Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, 

Já assisti umas 3 vezes a aula de diagrama do cerrado na renda fixa. Não entendi :

a) Qual o raciocínio na hora de escolher a pontuação que você coloca para cada aplicação ? Varia de acordo com o cenário econõmico ou sempre um valor fixo ? Qual o raciocinio por de tras de cada pontuação ?

Em caso de mudar o cenário: preciso posteriomente mudar essa numeração da renda fixa?

b) Onde posso acompanhar para entender o cenário economico ?

• Brabo 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 minutes ago, Laiane Tabata Souza Corgosinho disse:

Bom dia, 

Já assisti umas 3 vezes a aula de diagrama do cerrado na renda fixa. Não entendi :

a) Qual o raciocínio na hora de escolher a pontuação que você coloca para cada aplicação ? Varia de acordo com o cenário econõmico ou sempre um valor fixo ? Qual o raciocinio por de tras de cada pontuação ?

Em caso de mudar o cenário: preciso posteriomente mudar essa numeração da renda fixa?

Uai, sumiu o outro tópico? 🤔

Isolando tesouro para facilitar o entendimento, tem duas opções que já vi por aqui:

1) adicionar no cerrado Tesouro e soma todos os investimentos em tesouro, tanto pre como pós fixados. Nesse caso a pontuação é 10 e não muda.

2) adicionar tesouro pre, tesouro IPCA, tesouro CDI, etc. E aí colocar a pontuação de cada um seguindo o contra fluxo. Hoje, por exemplo, o pré ficaria com 10 (exemplo) e o restante zero ou bem baixo.

A diferença é que na opção 1, a decisão do aporte em pré ou pós fica com você na hora da compra e não com o Diagrama.

No caso de CDB/LCI/LCA eu uso 8.

No CRI/CRA/Debêntures eu uso 4.

• 0
Postado
11 minutes ago, Laiane Tabata Souza Corgosinho disse:

Bom dia, 

@Laiane Tabata Souza Corgosinho bom dia, nao tem relacao com o cenario economico e sim com a segurança do ativo.

tesouro - maior segurança, se isso aqui quebrar, seus investimentos serao a ultima coisa com o que vc estaraia de preocupando - risco soberano - por isso damos nota 10 (peso maior)

cdbs bancarios - aqui voce ten segurança do FGC, voce pode dar uma nota entre 7 e 8, ou se tiver aportando muita grana em um MASTER por exemplo, e queira separar eles dos outros CDBS, voce pode tambem, exemplo abaixo:

cdb bancario - 7

cdb master - 5

LCI/LCA - a mesma logica, e com os vencimentos sao mais curtos, e menos arriscados a depender o banco voce pode adotar a mesm alogica dos CDBs entre 7 e 8

CRI e CRA, vc esta contraindo dividas de empresas e nao tem FGC, ou seja mais arricados, colque notas mais baixa algo entre 3 e 4 ou a depender da empresa e sua nota de avaliação

Exemplo - CRI/CRA empresas listadas em bolsa - entre 4 e 5 

CRI/CRA empresas não listadas em bolsa - entre 2 e 4 

Isso traria um equlibrio nas sugestoes de aportes do diagrama, evitando se expor a muito risco mesmo na renda fixa.

• Brabo 3
  • 0
Postado
13 minutes ago, Laiane Tabata Souza Corgosinho disse:

O Diagrama do Cerrado foi criado justamente para ajudar a gente a investir com método e racionalidade, sem deixar as emoções dominarem as decisões.

A pontuação que você dá para cada ativo não é sobre qualidade ou rentabilidade esperada, mas sim sobre o nível de risco que ele representa para a sua carteira.

O raciocínio:
A escolha da nota é feita com base na segurança (baixo risco de crédito, baixa volatilidade) e não muda automaticamente com o cenário econômico. Só seria ajustada se o próprio perfil do ativo mudar. Por exemplo, se um banco que você confiava perde qualidade de crédito, talvez precise reavaliar.

