Jump to content
  • 0

Solidão nos investimentos - desabafo

Pergunta

Postado

Olá pessoal, venho fazer um desabafo e quem sabe ter alguma mensagem de alguém que já trilhou esse caminho para servir de inspiração... Tenho amizades de longos anos, desde antes da AUVP eu falo sobre poupar dinheiro... E agora, falo tbm sobre investimentos, no sentindo de conscientizar sobre a necessidade de investir... Mas quando tento falar sobre o tema com meus amigos e familiares, sinto que os outros vêem isso de forma irrealista ou supérflua, pois já são anos que tento trazer esse tema para a roda de conversa... Tudo bem, cada um tem sua vida e é responsável por si mesmo... Mas eu gostaria que mudassem de vida também... E com isso, acabo me sentindo solitária nesse meio porque não tenho pessoas próximas para falar sobre oportunidades do mercado e estratégias de investimento... A única pessoa que consegui conversar sobre o tema, foi com o dono da empresa onde trabalho kkk.

Então me pergunto... estou cercada de pessoas que não buscam crescimento? Devo buscar outras amizades? Sera que meu crescimento pessoal e financeiro pode estar "estagnado" devido o ambiente que estou inserida? Será que me vêem como alguém que tem condições diferentes por investir? (Trabalho e estudo desde cedo para criar oportunidades, então não tive favoritismos na minha carreira)

Ou realmente essa é uma jornada solitária e devo me acostumar com isso?

Recommended Posts

• 0
Postado
3 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Anônimo, apenas dando mais um pontinho de vista em cima do que os amigos já falaram.

Eu acredito também que quando a gente quer de certa forma "impor" sobre o tema para as pessoas e entenda o impor pode ser até simplesmente falar para as pessoas que você investe. Quem não está preparado para essa conversa ou tem suas cismas, receios e afins, não adianta.

Palavra de quem já esteve desse lado  😂😂

Quando o assunto investimentos chegou a mim pela primeira vez através de um dos meus melhores amigos, que falava sobre bolsa, investimentos e tudo mais e eu sempre achava esse assunto um pé no saco. Então qualquer conversa sobre o tema eu ficava só no "hum, uhun, é né, hum...". Depois de muito tempo quando a água bateu bunda e comecei a ver a importância disso, comecei a despertar mais interesse, aí claro que bateu aquela dor de corno por não ter começado antes. Algo que acontece com praticamente todo mundo, acredito Huahuha

Mas é isso. Quem não está pronto pra ouvir sobre, infelizmente não adianta. Não tem como ajudar quem não quer ser ajudado. 

É dar tempo ao tempo que uma hora o jogo vira.

Aproveite para conversar de investimentos por aqui!

Amizades muito legais aqui na comunidade podem começar por isso pois é um assunto em comum entre todos, trocamos conhecimentos e pontos de vista diariamente, queremos um mesmo objetivo e nos ajudamos pra isso, trocamos ideias sobre assunto totalmente aleatórios e é isso. Sinta-se parte de algo bacana!

Eu nunca achei o assunto de investimentos chato. Mas demorei de saber como era. Em 2016 ouvi por alto de um colega de profissão e em 2017 um colega de profissão e faculdade conversou de verdade e só no fim de 2017 comecei a investir e depois estudar. Mas meus primeiros FIIs vieram em 2020 e só em 2021 comprei as primeiras ações, mas só no final de abril 2021 montei uma carteira estruturada com critérios. Mas continuo aprimorando os conhecimentos e lapidando minha carteira. Sempre fui poupador mesmo antes de investir, juntei quase metade do que tenho hoje na poupança. 😂😂😂

E já comprei aquele ourocap maroto na época da poupança. 😂😂😂

• HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
4 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Eu nunca achei o assunto de investimentos chato. Mas demorei de saber como era. Em 2016 ouvi por alto de um colega de profissão e em 2017 um colega de profissão e faculdade conversou de verdade e só no fim de 2017 comecei a investir e depois estudar. Mas meus primeiros FIIs vieram em 2020 e só em 2021 comprei as primeiras ações, mas só no final de abril 2021 montei uma carteira estruturada com critérios. Mas continuo aprimorando os conhecimentos e lapidando minha carteira. Sempre fui poupador mesmo antes de investir, juntei quase metade do que tenho hoje na poupança. 😂😂😂

E já comprei aquele ourocap maroto na época da poupança. 😂😂😂

Eu confesso que sou um pouco pirracento com algumas coisas. Esse amigo me enchendo o saco com o assunto investimentos, eu fazia era quase questão de odiar o assunto de tanto que torrava a paciência, e olha que ele foi me ensinando umas coisas. Hoje em dia conversando sobre investimentos sou quem ensina mais ele e digo ensinar no quesito de ter mais domínio no assunto...

