Post popular Andre Luiz Alves De Souza Postado Segunda-feira às 17:10 Post popular Postado Segunda-feira às 17:10 Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. 5
Sergio Tanaka Postado Segunda-feira às 17:14 Postado Segunda-feira às 17:14 O dy me preocupa, os melhores geralmente nao entregam essa rentabilidade. coloca a lista dos que vc escolhei 4
Jaimson Bispo Postado Segunda-feira às 17:15 Postado Segunda-feira às 17:15 1 minute ago, Andre Luiz Alves De Souza disse: Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. Cuidado com fiis que pagam DY muito altos, vc pode estar entrando em uma furada, principalmente se estiver destoando muito dos outros fiis de mesmo setor. Com relação ao foco, vc tbm pode encontrar ações pagadoras de dividendos que se saem tão bem quanto alguns fiis de tijolo, por exemplo, alguns grandes bancos e algumas elétricas. 3
Andre Luiz Alves De Souza Postado Segunda-feira às 17:26 Author Postado Segunda-feira às 17:26 4 minutes ago, Sergio Tanaka disse: O dy me preocupa, os melhores geralmente nao entregam essa rentabilidade. coloca a lista dos que vc escolhei Eu sei que os maiores fundos estão bem abaixo desse DY. Eu tenho pulverizado um pouco mais, pra juntamente não concentrar em poucos. Alguns dos que tenho são (quando falo fundos, são vérios tipos: fiagro, infra...) AGRX11, BDIV11, DCRA11, VGIA11. RURA11, GCRA11, AZIN11, MANA11, FGAA11, SNEL11, TGAR11, DEVA11, KORE11, VCRA11, LIFE11, XPCA11, OGIN11 e mais alguns outros que são poucas cotas. Praticamente comprei todos no período das piores baixas e com essa recente recuperação, alguns estão com variação positiva acima de 10% (alguns acima de 20%). O que já me geraram de dividendos me permitiu comprar uma boa quantidade de ITSA, BBDC, BRAP e PETR (que era a minha intenção, usar dividendos para comprar ações) 2
Andre Luiz Alves De Souza Postado Segunda-feira às 17:29 Author Postado Segunda-feira às 17:29 11 minutes ago, Jaimson Bispo disse: Cuidado com fiis que pagam DY muito altos, vc pode estar entrando em uma furada, principalmente se estiver destoando muito dos outros fiis de mesmo setor. Com relação ao foco, vc tbm pode encontrar ações pagadoras de dividendos que se saem tão bem quanto alguns fiis de tijolo, por exemplo, alguns grandes bancos e algumas elétricas. Eu tenho comprado PETR, ITSA, BBDC, BRAP e VULC3. Tenho algumas outras na lista para estudar e adicionar. Eu tenho usado os dividendos dos fundos para reaplicar em ações. De janeiro pra cá, recebi mais de 800,00 de dividendos de fundos que se transformaram em ações dessas empresas, além dos meus aportes. Minha intenção é ir reduzindo esses fundos aos poucos e ajustar melhor a carteira a medida em que consigo aumentar esses aportes que vêm do reinvestimento. 2
Sergio Tanaka Postado Segunda-feira às 17:31 Postado Segunda-feira às 17:31 3 minutes ago, Andre Luiz Alves De Souza disse: Eu sei que os maiores fundos estão bem abaixo desse DY. Eu tenho pulverizado um pouco mais, pra juntamente não concentrar em poucos. Alguns dos que tenho são (quando falo fundos, são vérios tipos: fiagro, infra...) AGRX11, BDIV11, DCRA11, VGIA11. RURA11, GCRA11, AZIN11, MANA11, FGAA11, SNEL11, TGAR11, DEVA11, KORE11, VCRA11, LIFE11, XPCA11, OGIN11 e mais alguns outros que são poucas cotas. Praticamente comprei todos no período das piores baixas e com essa recente recuperação, alguns estão com variação positiva acima de 10% (alguns acima de 20%). O que já me geraram de dividendos me permitiu comprar uma boa quantidade de ITSA, BBDC, BRAP e PETR (que era a minha intenção, usar dividendos para comprar ações) no minimo exotica, essa sua carteira de fiis sinceramente, boa sorte, espero q vc tenha analisado com carinho vc nao tem nenhum dos melhores FIIs, nenhum, mto cuidado com essa carteira 3
Jaimson Bispo Postado Segunda-feira às 17:44 Postado Segunda-feira às 17:44 13 minutes ago, Andre Luiz Alves De Souza disse: Eu sei que os maiores fundos estão bem abaixo desse DY. Eu tenho pulverizado um pouco mais, pra juntamente não concentrar em poucos. Alguns dos que tenho são (quando falo fundos, são vérios tipos: fiagro, infra...) AGRX11, BDIV11, DCRA11, VGIA11. RURA11, GCRA11, AZIN11, MANA11, FGAA11, SNEL11, TGAR11, DEVA11, KORE11, VCRA11, LIFE11, XPCA11, OGIN11 e mais alguns outros que são poucas cotas. Praticamente comprei todos no período das piores baixas e com essa recente recuperação, alguns estão com variação positiva acima de 10% (alguns acima de 20%). O que já me geraram de dividendos me permitiu comprar uma boa quantidade de ITSA, BBDC, BRAP e PETR (que era a minha intenção, usar dividendos para comprar ações) Cara, conheço bem poucos desses fiis e os que conheço classificaria como arriscados. Se eu fosse vc tomaria um pouco mais de cuidado, ainda bem que vc tá pulverizando, pq se concentrar demais aí vai dá ruim. Com relação as ações, digo que são boas escolhas, eu só não teria bradespar, iria direto de vale. Bradespar tbm tá com um processo aí na justiça e já perdeu em algumas instâncias, caso venha a perder em definitivo pode tomar um tombo bom. 2
