Matheus Dourados Vasconcelos Postado Quarta-feira às 01:59 Postado Quarta-feira às 01:59 Eu acredito que grande parte dos "conselhos" negativos tem a ver com o que falaram no tópico, pode ser uma nuance do que a pessoa viveu e as vezes é algo de fato da pessoa não querer repassar, o que eu sempre comento com outras pessoas é tentar pelo lado positivo, usar o filtro mental para absorver o que é util, só sua consciencia é que vai direcionar pra cima ou pra baixo, as vezes essa pequena "conversa" te revela algo que você não sabia e te leve para um outro patamar porque você se colocou na cadeira de aluno. Duas pessoas que eu já vi empreenderem que eram próximas fizeram o curso da Empretec pelo Sebrae que te da um norte mínimo sobre negócios e isso por si só ja reflete o grande problema de que parte das empresas não são "planejadas" e sim "aparecem" dado a uma necessidade, elas começam a crescer e por falta de conhecimento do empreendedor está fadado ao fracasso porque entra no que já foi explicado, mistura do PJ com a PF e afins. Meu pai tentou empreender, eu vi que o mercado para ele era gigante e cara ele dedicou nem 20% do que ele poderia.. deu algum resultado e ele fidelizou alguns clientes por um bom tempo (produtos de limpeza) só que por alguma ironia do destino ele não conduziu e eu era moleque ainda, tinha entre 13-14.. em paralelo eu vi um concorrente perto de casa que atuava no mesmo ramo mas que também fazia manutenções (limpeza) e hoje ela é bem grande, com algumas unidades pela cidade. Eu tenho muita vontade de empreender, mas hoje eu tenho um pouco de receio por causa de que o que eu já tentei nunca consegui me firmar (talvez eu tenha falhado na dedicação), só faria essa empreitada caso eu tivesse uma carteira fixa de clientes para eu poder aos poucos migrando do que eu faço, em algum momento eu pretendo fazer isso, ainda to na fase desse aprendizado mas o ponto que eu vejo das pessoas que tiveram "sucesso" nas suas empresas é já ter um historico com empresas.. quebrar vai ser uma questão de aprendizado, vai ser um exercício de repetição, assim como é tudo na vida, você não aprende na primeira vez sempre tudo, é mais como um tapa, "acorda cara, faz dessa forma agora". Eu acho que sobre as feiras isso também te da outro gás, você vai buscar aquilo que você está proposto a fazer e as feiras te proporcionam isso, ali é fomentação do empreendedorismo, com novas tendencias, tecnologias e afins independente da area em que você atue, vale a pena comparecer a esses eventos. 2
Daniel S Postado Quarta-feira às 09:26 Postado Quarta-feira às 09:26 8 horas atrás, Marcelo R disse: Rapaz... sequestrando um pouco o tópico kkkk, tenho muita vontade de abrir uma lavanderia "tomatiz" mas os franqueadores exageram demais, pintando tudo lindo e maravilhoso kkk pensando que isso ajuda a vender, pra mim espanta com força! Sempre que passo na frente das que tem por aqui na cidade, estão vazias ou com alguns "gatos pingados" ai fico bastante preocupado em colocar o capital investido de volta pra risco... e normalmente essas franquias o pessoal da uma esticada nos valores, não sei se a conta fecha! Marcelo, salveee!! Exageram mesmo, tem que analisar com calma!! O diferencial é o ponto e algumas das características do mesmo, e poucos falam sobre como escolher, quais as ferramentas pra minimizar (nunca eliminar) possíveis falhas nessa escolha. Pode ser um negócio lindo em termos de payback, margens e faturamento com pouca necessidade de estar hands-on ou podes errar na escolha e precisar gastar pra mudar o ponto... (Já tive os dois casos como investidor nisso!) Se quiser trocar uma ideia "sem loucuras" manda um alô. Eu faço a gestão de 7 unidades próprias.. já passei por quase todo cenário das piores às melhores unidades e quais os planos possíveis de contenção e adaptação quando for o caso. 1
A tal da Barbie Postado Quarta-feira às 11:09 Postado Quarta-feira às 11:09 Amigo gostei muito do seu texto. Principalmente pq há muito tempo quero começar nessa área, mas nunca dou o 1º passo. Depois de ler alguns comentários, estou pensando que talveeezz seja como eu faço quando alguém vem falar sobre concurso comigo. Eu já falo na hora "não faça" e todo mundo ri da minha cara. Mas pq eu já tive muitas experiências ruins, porém vejo pessoas que caíram em cargos em outras esferas que amam o que fazem e recomendam pra todo mundo. Então não sei. Mas acredito que exista também aquele 1% que realmente gosta de desistimular todo mundo mesmo. 1
