Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite pessoal.
1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor.
2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas o payout simplesmente saltou pra 140%, oq me assustou um bom tanto, não sei oq fazer, por enquanto parei os aportes nela, alguém pode me dar uma luz sobre ela?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.  

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

A parte mais interessante de Energia Eletrica que tu ta vendo e adiantar a espera de uma Recomendacao

TAESA: Sua maior Receita (Salvo as proporções) SubSetor de Transmissao

Egie: Sua maior Receita (Salvo as proporções)  SubSetor de Geraçao

CPFL: Sua maior Receita (Salvo as proporções)  SubSetor de Distribuição

Note que todos tem suas particularidades (Problemas/Vantagens) e a escolha sera muito pessoal, no caso Eu na minha estrategia e "Logica" escolhi as 3 para Setor eletrico

• 0
Postado

Bom dia, @Pedro Henrique Margreiter !

9 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor.

Normalmente utilizamos alguns indicadores de eficiência como critério de desempate, mas podemos ir um pouco além.

Pode ser visto o tamanho de mercado de cada empresa e os resutlados das mesmas.

Ver quem tem os melhores ROE, ROA e/ou ROIC, melhores margens, melhores CAGR e a atual fase da empresa.

Taesa na minha opinião chegou a um momento o qual ela entende que não tem mais para onde crescer. Tanto que sempre há pagamentos superiores aos 50% mínimos de distribuição de lucros aos acionistas e com propostas para maiores distribuições para serem oficializadas em estatuto. Além disso, é uma empresa que há tempos não se movimenta para leilões de aquisição de concessões ao contrário da Engie e da CPFL.

Outro ponto interessante a se levar em consideração é em qual setor você gostaria de se expor mais. Taesa tem foco na transmissão, CPFL tem um pé nos três setores (geração, transmissão e distribuição) e Engie tem foco maior na geração mas também tem um pé na transmissão. 

9 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas o payout simplesmente saltou pra 140%, oq me assustou um bom tanto, não sei oq fazer, por enquanto parei os aportes nela, alguém pode me dar uma luz sobre ela?

Nunca estudei o ativo a fundo mas pelo que vi foi um pagamento atípico e não recorrente. Apenas em um exercício este payout foi realizado e eventualmente isso acontece com algumas empresas. Isso pode se dar por conta dos lucros constantes e acumulo de valor de valor em caixa.

Seria interessante avaliar os relatórios e entender porque a empresa optou por este pagamento. Como não é um payout recorrente, não vejo muitos problemas.

Espero que ajude!

• 0
Postado

@Pedro Henrique Margreiter elétricas de transmissão possuem muita previsibilidade com seus contratos longos , logo ter dívidas é mais comum neste setor !

um detalhe , ao estudar Taesa e a transmissão paulista , as duas estavam investindo em novas linhas de transmissão ( origem da dívida ) , ou seja se a dívida é um investimento e o setor tem previsibilidade , não creio que este deva ser um ponto que negative tanto a avaliação … principalmente se procura algo pra longo prazo !

• Criar novo...