Juliano Batistela Nicoletti Postado Segunda-feira às 17:57 Postado Segunda-feira às 17:57 24 minutes ago, Andre Luiz Alves De Souza disse: Eu sei que os maiores fundos estão bem abaixo desse DY. Eu tenho pulverizado um pouco mais, pra juntamente não concentrar em poucos. Alguns dos que tenho são (quando falo fundos, são vérios tipos: fiagro, infra...) AGRX11, BDIV11, DCRA11, VGIA11. RURA11, GCRA11, AZIN11, MANA11, FGAA11, SNEL11, TGAR11, DEVA11, KORE11, VCRA11, LIFE11, XPCA11, OGIN11 e mais alguns outros que são poucas cotas. Praticamente comprei todos no período das piores baixas e com essa recente recuperação, alguns estão com variação positiva acima de 10% (alguns acima de 20%). O que já me geraram de dividendos me permitiu comprar uma boa quantidade de ITSA, BBDC, BRAP e PETR (que era a minha intenção, usar dividendos para comprar ações) Eu diria o mesmo que já disseram, extremamente arriscado e de 6 que eu pesquisei agora, nenhum entraria no "Em estudo" que faço. Não sou expert, mas invisto em FIIS há pelo menos uns 9 anos, e tenho mais de 22 na carteira. Acredito que sua pressa pode te levar a cometer besteira. Tenho a mesma idade que você e, apesar de já ter um patrimonio acima de 1M, não comecei muito cedo. Foi o aporte constante que me trouxe até aqui. E ao contrário do que o amigo @Jaimson Bispodisse, nem a pulverização que vc tá fazendo é garantia de algo, porque pulverizar em algo ruim dá no mesmo. Desculpe a sinceridade. 4
Andre Luiz Alves De Souza Postado Segunda-feira às 18:14 Author Postado Segunda-feira às 18:14 40 minutes ago, Sergio Tanaka disse: no minimo exotica, essa sua carteira de fiis sinceramente, boa sorte, espero q vc tenha analisado com carinho vc nao tem nenhum dos melhores FIIs, nenhum, mto cuidado com essa carteira Exótico você ainda foi bondoso... kkkkk Eu considero uma carteira temporária. A intenção é ir, aos poucos, diminuindo a variedade e focando em fundos mais conhecidos e sólidos mesmo. Venho fazendo isso com os próprios dividendos. Já reaplico em alguns mais firmes. 3
Andre Luiz Alves De Souza Postado Segunda-feira às 18:19 Author Postado Segunda-feira às 18:19 18 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse: Eu diria o mesmo que já disseram, extremamente arriscado e de 6 que eu pesquisei agora, nenhum entraria no "Em estudo" que faço. Não sou expert, mas invisto em FIIS há pelo menos uns 9 anos, e tenho mais de 22 na carteira. Acredito que sua pressa pode te levar a cometer besteira. Tenho a mesma idade que você e, apesar de já ter um patrimonio acima de 1M, não comecei muito cedo. Foi o aporte constante que me trouxe até aqui. E ao contrário do que o amigo @Jaimson Bispodisse, nem a pulverização que vc tá fazendo é garantia de algo, porque pulverizar em algo ruim dá no mesmo. Desculpe a sinceridade. Não precisa pedir desculpas. Acredito que, respeitando os limites, esse espaço é justamente pra essas conversas e discussões. Tenho ciência desse risco, por isso acompanho a carteira de perto e tenho valores já pré-definidos desses fundos para uma venda rápida. Infelizmente tenho um longo caminho ainda até chegar em 1M. 3
Jaimson Bispo Postado Segunda-feira às 20:07 Postado Segunda-feira às 20:07 1 hora atrás, Juliano Batistela Nicoletti disse: Eu diria o mesmo que já disseram, extremamente arriscado e de 6 que eu pesquisei agora, nenhum entraria no "Em estudo" que faço. Não sou expert, mas invisto em FIIS há pelo menos uns 9 anos, e tenho mais de 22 na carteira. Acredito que sua pressa pode te levar a cometer besteira. Tenho a mesma idade que você e, apesar de já ter um patrimonio acima de 1M, não comecei muito cedo. Foi o aporte constante que me trouxe até aqui. E ao contrário do que o amigo @Jaimson Bispodisse, nem a pulverização que vc tá fazendo é garantia de algo, porque pulverizar em algo ruim dá no mesmo. Desculpe a sinceridade. Só para esclarecer que não disse que é garantia, disse que é melhor do que se tivesse concentrado demais em poucos fiis, afinal de