você, as vezes me parecem que as pessoas tem medo de falar sobre a estrategia principamente quando cita algum ativo especifico do Raul, a resposta é sempre a mesma " esse ativo faz sentido ao Raul, mas não necessariamente faz sentido a sua estrategia" , oxi mas o que ele espera quando investe em um ativo ? não é o crecimento ? que as açoes se valorizem ao longo do tempo ? como ele mesmo diz "sou um liberal safado" , então como aluno quero entender porque faz sentido a ele e não para outras pessoas, seria o valuention ? a ação valeria mais a pena lá atráz agora nem tanto, o setor da empresa hoje tem mais concorrencia.

Boa!

  • Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
8 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Então, Henrique. Não discordo sobre a parte sobre aprender, estou de fato buscando conhecimentos aqui e acredito que sempre há algo a se aprender com qualquer coisa. Agora, espelhar está longe do meu objetivo.

Como eu disse no post anterior, na tentativa de direcionar para o real topico da minha dúvida, estou buscando saber se podemos alterar as metas visando o cenário atual. Tal qual parece ter sido feito pelo Raul. E, para dizer a verdade, poderia ter sido qualquer outro sardinha relevante aqui da comunidade e eu estaria levantando a mesma dúvida.

Podemos alterar as metas?

E nem é meu objetivo estar 100% correto. E, dizendo mais, você só reforçou a imagem que eu tinha e descrevi. O Raul é um investidor arrojado, tanto que possui BTC a ponto de vender e tambem investe pesado em RV(500mil nesse caso).

 

A questao nao eh nem raul, mas sim de que nao devemos tomar investimentos de outros como exemplo.

se vc mudasse todo o discurso para algo como, se em um momento da vida x eu quiser focar em y por causa de z ai seria mto mais facil de conversar

o objetivo aqui eh vc tomar decisoes baseado em suas conviccoes e nao terceirizando.
 

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 1
×
×
  • Criar novo...