Jump to content
  • 0

Dúvida de um investidor de renda variável iniciante. Qual ação comprar as de tickers com final 3 ou com final 4?

Pergunta

Postado (edited)

Finalizei o módulo 4 há pouco e ainda não investi nada em renda variável. Para quem está iniciando e já fez as analises fundamentalistas, o melhor seria investir em ações de tickers com final de número 3 ou 4? 

Editado por Gustavo Yokoyama
reformular a pergunta
  • Brabo 2

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
17 horas atrás, Gustavo Yokoyama disse:

Finalizei o módulo 4 há pouco e ainda não investi nada em renda variável. Para quem está iniciando e já fez as analises fundamentalistas, o melhor seria investir em ações de tickers com final de número 3 ou 4? 

Oi Gustavo,

Já que você mencionou que fez as análises fundamentalistas, minha sugestão é dar um passo além da distinção entre final 3 e 4 e começar a pensar como sócio mesmo: qual classe de ação melhor alinha seus interesses com a governança e o crescimento sustentável da empresa?

Aqui vai um ponto que acho que ainda não foi abordado pelos colegas acima: considere estudar o estatuto social da empresa. Ele vai te dizer, por exemplo, se os dividendos preferenciais são fixos, se há cláusulas de proteção ao minoritário, e como se dá a política de recompra de ações ou de amortização. Isso é fundamental especialmente em setores mais cíclicos, onde as preferenciais podem parecer vantajosas em um ciclo de alta, mas ficam para trás na geração de valor ao longo de décadas.

Além disso, reflita sobre o seguinte: você quer acelerar seus ganhos, mas está entrando agora. Em vez de pensar em "qual final de ticker", por que não focar em empresas que consistentemente reinvestem o lucro com alto ROIC (Retorno sobre o Capital Investido)? Afinal, isso gera valorização no longo prazo, e é aí que o buy and hold brilha.

Se a empresa for boa, sólida, lucrativa e com visão de longo prazo, tanto faz se for ON ou PN: você está comprando uma fatia de um excelente negócio. E essa decisão, mais do que o ticker, é o que constrói patrimônio.

Então, minha dica seria: use sua análise fundamentalista para entender a empresa, não o final do ticker. E se a empresa tiver boas práticas, governança transparente e geração de valor ao acionista compre, seja final 3, 4 ou até mesmo units, mas sempre pensando na segurança do seu capital. Um tag along inferior a 80%, por exemplo, pode representar um risco real caso haja uma troca de controle - e isso deve pesar na sua decisão.

Portanto, a escolha entre final 3 e 4 não deve ser apenas uma questão de dividendos ou liquidez, mas também de qual classe oferece o melhor equilíbrio entre rentabilidade, proteção e alinhamento de interesses no longo prazo.

Dito tudo isso, eu sempre dou preferência às de final 3. Não é recomendação.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
9 minutes ago, Gustavo Yokoyama disse:

3 ordinárias, 4 preferenciais, verificar o tag along nas de final 4 (pra ver se acompanham o controlador em caso de venda no mesmo valor) em alguns casos final 4 paga 10% mais de dividendos. aí vai de acordo com a sua estratégia.  

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
28 minutes ago, Gustavo Yokoyama disse:

Isso, essas questões de ordinárias e preferenciais eu entendi, mas queria saber qual seria a melhor escolha para quem está iniciando. No meu caso quero acelerar os meu ganhos!

nesse caso veja as diferenças entre elas, tem tag along 100%? tem diferença de yield (uma paga um percentual maior q a outra)? por alguma razão a cotação ta com diferença q de pra comprar maior volume de uma que de outra (quanto maior o volume mais dividendos pingando) ? 

Editado por Fernanda Carvalho De Azevedo
  • Brabo 2
  • 0
Postado
4 horas atrás, Gustavo Yokoyama disse:

@Gustavo YokoyamaSe ambos os tickers protegerem o acionista minoritário (por exemplo, com tag along de 100%), compensa fazer uma comparação dos indicadores de valuation entre eles e fazer sua decisão.

Caso ainda esteja em dúvida, aí pode ser mais seguro optar pelas final de dígito 3, pois são as mesmas ações dos controladores da empresa.

• Brabo 2
  • 0
Postado

@Gustavo Yokoyama apenas complementando os comentários acima, os finais 4 pagam mais dividendos mas a questão é que normalmente isso já está no preço então o 4 é mais caro.

Então no final o ideal é ver qual delas tem as melhores vantagens:

• Algumas empresas que possuem final 3 tem uma liquidez horrível pq o free float é mto baixo, fazendo com que no caso de comprar ou vender volume alto vc tenha um spread grande ou nem consiga efetuar.
  • Algumas só tem Tag along no final 3 🥲.
  • Final 3 da direito a voto, se fizer sentido no seu caso.
  • No caso de liquidação da empresa o final 4 tem prioridade em receber.
  • Brabo 4
  • 0
Postado
15 horas atrás, Gustavo Yokoyama disse:

Olha amigo, isso só voce pode decidir. 
As de final 4 são mais liquidas e tem melhores dividendos, más a de final 3 tem TagAlong, se você quer, Só VOCE pode escolher, só voce pode decidir o que vale a pena comprar, a carteira é sua, voce tem que decidir os critérios de escolha, o que considera importante ou não.

• Brabo 1
  • Criar novo...