contas, é mais fácil ter problemas em 2, 3 fiis do que em 20, 25, dessa forma, alguns quebrando ele perde menos...isso é até lógico. Mas deixei o alerta que é necessário cuidado e ainda disse que considero a lista de fiis dele arriscada. Se ele tá aplicando boa parte do dinheiro dinheiro em um só tipo de ativo, claro que é melhor ele pulverizar em vários, do que concentrar, todo mundo que investe só em fiis e tem um montante alto, precisa ter um carteira com muitos ativos para mitigar um pouco o risco. E tbm não é o fim do mundo o cara aplicar só em fiis não, o problema é que ele não tem muitos fundos de tijolos e tá longe de ter os melhores. Claro que pra quem pagou o curso e fez as aulas, tá fugindo totalmente do que foi ensinado, mas existem vários investidores que tem apenas fundos imobiliários. 4
Ricardo Ochoa Pachas Postado Segunda-feira às 20:16 Postado Segunda-feira às 20:16 3 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse: Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. A sua ideia e preocupação original são validas. Mas precisa terminar os módulos para entender melhor e saber como comprar acoes, e como escolher fundos Preço não deve ser usado para escolher uma ação, e o DY esta ligado diretamente ao preço, e isso é enganoso. Se paga um real por cota (ou ação) e a ação vale 100 reais, o DY é 1%, se o preço cair 50% o preço vai pára 50 reais, mas o dividendo já estava programado e não muda com o preço, neste caso o DY vai para 2%, sem isso representar uma saúde da empresa ou do fundo. 2
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado ontem às 09:12 Postado ontem às 09:12 (edited) 16 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse: Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. Então, vc tem 43 anos... já pensou qtos anos pretende se "aposentar", ou ter aquela renda de X, gerada pelos Investimentos? Eu tinha essa mesma estratégia de fiis e ações, agora vc não tá velho, pode tá pensando que começou tarde, todo mundo pensa. Não olharia apenas P/VP baixo, também quem é a gestão e os últimos 12 meses de dividendos, mesclaria fiis de tijolo, papel, com % diferentes, a depender do seu entendimento e capacidade de risco. Adicionaria também a está carteira LCI/LCA e um IPCA+, ainda tem tempo sim. E não deixaria de me expôr a pelo menos dois ETFs, um atrelado a S&P 500 e um global, é difícil pensar sobre essa questão as vezes, também me questionava sobre investir em $ ou outra moeda diferente do R$, mas é uma questão também de proteção do seu dinheiro, enfim assista as aulas de Geopolítica pode abrir sua mente. E sobre acelerar a entrada de dinheiro investido em fiis, acredito que com ações funcione também, questão que em fiis tem uma maior previsibilidade, isso conforta por vezes, porém diria que não é tudo, ainda que uma estratégia válida. O setor de banco, elétricas e seguradoras tem bons históricos de dividendos. Geralmente meus dividendos tendem a ficar mais gordos em meses específicos, já quem com a divulgação dos resultados das empresas, maio e agosto são meses que o salto é bem legal. Tenho 38 anos e uma das coisas que já botei na cabeça é a necessidade de aumentar meus aportes provenientes da renda ativa, e assim controle financeiro rígido para saber onde tá a fulga do meu dinheiro, uma coisa que fiz foi colocar energia solar na residência de minha mãe (beneficiando também meu apartamento e casa de minha irmã), rapidamente isso fez sobrar mais dinheiro, lógico que eu fiz conta e com intuito de reverter esse desconto da energia para os meus investimentos. E aquele questionamento...qual é sua renda desejada ao se aposentar ou necessária para ter liberdade financeira? Editado ontem às 09:25 por Antonio De Matos Teixeira Neto 4
Marcelo Ferraz Dos Santos Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás 18 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse: Eu sei que os maiores fundos estão bem abaixo desse DY. Eu tenho pulverizado um pouco mais, pra juntamente não concentrar em poucos. Alguns dos que tenho são (quando falo fundos, são vérios tipos: fiagro, infra...) AGRX11, BDIV11, DCRA11, VGIA11. RURA11, GCRA11, AZIN11, MANA11, FGAA11, SNEL11, TGAR11, DEVA11, KORE11, VCRA11, LIFE11, XPCA11, OGIN11 e mais alguns outros que são poucas cotas. Praticamente comprei todos no período das piores baixas e com essa recente recuperação, alguns estão com variação positiva acima de 10% (alguns acima de 20%). O que já me geraram de dividendos me permitiu comprar uma boa quantidade de ITSA, BBDC, BRAP e PETR (que