Jump to content
  • 0

Número "ideal" de perguntas no Diagrama do Cerrado

Pergunta

Postado (edited)

Olá, estou começando a utilizar o diagrama do cerrado e experimentar configurações.
Ai estou aumentando e diminuindo questões, testando questões mais objetivas, outras menos, testando ajuda de IA, resumindo, aprendendo como eu me sinto mais confortavel para utilizar.

No entando atualmente cheguei a 17 perguntas, maioria delas com resposta objetiva e rápido de aferir, mas ainda não fiquei confortavel, já que o valor da nota precisa de uma interpretação a mais do que a usual até 10.

Então quantas perguntas vocês acharam ideal para fazer no diagrama?

obrigado,

Editado por Victor Boni
  • Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

@Victor Boni não há um número mágico, alguns tem 11 , 13 , 18, 20 perguntas !

o fato é que deve ser perguntas que possibilitem você avaliar a resiliência de uma empresa / ação / ativo! E que seja de fácil interpretação e reavaliação por você mesmo!

lembrando que ao menos a cada 1 ano você precisa rever a pontuação de seus ativos !

exemplo , perguntas clássicas sobre controle de endividamento , se mantém lucros consistentes por x períodos , são indicativos que direcionam pontuação a empresas com boa gestão e que estão devolvendo resultados em lucros para o acionista!

cuidado apenas em querer por uma qtde grande de perguntas e elas ficaram redundantes e ou até impraticáveis para você responder !

• Brabo 3
  • 0
Postado
17 horas atrás, Victor Boni disse:

Olá, estou começando a utilizar o diagrama do cerrado e experimentar configurações.
Ai estou aumentando e diminuindo questões, testando questões mais objetivas, outras menos, testando ajuda de IA, resumindo, aprendendo como eu me sinto mais confortavel para utilizar.

No entando atualmente cheguei a 17 perguntas, maioria delas com resposta objetiva e rápido de aferir, mas ainda não fiquei confortavel, já que o valor da nota precisa de uma interpretação a mais do que a usual até 10.

Então quantas perguntas vocês acharam ideal para fazer no diagrama?

obrigado,

Oi Victor,

O importante é você ter em mente para que serve o Diagrama: é para fazer gestão de risco, e não analisar ativos.

Eu digo isso porque alguns colegas têm confundido e achado que a função do Diagrama é dizer se o investidor deve ou não investir na empresa X ou na empresa Y, e essa não é a função do Diagrama.

Você primeiro realiza uma análise inicial no sentido de dizer se quer ou não a empresa no seu porftólio. Você pega os RIs da famosa "PADA3", aplica o método Scuttlebutt (por exemplo), e aí você decide que quer investir nela - então ela entra no Diagrama. Mas de repente, você analisa a empresa "SARD3" com o mesmo método e vê que ela não é uma empresa boa - então ela não entra no Diagrama.

Traduzindo na prática, eu já tinha uma carteira de investimentos (toda 💩) antes de entrar na AUVP. E eu tinha DXCO3. Após minha análise, vi que não quero continuar a investir nesta empresa, então ela não entrou no Diagrama. Mas ITSA4, que eu também já tinha antes, passou pelos meus critérios, então ela entrou no Diagrama.

Dito isso, efetivamente não há número mínimo nem número máximo, mas é bom evitar perguntas redundantes ao mesmo tempo, em que a avaliação deve ser suficientemente rigorosa para você poder investir com segurança.

Como exemplo, eu tenho 5 perguntas que utilizo como critério de exclusão de ações, e no Diagrama tenho mais 15 perguntas.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Criar novo...