Jump to content

Pergunta

Postado

Boa Noite, meus caros!

Eu anotei algumas dúvidas para tentar retirar na live de hoje, infelizmente não foi possível... vou tentar expressar por aqui mesmo, desde já agradeço a quem tentar responder....

Cenário: 

Venho da ricco (carteira de ~320K), e tinha acesso a um "assessor" que eles trocaram umas 3 vezes e antes mesmo de saber as maldade nisso, eu ja desconfiava com os produtos nada haver que tentavam me passar. nessa brincadeira teve um que eu expliquei bem oque queria e ele "ajudou" no ajuste da minha RENDA FIXA na época, não tão idos de 2022....

- aqui vem o ponto: peguei os seguintes títulos: (maneira essa função de colar o print kkkk) 

image.png.5580a02d4b5a6ef516942694187b6ce1.png  image.png.2e3af59263dd207be0ebf7ac624d9499.png

image.png.66fc3066cd89b8d6e65c34d0377c0bb0.png image.png.7a12b39192ff30e99c36c7eb58b0dafb.png image.png.6e24abfe634f747f7beed0f8429f6118.png image.png.d578fbda4ac383088f9ba16e762aa0e4.png 

Considerando que o print já me ajudou (não sei se vai publicar bonitinho assim) e que eu ja fiz a lição de casa:::

- vermelho é o que eu não quero mais 👎

- o de 15,5% eu estou feliz🤌 e os outros azul👎 aceitei o aprendizado... e o erro de leitura do mercado "a taxa selic iria cair"... disseram!

BLZ.... vamos às dúvidas....

Dúvida 1 - PQ essa Car#lh4 de IPCA+  não ta positivo? uma vez que é a inflação (5,5) + 5,62% ---- deveria ser uns 10% na minha cabeça... talvez seja uma dúvida burra, mas eu acho plausível uma vez que revi a aula e passei um bom tento tentando pegar o racional disso... ta certo que existem outros títulos IPCA+ MELHORES (É OQ EU QUERO FAZER, VENDER PARA COMPRAR OUTRO) mas não consigo entender pq vou vender ele no prejuizo??? é algum migué da RICCO? ou é pq tinha esses juros semestrais... ou é so pq ninguém quer ele mesmo? 

OBS: Aporte nele: image.png.c77b88fb4d42e62db70076a2ebc3afb8.png    na corretora ta valendo:: image.png.a85d068426937ddf2ea8687218d79826.png

Dúvida 2 - Já ta chato né... (kkkk) Enfim, o total que tenho em renda fixa ta chegando em uns 100K.... o valor que pretendo reajustar vai ficar na media de 40K + uns 12 que tenho.... vou ficar com ~50K pra aportar! (MEU DIAGRAMA DO CERRADO AINDA NÃO FUNCIONA EU ACHO, E NÃO SEI SE ELE TERIA ESSA EXPERTISE) 

- a dúvida é se eu devo "quebrar esse valor" esses 50K, em uns 5 títulos, considerando fazer a "cesta" de investimento paralela aos títulos que vou manter.... OU FOD4-S3 PEGA UMA LCI/LCA com esse valor mais cheio ou mete em outro prefixado de 18% do banco master?

ta acabando, juro....

Dúvida 3- existe mudança de custódia de renda fixa? não achei na B3?

P.S: quem teve saco para ler merece um prêmio!

image.png

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa noite, @Lucas Francisco Dos Santos !

39 minutes ago, Lucas Francisco Dos Santos disse:

Dúvida 1 - PQ essa Car#lh4 de IPCA+  não ta positivo? uma vez que é a inflação (5,5) + 5,62% ---- deveria ser uns 10% na minha cabeça... talvez seja uma dúvida burra, mas eu acho plausível uma vez que revi a aula e passei um bom tento tentando pegar o racional disso... ta certo que existem outros títulos IPCA+ MELHORES (É OQ EU QUERO FAZER, VENDER PARA COMPRAR OUTRO) mas não consigo entender pq vou vender ele no prejuizo??? é algum migué da RICCO? ou é pq tinha esses juros semestrais... ou é so pq ninguém quer ele mesmo? 

Você está perdendo para a marcação a mercado. A taxa de mercado que foi aplicada neste título foi de 5,62%. Hoje o título está pagando em torno de 7% e alguma coisa. Ou seja, a taxa subiu. E aqui vamos nos lembrar da regra da gangorra na marcação a mercado: de um lado temos a taxa e do outro o preço. Quando um sobe o outro caiu. A taxa aumentou e consequentemente o preço do seu título caiu.