era a minha intenção, usar dividendos para comprar ações) Cara, você está super comprando FIagros. MUITO CUIDADO! Eu diria (de coração assim, conselho de amigo) para você rever sua carteira. Você está entrando bem pesado me agro, e os FIagros são muito arriscados AGRX11, DCRA11, RURA11, GCRA11, FGAA11, VCRA11, XPCA11. Fiagros, são basicamente: Um fundo emprestando dinheiro pro agronegócio, porém nesses tempos sobrios de taxas altíssimas os tomadores de empréstimo não estão conseguindo pagar, isso está acontecendo com vários fundos. E como a garantia nesses casos é a própria fazenda, se o fundo tem que levar essa dívida para a justiça eles nunca conseguem executar a garantia pois de modo geral a justiça julga que a fazenda é necessária para a atividade e não deixa ela ser executada. Só o seu GCRA11 no final do ano passado estava com 34% da carteira de clientes dele inadimplente. Fora esses, o SNEL11 tem um dividendo alto mas o P/VP dele sempre foi negociado bem acima de 1, mesmo no fim do ano passado quando tudo estava barato. Enquanto ele estiver entregando resultado, ok, porém se ele der uma vacilada o preço vai despencar. E o TGAR11 é um ótimo fundo, mas eu recomendo você estudar bem o negócio e os fundamentos dele antes de entrar de cabeça. Trata-se de um fundo híbrido de desenvolvimento, não é um FII comum, o foco dele é um pouco diferente de todos os outros FIIs na minha opinião, por isso, e pelo risco que ele traz o tamanho do desconto nele. Espero ter ajudado, e de coração, toma muito cuidado com esses FIagros. Mesmo sem tempo, pesquise e prefira fundos que a gente chama "de ancoragem" que são FIIs de logística, shoppings, lajes e renda urbana, bons e que vão te trazer um retorno menor porém seguro. Reflexão: Se você não tem tempo para ver seu dinheiro crescendo aos poucos em investimentos bons, você também não tem para arriscar perder ele em investimentos ruins. Espero ter ajudado. 3
Sergio Tanaka Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás agora, se quiser se expor ao Agro, um fundo que é realmente bom é o RZTR11 nao é fiagro, é FII de fazendas ele trabalha com arrendamento e venda de fazendas. é mto melhor e mais seguro e quando o fundo consegue vender uma fazenda, vem uma receita nao recorrente mto boa geralmente. eu tenho ele na carteira e pra mim é a melhor maneira de vc ter um pé no agro, da uma estudada nele 1
Eddy Paulini Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás 18 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse: Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. Bom dia, @Andre Luiz Alves De Souza ! Li todos os posts seus e dos amigos aqui e gostaria de deixar alguns centavinhos de contribuição. Também entendo perfeitamente o fator tempo que lhe preocupa. Ainda mais quando temos aquele olhar de tempo que já perdemos e tudo mais. Perfeitamente normal essa sensação. Mas aqui mora um problema dos grandes. Temos altas chances de estarmos enviesados a buscar aquilo que aparenta ser bom mas que tem umas entrelinhas que não vemos. A maioria dos FIIs que você está investindo são arriscados. FIIs de papel o risco é bem complicado e você entenderá melhor isso nas aulas quando sua turma iniciar oficialmente o curso. Ainda falando em curso, tem alguns conceitos que vou dizer que não fecham na sua estratégia. Focar em dividendos altos para reinvestir o valor no final das contas é ficar elas por elas. Você também aprenderá ao longo do curso que quaisquer proventos pagos são descontados do preço do ativo e no fim, há apenas uma troca de bolso como dizemos. Apenas um exemplo rápido para elucidar mais: Tenho 10 cotas do FII SARD11 que custam R$100 cada. Tenho então aqui um patrimônio de R$1.000. O FII então paga para mim R$1 por cota. Vou receber neste caso R$10 em proventos. Só que como dito anteriormente este valor sai do preço da cota. Logo, minhas cotas agora valem R$99 cada. Com as 10 cotas que eu tenho, agora meu patrimônio no tange as cotas o valor é de R$990. Só que eu tenho R$10 na mão que são os proventos. Se eu somar tudo, ainda tenho os mesmos R$1.000. Para uma fase de construção de patrimônio, iremos reinvestir esses proventos recebidos em nossa carteira para que façamos os juros compostos seguirem trabalhando a nosso favor, algo que você já comentou que vai fazer. Só que no final das contas, reinvestir os proventos enquanto estamos nessa fase de acúmulo não mais do que nossa obrigação por assim dizer. Caso contrário, poderemos estar correndo o risco de deteriorar nosso patrimônio no longo prazo. Sendo