Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde,

Tenho exposição em CMIG4 com 4,85% da minha carteira de 16 ativos, depois de estudar, verifiquei que não tem Tag Along e que a CMIG3 tem 80%, cheguei a pensar em vender a 4 e aportar o resultado apurado na 3, mas deixei quieto por enquanto, me parece que o desconto da 4 é por não ter Tag Along e o receio da incerteza de federalização. Já os dois últimos aportes seguindo o diagrama, ele indica para aportar na CMIG4, pouco, mas indica. Como sou obediente, fiz o que ele sugeriu, mas com certo incômodo. É paranóia de iniciante? 

Obrigado, Marcus

• Brabo 1

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
6 horas atrás, Marcus Cesar Ridzi Alves disse:

Como já tinha, coloquei no diagrama. Mas entendi que nem deveria ter sido cogitada. Pelo menos era a única.
Obrigado pelo pronto retorno.

Oi Marcus,

Realmente, sem tag along é bem complicado.

Lembre-se de inserir no Diagrama apenas os ativos nos quais você vai querer continuar investindo.

Por exemplo, eu tenho DXCO3 na minha carteira, oriunda de vidas passadas. Mas não quero continuar a investir nela. Então nem coloquei no Diagrama.

Sugiro então rever as empresas que você já tem e em quais quer continuar e em quais não, quer continuar, adequando o Diagrama a esta situação.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado
41 minutes ago, Marcus Cesar Ridzi Alves disse:

Boa tarde,

Tenho exposição em CMIG4 com 4,85% da minha carteira de 16 ativos, depois de estudar, verifiquei que não tem Tag Along e que a CMIG3 tem 80%, cheguei a pensar em vender a 4 e aportar o resultado apurado na 3, mas deixei quieto por enquanto, me parece que o desconto da 4 é por não ter Tag Along e o receio da incerteza de federalização. Já os dois últimos aportes seguindo o diagrama, ele indica para aportar na CMIG4, pouco, mas indica. Como sou obediente, fiz o que ele sugeriu, mas com certo incômodo. É paranóia de iniciante? 

Obrigado, Marcus

Você tá ciente do risco do tag along? Ele está mensurado no seu diagrama?

Então, pra mim, é neura mesmo.

99% da comunidade considera tag along um critério eliminatório. Mas se você julga o contrário e tua alocação tá protegida desse risco, então segue em frente.

• Brabo 1
  • 0
Postado
51 minutes ago, Marcus Cesar Ridzi Alves disse:

Boa tarde,

Obrigado, Marcus

sem tag along nem merece ser estudado, e caso seja "pre-existente" teria nota zero.

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

sem tag along nem merece ser estudado, e caso seja "pre-existente" teria nota zero.

4 horas atrás, Francisco Vianna disse:

Você tá ciente do risco do tag along? Ele está mensurado no seu diagrama?

Então, pra mim, é neura mesmo.

99% da comunidade considera tag along um critério eliminatório. Mas se você julga o contrário e tua alocação tá protegida desse risco, então segue em frente.

4 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Como já tinha, coloquei no diagrama. Mas entendi que nem deveria ter sido cogitada. Pelo menos era a única.
Obrigado pelo pronto retorno.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Marcus Cesar Ridzi Alves disse:

Boa tarde,

Obrigado, Marcus

Empresa com ação PN quer financiador e não sócio, ainda mais sem tag along. É inviável. Esqueça e venda tudo. Se tiver mudança de controlador, você pode perder praticamente todo seu dinheiro. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
16 horas atrás, Marcus Cesar Ridzi Alves disse:

Boa tarde,

Obrigado, Marcus

Bom dia, @Marcus Cesar Ridzi Alves !

Apenas complementando nossos amigos. 

Como sempre dizemos: quem não tem tag along, não tem nada.

Mesmo que se mude para as ações ON, você teria problemas provavelmente. O free float das ações é baixo, ou seja, a quantidade de ações em negociação é muito pequena. Os controladores não estão colocando as ações ON para negociar justamente para não perder o controle e para os acionistas minoritários, a variação dos preços é muito abrupta além de em determinados patamares ser difícil a venda ou até mesmo a compra.

Isso já é um motivo de os indicadores de valuation serem muito mais descontados como você bem colocou. A empresa em si pensando em operação, números, eficiência, etc, não é ruim. 

Eu particularmente não invisto em empresas sem tag along. Já tive também inclusive a Cemig na carteira mas me desfiz delas. Não gosto da ideia de não ter um direito sequer caso uma troca de controle aconteça, independente de valor aportado. Há quem opte por seguir com papeis sem tag along, mas para meu perfil não acho que vale a pena.

PS: não é recomendação de compra ou venda.

• Brabo 1
  • Criar novo...