O ideal para este Tesouro IPCA+ e o Tesouro prefixado é no mínimo aguardar até o vencimento ou eventualmente alguma oportunidade de marcação quando a taxa Selic começar a cair pra valer e isso pode demorar.

Até lá, reinvista sempre os valores recebidos já que estes títulos pagam juros semestrais. E de preferência reinvestir no Tesouro Selic enquanto você está estudando.

42 minutes ago, Lucas Francisco Dos Santos disse:

Dúvida 2 - Já ta chato né... (kkkk) Enfim, o total que tenho em renda fixa ta chegando em uns 100K.... o valor que pretendo reajustar vai ficar na media de 40K + uns 12 que tenho.... vou ficar com ~50K pra aportar! (MEU DIAGRAMA DO CERRADO AINDA NÃO FUNCIONA EU ACHO, E NÃO SEI SE ELE TERIA ESSA EXPERTISE) 

- a dúvida é se eu devo "quebrar esse valor" esses 50K, em uns 5 títulos, considerando fazer a "cesta" de investimento paralela aos títulos que vou manter.... OU FOD4-S3 PEGA UMA LCI/LCA com esse valor mais cheio ou mete em outro prefixado de 18% do banco master?

Se ainda não terminou o curso, vai de Tesouro Selic até consolidar sua estratégia, ter seus ativos devidamente estudados e posteriormente inseridos no diagrama para fazer uma calibragem e começar da melhor maneira possível.

44 minutes ago, Lucas Francisco Dos Santos disse:

Dúvida 3- existe mudança de custódia de renda fixa? não achei na B3?

Direto na B3 acredito que não e talvez nem terá. Transferência de custódia de renda fixa é meio chatinho. Tem títulos que são de emissão exclusiva os quais não podem ser transferidos. Ou ainda que pudessem, podem perder algumas características como, por exemplo, o título na corretora X que foi emitido pela própria corretora X tem liquidez diária. Ao transferir este título para a corretora Y, a mesma não garante a recompra fazendo com que o título agora só possa ser resgatado no vencimento.

Espero que tenha ficado claro e ajudado nas dúvidas!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Bom dia Eddy, Show!! muito bom! acho que deu para fortalecer o conceito de marcação e entender melhor a gangorra. 

um detalhe interessante que me ta quebrando as pernas é que esse titulo é de vencimento para 2060. (foi indicação do assessor na época) e talvez até fazia sentido. 

contudo, esses juros semestrais eu não sabia da maldade que tem neles do IR.... 1º ponto negativo

e como to "sofrendo a marcação" 2º ponto... com (um prazo de vencimento bem prolongado 2060)

seria o ideal ou burrice, aceitar a perda e reportar o valor em um IPCA+ (talvez até mais longo para tentar ganhar na marcação)  com uma taxa melhor? 

desde já, obrigado pela atenção!! @Eddy Paulini

• Brabo 2
  • 0
Postado
23 horas atrás, Lucas Francisco Dos Santos disse:

Bom dia Eddy, Show!! muito bom! acho que deu para fortalecer o conceito de marcação e entender melhor a gangorra. 

um detalhe interessante que me ta quebrando as pernas é que esse titulo é de vencimento para 2060. (foi indicação do assessor na época) e talvez até fazia sentido. 

contudo, esses juros semestrais eu não sabia da maldade que tem neles do IR.... 1º ponto negativo

e como to "sofrendo a marcação" 2º ponto... com (um prazo de vencimento bem prolongado 2060)

seria o ideal ou burrice, aceitar a perda e reportar o valor em um IPCA+ (talvez até mais longo para tentar ganhar na marcação)  com uma taxa melhor? 

desde já, obrigado pela atenção!! @Eddy Paulini

@Lucas Francisco Dos Santos Por causa do cálculo dos títulos, quanto mais longos eles são, mais o preço real vai oscilar em relação ao preço teórico. Nesse caso, você tem uma janela bem grande pra fazer a marcação em um momento que pague menos I.R nela, e até lá pode usar os juros pra investir em títulos melhores, o que é um risco mas pode acelerar os efeitos dos juros compostos desses rendimentos se tudo der certo rs.

Portanto, na minha opinião não vale a pena sair no prejuízo. Considere um teste do buy and hold e observe o valor periodicamente.
Não vi qual é a data que você adquiriu esse título, mas mantenha em mente o valor de I.R a ser pago a depender do tempo desde a aquisição do título. É importante também já ter em mente decidido o ativo onde você pretende reinvestir o dinheiro antes de retirá-lo, seja ele outro ativo de renda fixa ou algum de renda variável.

Forte abraço!

• Brabo 1
  • Criar novo...