Post popular Eddy Paulini Postado Terça-feira às 20:17 Post popular Postado Terça-feira às 20:17 Buenas, sardinhas! Como estamos? Estive recentemente me dedicando a alguns pontos do meu negócio próprio e dei uma refletida (mais uma vez) sobre esse tema de empreender. Apenas a título de curiosidade para quem não sabe, além de moderador aqui na comunidade também sou um pequeno empreendedor 😅 O que eu estava pensando eram mais especificamente dois pontos. Como que é desestimulado o empreendimento e não digo sobre o risco Brasil por assim dizer que vai nos levar a taxas, imposto, talvez uma discussão com vieses políticos, etc. Isso na verdade nem vem ao caso. Falo no sentido de ser desestimulado por outros empreendedores e nunca consegui enxergar justificativas plausíveis para isso. Uma pessoa fala que quer empreender. O máximo que já vi acontecer ao vivo quando se tem outro empreendedor já mais consolidado por assim dizer é que ele simplesmente desestimula a pessoa. Dizem que não vale, que não compensa (mas seguem firmes e fortes empreendendo. Inclusive já vi até o próprio Raul comentar sobre este comportamento em alguma live Hahaha). Ou simplesmente fogem do assunto. Já tive uma experiência assim quando mais novo onde eu com um amigo estávamos bolando abrir uma distribuidora de produtos descartáveis e limpeza. Nosso primeiro passo foi conversar com o pai desse amigo que era do ramo. Nossa, pra quê? Hhahaha acho que deixamos de pensar em ter um negócio próprio por meses depois do desestimulo 😂 Até pensei que poderia ser receio de ter um possível concorrente, mas não me aparentava ser isso. Até porque pensando num lado um pouco mais otimista da coisa, poderia até gerar oportunidade para o negócio que o pai tinha, colocar dois jovens doidos pra conquistar mais clientes, negociar com fornecedores, aumentar campo de atendimento, etc. Muito tempo depois, enquanto pensávamos novamente sobre o tema, algum outro negócio que fosse, tivemos oportunidade de conversar com outra pessoa próxima também empreendedora já de um negócio maior, de uma área totalmente diferente das ideias que tínhamos e novamente aquela metralhada de desestímulo. Aqui aquela hipótese de ter concorrência não se encaixava. Então, não tinha um porque de não dar alguma dica sobre como criar metas, como fazer um fluxo de caixa, o quanto separar para reinvestir na empresa minimamente e o quanto tirar de salário, enfim, um pouquinho de dicas e rotina que qualquer empresa vai ter e que acredito que seja até uma "base" para qualquer pessoa que queira tentar empreender. Tanto que assim a pessoa já poderia ter uma noção se esse tipo de coisa é pra ela. Acredito que existam perfis de pessoas que não se enquadrem para empreender assim como tem as que não se enquadram para ser CLT. E ambos tem seus ônus e bônus A impressão que sempre tive é que se você não conversar com outros iniciantes assim como você também é no começo da jornada dos empreendimentos, não tem ninguém para falar sobre de forma construtiva. Claro que falo isso com base no que tive de vivência e experiência, e fui aprendendo a andar com minhas próprias pernas com meu negócio bem na base da pancada Hahaha Não vou cravar que isso é uma realidade, até por isso gostaria de ouvir se alguém tem alguma opinião e/ou visão diferente sobre. Hoje toco meu negócio sem problemas, consigo raciocinar legal sobre, executar, planejar e afins. Acho que estou em dando bem, mas nunca tive uma conversa com algum empreendedor sobre. Nunca tinha recebido incentivo, dicas, estudos, etc, e talvez agora já nem preciso. Sei que parece arrogância falar dessa forma, mas vejo que já aprendi a andar um pouco mais com minhas próprias pernas nesse caminho e se preciso continuar assim, seguimos tranquilamente! Ao menos por enquanto não estou precisando de algo mas não hesitaria em vir aqui tentar algo, colher pitacos e afins! Inclusive fiz isso quando eu estava planejando meu primeiro negócio! Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo. Até mesmo aqui na comunidade entre o pessoal que já abriu tópico sobre o tema, nunca ia pra frente. Eram sempre pouquíssimas pessoas que davam algum parecer com algum experiência que tinham, normalmente pessoal mais iniciante mesmo nos negócios, eventualmente alguém com mais bagagem dava um pitaco legal, mas eram sempre assuntos bem frios. Será que é assim mesmo que a banda toca? 17
Jaimson Bispo Postado Terça-feira às 20:30 Postado Terça-feira às 20:30 Mas qual seria a causa? Seria o desânimo que todo empreendedor tem com as dificuldades que passam com seus negócios aqui no país. Seria o egoísmo humano, de pensar que se ele passou por aquilo, o próximo tbm vai ter que passar, por isso ele não vai mostrar caminhos para facilitar. Eu tentei empreender em nada, mas acho que essa visão sua é bem realista, apesar que acho que tem as exceções. 2