Gabriel Novais Caetano Postado Quarta-feira às 11:52 Postado Quarta-feira às 11:52 Estranho pq eu no caso só vejo das pessoas ao meu redor um desestímulo a entrar em alguma empresa. Muitos dos que conheço fazem uma atividade fora da clt que rende + só que sentem medo de arriscar total e outros estão putos com o clt e querem sair logo pra empreender. 1
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 12:29 Author Postado Quarta-feira às 12:29 10 horas atrás, Elcimar Guimarães disse: Boa noite @Eddy Paulini É a primeira vez que vejo alguém tocar nesse assunto, principalmente nesse tema específico. Acredito, que acontece o seguinte. Um empreendedor que conseguiu se estabelecer e alcançar o seu espaço no mercado, carrega um tipo de medo, de compartilhar o que aprendeu no seu negócio, por trauma da jornada inicial. Aquele início onde tudo é incerto, que são os passos para alcançar os primeiros clientes, receber os primeiros lucros conquistar a credibilidade na praça. Acho que a dificuldade é tão grande, de encontrar a estratégia certa, que brota o receio de prestar alguma tipo de ajuda que facilite para outros a facilidade que ele não teve. Tipo a descoberta da fórmula secreta. E o medo de perder, esse método ou estratégia, conduz o empreendedor a se manter sempre na defensiva. E isso acontece em várias áreas. Mas é apenas um ponto, provavelmente existem outros fatores que adicionam mais profundidade sobre essa questão que você mencionou. Éssa é a minha simples opinião. Muito coerente ao meu ver, @Elcimar Guimarães ! Valeu pelo comentário! 1
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 12:36 Author Postado Quarta-feira às 12:36 10 horas atrás, Luiz Ricardo Dos Santos disse: Olá, espero que estejam todos bem. Vou dar minha opinião por conviver e conversar com donos de empresas pequenas e medias, pessoas que tentaram e não deram certo. A maioria das empresas não se sustenta pois são criadas sem planejamento, não existe uma pesquisa e a busca por conhecimento pra ter a própria empresa. Muita gente trabalha clt acha que o patrão ganha muito dinheiro e vai tentar repetir o que ele achou que era riqueza. Isso é só uma parte da escalada para o fracasso. @Luiz Ricardo Dos Santos você comentou algo que eu via muito na última empresa que eu trabalhei. Já tive oportunidade de saber um pouco da história dele sobre a empresa, de quando ele começou, etc. Eu achava que não tinha sido realmente fácil no começo, mas conversando com ele ou com um pessoal que foram os dois primeiros funcionários dele, ou na época ainda que a empresa mal tinha 5 funcionários, a turma falava muito dos sacrifícios. E essa estruturação de empresa, o planejamento dela, pensar em fluxo de caixa, não fazer algo nas coxas principalmente o que envolve números, custos e tudo mais, sempre foi minha maior preocupação quando comecei a elaborar meu projeto. E sempre é a dica que dou quando alguém fala sobre querer empreeender! 1
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 12:42 Author Postado Quarta-feira às 12:42 10 horas atrás, Matheus Dourados Vasconcelos disse: Eu acredito que grande parte dos "conselhos" negativos tem a ver com o que falaram no tópico, pode ser uma nuance do que a pessoa viveu e as vezes é algo de fato da pessoa não querer repassar, o que eu sempre comento com outras pessoas é tentar pelo lado positivo, usar o filtro mental para absorver o que é util, só sua consciencia é que vai direcionar pra cima ou pra baixo, as vezes essa pequena "conversa" te revela algo que você não sabia e te leve para um outro patamar porque você se colocou na cadeira de aluno. Duas pessoas que eu já vi empreenderem que eram próximas fizeram o curso da Empretec pelo Sebrae que te da um norte mínimo sobre negócios e isso por si só ja reflete o grande problema de que parte das empresas não são "planejadas" e sim "aparecem" dado a uma necessidade, elas começam a crescer e por falta de conhecimento do