Samuel Zimmermann Postado Terça-feira às 13:19 Postado Terça-feira às 13:19 A cada dia vemos a inteligência artificial assumir tarefas que antes dependiam de pessoas. Na opinião de vocês, como será o impacto da IA no mercado financeiro? Vocês acham que haverá perda de funções ou que, assim como no mercado de TI, surgirão novas oportunidades e funções específicas para essa área? 1
Samuel Zimmermann Postado Terça-feira às 13:25 Author Postado Terça-feira às 13:25 Questiono isso por que com a conclusão do curso iniciei essa semana os estudos para certificação CEA. Hoje trabalho como analista de dados e num futuro não tão distante me vejo trabalho no mercado financeiro. Sempre tive interesse, mas tomei gosto desde que comecei a acompanhar o Raul. 1
Sergio Tanaka Postado Terça-feira às 13:43 Postado Terça-feira às 13:43 pra analise quantitativa eh obvio q vai substituir, pois a ia consegue analisar mto mais rapido q um time inteiro de uma empresa nesse caso nao faz sentido usar pessoas daqui um tempo, pois uma ia consegue processar mto mais dados porem para analises qualitativas, ai o ser humano ainda eh importante. simples assim
Sergio Tanaka Postado Terça-feira às 13:46 Postado Terça-feira às 13:46 agora uma coisa q temos q entender, empregos acabam porem surgem outros todo tipo de empresa/trabalho tem os seus gargalos, pensa numa linguica se vc tira o primeiro nozinho, vc vai trombar no proximo, eh assim que funciona o mcdonalds melhorou mto as vendas dpois q acabou com o gargalo nos caixas, implementando os totems. qual o gargalo hj? a cozinha, eles precisam de mto mais pessoas na cozinha do q ter caixas.... e assim o mundo vai se reinventando
Matheus P S Postado Terça-feira às 14:14 Postado Terça-feira às 14:14 53 minutes ago, Samuel Zimmermann disse: A cada dia vemos a inteligência artificial assumir tarefas que antes dependiam de pessoas. Na opinião de vocês, como será o impacto da IA no mercado financeiro? Vocês acham que haverá perda de funções ou que, assim como no mercado de TI, surgirão novas oportunidades e funções específicas para essa área? OI Samuel, Eu não sou da área financeira, mas acho que é como o Tanaka colocou: vai sim substituir em algumas coisas, mas não em outras. Na verdade, acho que esta lógica valerá para tudo. Acho que a IA irá substituir qualitativamente em alguns anos (ou décadas). Não tenho dúvidas disso. Vamos que vamos 🚀
Ricardo Ochoa Pachas Postado Terça-feira às 14:29 Postado Terça-feira às 14:29 1 hour ago, Samuel Zimmermann disse: A cada dia vemos a inteligência artificial assumir tarefas que antes dependiam de pessoas. Na opinião de vocês, como será o impacto da IA no mercado financeiro? Vocês acham que haverá perda de funções ou que, assim como no mercado de TI, surgirão novas oportunidades e funções específicas para essa área? 💡 A inteligência artificial está revolucionando o mercado financeiro — mas calma, ela não vai tirar o coração humano dos investimentos. o valor "parado" na conta corrente e poupança, já pode ser considerado como parte da reserva de emergência. Cobre 6 meses dos seus custos fixos? Se sobrar, amortize as dividas. Apesar do monte de planilhas, gráficos e números, investir não é só matemática, é também comportamento, contexto, percepção de risco e propósito. Ou seja: é muito mais ciência humana do que a galera pensa. 📊 A IA pode: Rastrear padrões; Otimizar alocação; Sugerir carteiras; Rodar cenários; Eliminar vieses quantitativos. 👤 Mas ela não sabe se você quer juntar pra aposentadoria em Portugal, abrir uma cafeteria vegana ou garantir a faculdade dos filhos. Ela não entende suas angústias durante uma queda da bolsa ou o valor emocional de não perder o sono com o mercado. 🧠 Investimentos não são da área de exatas. São da área de humanas com ferramentas de exatas. Por isso, mesmo com IA, o papel do assessor, do planejador financeiro e do investidor consciente continua firme: interpretar dados, entender o contexto de vida e tomar decisões alinhadas com objetivos.