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Terça-feira às 20:43 Postado Terça-feira às 20:43 21 minutes ago, Eddy Paulini disse: Buenas, sardinhas! Como estamos? Estive recentemente me dedicando a alguns pontos do meu negócio próprio e dei uma refletida (mais uma vez) sobre esse tema de empreender. Apenas a título de curiosidade para quem não sabe, além de moderador aqui na comunidade também sou um pequeno empreendedor 😅 O que eu estava pensando eram mais especificamente dois pontos. Como que é desestimulado o empreendimento e não digo sobre o risco Brasil por assim dizer que vai nos levar a taxas, imposto, talvez uma discussão com vieses políticos, etc. Isso na verdade nem vem ao caso. Falo no sentido de ser desestimulado por outros empreendedores e nunca consegui enxergar justificativas plausíveis para isso. Uma pessoa fala que quer empreender. O máximo que já vi acontecer ao vivo quando se tem outro empreendedor já mais consolidado por assim dizer é que ele simplesmente desestimula a pessoa. Dizem que não vale, que não compensa (mas seguem firmes e fortes empreendendo. Inclusive já vi até o próprio Raul comentar sobre este comportamento em alguma live Hahaha). Ou simplesmente fogem do assunto. Já tive uma experiência assim quando mais novo onde eu com um amigo estávamos bolando abrir uma distribuidora de produtos descartáveis e limpeza. Nosso primeiro passo foi conversar com o pai desse amigo que era do ramo. Nossa, pra quê? Hhahaha acho que deixamos de pensar em ter um negócio próprio por meses depois do desestimulo 😂 Até pensei que poderia ser receio de ter um possível concorrente, mas não me aparentava ser isso. Até porque pensando num lado um pouco mais otimista da coisa, poderia até gerar oportunidade para o negócio que o pai tinha, colocar dois jovens doidos pra conquistar mais clientes, negociar com fornecedores, aumentar campo de atendimento, etc. Muito tempo depois, enquanto pensávamos novamente sobre o tema, algum outro negócio que fosse, tivemos oportunidade de conversar com outra pessoa próxima também empreendedora já de um negócio maior, de uma área totalmente diferente das ideias que tínhamos e novamente aquela metralhada de desestímulo. Aqui aquela hipótese de ter concorrência não se encaixava. Então, não tinha um porque de não dar alguma dica sobre como criar metas, como fazer um fluxo de caixa, o quanto separar para reinvestir na empresa minimamente e o quanto tirar de salário, enfim, um pouquinho de dicas e rotina que qualquer empresa vai ter e que acredito que seja até uma "base" para qualquer pessoa que queira tentar empreender. Tanto que assim a pessoa já poderia ter uma noção se esse tipo de coisa é pra ela. Acredito que existam perfis de pessoas que não se enquadrem para empreender assim como tem as que não se enquadram para ser CLT. E ambos tem seus ônus e bônus A impressão que sempre tive é que se você não conversar com outros iniciantes assim como você também é no começo da jornada dos empreendimentos, não tem ninguém para falar sobre de forma construtiva. Claro que falo isso com base no que tive de vivência e experiência, e fui aprendendo a andar com minhas próprias pernas com meu negócio bem na base da pancada Hahaha Não vou cravar que isso é uma realidade, até por isso gostaria de ouvir se alguém tem alguma opinião e/ou visão diferente sobre. Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo. Até mesmo aqui na comunidade entre o pessoal que já abriu tópico sobre o tema, nunca ia pra frente. Eram sempre pouquíssimas pessoas que davam algum parecer com algum experiência que tinham, normalmente pessoal mais iniciante mesmo nos negócios, eventualmente alguém com mais bagagem dava um pitaco legal, mas eram sempre assuntos bem frios. Será que é assim mesmo que a banda toca? Isso é em tudo no Brasil. Pois, estou em uma comunidade bem grande de médicos no Facebook e a maioria fala para os novos não fazerem medicina que não compensa. Quanto a empreender, eu sou extremamente pessimista e medroso infelizmente. Admiro quem o faça, mas acho que nasci pra ser funcionário. Quem é mais ativo aqui já viu meus relatos de trauma em relação a isso mesmo sem nunca ter se aventurado. Também nunca conheci o empreendedorismo de perto mesmo apesar de meu avô e pai serem comerciantes, não tinha entendimento e nem participava do negócio na época e eram bem pequenos. 1