empreendedor está fadado ao fracasso porque entra no que já foi explicado, mistura do PJ com a PF e afins. Meu pai tentou empreender, eu vi que o mercado para ele era gigante e cara ele dedicou nem 20% do que ele poderia.. deu algum resultado e ele fidelizou alguns clientes por um bom tempo (produtos de limpeza) só que por alguma ironia do destino ele não conduziu e eu era moleque ainda, tinha entre 13-14.. em paralelo eu vi um concorrente perto de casa que atuava no mesmo ramo mas que também fazia manutenções (limpeza) e hoje ela é bem grande, com algumas unidades pela cidade. Eu tenho muita vontade de empreender, mas hoje eu tenho um pouco de receio por causa de que o que eu já tentei nunca consegui me firmar (talvez eu tenha falhado na dedicação), só faria essa empreitada caso eu tivesse uma carteira fixa de clientes para eu poder aos poucos migrando do que eu faço, em algum momento eu pretendo fazer isso, ainda to na fase desse aprendizado mas o ponto que eu vejo das pessoas que tiveram "sucesso" nas suas empresas é já ter um historico com empresas.. quebrar vai ser uma questão de aprendizado, vai ser um exercício de repetição, assim como é tudo na vida, você não aprende na primeira vez sempre tudo, é mais como um tapa, "acorda cara, faz dessa forma agora". Eu acho que sobre as feiras isso também te da outro gás, você vai buscar aquilo que você está proposto a fazer e as feiras te proporcionam isso, ali é fomentação do empreendedorismo, com novas tendencias, tecnologias e afins independente da area em que você atue, vale a pena comparecer a esses eventos. Amigo, valeu pelo relato! Só enriquece mais o bate papo e coincidência termos tido uma história semelhante com relação aos produtos de limpeza hahah Vejo muito também que a parte do acabar quebrando, alguma ideia não dando tão certo, é natural e faz parte do processo, ainda mais como se começa essa ideia, o nível de planejamento e tudo mais. Dificilmente será acertado de primeira. Você já participou dessas feiras que comentou?
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 12:49 Author Postado Quarta-feira às 12:49 1 hora atrás, A tal da Barbie disse: Amigo gostei muito do seu texto. Principalmente pq há muito tempo quero começar nessa área, mas nunca dou o 1º passo. Depois de ler alguns comentários, estou pensando que talveeezz seja como eu faço quando alguém vem falar sobre concurso comigo. Eu já falo na hora "não faça" e todo mundo ri da minha cara. Mas pq eu já tive muitas experiências ruins, porém vejo pessoas que caíram em cargos em outras esferas que amam o que fazem e recomendam pra todo mundo. Então não sei. Mas acredito que exista também aquele 1% que realmente gosta de desistimular todo mundo mesmo. Barbie, eu acabei criando algo quanto a isso. Se eu posso dar algum pitaquinho com relação ao que não fazer de errado como um dica por assim dizer, prefiro. Ok que isso é algo bem relacionado a perfil. Penso muito também na forma que se fala as coisas e isso vale para qualquer um que fale sobre o tema. Por exemplo: ao invés de falar "empreender é um inferno pois vai dar ruim nisso e aquilo", porque não trocar por um "se atente com isso ou aquilo, procure tentar fazer assim ou assado para não cair no mesmo buraco". E isso agora me fez refletir em outra coisa. Algumas pessoas de gerações mais novas que não gostam muito de ouvir mais velhos. Será que não tem um pouco disso também? O jovenzinho mimizento quer empreender, um empreendedor mais velho vai dar dicas mas o novinho são sabe ouvir o velho se enfeza? Hahhaha. Me pareceu algo bem possível de se acontecer. Não estou dizendo que todo jovem é assim também, não vou generalizar nada pois conheço gente nova incrível. Mas pessoas tortas das ideias tem pra todo lado e não se escolhe idade pra isso. 1
Alex Ferreira Postado Quarta-feira às 12:56 Postado Quarta-feira às 12:56 16 horas atrás, Eddy Paulini disse: Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo Cara, além de ser militar, empreendo desde 2021. Comecei com uma ideia de renda extra, mas hoje sigo tentando fazer disso minha renda principal. Ouvi esses dizeres uma vez e carrego como mantra até hoje: "A jornada do empreendedor é solitária...", e é isso mesmo. A família não apoia, os amigos não entendem, muitas vezes não há com quem conversar sobre o assunto e mesmo a própria esposa não concorda, e diz ser perda de tempo. Porém, quando as coisas começam a tomar forma de sucesso, dizem que vc teve sorte. Não desestimulo ninguém a empreender, mas quando sou perguntado sobre o assunto, sou realista. 1
