Jump to content
  • 0

Como se comportar quando o mercado fornece oportunidades como essa semana com BBAS3

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite, @Fabio Alves Joia !

Não costuma ser uma boa ideia por conta do desequilíbrio desnecessário que se pode gerar na carteira tanto no que tange uma classe de ativos bem como o ativo em si. Estar saindo das métricas de classes e do que o diagrama entender como equilibrado sobre os ativos e suas notas não teria muito sentido além de querendo ou não conter uma dose de risco desnecessário a se correr aportando além do que seria o ideal que está estipulado na sua carteira cadastrada.

• Brabo 3
  • 0
Postado
33 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa noite, @Fabio Alves Joia !

Não costuma ser uma boa ideia por conta do desequilíbrio desnecessário que se pode gerar na carteira tanto no que tange uma classe de ativos bem como o ativo em si. Estar saindo das métricas de classes e do que o diagrama entender como equilibrado sobre os ativos e suas notas não teria muito sentido além de querendo ou não conter uma dose de risco desnecessário a se correr aportando além do que seria o ideal que está estipulado na sua carteira cadastrada.

fala @Eddy Paulini meu consagrado,

com esse desconto, deu até febre em mim hahahhahaha

a mão chega a tremer kkkkkkk

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite sardinhada!!!!

Uma dúvida veio me incomodar esta semana. 

Eu iniciei a vida de investidor há 3 anos e seguia uma outra filosofia e sempre investi em ações de empresas brasileiras que pagam bons dividendos..... já entenderam, né?

Dito isso, minha carteira estava totalmente em RV Brasil. Fiz o curso da AUVP, entendi e assimilei os conteúdos, e comecei a rebalancear minha carteira com RF, RV exterior e cripto. Até aqui tudo bem, sei que vou levar um certo tempo até conseguir atingir as novas metas dessas demais categorias com novos aportes, pois analisei as empresas e optei por não realizar vendas para atingir o rebalanceamento "forçado".

Com esta "promoção" de BBAS3 nesta semana não consegui segurar a mão e comprei mais 1 lote. Até consegui resistir a promoção que WEGE3 teve anteriormente, pois ainda não faz parte da minha carteira, sendo a próxima da lista para compor.

A dúvida que está me incomodando é... vocês acham errado não seguir 100% o "Disgrama" do Cerrado nestes momentos de oportunidades. Lembrando que ainda estou muito desbalanceado, 77,79% em ações brasileiras, segundo o diagrama.

Quem comentar contra a compra, peço que também indique a forma que utiliza para resistir as promoções. 

E se continuar caindo?

Minha ideia por enquanto é Pink e Cérebro: sempre seguir com o plano e tentar dominar o mundo! 

🤪

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite, @Fabio Alves Joia!

Também acho difícil seguir esse "Disgrama" do cerrado, kkkk.

Eu não sigo o diagrama a risca ainda, to alterando algumas coisas. Mas confesso que não sei se vou seguir a risca não. Ou vou repensar nas minhas perguntas ou vou usar meu viés na hora do aporte, pois ele tá pesando muito algumas ações que eu to considerando caro para comprar no momento.

Dito isso:

4 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

vocês acham errado não seguir 100% o "Disgrama" do Cerrado nestes momentos de oportunidades.

Como você já possuía BBAS, não vejo problema algum aproveitar o momento. Fez certo. O diagrama é um método burro, como todos sabem, não erra, mas não é a única verdade. Comprar uma das maiores empresas do Brasil a 80 cents/real é um grande negócio. Não acharia prudente começar a investir na empresa agora, colocá-la na carteira. Eu mesmo não tenho e não penso em investir nela agora só por conta da "promoção", seria ilógico.

4 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Quem comentar contra a compra, peço que também indique a forma que utiliza para resistir as promoções.

Uma forma de resistir as promoções é só lembrar da última promoção que você entrou e deu nabo. Eu sempre me recordo de investir em vale a 114, na Oi a 1 real, na Meliuz (essa nem lembro o valor, com tantos desdobramentos e agrupamentos), ou qualquer que seja a sua "ação da sorte". Se você não tem nenhuma, espero que as minhas fiquem de exemplo.

Um abraço

• Sad 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite sardinhada!!!!

Eu iniciei a vida de investidor há 3 anos e seguia uma outra filosofia e sempre investi em ações de empresas brasileiras que pagam bons dividendos..... já entenderam, né?

Dito isso, minha carteira estava totalmente em RV Brasil. Fiz o curso da AUVP, entendi e assimilei os conteúdos, e comecei a rebalancear minha carteira com RF, RV exterior e cripto. Até aqui tudo bem, sei que vou levar um certo tempo até conseguir atingir as novas metas dessas demais categorias com novos aportes, pois analisei as empresas e optei por não realizar vendas para atingir o rebalanceamento "forçado".

Com esta "promoção" de BBAS3 nesta semana não consegui segurar a mão e comprei mais 1 lote. Até consegui resistir a promoção que WEGE3 teve anteriormente, pois ainda não faz parte da minha carteira, sendo a próxima da lista para compor.