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Terça-feira às 20:51 Postado Terça-feira às 20:51 (edited) 36 minutes ago, Eddy Paulini disse: Buenas, sardinhas! Como estamos? Estive recentemente me dedicando a alguns pontos do meu negócio próprio e dei uma refletida (mais uma vez) sobre esse tema de empreender. Apenas a título de curiosidade para quem não sabe, além de moderador aqui na comunidade também sou um pequeno empreendedor 😅 O que eu estava pensando eram mais especificamente dois pontos. Como que é desestimulado o empreendimento e não digo sobre o risco Brasil por assim dizer que vai nos levar a taxas, imposto, talvez uma discussão com vieses políticos, etc. Isso na verdade nem vem ao caso. Falo no sentido de ser desestimulado por outros empreendedores e nunca consegui enxergar justificativas plausíveis para isso. Uma pessoa fala que quer empreender. O máximo que já vi acontecer ao vivo quando se tem outro empreendedor já mais consolidado por assim dizer é que ele simplesmente desestimula a pessoa. Dizem que não vale, que não compensa (mas seguem firmes e fortes empreendendo. Inclusive já vi até o próprio Raul comentar sobre este comportamento em alguma live Hahaha). Ou simplesmente fogem do assunto. Já tive uma experiência assim quando mais novo onde eu com um amigo estávamos bolando abrir uma distribuidora de produtos descartáveis e limpeza. Nosso primeiro passo foi conversar com o pai desse amigo que era do ramo. Nossa, pra quê? Hhahaha acho que deixamos de pensar em ter um negócio próprio por meses depois do desestimulo 😂 Até pensei que poderia ser receio de ter um possível concorrente, mas não me aparentava ser isso. Até porque pensando num lado um pouco mais otimista da coisa, poderia até gerar oportunidade para o negócio que o pai tinha, colocar dois jovens doidos pra conquistar mais clientes, negociar com fornecedores, aumentar campo de atendimento, etc. Muito tempo depois, enquanto pensávamos novamente sobre o tema, algum outro negócio que fosse, tivemos oportunidade de conversar com outra pessoa próxima também empreendedora já de um negócio maior, de uma área totalmente diferente das ideias que tínhamos e novamente aquela metralhada de desestímulo. Aqui aquela hipótese de ter concorrência não se encaixava. Então, não tinha um porque de não dar alguma dica sobre como criar metas, como fazer um fluxo de caixa, o quanto separar para reinvestir na empresa minimamente e o quanto tirar de salário, enfim, um pouquinho de dicas e rotina que qualquer empresa vai ter e que acredito que seja até uma "base" para qualquer pessoa que queira tentar empreender. Tanto que assim a pessoa já poderia ter uma noção se esse tipo de coisa é pra ela. Acredito que existam perfis de pessoas que não se enquadrem para empreender assim como tem as que não se enquadram para ser CLT. E ambos tem seus ônus e bônus A impressão que sempre tive é que se você não conversar com outros iniciantes assim como você também é no começo da jornada dos empreendimentos, não tem ninguém para falar sobre de forma construtiva. Claro que falo isso com base no que tive de vivência e experiência, e fui aprendendo a andar com minhas próprias pernas com meu negócio bem na base da pancada Hahaha Não vou cravar que isso é uma realidade, até por isso gostaria de ouvir se alguém tem alguma opinião e/ou visão diferente sobre. Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo. Até mesmo aqui na comunidade entre o pessoal que já abriu tópico sobre o tema, nunca ia pra frente. Eram sempre pouquíssimas pessoas que davam algum parecer com algum experiência que tinham, normalmente pessoal mais iniciante mesmo nos negócios, eventualmente alguém com mais bagagem dava um pitaco legal, mas eram sempre assuntos bem frios. Será que é assim mesmo que a banda toca? Assim, acredito que a depender do ambiente que esteja, talvez a resposta ao ouvir, conversar sobre empreender/negócios será de desestimulo mesmo, não sei onde vc mora, mas talvez procurar ir ao SEBRAE, ir a feiras de empreendedores do ramo que almeja abrir, ir em feiras de equipamentos do seu negocio, buscar ambiente que respire NEGOCIO. E assim, quem já empreende, é um CNPJ, provavelmente não quer voltar a ser CLT, why? Se não estou enganado, seu ramo é alimento, massa e tal... (acho): FenaMassa – Festival Nacional da Massa (Antônio Prado, RS) Festival de Massas Ceagesp (São Paulo, SP) Festa da Colônia Italiana de Quiririm (Taubaté, SP) Será que teríamos conversas tão construtivas em um ambiente fora da COMUNIDADE AUVP? Estou falando isso, pq invisto desde 2017, entre altos e baixos, pouquíssimas pessoas do "meu mundo" sabem algo, conversam ou se preocupam com planejamento financeiro, educação financeiro, investir propriamente dito. E Investir, me faz pensar em EMPREENDER por VEZES. E assim, levanta a BOLINHA aí, sobre o que está pensando, pretendendo e nos da COMUNIDADE AUVP, certamente vamos dar pitacos, opiniões, concordar, descordar, as vezes a LUZ NO FINAL DO TUNEL tá na