Henrique Magalhães Postado Quarta-feira às 13:13 Postado Quarta-feira às 13:13 16 horas atrás, Eddy Paulini disse: Buenas, sardinhas! Como estamos? Estive recentemente me dedicando a alguns pontos do meu negócio próprio e dei uma refletida (mais uma vez) sobre esse tema de empreender. Apenas a título de curiosidade para quem não sabe, além de moderador aqui na comunidade também sou um pequeno empreendedor 😅 O que eu estava pensando eram mais especificamente dois pontos. Como que é desestimulado o empreendimento e não digo sobre o risco Brasil por assim dizer que vai nos levar a taxas, imposto, talvez uma discussão com vieses políticos, etc. Isso na verdade nem vem ao caso. Falo no sentido de ser desestimulado por outros empreendedores e nunca consegui enxergar justificativas plausíveis para isso. Uma pessoa fala que quer empreender. O máximo que já vi acontecer ao vivo quando se tem outro empreendedor já mais consolidado por assim dizer é que ele simplesmente desestimula a pessoa. Dizem que não vale, que não compensa (mas seguem firmes e fortes empreendendo. Inclusive já vi até o próprio Raul comentar sobre este comportamento em alguma live Hahaha). Ou simplesmente fogem do assunto. Já tive uma experiência assim quando mais novo onde eu com um amigo estávamos bolando abrir uma distribuidora de produtos descartáveis e limpeza. Nosso primeiro passo foi conversar com o pai desse amigo que era do ramo. Nossa, pra quê? Hhahaha acho que deixamos de pensar em ter um negócio próprio por meses depois do desestimulo 😂 Até pensei que poderia ser receio de ter um possível concorrente, mas não me aparentava ser isso. Até porque pensando num lado um pouco mais otimista da coisa, poderia até gerar oportunidade para o negócio que o pai tinha, colocar dois jovens doidos pra conquistar mais clientes, negociar com fornecedores, aumentar campo de atendimento, etc. Muito tempo depois, enquanto pensávamos novamente sobre o tema, algum outro negócio que fosse, tivemos oportunidade de conversar com outra pessoa próxima também empreendedora já de um negócio maior, de uma área totalmente diferente das ideias que tínhamos e novamente aquela metralhada de desestímulo. Aqui aquela hipótese de ter concorrência não se encaixava. Então, não tinha um porque de não dar alguma dica sobre como criar metas, como fazer um fluxo de caixa, o quanto separar para reinvestir na empresa minimamente e o quanto tirar de salário, enfim, um pouquinho de dicas e rotina que qualquer empresa vai ter e que acredito que seja até uma "base" para qualquer pessoa que queira tentar empreender. Tanto que assim a pessoa já poderia ter uma noção se esse tipo de coisa é pra ela. Acredito que existam perfis de pessoas que não se enquadrem para empreender assim como tem as que não se enquadram para ser CLT. E ambos tem seus ônus e bônus A impressão que sempre tive é que se você não conversar com outros iniciantes assim como você também é no começo da jornada dos empreendimentos, não tem ninguém para falar sobre de forma construtiva. Claro que falo isso com base no que tive de vivência e experiência, e fui aprendendo a andar com minhas próprias pernas com meu negócio bem na base da pancada Hahaha Não vou cravar que isso é uma realidade, até por isso gostaria de ouvir se alguém tem alguma opinião e/ou visão diferente sobre. Hoje toco meu negócio sem problemas, consigo raciocinar legal sobre, executar, planejar e afins. Acho que estou em dando bem, mas nunca tive uma conversa com algum empreendedor sobre. Nunca tinha recebido incentivo, dicas, estudos, etc, e talvez agora já nem preciso. Sei que parece arrogância falar dessa forma, mas vejo que já aprendi a andar um pouco mais com minhas próprias pernas nesse caminho e se preciso continuar assim, seguimos tranquilamente! Ao menos por enquanto não estou precisando de algo mas não hesitaria em vir aqui tentar algo, colher pitacos e afins! Inclusive fiz isso quando eu estava planejando meu primeiro negócio! Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo. Até mesmo aqui na comunidade entre o pessoal que já abriu tópico sobre o tema, nunca ia pra frente. Eram sempre pouquíssimas pessoas que davam algum parecer com algum experiência que tinham, normalmente pessoal mais iniciante mesmo nos negócios, eventualmente alguém com mais bagagem dava um pitaco legal, mas eram sempre assuntos bem frios. Será que é assim mesmo que a banda toca? @Eddy Paulini vou relatar aqui um fato que me aconteceu, acho que nunca comentei com ninguem pq eu realmente tinha vergonha kkkk e hoje eu sinto que foi burrice memso ouvir Professores da faculdade. o Ano era 1997, Faculdade de Tecnologia em Processamento de Dados, e tinhamos que fazer um trabalho apresentando a ideia de uma empresa, com produtos servicos, etc, fazendo calculo de faturamento e receitas... e eu na epoca nao sei por que (nao me pergunte como cheguei nesta ideia, deve ter sido algum cha de fita). Na epoca estamso caminhando para o BOOM digital dos anos 2000, todo mundo querendo fazer site para empresas, apenas empresas. Minha ideia resumida : Fazer sites pessoais para pessoa fisica (claro tinha uma seria de passos, mas seria sites pessoais, o servico seria montar um perfil para as pessoas). Lembrando que nesta epoca eu tinha acesso no maximo um msn e aquele outra antigao que era massa mas agora nao lembro o nome. Poxa era um trabalho escolhar, mas fiquei tao empolgado que fiz uma documentacao exemplo, fiz PPT dahora ´pra apresentar pq eu realmente achei que aquilo poderia se tranformar em algo (nao que a ideia original fosse a melhor, mas ela daria inicio a algo). Cara fui esculachado pelo professor, tipo todo mundo fez trabalhos iguais de venda de servicos de internet para empresas e apenas o Trouxao aqui pensou em pessoas fisicas. Queria em enfiar num buraco, sumir. apaguei tudo joguei fora. Hoje quando vejo que existem servicos de social midia (adivinha o que penso? é isso memso, pqp que corno fdp que eu fui em ouvir esses merdas que acham que sabem tudo) Nao que minha ideia fosse espetacular, mas ela era um fagulha de algo que eu poderia chegar. Resumo este foi um dos fatos que cumpri a faculdade, e continuei trabalhando no Faturamento de uma empresa, ate ser demitido, e apenas 4 anos depois voltei pra area de Tecnologia a qual estou ate hoje rsrs Mas eu praticamente hoje sou refem da area que atuo, sim ganho bem, mas dependo muito de eu estar vivo, saudavel e com a cabeça lucida, ja que recebo por hora. ahahaha por essa voce nao esperava rsr 1 1
Mikhail Koslowski Postado Quarta-feira às 13:15 Postado Quarta-feira às 13:15 Tem 2 extremos que vejo com certa frequência. esse que o @Eddy Paulini trouxe que só coloca os outros pra baixo, e o outro que deu sorte uma vez e acha que tem a receita do sucesso e que basta replicá-la e todos podem conseguir de forma fácil. Tenho uma suspeita de que esses 2 só existem por que ambos existem. se não tivesse um falando que é impossível, não haveria o outro para dizer que qualquer um pode e vice e versa. o que vejo na prática é que empreender é muito sobre aprender a lidar com pessoas, expectativas, sonhos, vontades e egos. e muitas vezes isso é tão importante quanto ou até mais do que a técnica em si ou o produto que se entrega e o problema que se resolve. e isso é difícil, pessoas nem sempre são previsíveis de forma individual, e diferente dos números em um papel elas tem sentimentos e vontades próprias. então no fundo nem um nem o outro estão errados, só estão trazendo os seus viéses das suas experiências e que possívelmente são diferentes da experiência que cada um de nós terá, e colocando isso do ponto de vista da técnica quando na realidade a raiz está nas pessoas. 1 1
Mikhail Koslowski Postado Quarta-feira às 13:15 Postado Quarta-feira às 13:15 2 minutes ago, Henrique Magalhães disse: aquele outra antigao que era massa ICQ 2
Henrique Magalhães Postado Quarta-feira às 13:39 Postado Quarta-feira às 13:39 23 minutes ago, Mikhail Koslowski disse: ICQ sabia que eu nao era o unico kkkk o som dele era inesquecivel 1 1