Mudanças de cenário:
Você não precisa mudar a pontuação toda vez que a economia muda (ex: subida ou queda de juros). O que pode acontecer é que seus percentuais de alocação entre renda fixa e variável mudem conforme o diagrama manda reequilibrar — mas as notas dos ativos permanecem.

não é obrigatório simplesmente dar uma nota direta — você pode construir um roteiro de perguntas para chegar à nota de forma mais racional e padronizada, evitando decisões emocionais. Essa metodologia serve para padronizar suas análises, impedir que você seja levado pela emoção, e manter uma consistência no controle da carteira.

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Laiane Tabata Souza Corgosinho disse:

Bom dia, 

Oi Laiane,

Quando eu assisti ao curso pela 1a vez ano passado, efetivamente a ideia era juntar tudo no mesmo balaio e tocar o barco. Ou seja, "Tesouro" de maneira geral seria nota 10 pela segurança, e aí caberia ao investidor separar conforme o contrafluxo.

Agora, ao reassistir às aulas regravadas, o Raul sugere que a pontuação seja feita também dentro do próprio Tesouro - ou seja, definindo notas conforme o contrafluxo.

Eu tinha ficado um pouco confuso quando reassisti à aula 15 (sobre exatamente o contrafluxo), e ia reassistir mais uma vez, mas decidi assistir à aula 16 (sobre montagem da carteira de renda fixa), e nos exemplos ele indica literalmente isso: se o mar estiver pra "Tesouro Prefixado" (com base no contrafluxo), este receberia nota 10 e (por exemplo) o IPCA+ receberia uma nota menor.

Eu até tomei as seguintes notas com base no conteúdo da aula:

Considerando-se uma Selic de 10,25% sem perspectiva de alta de inflação:

• Tesouro IPCA+ nota 10
  • CDB IPCA+ nota 8
  • CDB prefixado nota 6
  • CDB CDI+ nota zero

Então assim: se formos seguir literalmente, teríamos de alterar todos os meses para que o Diagrama fizesse o cálculo de qual título do Tesouro seria mais relevante.

Acho que aqui pode ficar ao seu critério. Se você tiver segurança no contrafluxo, talvez não seja razoável alterar as notas o tempo todo. Mas se você ainda estiver em dúvida, aí talvez seja relevante para que a ferramenta te dê a "resposta ideal".

Espero ter ajudado!

Editado por Matheus P S
  • 0
Postado
9 horas atrás, Laiane Tabata Souza Corgosinho disse:

Bom dia, 

Boa noite, @Laiane Tabata Souza Corgosinho

Apenas complementando os colegas, existem dois tipos de pessoas quando o assunto é cadastrar ativos de renda fixa:

Os que preferem cadastrar agrupando títulos, como: Tesouro Selic = Nota x; Tesouro Prefixado = Nota y; CDBs (protegidos pelo FGC) = Nota z; Debêntures = Nota w; etc.

Os que preferem cadastrar título por título, já que cada um vai ter a própria rentabilidade. Nesse caso, você vai dar notas individuais conforme sua análise de segurança. CDB do Banco A = Nota x; CDB do Banco B = Nota y; Debênture AUVP = nota z; etc, etc.

No lançamento em conjunto você não tem uma indicação exata dos rendimentos, apenas a totalidade dos aportes. Nos separados, você pode gastar muito tempo atualizando o Diagrama periodicamente.

Particularmente, prefiro fazer um agrupamento dos títulos.

Você também pode ajustar as notas conforme o contrafluxo, e acho isso muito mais simples se os títulos forem avaliados em grupos: Tesouro prefixado = Nota x; CDB Prefixado = Nota y; CDB pósfixado ou IPCA+ = Nota z. A depender do momento do contrafluxo, você altera as notas e zera os ativos que não tem interesse em comprar, mas continua levando em consideração aos não zerados critérios de segurança, como FGC, se foi emitido pelo governo, etc.

Você pode acompanhar os relatórios semanais do Boletim Focus. O Flávio também sempre posta aqui toda segunda-feira.

• Criar novo...