sua FRENTE. É clichê: "Se você pode sonhar, você pode realizar" Uma coisa aconteceu na pandemia, muitas pessoas começaram a fazer comida em casa e a enviar por delivery para se sustentar, num momento em que muita gente perdeu o emprego como CLT. Mas a expertise de saber fazer algo fez surgir muitos CNPJs. Eu nunca tive um negócio, mas tudo que já li, também estudando esse mundo dos investimentos e sendo de TI (risos), mostra que primeiro você cria um produto minimamente viável, corrige as falhas (gaps), melhora, depois você escala. Primeiro você põe a mão na massa (se já não faz isso), depois você gerencia a coisa. Eu já me vejo milionário...risos E não sei qnto meu comentário vai ajudar. Editado Terça-feira às 20:59 por Antonio De Matos Teixeira Neto 3
Anderson Ribeiro Dos Santos Postado Terça-feira às 20:58 Postado Terça-feira às 20:58 (edited) Começando pela mentalidade de que: precisamos estudar, passar num concurso, casar, ter filhos, comprar uma casa e um carro, assim como foi ensinado pelos nossos pais. Esse é o sucesso adulto em comum, passado por boa parte das pessoas. Se você tem uma ideia diferente do senso comum, as pessoas passam a te olhar como um louco. E caso você tenha sucesso em uma de suas loucuras, você é um gênio. Empreender no Brasil, é um game nivel very hard do empreendedorismo, pois tem governo, burocracia e cartéis pra gente superar. Mas é sim possível empreender. Falta muitas das vezes, um treinamento adequado para certas habilidades, como vendas, administração, operação e etc. Isso você só vai conseguir com experiência (fazer um curso conta como experiência também). Falta também coragem. As vezes precisamos correr risco e a maioria das vezes não temos coragem em fazer isso. O medo vem de muitas experiências ruins que foram contadas, onde um fulando deu um all in na ideia e acabou perdendo tudo. Acredito que você faz como eu, fico pensando em caminho de empreender, tentando bolar uma ideia e tudo mais, acabo caindo numa espiral de procrastinação para tal e nada sai do papel. Acho que o barco dessa thread será para muita gente dessa comunidade. Editado Terça-feira às 21:00 por Anderson Ribeiro Dos Santos 4
Marcelo R Postado Terça-feira às 22:45 Postado Terça-feira às 22:45 Sempre que eu "trombo" com o assunto eu incentivo e explico as armadilhas, conto da minha experiencia etc... Não é fácil mas é muito legal, então tem que tirar da cabeça da pessoa aqueles cliches que podem ferra-lo logo de cara... "você não vai ter chefe", "pode tirar férias quando quiser", "pode fazer seu salario como e quanto desejar" (como diz o Raul, famoso ladrão da empresa) Coisas assim podem destruir os sonhos rapidamente de quem esta começando. E tem que estar disposto a pagar o preço de verdade, muitos não estão! ;-) 2
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:09 Author Postado Terça-feira às 23:09 2 horas atrás, Jaimson Bispo disse: Mas qual seria a causa? Esse pra mim que é o X da questão. Nunca consegui entender o porque. Se é ruim, porque continuam? Isso falando claro de quem empreende e novamente, até reforço que não quero generalizar apesar de eu ter feito isso um pouco no texto por conta do que eu já tive de vivência com outros. Eu sigo tranquilo, sei dos riscos que estão envoltos, das dificuldades que se tem, beleza. Só me lembrei novamente de ter tido esse questionamento e ainda acho no mínimo estranho Hahhaa 1
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:10 Author Postado Terça-feira às 23:10 2 horas atrás, Rafael Antunes Teixeira Silva disse: Isso é em tudo no Brasil. Pois, estou em uma comunidade bem grande de médicos no Facebook e a maioria fala para os novos não fazerem medicina que não compensa. Quanto a empreender, eu sou extremamente pessimista e medroso infelizmente. Admiro quem o faça, mas acho que nasci pra ser funcionário. Quem é mais ativo aqui já viu meus relatos de trauma em relação a isso mesmo sem nunca ter se aventurado. Também nunca conheci o empreendedorismo de perto mesmo apesar de meu avô e pai serem comerciantes, não tinha entendimento e nem participava do negócio na época e eram bem pequenos. Eis um relato legal. Saber que acontece algo parecido em outras áreas também onde as vezes nem imaginávamos. Eu ao menos nunca tinha ouvido falar isso dentro da medicina! 1