Mikhail Koslowski Postado Quarta-feira às 14:01 Postado Quarta-feira às 14:01 22 minutes ago, Henrique Magalhães disse: sabia que eu nao era o unico kkkk o som dele era inesquecivel até pouco tempo atrás eu ainda lembrava meu número 🤣 2
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 16:17 Author Postado Quarta-feira às 16:17 3 horas atrás, Alex Ferreira disse: Cara, além de ser militar, empreendo desde 2021. Comecei com uma ideia de renda extra, mas hoje sigo tentando fazer disso minha renda principal. Ouvi esses dizeres uma vez e carrego como mantra até hoje: "A jornada do empreendedor é solitária...", e é isso mesmo. A família não apoia, os amigos não entendem, muitas vezes não há com quem conversar sobre o assunto e mesmo a própria esposa não concorda, e diz ser perda de tempo. Porém, quando as coisas começam a tomar forma de sucesso, dizem que vc teve sorte. Não desestimulo ninguém a empreender, mas quando sou perguntado sobre o assunto, sou realista. @Alex Ferreira e por título de curiosidade. Se alguma pessoa perguntasse por onde começar, o que seria bom aprender, entender, tirar uma dúvida sobre fluxo de caixa, etc, você ajudaria? Só reforçando que não estou para julgar ninguém e se você falar que não faria, tá tranquilo Huhauhuha Mas pregunto de curiosidade mesmo pois é o cerne da questão que eu trouxe. Quando comecei aprendi essas coisas na raça levando essa "jornada solitária". Meus amigos grazadeus me apoiam e muito! Mas não consegui quando precisei contar com apoio mais técnico. 1
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 16:31 Author Postado Quarta-feira às 16:31 3 horas atrás, Henrique Magalhães disse: aquele outra antigao que era massa mas agora nao lembro o nome Também conheço o ICQ apesar de muitos dizerem que eu não tenho idade pra isso Huahuaha 3 horas atrás, Henrique Magalhães disse: Minha ideia resumida : Fazer sites pessoais para pessoa fisica (claro tinha uma seria de passos, mas seria sites pessoais, o servico seria montar um perfil para as pessoas). Lembrando que nesta epoca eu tinha acesso no maximo um msn e aquele outra antigao que era massa mas agora nao lembro o nome. Poxa era um trabalho escolhar, mas fiquei tao empolgado que fiz uma documentacao exemplo, fiz PPT dahora ´pra apresentar pq eu realmente achei que aquilo poderia se tranformar em algo (nao que a ideia original fosse a melhor, mas ela daria inicio a algo). Cara fui esculachado pelo professor, tipo todo mundo fez trabalhos iguais de venda de servicos de internet para empresas e apenas o Trouxao aqui pensou em pessoas fisicas. Queria em enfiar num buraco, sumir. apaguei tudo joguei fora. Hoje quando vejo que existem servicos de social midia (adivinha o que penso? é isso memso, pqp que corno fdp que eu fui em ouvir esses merdas que acham que sabem tudo) Nao que minha ideia fosse espetacular, mas ela era um fagulha de algo que eu poderia chegar. Resumo este foi um dos fatos que cumpri a faculdade, e continuei trabalhando no Faturamento de uma empresa, ate ser demitido, e apenas 4 anos depois voltei pra area de Tecnologia a qual estou ate hoje rsrs Mas eu praticamente hoje sou refem da area que atuo, sim ganho bem, mas dependo muito de eu estar vivo, saudavel e com a cabeça lucida, ja que recebo por hora. ahahaha por essa voce nao esperava rsr Rapaz, que história! 2
Eddy Paulini Postado Quarta-feira às 16:33 Author Postado Quarta-feira às 16:33 3 horas atrás, Mikhail Koslowski disse: Tem 2 extremos que vejo com certa frequência. esse que o @Eddy Paulini trouxe que só coloca os outros pra baixo, e o outro que deu sorte uma vez e acha que tem a receita do sucesso e que basta replicá-la e todos podem conseguir de forma fácil. Tenho uma suspeita de que esses 2 só existem por que ambos existem. se não tivesse um falando que é impossível, não haveria o outro para dizer que qualquer um pode e vice e versa. o que vejo na prática é que empreender é muito sobre aprender a lidar com pessoas, expectativas, sonhos, vontades e egos. e muitas vezes isso é tão importante quanto ou até mais do que a técnica em si ou o produto que se entrega e o problema que se resolve. e isso é difícil, pessoas nem sempre são previsíveis de forma individual, e diferente dos números em um papel elas tem sentimentos e vontades próprias. então no fundo nem um nem o outro estão errados, só estão trazendo os seus viéses das suas experiências e que possívelmente são diferentes da experiência que cada um de nós terá, e colocando isso do ponto de vista da técnica quando na realidade a raiz está nas pessoas. @Mikhail Koslowski valeu também pelas colocações muito racionais! Até passo a enxergar as coisas com um novo prisma. 1