assim, receber um dividendo baixo ou alto hoje, não faz diferença. Sei que o fator tempo está lhe preocupando e é normal como eu lhe disse no início. Só que se você toar este tipo de decisão que está tomando agora nessa sua estratégia, vejo que as chances de fazer uma nhaca é maior. As decisões estão sendo baseadas no emocional e não no racional pois falta uma base de entendimento. E isso é normal também pois você está estudando o mercado financeiro há pouco tempo como bem comentou. Direcione seus valores de aportes no Tesouro Selic enquanto vai estudando. Como dizemos por aqui, você já esperou anos para começar a investir, não será correndo em 3 ou 4 meses que iremos reaver este tempo "perdido". Aliás, particularmente nem gosto deste termo de tempo perdido. Seria tempo perdido se você soubesse do mercado financeiro, soubesse que havia de fato uma importância neste e por opção falou "não quero". Mas se você não tinha acesso a informação e/ou conceitos mais a fundo sobre investimentos, como você perdeu aquilo que não tinha? Na minha opinião, o melhor que você pode fazer agora é: - Não aportar mais nessa sua carteira até concluir os estudos e formar uma estratégia que de fato seja válida e que possa lhe proporcionar algo produtivo para sua fase de aposentadoria; - O dinheiro que tiver para investir, aporte no Tesouro Selic que hoje está com uma rentabilidade bacana, tem liquidez e praticamente não sofre da marcação a mercado; - Você verá ao longo do curso que consegue rentabilizar seu dinheiro de forma mais tranquila e com menores riscos do que focar em FIIs de papel que tem rentabilidades mensais maiores o que consequentemente dizem que elas tem um risco maior e você perder dinheiro; - Respire fundo para não cometer erros. Vou ser chato e bater na tecla de novo que ficar com este vi[es de tempo perdido, não ter tempo a perder, etc, pode nos induzir a erros graves. E já vimos isso acontecer aqui com outros sardinhas em situações semelhantes. E pra corrigir isso é sem dúvidas pior do que segurar um pouco os ânimos e fazer a coisa do jeito certo; - Foque bastante nos estudos e nessa troca de ideias da comunidade, estando aberto às opiniões (algo que você veio buscar com este post, o que é ótimo!); - Reforçando o item acima, esteja de fato aberto. As vezes buscamos aqui dentro um viés de confirmação daquilo que estamos fazendo. Só que eventualmente seremos indagados com opiniões totalmente contrários daquilo que no fundo e muitas vezes inconscientemente viemos buscar. Espero que ajude a refletir sobre o tema e quaisquer pontos mais estamos à disposição para ajudar! 2 1
Andre Luiz Alves De Souza Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 3 horas atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Então, vc tem 43 anos... já pensou qtos anos pretende se "aposentar", ou ter aquela renda de X, gerada pelos Investimentos? Eu tinha essa mesma estratégia de fiis e ações, agora vc não tá velho, pode tá pensando que começou tarde, todo mundo pensa. Não olharia apenas P/VP baixo, também quem é a gestão e os últimos 12 meses de dividendos, mesclaria fiis de tijolo, papel, com % diferentes, a depender do seu entendimento e capacidade de risco. Adicionaria também a está carteira LCI/LCA e um IPCA+, ainda tem tempo sim. E não deixaria de me expôr a pelo menos dois ETFs, um atrelado a S&P 500 e um global, é difícil pensar sobre essa questão as vezes, também me questionava sobre investir em $ ou outra moeda diferente do R$, mas é uma questão também de proteção do seu dinheiro, enfim assista as aulas de Geopolítica pode abrir sua mente. E sobre acelerar a entrada de dinheiro investido em fiis, acredito que com ações funcione também, questão que em fiis tem uma maior previsibilidade, isso conforta por vezes, porém diria que não é tudo, ainda que uma estratégia válida. O setor de banco, elétricas e seguradoras tem bons históricos de dividendos. Geralmente meus dividendos tendem a ficar mais gordos em meses específicos, já quem com a divulgação dos resultados das empresas, maio e agosto são meses que o salto é bem legal. Tenho 38 anos e uma das coisas que já botei na cabeça é a necessidade de aumentar meus aportes provenientes da renda ativa, e assim controle financeiro rígido para saber onde tá a fulga do meu dinheiro, uma coisa que fiz foi colocar energia solar na residência de minha mãe (beneficiando também meu apartamento e casa de minha irmã), rapidamente isso fez sobrar mais dinheiro, lógico que eu fiz conta e com intuito de reverter esse desconto da