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:20 Author Postado Terça-feira às 23:20 2 horas atrás, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Assim, acredito que a depender do ambiente que esteja, talvez a resposta ao ouvir, conversar sobre empreender/negócios será de desestimulo mesmo, não sei onde vc mora, mas talvez procurar ir ao SEBRAE, ir a feiras de empreendedores do ramo que almeja abrir, ir em feiras de equipamentos do seu negocio, buscar ambiente que respire NEGOCIO. E assim, quem já empreende, é um CNPJ, provavelmente não quer voltar a ser CLT, why? Se não estou enganado, seu ramo é alimento, massa e tal... (acho): FenaMassa – Festival Nacional da Massa (Antônio Prado, RS) Festival de Massas Ceagesp (São Paulo, SP) Festa da Colônia Italiana de Quiririm (Taubaté, SP) Será que teríamos conversas tão construtivas em um ambiente fora da COMUNIDADE AUVP? Estou falando isso, pq invisto desde 2017, entre altos e baixos, pouquíssimas pessoas do "meu mundo" sabem algo, conversam ou se preocupam com planejamento financeiro, educação financeiro, investir propriamente dito. E Investir, me faz pensar em EMPREENDER por VEZES. E assim, levanta a BOLINHA aí, sobre o que está pensando, pretendendo e nos da COMUNIDADE AUVP, certamente vamos dar pitacos, opiniões, concordar, descordar, as vezes a LUZ NO FINAL DO TUNEL tá na sua FRENTE. É clichê: "Se você pode sonhar, você pode realizar" Uma coisa aconteceu na pandemia, muitas pessoas começaram a fazer comida em casa e a enviar por delivery para se sustentar, num momento em que muita gente perdeu o emprego como CLT. Mas a expertise de saber fazer algo fez surgir muitos CNPJs. Eu nunca tive um negócio, mas tudo que já li, também estudando esse mundo dos investimentos e sendo de TI (risos), mostra que primeiro você cria um produto minimamente viável, corrige as falhas (gaps), melhora, depois você escala. Primeiro você põe a mão na massa (se já não faz isso), depois você gerencia a coisa. Eu já me vejo milionário...risos E não sei qnto meu comentário vai ajudar. Já usei bastante o Sebrae e achei bem produtivo. Tanto que quando aparece alguém aqui na comunidade que se arrisca a falar sobre o tema, sempre recomendo pois ajuda bastante. Tem muito conteúdo legal e conceitos os quais uso até hoje por aqui! Como comentei também, acho que meu negócio hoje está bem encaminhado, o que eu estava planejando está caminhando e por aí vai. Mas me veio a memória essas cenas de que sempre fizeram parecer ser um certo tabu falar de empreendedorismo.
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:23 Author Postado Terça-feira às 23:23 2 horas atrás, Anderson Ribeiro Dos Santos disse: Começando pela mentalidade de que: precisamos estudar, passar num concurso, casar, ter filhos, comprar uma casa e um carro, assim como foi ensinado pelos nossos pais. Esse é o sucesso adulto em comum, passado por boa parte das pessoas. Se você tem uma ideia diferente do senso comum, as pessoas passam a te olhar como um louco. E caso você tenha sucesso em uma de suas loucuras, você é um gênio. Empreender no Brasil, é um game nivel very hard do empreendedorismo, pois tem governo, burocracia e cartéis pra gente superar. @Anderson Ribeiro Dos Santos com certeza e não tenho dúvidas de que é possível. Claro que não vai ser fácil mas estou bem tranquilo com essa decisão que tomei e estou gostando da iniciativa! 2 horas atrás, Anderson Ribeiro Dos Santos disse: Mas é sim possível empreender. Falta muitas das vezes, um treinamento adequado para certas habilidades, como vendas, administração, operação e etc. Isso você só vai conseguir com experiência (fazer um curso conta como experiência também). Falta também coragem. As vezes precisamos correr risco e a maioria das vezes não temos coragem em fazer isso. O medo vem de muitas experiências ruins que foram contadas, onde um fulando deu um all in na ideia e acabou perdendo tudo. Acredito que você faz como eu, fico pensando em caminho de empreender, tentando bolar uma ideia e tudo mais, acabo caindo numa espiral de procrastinação para tal e nada sai do papel. É nesse ponto que eu queria chegar. Falta treinamento, conhecimento, etc. Temos acesso a coisas assim, vídeos em youtube (alguns porcaria, alguns bem legais), Sebrae que já usei, enfim. Mas por exemplo, nunca tive uma troca de ideia com um empresário, empreendedor, para trocar uma ideia sobre negócios mesmo. Por este motivo, segui com minhas próprias pernas. E aí vem a questão: quem empreende e acaba dando certo, se dá bem e tudo mais, não incentiva outros porque? Até parece que é regra fazer isso Huahuaha 1