Matheus Dourados Vasconcelos Postado Quarta-feira às 22:35 Postado Quarta-feira às 22:35 9 horas atrás, Eddy Paulini disse: Você já participou dessas feiras que comentou? Já sim, mas no caso não sobre os produtos de limpeza especificamente. Eu fui em uma feira de produtos industriais voltados a alimentação e outros para quem quer empreeder com maquinas que agilizam o processo de fabricação de alguma coisa, por exemplo em uma dessas feiras em que fui, existia uma maquina que o cara moldava sacos de lixo de um rolo e o cara poderia fazer vários fardos com quantidades variadas, litragem variada, tipo de sacos diferentes, maquinas para fazer chinelos artesanais e trabalhar com revenda, maquinas de costura de vários tipos, nessa mesma feira eu vi produtos que eram "inovadores" voltados para a fabricação de comida em escala como uma prensa que fazia vários lanches ao mesmo tempo sem ter que ficar limpando muito (poupava o tempo do operador de chapa em fazer a virada dos alimentos, da limpeza e etc), uma maquina que fazia quibe, bolinha de queijo, coxinha e produzia em larga escala (isso pra quem quer fazer aqueles pacotes congelados e quer vender), de chipa (que eu não sei se você conhece mas é como se fosse o pão de queijo, só que melhor kkk ) e a outra feira que fui foi sobre construção civil que é a minha área de formação, é um mercado que cresce constantemente com novas tecnologias e tinham ferramentas que facilitavam certos trabalhos, novos tipos de produtos para serem aplicados em diversas situações e etc. Então ali é um ambiente que você coloca a cabeça pra pensar e também você pode fechar boas parcerias e você fica por dentro das tendencias de mercado. 1
Alex Ferreira Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás On 28/05/2025 at 13:17, Eddy Paulini disse: @Alex Ferreira e por título de curiosidade. Se alguma pessoa perguntasse por onde começar, o que seria bom aprender, entender, tirar uma dúvida sobre fluxo de caixa, etc, você ajudaria? Só reforçando que não estou para julgar ninguém e se você falar que não faria, tá tranquilo Huhauhuha Mas pregunto de curiosidade mesmo pois é o cerne da questão que eu trouxe. Quando comecei aprendi essas coisas na raça levando essa "jornada solitária". Meus amigos grazadeus me apoiam e muito! Mas não consegui quando precisei contar com apoio mais técnico. Na verdade, tbm estou aprendendo a lidar com o financeiro na raça. Até pouco tempo eu era o ladrão da empresa kkkk . De vez em quando, me roubo um pouquinho ainda. Sobre como começar, acho isso muito particular e dependo do que a pessoa quer fazer. No meu caso, que vendo em marketplace, comprei alguns cursos sobre o assunto, estudei sobre alguns nichos e estou sempre acompanhando o mercado. É aquilo, a gente estuda e estuda e morre burro 1
Renan Fernandes Postado 11 horas atrás Postado 11 horas atrás On 27/05/2025 at 17:17, Eddy Paulini disse: Buenas, sardinhas! Como estamos? Estive recentemente me dedicando a alguns pontos do meu negócio próprio e dei uma refletida (mais uma vez) sobre esse tema de empreender. Apenas a título de curiosidade para quem não sabe, além de moderador aqui na comunidade também sou um pequeno empreendedor 😅 O que eu estava pensando eram mais especificamente dois pontos. Como que é desestimulado o empreendimento e não digo sobre o risco Brasil por assim dizer que vai nos levar a taxas, imposto, talvez uma discussão com vieses políticos, etc. Isso na verdade nem vem ao caso. Falo no sentido de ser desestimulado por outros empreendedores e nunca consegui enxergar justificativas plausíveis para isso. Uma pessoa fala que quer empreender. O máximo que já vi acontecer ao vivo quando se tem outro empreendedor já mais consolidado por assim dizer é que ele simplesmente desestimula a pessoa. Dizem que não vale, que não compensa (mas seguem firmes e fortes empreendendo. Inclusive já vi até o próprio Raul comentar sobre este comportamento em alguma live Hahaha). Ou simplesmente fogem do assunto. Já tive uma experiência assim quando mais novo onde eu com um amigo estávamos bolando abrir uma distribuidora de produtos descartáveis e limpeza. Nosso primeiro passo foi conversar com o pai desse amigo que era do ramo. Nossa, pra quê? Hhahaha acho que deixamos de pensar em ter um negócio próprio por meses depois do desestimulo 😂 Até pensei que poderia ser receio de ter um possível concorrente, mas não me aparentava ser isso. Até porque pensando num lado um pouco mais otimista da coisa, poderia até gerar oportunidade para o negócio que o pai tinha, colocar dois jovens doidos pra conquistar mais clientes, negociar com fornecedores, aumentar campo de atendimento, etc. Muito tempo depois, enquanto pensávamos novamente sobre o tema, algum outro negócio que fosse, tivemos oportunidade de conversar com outra pessoa próxima também empreendedora já de um negócio maior, de uma área totalmente diferente das ideias que tínhamos e novamente aquela metralhada de desestímulo. Aqui aquela hipótese de ter concorrência não se encaixava. Então, não tinha um porque de não dar alguma dica sobre como criar metas, como fazer um fluxo de caixa, o quanto separar para reinvestir na empresa minimamente e o quanto tirar de salário, enfim, um pouquinho de dicas e rotina que qualquer empresa vai ter e que acredito que seja até uma "base" para qualquer pessoa que queira tentar empreender. Tanto que assim a pessoa já poderia ter uma noção se esse tipo de coisa é pra ela. Acredito que existam perfis de pessoas que não se enquadrem para empreender assim como tem as que não se enquadram para ser CLT. E ambos tem seus ônus e bônus A impressão que sempre tive é que se você não conversar com outros iniciantes assim como você também é no começo da jornada dos empreendimentos, não tem ninguém para falar sobre de forma construtiva. Claro que falo isso com base no que tive de vivência e experiência, e fui aprendendo a andar com minhas próprias pernas com meu negócio bem na base da pancada Hahaha Não vou cravar que isso é uma realidade, até por isso gostaria de ouvir se alguém tem alguma opinião e/ou visão diferente sobre. Hoje toco meu negócio sem problemas, consigo raciocinar legal sobre, executar, planejar e afins. Acho que estou em dando bem, mas nunca tive uma conversa com algum empreendedor sobre. Nunca tinha recebido incentivo, dicas, estudos, etc, e talvez agora já nem preciso. Sei que parece arrogância falar dessa forma, mas vejo que já aprendi a andar um pouco mais com minhas próprias pernas nesse caminho e se preciso continuar assim, seguimos tranquilamente! Ao menos por enquanto não estou precisando de algo mas não hesitaria em vir aqui tentar algo, colher pitacos e afins! Inclusive fiz isso quando eu estava planejando meu primeiro negócio! Mas até então, vejo que o caminho é feito para ser trilhado sozinho mesmo. Até mesmo aqui na comunidade entre o pessoal que já abriu tópico sobre o tema, nunca ia pra frente. Eram sempre pouquíssimas pessoas que davam algum parecer com algum experiência que tinham, normalmente pessoal mais iniciante mesmo nos negócios, eventualmente alguém com mais bagagem dava um pitaco legal, mas eram sempre assuntos bem frios. Será que é assim mesmo que a banda toca? Boa tarde! Acho que a sua percepção está correta, talvez as pessoas passem por tanto problema ao empreender que acabam desestimulando os outros no automático, mas elas estão lá empreendendo. É igual o pessoal que trabalha nos EUA e diz "Não venha para os EUA", porem a pessoa não sai por nada. Aquelas frases motivacionais como "um atleta nunca vai te criticar por querer ser um atleta" não faz muito sentido, eu trocaria por "um atleta BEM RESOLVIDO nunca vai te criticar por querer ser um atleta" Hoje somos desestimulados de todos os lados, além do Risco Brasil como citou, sua família e amigos vão dizer que você é louco e muitas vezes pessoas que empreendem na área que você quer iniciar vão dizer que não compensa. No final é você por você, tudo é difícil nós só precisamos escolher o nosso difícil. 1
Recommended Posts