energia para os meus investimentos. E aquele questionamento...qual é sua renda desejada ao se aposentar ou necessária para ter liberdade financeira? Bom dia, Antonio!! Tudo bem aí? Minha meta de aposentadoria é entre 55 e 60 anos. Eu tenho já um pouco investido em renda fixa, como é sugerido. Eu sempre observo P/VP, VP, quem gere e o DY. Realmente tenho alguns mais arriscados, que considero temporários na minha carteira. Fico observando diariamente as alterações, já com números definidos para uma liquidação. Mas aos poucos estou ajustando a minha carteira. Minhas aulas da AUVP irão começar no fim do mês, então vou usar esse novo conhecimento justamente pra fazer as trocas e ajustes da minha carteira. Eu também estou tentando cortar justamente esses vazamentos de dinheiro pra poder direcionar para os aportes. As fugas são sempre as "besterinhas" que compramos e fazemos, e isso também estou ajustando. Te agradeço pelo retorno e resposta. Considero essas interações, principalmente dentro desse ambiente onde todo mundo está praticamente com o mesmo objetivo, importantes demais, principalmente para quem está começando. Valeu mesmo. 16 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse: A sua ideia e preocupação original são validas. Mas precisa terminar os módulos para entender melhor e saber como comprar acoes, e como escolher fundos Preço não deve ser usado para escolher uma ação, e o DY esta ligado diretamente ao preço, e isso é enganoso. Se paga um real por cota (ou ação) e a ação vale 100 reais, o DY é 1%, se o preço cair 50% o preço vai pára 50 reais, mas o dividendo já estava programado e não muda com o preço, neste caso o DY vai para 2%, sem isso representar uma saúde da empresa ou do fundo. Pois é. Minhas aulas se iniciarão agora no final de abril, então poderei usar essas informações todas para poder ajustar o que já tenho e as futuras compras. 1
Andre Luiz Alves De Souza Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 18 minutes ago, Marcelo Ferraz Dos Santos disse: Cara, você está super comprando FIagros. MUITO CUIDADO! Eu diria (de coração assim, conselho de amigo) para você rever sua carteira. Você está entrando bem pesado me agro, e os FIagros são muito arriscados AGRX11, DCRA11, RURA11, GCRA11, FGAA11, VCRA11, XPCA11. Fiagros, são basicamente: Um fundo emprestando dinheiro pro agronegócio, porém nesses tempos sobrios de taxas altíssimas os tomadores de empréstimo não estão conseguindo pagar, isso está acontecendo com vários fundos. E como a garantia nesses casos é a própria fazenda, se o fundo tem que levar essa dívida para a justiça eles nunca conseguem executar a garantia pois de modo geral a justiça julga que a fazenda é necessária para a atividade e não deixa ela ser executada. Só o seu GCRA11 no final do ano passado estava com 34% da carteira de clientes dele inadimplente. Fora esses, o SNEL11 tem um dividendo alto mas o P/VP dele sempre foi negociado bem acima de 1, mesmo no fim do ano passado quando tudo estava barato. Enquanto ele estiver entregando resultado, ok, porém se ele der uma vacilada o preço vai despencar. E o TGAR11 é um ótimo fundo, mas eu recomendo você estudar bem o negócio e os fundamentos dele antes de entrar de cabeça. Trata-se de um fundo híbrido de desenvolvimento, não é um FII comum, o foco dele é um pouco diferente de todos os outros FIIs na minha opinião, por isso, e pelo risco que ele traz o tamanho do desconto nele. Espero ter ajudado, e de coração, toma muito cuidado com esses FIagros. Mesmo sem tempo, pesquise e prefira fundos que a gente chama "de ancoragem" que são FIIs de logística, shoppings, lajes e renda urbana, bons e que vão te trazer um retorno menor porém seguro. Reflexão: Se você não tem tempo para ver seu dinheiro crescendo aos poucos em investimentos bons, você também não tem para arriscar perder ele em investimentos ruins. Espero ter ajudado. Concordo contigo sobre o FIAGRO. Eu comprei a maioria deles nas baixas. Nenhum deles me deu prejuízo ainda. E t também nenhum tem lugar cativo na minha carteira, mas acabou sendo um tipo de fundo que me chamou a atenção. Moro em uma região de agro, onde vejo diariamente a quantidade de dinheiro que o setor movimenta, então acabou tendendo para a escolha. O TGAR eu achei bem interessante. Por ser de infra/desenvolvimento, considerei um fundo com muito espaço pra crescimento. Obrigado pelo retorno e ajudou sim. Toda informação é sempre bem-vinda. E pego todas essas informações pra ajustar minhas escolhas. Sua reflexão é muito boa de se manter.