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Terça-feira às 23:31 Postado Terça-feira às 23:31 (edited) 12 minutes ago, Eddy Paulini disse: Já usei bastante o Sebrae e achei bem produtivo. Tanto que quando aparece alguém aqui na comunidade que se arrisca a falar sobre o tema, sempre recomendo pois ajuda bastante. Tem muito conteúdo legal e conceitos os quais uso até hoje por aqui! Como comentei também, acho que meu negócio hoje está bem encaminhado, o que eu estava planejando está caminhando e por aí vai. Mas me veio a memória essas cenas de que sempre fizeram parecer ser um certo tabu falar de empreendedorismo. Acredito que existe um Tabu sim, já vi empresários grandes comerciantes, fazendeiros ... com patrimônio, casa, apartamento, imóveis comerciais, não levar os filhos para dentro do negocio, por achar que é SOFRIMENTO, não deixando a pessoas se inteirar dos negócios, por sua vez estudar e incentivar irem para outras áreas não correlacionadas ao negocio da família, MEDICINA, DIREITO, ARQUITETIRA e qndo os pais necessitam fazer um sucessão, o filho não sabe absolutamente nda do negocio e o SUSTENTO, a coisa que PAGOU A FACULDADE, PROPORCIONOU VIAGENS e LUXO, vai tudo por agua a abaixo. O outro lado, existe a questão que o EMPREDEDORISMO no Brasil por vezes acontece por NECESSIDADE e não pela VONTADE DE EMPREENDER, as pessoas caem de paraquedas em alguma coisa que vende, bolo, lanche, roupas, celular, com o tempo a coisa vai tomando corpo, mas muito SOFRIMENTO no caminho até o "sucesso", é empreender para sobreviver muitas vezes. Uma outra questão é se vc chegar para alguém que é do seu mesmo ramo, sabendo que vc tem interesse em abrir algo, vai começar jogando um balde de agua fria em vc, acredito muito que isso também é cultural, conversar sobre empreendedorismo, investimento e certos assunto na sociedade brasileira, ou vc tá no nicho bem fechadinho ou não vai acontecer como se espera. E muito empreendedor não quer COMPARTILHAR conhecimento, que ser mentor, vender um curso como fazer por exemplo, não é ruim, no fim vender sucesso, virou negocio e por trás as vezes é um castelo de areia. Editado Terça-feira às 23:33 por Antonio De Matos Teixeira Neto 1 1
Daniel S Postado Terça-feira às 23:32 Postado Terça-feira às 23:32 Salve @Eddy Paulini vou dar minha perspectiva de quem já teve uma consultoria em trading e structured finance, empreendeu em construção civil e hoje empreende no segmento de lavanderias de auto-atendimento, inclusive em uma franqueadora, onde em teoria, meu objetivo é motivar pessoas a empreenderem! De forma paradoxal, algumas vezes com amigos, familiares e até mesmo para meus filhos, eu brinco que eles "tem que quebrar" algumas vezes antes de aprender coisas valiosas. Já dando uma lapada direto! A jornada do empreendedor é solitária, difícil, com chances baixas de "sobrevivência estatística", então dependendo de com quem tu falas pode ser que a pessoa goste de ti e queira apenas te proteger desse caminho pedregoso. Em outros casos (inclusive de amigos que deram MUITO certo) percebo que o sucesso muitas vezes é construído sobre intuição, resiliência e adaptação, qualidades difíceis de serem comunicadas (muito menos ensinadas). Daí em vez de tentar verbalizar um processo complexo, pode ser mais fácil simplesmente dizer "não vale a pena". No segmento do agronegócio (minha vida anterior rsrsrs) eu via muito da "síndrome do sobrevivente", tinha muita gente que superou os desafios do empreendedorismo e abriu caminho na raça (gauchada que foi pro MA-PI-TO-PA por exemplo) e esses carregam a mentalidade de que apenas os "fortes" sobrevivem, e que cada um deve descobrir seu próprio caminho, assim como eles fizeram. O que pode concluir disso tudo? A experiência de empreendedores consolidados pode ser rica, mas eles (concordando contigo) são paradoxais ao falar com quem está se colocando como aprendiz. Talvez a fonte mais acessível e mais útil de apoio possa vir de outros iniciantes ou daqueles que estão em estágios semelhantes da jornada. Essa galera é em geral mais aberta à troca de experiências, desafios e soluções, pois estão vivenciando as mesmas dores e descobertas. Não quero com isso te desestimular a buscar conselhos, mas a tua avaliação que o pessoal é de forma geral meio fechado e negativo me parece correta, então se não der sorte com esses mentores relutantes, o negócio é buscar outras vias mesmo! 3 1
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:44 Author Postado Terça-feira às 23:44 56 minutes ago, Marcelo R disse: Sempre que eu "trombo" com o assunto eu incentivo e explico as armadilhas, conto da minha experiencia etc... Não é fácil mas é muito legal, então tem que tirar da cabeça da pessoa aqueles cliches que podem ferra-lo logo de cara... "você não vai ter chefe", "pode tirar férias quando quiser", "pode fazer seu salario como e quanto desejar" (como diz o Raul, famoso ladrão da empresa) Coisas assim podem destruir os sonhos rapidamente de quem esta começando. E tem que estar disposto a pagar o preço de verdade, muitos não estão! ;-) Marcelão, então faltam mais pessoas como você Hauhuaha Do que eu já vi você é a exceção a regra e eu acho isso o máximo! Inclusive comprei há um tempo aquele livro do Charles graças a indicação sua e foi uma leitura bem massa! Inclusive foi também a ler comentários seus na galera que queria empreender que absorvi algumas coisas mais realistas pra trilhar esse caminho! 1