Robson Mitsuo Munhoz Guenca Postado Terça-feira às 17:22 Postado Terça-feira às 17:22 Existe um componente bem importante do investidor: o emocional.
Alan Coelho Postado Terça-feira às 20:13 Postado Terça-feira às 20:13 6 horas atrás, Samuel Zimmermann disse: A cada dia vemos a inteligência artificial assumir tarefas que antes dependiam de pessoas. Na opinião de vocês, como será o impacto da IA no mercado financeiro? Vocês acham que haverá perda de funções ou que, assim como no mercado de TI, surgirão novas oportunidades e funções específicas para essa área? Acho que a IA vai ser muito útil para aportes de maneira programada e tirar um pouco do emocional ruim- heurísticas prejudiciais. Imagine uma IA com base no Diagrama do Cerrado e AUVP Analítica. A IA vai selecionar as melhores empresas na AUVP Analítica seguindo os parâmetros que vc colocou, já atribui pontuação e organiza os ativos em percentuais na carteira automaticamente com base nas perguntas objetivas que vc selecionou. Vc vai checar quais são as empresas e outros ativos, e confirmar a seleção que a IA fez já entregando Markowitz, Índice de Sharpe, o Índice de Sortino, o Índice de Treynor, o Value at Risk (VaR), o desvio padrão e tudo mais. No próximo passo vc que vai selecionar as empresas com base no seu entendimento do que é certo e nas métricas que ela apresentou. Análise subjetiva. Por fim, vc vai dizer para a IA quanto de dinheiro quer aportar esse mês e automaticamente a IA vai comprar o que o Diagrama do Cerrado indicar por ordens a mercado, por exemplo, no caso de ações. Isso vai mitigar a parte emocional ruim das tomada de decisões na hora de investir, mas o lado humano vai estar presente em parte importantíssima do processo. Isso sem contar a parte da análise completa do perfil e vida financeira do investidor que vai muito além de um questionário de API. É necessária uma análise humana que é ouvir o investidor falando de sua vida, família, hábitos, vontades do presente, ambições para futuro, dívidas, quem é o parente que o suga, quem o tio que tá devendo e não vai pagar etc. Não sei se temos IA para fazer uma leitura complexa dessas e tomar decisões precisas para tal. Acho que não temos e ainda vai levar um tempo pra acontecer. Ainda temos muito tempo para trabalhar com consultoria. Posso ter dito tudo errado, mas é só opinião de quem tá começando agora nesse mundo de investimentos. Estou aprendendo com vcs e buscando me tornar um bom consultor.
Fabio Augusto De Araujo Postado Terça-feira às 20:25 Postado Terça-feira às 20:25 acho que o apice da ia, que poderia ocorrer seria para fundos de investimentos e creio que possa existir em breve tipo fundo de investimento da ia holder, fundo da ia trader, fundo da ia de contra fluxo, não sei pq mas vejo ia mais como uma ferramenta do que algo que mude drasticamente nosso dia tipo revolução industrial. maquinas nos lugares de humanos - ai se criou humanos para operar as maquinas e fazer manutenção delas, dificil ver algo que deixe a humanidade totalmente livre do trabalho kkkk, talvez seja ate utopico isso
Sergio Tanaka Postado Terça-feira às 20:57 Postado Terça-feira às 20:57 29 minutes ago, Fabio Augusto De Araujo disse: acho que o apice da ia, que poderia ocorrer seria para fundos de investimentos e creio que possa existir em breve tipo fundo de investimento da ia holder, fundo da ia trader, fundo da ia de contra fluxo, não sei pq mas vejo ia mais como uma ferramenta do que algo que mude drasticamente nosso dia tipo revolução industrial. maquinas nos lugares de humanos - ai se criou humanos para operar as maquinas e fazer manutenção delas, dificil ver algo que deixe a humanidade totalmente livre do trabalho kkkk, talvez seja ate utopico isso ja mudou drasticamente, esta presente em todos os lugares eh so ver a nova geracao chamada de geracao beta, que comeca nesse ano de 2025 e eh marcada justamente pela IA agora o seu exemplo foi esquisito, vc acha q a revolucao industrial nao mudou 'drasticamente' a sociedade?
Recommended Posts