Andre Luiz Alves De Souza Postado 20 horas atrás Author Postado 20 horas atrás 12 minutes ago, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Andre Luiz Alves De Souza ! Li todos os posts seus e dos amigos aqui e gostaria de deixar alguns centavinhos de contribuição. Também entendo perfeitamente o fator tempo que lhe preocupa. Ainda mais quando temos aquele olhar de tempo que já perdemos e tudo mais. Perfeitamente normal essa sensação. Mas aqui mora um problema dos grandes. Temos altas chances de estarmos enviesados a buscar aquilo que aparenta ser bom mas que tem umas entrelinhas que não vemos. A maioria dos FIIs que você está investindo são arriscados. FIIs de papel o risco é bem complicado e você entenderá melhor isso nas aulas quando sua turma iniciar oficialmente o curso. Ainda falando em curso, tem alguns conceitos que vou dizer que não fecham na sua estratégia. Focar em dividendos altos para reinvestir o valor no final das contas é ficar elas por elas. Você também aprenderá ao longo do curso que quaisquer proventos pagos são descontados do preço do ativo e no fim, há apenas uma troca de bolso como dizemos. Apenas um exemplo rápido para elucidar mais: Tenho 10 cotas do FII SARD11 que custam R$100 cada. Tenho então aqui um patrimônio de R$1.000. O FII então paga para mim R$1 por cota. Vou receber neste caso R$10 em proventos. Só que como dito anteriormente este valor sai do preço da cota. Logo, minhas cotas agora valem R$99 cada. Com as 10 cotas que eu tenho, agora meu patrimônio no tange as cotas o valor é de R$990. Só que eu tenho R$10 na mão que são os proventos. Se eu somar tudo, ainda tenho os mesmos R$1.000. Para uma fase de construção de patrimônio, iremos reinvestir esses proventos recebidos em nossa carteira para que façamos os juros compostos seguirem trabalhando a nosso favor, algo que você já comentou que vai fazer. Só que no final das contas, reinvestir os proventos enquanto estamos nessa fase de acúmulo não mais do que nossa obrigação por assim dizer. Caso contrário, poderemos estar correndo o risco de deteriorar nosso patrimônio no longo prazo. Sendo assim, receber um dividendo baixo ou alto hoje, não faz diferença. Sei que o fator tempo está lhe preocupando e é normal como eu lhe disse no início. Só que se você toar este tipo de decisão que está tomando agora nessa sua estratégia, vejo que as chances de fazer uma nhaca é maior. As decisões estão sendo baseadas no emocional e não no racional pois falta uma base de entendimento. E isso é normal também pois você está estudando o mercado financeiro há pouco tempo como bem comentou. Direcione seus valores de aportes no Tesouro Selic enquanto vai estudando. Como dizemos por aqui, você já esperou anos para começar a investir, não será correndo em 3 ou 4 meses que iremos reaver este tempo "perdido". Aliás, particularmente nem gosto deste termo de tempo perdido. Seria tempo perdido se você soubesse do mercado financeiro, soubesse que havia de fato uma importância neste e por opção falou "não quero". Mas se você não tinha acesso a informação e/ou conceitos mais a fundo sobre investimentos, como você perdeu aquilo que não tinha? Na minha opinião, o melhor que você pode fazer agora é: - Não aportar mais nessa sua carteira até concluir os estudos e formar uma estratégia que de fato seja válida e que possa lhe proporcionar algo produtivo para sua fase de aposentadoria; - O dinheiro que tiver para investir, aporte no Tesouro Selic que hoje está com uma rentabilidade bacana, tem liquidez e praticamente não sofre da marcação a mercado; - Você verá ao longo do curso que consegue rentabilizar seu dinheiro de forma mais tranquila e com menores riscos do que focar em FIIs de papel que tem rentabilidades mensais maiores o que consequentemente dizem que elas tem um risco maior e você perder dinheiro; - Respire fundo para não cometer erros. Vou ser chato e bater na tecla de novo que ficar com este vi[es de tempo perdido, não ter tempo a perder, etc, pode nos induzir a erros graves. E já vimos isso acontecer aqui