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 23:47 Author Postado Terça-feira às 23:47 15 minutes ago, Daniel S disse: Salve @Eddy Paulini vou dar minha perspectiva de quem já teve uma consultoria em trading e structured finance, empreendeu em construção civil e hoje empreende no segmento de lavanderias de auto-atendimento, inclusive em uma franqueadora, onde em teoria, meu objetivo é motivar pessoas a empreenderem! De forma paradoxal, algumas vezes com amigos, familiares e até mesmo para meus filhos, eu brinco que eles "tem que quebrar" algumas vezes antes de aprender coisas valiosas. Já dando uma lapada direto! A jornada do empreendedor é solitária, difícil, com chances baixas de "sobrevivência estatística", então dependendo de com quem tu falas pode ser que a pessoa goste de ti e queira apenas te proteger desse caminho pedregoso. Em outros casos (inclusive de amigos que deram MUITO certo) percebo que o sucesso muitas vezes é construído sobre intuição, resiliência e adaptação, qualidades difíceis de serem comunicadas (muito menos ensinadas). Daí em vez de tentar verbalizar um processo complexo, pode ser mais fácil simplesmente dizer "não vale a pena". No segmento do agronegócio (minha vida anterior rsrsrs) eu via muito da "síndrome do sobrevivente", tinha muita gente que superou os desafios do empreendedorismo e abriu caminho na raça (gauchada que foi pro MA-PI-TO-PA por exemplo) e esses carregam a mentalidade de que apenas os "fortes" sobrevivem, e que cada um deve descobrir seu próprio caminho, assim como eles fizeram. O que pode concluir disso tudo? A experiência de empreendedores consolidados pode ser rica, mas eles (concordando contigo) são paradoxais ao falar com quem está se colocando como aprendiz. Talvez a fonte mais acessível e mais útil de apoio possa vir de outros iniciantes ou daqueles que estão em estágios semelhantes da jornada. Essa galera é em geral mais aberta à troca de experiências, desafios e soluções, pois estão vivenciando as mesmas dores e descobertas. Não quero com isso te desestimular a buscar conselhos, mas a tua avaliação que o pessoal é de forma geral meio fechado e negativo me parece correta, então se não der sorte com esses mentores relutantes, o negócio é buscar outras vias mesmo! Amigo, que texto bacana de ler. Valeu mesmo pelas palavras! Só me incentiva a seguir mais firme Huahuauha
Daniel S Postado Terça-feira às 23:49 Postado Terça-feira às 23:49 Just now, Eddy Paulini disse: Amigo, que texto bacana de ler. Valeu mesmo pelas palavras! Só me incentiva a seguir mais firme Huahuauha tmj e se quiser trocar uma idéia só mandar um inbox vai ser um prazer !! no segmento de alimentos eu sou só padeiro e cervejeiro artesanal, mas tive alunos na faculdade que abriram negócios e uma das partes mais legais era participar com a galera no BP, sugerir livros, canais, etc sucesso e pra cima !! 1
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Quarta-feira às 00:35 Postado Quarta-feira às 00:35 1 hour ago, Eddy Paulini disse: Eis um relato legal. Saber que acontece algo parecido em outras áreas também onde as vezes nem imaginávamos. Eu ao menos nunca tinha ouvido falar isso dentro da medicina! O pessimismo é geral em tudo. Sempre se tem a sensação que hoje está pior que ontem. Meu poder de compra era muito superior quando comecei a trabalhar há cerca de 14 anos. Fiz uma viagem aos EUA 2013 me lembro de ter comprado 3 mil dólares por menos da metade de meu salário na época. Hoje esses 3 mil dólares corresponderiam já cerca de 77% de meu salário. Houve uma perda do poder de compra considerável só levando em conta o câmbio para Real, piora mais devido a maior inflação do dólar nos últimos anos. 1
Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Quarta-feira às 00:45 Postado Quarta-feira às 00:45 Só contar um outro relato aqui. Conversando com meus pais no passado eles me contaram que até a década de 80 era mal visto ser funcionário público, ser empregado. A regra era ser dono do próprio negócio, esse era o sinônimo de sucesso. Os empregos públicos eram limitados e muitos pagavam bem menos que hoje. Tanto que tiveram várias pessoas de minha cidade que largaram para empreender. E pasmen, em algum momento entre final da década 90 e início 2000 isso foi se invertendo. Os que permaneceram em alguns cargos públicos passaram a ter mais vantagens e muitos empreendedores passaram por dificuldades. O concurso tornou-se o porto seguro e empreender o risco para quem não tinha opção. Não sei a explicação para isso e veio o pessimismo e falta de estímulo de ter o próprio negócio. Eu admiro muito quem empreende, não é fácil. Parece que fazem de tudo para desestimular. Fora essa mentalidade do patrão como explorador implantada no senso comum da população geral. 1