A dúvida que está me incomodando é... vocês acham errado não seguir 100% o "Disgrama" do Cerrado nestes momentos de oportunidades. Lembrando que ainda estou muito desbalanceado, 77,79% em ações brasileiras, segundo o diagrama.

Se você quer tanto assim comprar e não prejudicar o diagrama, compra e não lança nele... Entre aspas você não desbalanceou o diagrama.

Agora eu não recomendo isso, porque o objetivo do diagrama é exatamente não expor você a grandes riscos...

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite sardinhada!!!!

Oi Fabio,

O ponto que você levantou é mais comum do que parece e tem muito a ver com a transição de mentalidade. Quando a gente passa de uma abordagem mais intuitiva - baseada em boas empresas pagadoras de dividendos - para uma estratégia estruturada como a do Diagrama do Cerrado, é natural sentir esse “choque” entre razão e impulso. Mas veja: não se trata de estar certo ou errado ao aproveitar uma promoção pontual como a de BBAS3. A questão central é o que essa compra representa no seu plano de longo prazo.

Se o seu objetivo é construir uma carteira mais diversificada e resiliente, cada decisão de compra fora do planejado precisa ser pensada não isoladamente, mas no conjunto. O desafio não é resistir à promoção em si, mas lembrar que, ao comprar mais do que já está em excesso, você está adiando o equilíbrio da carteira - e com isso, mantendo ou até ampliando a exposição a riscos que já decidiu reduzir.

Uma maneira de lidar com essas tentações é lembrar que o "barato" de hoje pode sair "caro" em termos de alocação. Quando você compra mais do que já tem muito, está deixando de avançar nas outras classes que continuam atrás. O ganho da promoção pode não compensar o custo de permanecer desequilibrado por mais tempo. Em vez de lutar contra a vontade de comprar, pode ser útil anotar o que seria um bom ponto de entrada naquele ativo para o futuro, e seguir com seus aportes no que realmente precisa evoluir agora. Assim, você canaliza seu entusiasmo de forma estratégica, sem trair seu próprio plano. E ainda aproveita as "promoções" da renda fixa, que continuam ótimas e devem diminuir em breve.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse:

É simples, comprar.

Afinal nunca se sabe o fundo, nem o topo.

Uma questão que o preço sempre vai acompanhar os fundamentos da empresa.

Oi Antonio,

Dois pontos aqui pra estimular o debate:

1) Justamente por não se saber qual será o fundo ou o topo é que não me parece fazer sentido a ideia de simplesmente comprar. Porque caiu X%, você compra, e depois cai mais Y%., e pode ainda cair mais... E se você continua comprando, você desbalanceia sua carteira e a própria diversificação esperada. Por isso, a ideia do Diagrama existe, justamente para evitar esse desbalanceamento.

2) Não entendi sua segunda frase: você disse que o preço sempre acompanha os fundamentos da empresa. Você quis dizer isso mesmo, ou faltou um "nem" antes da palavra "sempre"? Pergunto porque já sabemos que, na verdade, o preço nem sempre acompanha os fundamentos da empresa. Basta ver o próprio BBAS3, que deu essa queda recente, mas nem por isso a empresa perdeu fundamentos.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Fabio Alves Joia

A metodologia do diagrama é muito importante e se o adotamos, devemos a cada dia entender melhor e fazer um esforço para estar sempre dentro dos critérios estabelecidos.

Dito isso, quero acrescentar que para alguns alunos colocar o Diagrama do Cerrado 100% em prática do dia para noite, é algo bem difícil mesmo.

Uma mudança de hábitos, mentalidade e autocontrole como essa é bem radical.

Acredito que o processo seja mais gradativo, e ao notar os resultados, a pessoa vai focando mais em seguir corretamente.

No caso da compra do Banco do Brasil BBAS3,  acredito que a maioria que comprou já estava namorando ela um bom tempo, e aproveitou para fazer um aporte a mais.

Agora se foi uma compra totalmente aleatória, aí é preocupante.

Tem que trabalhar esse fator de impulsividade.

Essa é minha humilde opinião.

Ouve os conselheiros @Eddy Paulini e @Matheus P S que você vai acertar melhor nas suas decisões.

Tem horas  que é difícil mesmo conter a empolgação.

😎👍🏼

• Brabo 2
  • 0
Postado
10 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite sardinhada!!!!

Como está seu balanceamento intra-classe ? Digo em ações br, está pedindo bbas ? 

O diagrama é para seu controle de risco… se já tem um monte de bbas e está querendo comprar mais ignorando seu controle de risco, simplesmente está se arriscando mais.

Pode dar certo ? Pode ! Pode dar merda ? Também ! Como saber ? Não tem como saber… por isso o controle de risco e exposição 

bbas atualmente representa quantos % da sua carteira ? E qual sua meta pra ele ?

• Brabo 1
  • Criar novo...