com outros sardinhas em situações semelhantes. E pra corrigir isso é sem dúvidas pior do que segurar um pouco os ânimos e fazer a coisa do jeito certo; - Foque bastante nos estudos e nessa troca de ideias da comunidade, estando aberto às opiniões (algo que você veio buscar com este post, o que é ótimo!); - Reforçando o item acima, esteja de fato aberto. As vezes buscamos aqui dentro um viés de confirmação daquilo que estamos fazendo. Só que eventualmente seremos indagados com opiniões totalmente contrários daquilo que no fundo e muitas vezes inconscientemente viemos buscar. Espero que ajude a refletir sobre o tema e quaisquer pontos mais estamos à disposição para ajudar! @Eddy Paulini obrigado pelos centavos de contribuição. Pode ter certeza que valem muito mais que centavos!! Mesmo nesses fundos arriscados, eu tento observar o máximo possível o VP, histórico de pagamento e cotação, e P/VP também. Estou também, aos poucos, trocando alguns fundos da minha carteira por fundos mais estáveis e confiáveis, sem tanta exposição ao risco. Tenho usado justamente os dividendos para comprar Fiis de shoppings, tijolos e logístico. A sua explicação do desconto do provento no valor das cotas, isso eu realmente já tenho ciência. Por incrível que pareça, nenhum dos fundos me deu prejuízo. Considerando os dividendos recebidos, estou praticamente com resultados acima de 15% em mais de 80% dos fundos que possuo. Tenho um fundo com 34% de resultado. Ao mesmo tempo, alguns que são mais arriscados já estão na minha lista para liquidação e reinvestimento em outros mais conservadores, diminuindo assim o risco da minha carteira. Eu já tenho investimentos em LCI e Tesouro SELIC. E agora, iniciando as aulas, vou conseguir realmente alterar minha carteira para deixá-la mais forte e segura. Te agradeço pelo retorno. Ajudou bastante mesmo. E obrigado pelas sugestões de "próximos passos". Pode ter certeza que usarei a aproveitarei suas sugestões! 1
Matheus P S Postado 18 horas atrás Postado 18 horas atrás 21 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse: Boa tarde, pessoal. Sou relativamente novo em investimentos. Tenho 43 anos, então infelizmente tenho tempo nenhum a perder. Não sou contra a recomendação de balancear a carteira entre ações, fundos, renda fixa e dólar, mas como o tempo não é um amigo incondicional, resolvi focar a maior parte do que consigo investir em Fiis. Qual o meu pensamento: não consigo infelizmente investir em ações e esperar 1,2,5 anos para uma valorização realmente relevante. Enquanto isso, estou comprando fundos com P/VP preferencialmente abaixo de 0,85/0,90 e que possuam DY acima de 13/14%. Não estou me guiando exclusivamente nesses 2 fundamentos, mas a busca parte desses dois. Minha intenção é receber os dividendos mensais para adicionar ao que consigo investir e acelerar a entrada de dinheiro. Com os dividendos, aí sim tenho dividido um pouco. Uma parte reinvisto em Fiis e outra invisto em ações. Consideram uma estratégia válida? Como disse, sou novo por aqui e gostaria apenas de poder ver outros pontos de vista e argumentos. Abraços. Oi André, Vi que já recebeu ótimas contribuições aqui. Só queria acrescentar um ponto que ainda não foi abordado: a qualidade e a consistência do fluxo de caixa dos FIIs que você escolhe. Nem todo dividendo alto é sustentável. Alguns fundos distribuem caixa recorrente; outros, resultado contábil ou receitas não recorrentes. Isso afeta diretamente a previsibilidade da sua estratégia de reinvestimento. Se os rendimentos caírem, pode acabar vendendo ativos para manter o ritmo de aportes - o que não é o ideal. Outra dica: já que você está ajustando a carteira, considere separar os FIIs por perfil - tijolo defensivo, papel mais arriscado, e táticos temporários. Assim, você não precisa abandonar todos, mas entende melhor o papel de cada um no seu portfólio. No mais, parabéns pela dedicação e disciplina. A pressa é compreensível, mas consistência bem direcionada sempre vence no médio e longo prazo. Espero ter ajudado!
Recommended Posts