Um outro amigo que me apresentou o investidor sardinha, toda vez que falávamos de investimentos ele só sabia falar do canal do investidor sardinha. Posterguei por muito tempo até começar a ver os vídeos no canal pois eu evitava já que era quase todo dia dele falando de investidor sardinha. Acabei entrando aqui na AUVP antes dele...

Ou seja. Quem cospe para o alto cai na testa  😂😂

Rapaz, você não é o primeiro que vejo que sai na frente de muitos sendo um poupador. E realmente é melhor do quem tenta reinventar a roda. Muito bom!

• HAHAHAHA 1
  • 0
Postado (edited)

À medida que avanço na minha carreira, percebo que é cada vez mais comum encontrar pessoas que compartilham a preocupação com investimentos. Pessoalmente, não faço esforço algum para me afastar de quem não tem os mesmos interesses — acredito que isso acontece naturalmente. Mas, apesar de eu gostar do tema, sei que a vida vai muito além dos investimentos. O fato de alguém não se interessar por isso não significa que essa pessoa não tenha muito a ensinar em outras áreas. Aliás, conheço gente bem-sucedida financeiramente que investe mal, o que me faz crer que interesse ou habilidade para investir não está diretamente ligado ao sucesso.

Dito isso, gosto bastante de conversar sobre investimentos com quem também curte o assunto. Se quiser trocar uma ideia, é só chamar no Instagram:  @lucasbquirino

Editado por Lucas Barreiros Quirino Da Cruz
  • 0
Postado
On 15/04/2025 at 12:55, Convidado Anônimo disse:

Olá pessoal, venho fazer um desabafo e quem sabe ter alguma mensagem de alguém que já trilhou esse caminho para servir de inspiração... Tenho amizades de longos anos, desde antes da AUVP eu falo sobre poupar dinheiro... E agora, falo tbm sobre investimentos, no sentindo de conscientizar sobre a necessidade de investir... Mas quando tento falar sobre o tema com meus amigos e familiares, sinto que os outros vêem isso de forma irrealista ou supérflua, pois já são anos que tento trazer esse tema para a roda de conversa... Tudo bem, cada um tem sua vida e é responsável por si mesmo... Mas eu gostaria que mudassem de vida também... E com isso, acabo me sentindo solitária nesse meio porque não tenho pessoas próximas para falar sobre oportunidades do mercado e estratégias de investimento... A única pessoa que consegui conversar sobre o tema, foi com o dono da empresa onde trabalho kkk.

Então me pergunto... estou cercada de pessoas que não buscam crescimento? Devo buscar outras amizades? Sera que meu crescimento pessoal e financeiro pode estar "estagnado" devido o ambiente que estou inserida? Será que me vêem como alguém que tem condições diferentes por investir? (Trabalho e estudo desde cedo para criar oportunidades, então não tive favoritismos na minha carreira)

Boa tarde Anônima 

Eu invisto em Bolsa faz 3 anos, já conversei sobre o tema com diversos amigos e parentes.

Muitos dos quais se empolgam no começo da conversa e se interessam pelo tema, mas depois de ouvir certos assuntos, como não se levar pela emoção nas compras de produtos e itens não essenciais, ou sobre a volatilidade que pode enfrentar e precisar ter "estômago" para ver a oscilação.... se desinteressam.

Minha esposa demorou esses 3 anos para se interessar, embora sempre tenha sido uma "poupadora". Quando fiz a AUVP convidei para assistir algumas aulas aí ela se envolveu e comprou o curso também e agora fica me mandando prints de CDB tal pagado X% quase toda semana. Semana passada me pediu para ajudar ela a escolher e montar uma carteira de ações e estamos trabalhando nisso. Ficou legal, mas levou certo tempo.

Algumas pessoas demoram mais tempo para entender que investir é A Única Verdade Possível. Isso pode gerar essa sensação de solidão.

Quanto ao fato de achar que está cercada por pessoas que não querem crescer, não acho que seja o caso. Algumas pessoas precisam ver para crer. Mostre seus resultados aos familiares e amigos mais próximos, isso pode ajudar.

Não se acostume. Imagine se o @Raul tivesse se acostumado, não teria criado nada disso!! E não estaria ajudando tantas pessoas a melhorar seu futuro.

Espero ter ajudado 2 centavinhos na jornada.

• Criar novo...