Waleska Barros Postado Quarta-feira às 17:13 Postado Quarta-feira às 17:13 Qual seria uma boa estrutura de carteira para quem já está perto da aposentadoria? Atualmente a minha carteira está assim: 4
1 Post popular Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 18:02 Post popular Postado Quarta-feira às 18:02 35 minutes ago, Waleska Barros disse: Qual seria uma boa estrutura de carteira para quem já está perto da aposentadoria? Atualmente a minha carteira está assim: Boa tarde, @Waleska Barros ! Um número ao certo de percentuais, é difícil de afirmar. Mas não fugiria muito de algo em torno de pelo menos uns 50 ou 60% da carteira em renda fixa, uns 30% em FIIs de tijolo e o restante com ações que tem bons históricos de pagamentos de dividendos. Normalmente é que passamos e vemos o pessoal aplicando nessa fase. Quanto a uma divisão dentro da renda fixa, na minha opinião começa a valer a pena os títulos de tesouro com pagamentos de juros semestrais pois eles dão uma certa previsibilidade e tem datas de pagamento precisas. Mesmo pagando um IR a mais no início, já começa a valer a pena. Dentro do tesouro, temos: Tesouro prefixado: pagam os juros em janeiro e julho; Tesouro pós fixado com ano de vencimento par: pagam os juros em fevereiro e agosto; Tesouro pós fixado com ano de vencimento ímpar: pagam os juros em maio e novembro. Outro ponto que é interessante é trabalhar com provisionamentos anuais. E a renda fixa facilita bastante nisso. Espero que ajude! 3 4
0 Waleska Barros Postado Quarta-feira às 18:51 Author Postado Quarta-feira às 18:51 48 minutes ago, Eddy Paulini disse: Quanto a uma divisão dentro da renda fixa, na minha opinião começa a valer a pena os títulos de tesouro com pagamentos de juros semestrais pois eles dão uma certa previsibilidade e tem datas de pagamento precisas Havia pensado neles só depois que aposentasse mesmo porque não há uma "carência" para o pagamento dos juros como o Renda+ 2
0 Henrique Magalhães Postado Quarta-feira às 19:05 Postado Quarta-feira às 19:05 11 minutes ago, Waleska Barros disse: Havia pensado neles só depois que aposentasse mesmo porque não há uma "carência" para o pagamento dos juros como o Renda+ Até com LCI e LCA de prazos de 6 meses, a 1 ano da pra programar bem, principalmente se pescar umas do mercado secundario com prazos curtos rentabilidade boa, mas a maior parte vai ser isso mesmo, renda fixa, tesouro, o mais importante é ter um cronograma de recebimentos anuais ou semestrais que te atendam, e fiquem com liquidez 2
0 Waleska Barros Postado Quinta-feira às 20:04 Author Postado Quinta-feira às 20:04 As LCI e LCA de prazos mais curtos seriam só para quando se aposentasse, né? Então, mas até lá, o que fazer? On 23/04/2025 at 16:05, Henrique Magalhães disse: Até com LCI e LCA de prazos de 6 meses, a 1 ano da pra programar bem 1
0 Eddy Paulini Postado Quinta-feira às 20:49 Postado Quinta-feira às 20:49 42 minutes ago, Waleska Barros disse: As LCI e LCA de prazos mais curtos seriam só para quando se aposentasse, né? @Waleska Barros, não necessariamente. As vezes uma LCI ou LCA pode estar sendo mais vantajoso que algum CDB com prazo semelhante por conta de isenção de IR. 44 minutes ago, Waleska Barros disse: Então, mas até lá, o que fazer? Normalmente optamos pelos títulos de prazos maiores para seguir o contrafluxo e travarmos boas taxas para nos beneficiarmos em diferentes ciclos de mercado.
0 Branca Tresoldi Pires Postado Quinta-feira às 21:33 Postado Quinta-feira às 21:33 @Waleska Barros estou na mesma que vc!!!! E nossa estratégia definitivamente não pode ser a mesma de alguém que esteja começando agora, com seus 20 e poucos anos.... No meu caso, não tenho praticamente nada na carteira, começando esse ano depois que conheci a AUVP. Investi em imóveis ao longo da vida e agora percebi que o patrimônio da nossa família tá engessado. Não foi ruim, foi uma estratégia que eu acreditava ser boa na época, e foi, rsrsrss mas agora eu quero $$$$ disponível pra poder gastar com a família. Enfim, antes tarde do que nunca! Sigamos!!!
Pergunta
Waleska Barros
Qual seria uma boa estrutura de carteira para quem já está perto da aposentadoria?
Atualmente a minha carteira está assim:
Top Posters For This Question
3
2
1
1
DIAS POPULARES
23/Abr
4
24/Abr
3
Top Posters For This Question
Waleska Barros 3 posts
Eddy Paulini 2 posts
Henrique Magalhães 1 post
Branca Tresoldi Pires 1 post
DIAS POPULARES
23/Abr 2025
4 posts
24/Abr 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Eddy Paulini
Boa tarde, @Waleska Barros ! Um número ao certo de percentuais, é difícil de afirmar. Mas não fugiria muito de algo em torno de pelo menos uns 50 ou 60% da carteira em renda fixa, uns 30% em
Waleska Barros
Qual seria uma boa estrutura de carteira para quem já está perto da aposentadoria? Atualmente a minha carteira está assim:
Waleska Barros
Havia pensado neles só depois que aposentasse mesmo porque não há uma "carência" para o pagamento dos juros como o Renda+
Posted Images
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts