Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, uma duvida sobre marcação a mercado em títulos do tesouro, no caso do pré-fixado... Pelo que o Raul explicou o titulo tem que valer R$1.000,00 no vencimento. Então por exemplo, se eu comprei 10 unidades, pelo valor "x", no final eu vou receber os 10 mil, correto? Então o quão próximo ou acima destes 10 mil estiver valendo hj meu titulo eu poderia fazer marcação a mercado e já vender ele? Um titulo que hj está valendo R$ 9.000,00 ou mais, e ainda faltando mto tempo para vencer, seria uma forma de já pensar em vender, mesmo que falte mto tempo ainda pois nesse caso o que está pra valorizar eh mto pco em relação ao que já valorizou, com a possibilidade de talvez perder valor se eu não aproveitar essa situação?

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
11 minutes ago, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Então o quão próximo ou acima destes 10 mil estiver valendo hj meu titulo eu poderia fazer marcação a mercado e já vender ele? Um titulo que hj está valendo R$ 9.000,00 ou mais, e ainda faltando mto tempo para vencer, seria uma forma de já pensar em vender, mesmo que falte mto tempo ainda pois nesse caso o que está pra valorizar eh mto pco em relação ao que já valorizou, com a possibilidade de talvez perder valor se eu não aproveitar essa situação?

Dificilmente ele vai valer mais que os 1000 neste caso ! Ocorre que quando for chegando mais próximos do vencimento a curva de coerção dele fica mais justa e mais próxima do real !

na marcação a mercado o que pode ocorrer é que em data X.  A % de retorno vai estar muito maior que a contratada e caso você antecipe você estaria antecipando o título a um juros maior ! 
exemplo hipotético é ilustrativo

pegou um pré a 12% em 2025 pra e ver em 2031 , e em 2028 a rentabilidade real  bate 18% (ou seja corrigidos 18% da sua data de aquisição até esta data X em 2028) caso você resolva sacar estaria ganhando e caso não levando até o final vai entregar os 12% ao ano de 2025 a 2031!

deve se ter em mente que os juros agem sob um prazo , e não há como você receber acima do valor contratado , mas sim ter uma boa valorização antes do vencimento!

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 03/05/2025 at 18:08, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Pessoal, uma duvida sobre marcação a mercado em títulos do tesouro, no caso do pré-fixado... Pelo que o Raul explicou o titulo tem que valer R$1.000,00 no vencimento. Então por exemplo, se eu comprei 10 unidades, pelo valor "x", no final eu vou receber os 10 mil, correto? Então o quão próximo ou acima destes 10 mil estiver valendo hj meu titulo eu poderia fazer marcação a mercado e já vender ele? Um titulo que hj está valendo R$ 9.000,00 ou mais, e ainda faltando mto tempo para vencer, seria uma forma de já pensar em vender, mesmo que falte mto tempo ainda pois nesse caso o que está pra valorizar eh mto pco em relação ao que já valorizou, com a possibilidade de talvez perder valor se eu não aproveitar essa situação?

Boa noite, @Luiz Gustavo Falcão Pereira !

Apenas complementando nosso amigo @Henrique Magalhães e reforçando alguns conceitos.

Primeiro, o único título que vai valer exatamente R$1.000 no vencimento é o Tesouro prefixado. E ele não será nunca vendido a valores maiores do que estes 1.000. Ele pode estar mais próximo ou mais distante, mas nunca a mais, nem mesmo em cenários de marcação favorável.

Normalmente toma-se como base avaliar se o título já pagou entre 80 a 90% do que ele iria gerar levando o título até o vencimento. Por exemplo: Compro um título prefixado à R$600 com vencimento para 5 anos. Eu tenho até seu vencimento 400 para auferir. 80% destes 400 são R$320. Ou seja, quando o meu título estiver valendo aproximadamente R$920 antes do prazo previsto, eu já poderia pensar em sacar ainda levando em consideração que eu tenho um título melhor para reaplicar este valor e fazer os juros compostos trabalharem mais rápido. 

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 04/05/2025 at 00:08, Luiz Gustavo Falcão Pereira disse:

Oi Luiz,

Você está pensando corretamente ao considerar a marcação a mercado como uma possibilidade de antecipar ganhos. Uma abordagem complementar e pouco comentada nas respostas anteriores é avaliar o custo de oportunidade de manter esse título até o vencimento. Em vez de focar apenas no quanto ele já valorizou, você pode calcular quanto ainda falta para ele render e comparar isso com as alternativas atuais do mercado.

Por exemplo, suponha que faltem 50 meses para o vencimento e o seu título, hoje, esteja valendo R$ 9.200. Faça as contas: quanto ele ainda renderia em termos absolutos e percentuais até o vencimento? Agora, veja se existe outro título - ou mesmo outro tipo de investimento, como CRA ou debêntures - que ofereça uma taxa superior nesse mesmo prazo. Se houver, pode ser vantajoso vender agora e reaplicar, acelerando o crescimento da sua carteira.

Lembre-se de considerar sempre o valor líquido da venda (descontando impostos e taxas) e de comparar prazos equivalentes. Não faz sentido sair de um prefixado que renderia 8% ao ano pelos próximos 4 anos para entrar em um título que paga 7% no mesmo prazo. Essa análise transforma a marcação a mercado de um conceito teórico em uma decisão estratégica, baseada na eficiência do uso do capital ao longo do tempo.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...