Jump to content

Pergunta

Postado

Comentei com um amigo sobre o curso da AUVP e que estava fazendo o módulo de Renda Fixa, falei que passei a enxergar a RF com outros olhos agora e ele me disse que não investia nessa classe pq preferia FIIs e dentro da carteira já tinha muitos fundos de papel que já aplicavam em renda fixa, além do mais ele teria a liquidez dos dividendos pra decidir se reinvestiria no próprio FII ou em outro ativo. Eu não soube contestar na hora mas achei curioso o ponto de vista. Esse pensamento dele faz sentido? 

• Brabo 3

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Bruno Henrique Pasqualotto Ecco disse:

Eu não soube contestar na hora mas achei curioso o ponto de vista. Esse pensamento dele faz sentido? 

além do que o Eddy ja pontuou, teria que realmente confiar nos ativos dentro do FOFs e as estrategias dentro deles, eu ja vejo com bons olhos FOFS de tijolos, principalmente nas baixas, pq mesmo pagando mais taxas, ele acumula varios descontos sobre descontos (p/pv de um FOF quando esta baixo) as vezes compensa. Mas novamente tem que estudar o qu etem dentro e a estrategia, pq se ele ficar rodando os ativos tb vira uma salada de fruta

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bruno Henrique Pasqualotto Ecco disse:

Comentei com um amigo sobre o curso da AUVP e que estava fazendo o módulo de Renda Fixa, falei que passei a enxergar a RF com outros olhos agora e ele me disse que não investia nessa classe pq preferia FIIs e dentro da carteira já tinha muitos fundos de papel que já aplicavam em renda fixa, além do mais ele teria a liquidez dos dividendos pra decidir se reinvestiria no próprio FII ou em outro ativo. Eu não soube contestar na hora mas achei curioso o ponto de vista. Esse pensamento dele faz sentido? 

Onde o argumento dele faz sentido:

• Fundos de papel (FIIs) realmente investem em ativos de renda fixa, como CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).
  • Ele recebe rendimentos mensais isentos de IR, o que é um atrativo forte.
  • A liquidez dos dividendos também permite que ele decida mês a mês o que fazer com o dinheiro — reinvestir, diversificar ou sacar.

Mas aqui está o que ele talvez não enxergou:

Renda fixa “pura” tem função diferente na carteira

• Serve como estabilizador do portfólio e previsibilidade de caixa.
  • Fundos de papel têm volatilidade de mercado, podem cair e até cortar dividendos.
  • Renda fixa não é só “retorno” — é estratégia de proteção.

FIIs de papel ≠ Tesouro Direto ou CDB

• CRIs são renda fixa sem garantia do FGC, com risco de crédito privado.
  • E os FIIs ainda têm a camada extra de risco da gestão e do mercado secundário.
  • Em cenários de estresse, o fundo pode oscilar, mesmo que o papel continue pagando.

Liquidez e previsibilidade não são a mesma coisa

• Ele tem liquidez dos dividendos, mas não tem garantia de quanto vai receber no mês seguinte.
  • Já um Tesouro IPCA, por exemplo, oferece previsibilidade de rentabilidade até o vencimento.
  • Brabo 3
  • 0
Postado
5 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

💸 Fundos de Fundos (FOFs) têm "dupla camada" de taxas

Quando você investe em um FOF (como muitos fundos de papel dentro da carteira de FIIs fazem), você está pagando:

1. A taxa de administração do FOF
  2. E as taxas dos fundos que ele carrega dentro da carteira

Ou seja, é como pagar ingresso duas vezes pra ver o mesmo show 😅

E comer 2 cachorros quentes

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Criar novo...