Jump to content
  • 0

numero de empresas numa carteira


Marco Antonio Accessor Braga

Pergunta

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Quero só ver quando eu chegar nessa parte do curso, minha carteira é um bagunça, muito pulverizada. Meu objetivo era chegar em 20 ações ate o final do ano. Já estou com 26, e desses, os 6 com a menor posição somados representam 3,5\% da carteira de ação e 1,8\% da carteira total. Já da para dizer que estou caminho
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Então Marco, eu te digo que o máximo é 50, estudei para algumas certificações do mercado financeiro e nos materiais encontrei diversos estudos que concluíram que após 50 ativos seu risco não sistemático (do setor) é praticamente zero, dessa forma, você está sujeito apenas ao risco sistemático (risco do mercado como um todo - recessões, descontrole fiscal, dentre outros). Tendo estipulado um máximo, você pode ir diversificando paulatinamente , de acorod com o crescimente do seu patrimônio (por exemplo, se alguém tem 10 mil reais não faz muito sentido ter 30 papéis), buscando investir nas melhores oportunidades que o mercado te oferece no momento, nos ativos que você estudou bem e dorme tranquilo com eles na carteira. Espero ter ajudado :)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Marco Antonio Accessor Braga Eu já li alguns livros de grandes investidores e gestores de fundos. E dentro do que já li, já vi recomendações das mais variadas, desde poucas, até 30 ações.
Dentro desse conhecimento teórico, alinhado com minha prática e com a minha realidade diária de profissional cuja área não faz parte do mercado financeiro e que começou a investir aos 48 de idade, eu penso o seguinte (e essa é a minha estratégia): eu tenho em carteira um número de ativos que ficam dentro do limite daquilo que eu dou conta de estudar e acompanhar (leitura de comunicados ao mercado, publicação de fatos relevantes, publicação de relatórios, subscrições...).
Eu teria 30 ativos na minha carteira hoje? De forma alguma... Se eu concluísse que dentro da minha estratégia eu precisasse de 30 ativos para me dar o grau de diversificação que eu preciso, buscaria ETFs com as características desses ativos.
Lembrando sempre que sou investidor iniciante, turma 10 da AUVP, que investe há menos de ano e que ainda tem MUITO a aprender, ou seja, pode ser que daqui a um ano, por exemplo, minha estratégia não seja mais essa, pois acredito que a principal característica dessa estratégia no atual estágio dela seja não dar um passo maior do que a perna.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Bom, creio que com as respostas dos companheiros vc ja deve ter uma noção, eu atualmente tenho apenas 6 açoes e 10 Fiis, pois minha estrategia é mais focada em Fiis mais ja tenho avaliada mais 7 ativos no qual alguns nao entreram claro.
estou focando na estrategia que o Raul fala sobre o triangulo invertido (nao sei se ja chegou la) estou focando 70\% BASE 25\% MEIO e 5\% TOPO
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...