Marcelo R Postado Quarta-feira às 01:04 Postado Quarta-feira às 01:04 1 hour ago, Daniel S disse: Salve @Eddy Paulini vou dar minha perspectiva de quem já teve uma consultoria em trading e structured finance, empreendeu em construção civil e hoje empreende no segmento de lavanderias de auto-atendimento, inclusive em uma franqueadora, onde em teoria, meu objetivo é motivar pessoas a empreenderem! De forma paradoxal, algumas vezes com amigos, familiares e até mesmo para meus filhos, eu brinco que eles "tem que quebrar" algumas vezes antes de aprender coisas valiosas. Já dando uma lapada direto! A jornada do empreendedor é solitária, difícil, com chances baixas de "sobrevivência estatística", então dependendo de com quem tu falas pode ser que a pessoa goste de ti e queira apenas te proteger desse caminho pedregoso. Em outros casos (inclusive de amigos que deram MUITO certo) percebo que o sucesso muitas vezes é construído sobre intuição, resiliência e adaptação, qualidades difíceis de serem comunicadas (muito menos ensinadas). Daí em vez de tentar verbalizar um processo complexo, pode ser mais fácil simplesmente dizer "não vale a pena". No segmento do agronegócio (minha vida anterior rsrsrs) eu via muito da "síndrome do sobrevivente", tinha muita gente que superou os desafios do empreendedorismo e abriu caminho na raça (gauchada que foi pro MA-PI-TO-PA por exemplo) e esses carregam a mentalidade de que apenas os "fortes" sobrevivem, e que cada um deve descobrir seu próprio caminho, assim como eles fizeram. O que pode concluir disso tudo? A experiência de empreendedores consolidados pode ser rica, mas eles (concordando contigo) são paradoxais ao falar com quem está se colocando como aprendiz. Talvez a fonte mais acessível e mais útil de apoio possa vir de outros iniciantes ou daqueles que estão em estágios semelhantes da jornada. Essa galera é em geral mais aberta à troca de experiências, desafios e soluções, pois estão vivenciando as mesmas dores e descobertas. Não quero com isso te desestimular a buscar conselhos, mas a tua avaliação que o pessoal é de forma geral meio fechado e negativo me parece correta, então se não der sorte com esses mentores relutantes, o negócio é buscar outras vias mesmo! Rapaz... sequestrando um pouco o tópico kkkk, tenho muita vontade de abrir uma lavanderia "tomatiz" mas os franqueadores exageram demais, pintando tudo lindo e maravilhoso kkk pensando que isso ajuda a vender, pra mim espanta com força! Sempre que passo na frente das que tem por aqui na cidade, estão vazias ou com alguns "gatos pingados" ai fico bastante preocupado em colocar o capital investido de volta pra risco... e normalmente essas franquias o pessoal da uma esticada nos valores, não sei se a conta fecha! 2
Elcimar Guimarães Postado Quarta-feira às 01:34 Postado Quarta-feira às 01:34 4 horas atrás, Eddy Paulini disse: nunca tive uma conversa com algum empreendedor sobre. Nunca tinha recebido incentivo, dicas, estudos, etc Boa noite @Eddy Paulini É a primeira vez que vejo alguém tocar nesse assunto, principalmente nesse tema específico. Acredito, que acontece o seguinte. Um empreendedor que conseguiu se estabelecer e alcançar o seu espaço no mercado, carrega um tipo de medo, de compartilhar o que aprendeu no seu negócio, por trauma da jornada inicial. Aquele início onde tudo é incerto, que são os passos para alcançar os primeiros clientes, receber os primeiros lucros conquistar a credibilidade na praça. Acho que a dificuldade é tão grande, de encontrar a estratégia certa, que brota o receio de prestar alguma tipo de ajuda que facilite para outros a facilidade que ele não teve. Tipo a descoberta da fórmula secreta. E o medo de perder, esse método ou estratégia, conduz o empreendedor a se manter sempre na defensiva. E isso acontece em várias áreas. Mas é apenas um ponto, provavelmente existem outros fatores que adicionam mais profundidade sobre essa questão que você mencionou. Éssa é a minha simples opinião. 1
Luiz Ricardo Dos Santos Postado Quarta-feira às 01:35 Postado Quarta-feira às 01:35 Olá, espero que estejam todos bem. Vou dar minha opinião por conviver e conversar com donos de empresas pequenas e medias, pessoas que tentaram e não deram certo. A maioria das empresas não se sustenta pois são criadas sem planejamento, não existe uma pesquisa e a busca por conhecimento pra ter a própria empresa. Muita gente trabalha clt acha que o patrão ganha muito dinheiro e vai tentar repetir o que ele achou que era riqueza. Isso é só uma parte da escalada para o fracasso. 1
Recommended Posts